As revistas do Instituto Educacional Alfaunipac, publicam artigos de investigação com temática livre, trabalhos de atualização, revisão de literatura e resenhas. Todos os artigos são originais.

O objetivo é atingir todos os públicos, graduandos, professores, pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento.

Para a seleção dos artigos originais recebidos, o Editor Chefe e a Comissão Editorial usaram critérios contidos nas Normas para publicação.

Resultados da busca

Revista: Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro - ISSN: 2178-6925
Edição: 2023/01 Ano: 2023 DOI: Abrir

O modelo econômico instituído pelo capital, em nível global, implantou uma relação sociedade natureza extremamente predatória e, por vezes, irracional. A legislação ambiental apresenta situações que precisam ser pensadas, haja vista seu impacto nas ações humanas. Neste sentido, o objetivo deste texto foi analisar como as Áreas de Preservação Permanente estão legisladas no atual Código Florestal, refletindo sobre as mudanças ocorridas desde o Código Florestal de 1965. As Áreas de Preservação Permanente são de suma importância para manutenção da qualidade hídrica dos cursos d’água, seu estado de conservação e sua condição de resguardar o canal natural de drenagem no que compete à preservação do solo por meio de sua vegetação nativa, evitando assoreamento de seu leito e degradação de suas margens, sendo uma medida de prevenção e conservação determinada pela legislação em vigor.

 

Revista: Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro - ISSN: 2178-6925
Edição: 2023/01 Ano: 2023 DOI: Abrir

A Usina Hidrelétrica APM Manso (Aproveitamento Múltiplo Manso) surgiu a partir de uma necessidade de provisão energética, juntamente ao potencial econômico que provinha da criação de Usinas Hidrelétricas (UHEs) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), unidas a uma demanda crescente decorrente de apagões ocorridos em anos anteriores. Por conta deste fato foram feitos diversos estudos de potencial energético nas principais bacias brasileiras. Em contrapartida, as comunidades que viviam nos arredores e nas regiões de grande potencial não foram beneficiadas com as benfeitorias alcançadas nestas regiões. Este estudo foi idealizado para buscar compreender de que forma estas comunidades, em específico a Paraíso do Manso, se desenvolvem, quais são as principais mudanças ocorridas no processo e de que maneira foram sentidas, e trazer para discussão no âmbito acadêmico e social. Na elaboração deste trabalho foi realizada uma abordagem qualitativa, em que foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais em livros, revistas e internet, além de trabalho de campo, onde foi realizada entrevista semiestruturada com os moradores e representantes da comunidade de Paraíso do Manso e também registro fotográfico. Os dados coletados são discutidos e analisados nos resultados. Assim, observa-se que as mudanças ocorridas no decorrer dos anos são um misto de desafios e melhorias para a região. Além da mudança da dinâmica econômica e social, em que os moradores, antes produtores e agora prestadores de serviços, se veem em busca de qualificar sua mão de obra para atendimento de uma nova demanda, que foi gerada com a mudança da paisagem. Portanto, são compreensíveis as demandas levantadas pelas comunidades que vez ou outra aparecem na mídia local, como falta de água de qualidade - houve a instalação de poços -, como a falta de peixes e de sua qualidade para consumo, ou como a proibição de sua comercialização. E, como observado nas entrevistas, a forma que os moradores comemoram o asfaltamento da região, que facilita a chegada de visitantes para turismo e consequentemente aumento da renda, que assim poderão ter maior poder de compra, mesmo para os itens básicos de alimentação.

Revista: Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro - ISSN: 2178-6925
Edição: 2022/05 Ano: 2022 DOI: Abrir

Sentidas com mais intensidade nas últimas décadas, as crises climáticas intensificam as mudanças nos regimes climáticos, mudaram a paisagem e a relação do ser humano com o ambiente de modo geral, impulsionando migrações forçadas. O objetivo deste artigo é refletir sobre os processos migratórios decorrentes da crise climática, observando a realidade latino-americana, em especial casos que têm ganhado repercussão. Observando os critérios metodológicos, utilizaram-se os preceitos relacionados à pesquisa qualitativa bibliográfica e documental. Considerando o contexto dos desafios políticos, o alerta vai para a legislação que em muitos países fere os princípios da dignidade humana, colocando interesses econômicos acima da vida. Os desafios éticos presentes se relacionam ao descaso e à desvalorização dos migrantes, sujeitando-os a subempregos e negando possibilidades de continuidade de vida digna. Quanto aos desafios educacionais, o primeiro esbarra na comunicação, na relação dialógica provocada pela diferença de línguas nativas. Na sequência, o desafio perpassa o acesso à educação formal, que ainda não está preparada para receber grupos de imigrantes, e a comunicação por meio de múltiplas línguas ainda configura um desafio.

Revista: Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro - ISSN: 2178-6925
Edição: Edição 2014 Ano: 2014 DOI: Abrir

No limiar desse século, a atuação do pedagogo é estendida para outros espaços, para além dos muros da escola. A pedagogia empresarial é um desses campos emergentes de atuação do pedagogo, com ênfase em processos e práticas que estimulem o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento global da empresa, inclusive da melhoria da produtividade dos funcionários, por meio de práticas colaborativas. Nesse contexto, busca-se refletir sobre a atuação do pedagogo no campo empresarial, e de como essa tendência vem sendo acompanhada pelos cursos de formação superior em pedagogia. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi feita uma revisão bibliográfica, seguida de análise documental dos objetivos e matrizes curriculares de 3 universidades do Estado de Minas Gerais. Conclui-se que essa tendência vem sendo acompanhada pelas instituições, ao constar que, nas matrizes curriculares há disciplinas que apontam para o diálogo com esse campo, bem como, nas intenções explícitas manifestadas nos objetivos previstos para o curso. Esse campo pode ser, no entanto, enriquecido com a própria aproximação da formação superior com as experiências das empresas, especialmente por meio daquelas experiências que aproximarão a formação desse universo presente nas empresas.