Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - 2019/01

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Atualmente tem se verificado uma nova realidade mundial, o aumento da população idosa. Embora se soubesse que este fato futuramente iria ocorrer poucas foram as ações realizadas pelo Ministério da Saúde para se preparar para atender a essa nova demanda. Dessa forma, torna-se relevante um estudo acerca do processo de envelhecimento populacional e as políticas de atenção à saúde da população idosa. Este estudo objetivou verificar o comportamento do idoso no Brasil e caracterizar os programas de atenção voltados a essa população, bem como, evidenciar a saúde do idoso no Brasil, a importância da atualização dos profissionais engajados nesta área e, fomentar discussões no meio científico e na sociedade em geral acerca do tema. Trata-se de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de levantamento de dados bibliográficos. Assim, verificou-se que ocorreu um crescimento da população idosa fazendo-se necessário estabelecer estratégias urgentes voltadas a inserção do idoso no contexto social, bem como promover o envelhecimento com qualidade de vida.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença crônica e debilitante, de alta letalidade, com
aspectos clínicos e epidemiológicos diversos e característicos para cada região, com
grande relevância, responsável pela morte de milhares de pessoas (em torno de 60.000
mortes por ano), principalmente crianças menores de 10 anos de idade. A LV é causada
pela inoculação do protozoário parasita do gênero Leishmania (Leishmania) chagasi,
transmitida aos homens e animais através da picada de fêmeas hematófagas, insetos
vetores do gênero Lutzomyia. O diagnóstico da LV é complexo e baseia-se em sinais e
sintomas clínicos, parâmetros epidemiológicos, hematológicos e bioquímicos. Esta
revisão aborda os principais aspectos clínicos, imunológicos e patológicos da LV
humana, no intuito de reunir conhecimento sobre a sintomatologia da doença, e
contribuir com o seu diagnóstico clínico.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A atuação da Educação Física como componente da Educação Infantil, tem sido muito discutida na atualidade. Contudo, o presente estudo tem como objetivo fundamental uma pesquisa de caráter bibliográfica, investigando a importância da atuação do profissional de educação física escolar na educação infantil, sendo a Educação Física um componente curricular obrigatório da educação básica e através de seus conteúdos pode-se valer como recurso educativo, para incentivar a criatividade dos alunos, revelando a importância do movimento, não apenas técnico ou esportivo, mas como instrumento de formação para a cidadania. De acordo com os autores pesquisados, pode-se concluir que para que as aulas de Educação Física possam contribuir de maneira significativa no processo de desenvolvimento global da criança, principalmente nos anos iniciais, a psicomotricidade deverá ser estimulada de forma consciente e variada oferecendo assim, diferentes vivências motoras as crianças. E como fator da interdisciplinaridade a Educação Física torna-se uma ferramenta importante para que a instituição de ensino atinja com sucesso os objetivos da aprendizagem escolar e em especial a alfabetização.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

É evidente o contínuo crescimento da população idosa em nosso país e em todo o mundo. A maior expectativa de vida da população da terceira idade tem sido proporcionada
por um processo de envelhecimento ativo, e com alguns cuidados necessários, incluindo sempre atividades físicas, efeitos prejudiciais do processo de envelhecimento podem ser alterados. O presente estudo teve como objetivo descrever como o método pilates, sendo um instrumento de reabilitação motora, contribui para melhoria dos déficits de equilíbrio no idoso, visando o envelhecimento saudável e com qualidade de vida. A metodologia foi realizada uma revisão da literatura, em que teve como meio de pesquisa as bases de dados ScieLo, Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde), Lilacs, Google acadêmico, acervo pessoal e ainda o acervo da biblioteca da Fundação Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni/MG, onde foram publicados nos últimos 10 anos, salvos alguns estudos referenciais. Como encontrado nas fontes de pesquisa utilizadas, o referido método pode contribuir, consideravelmente, para a melhoria da capacidade funcional de idosos, em aspectos como: flexibilidade, correção postural, equilíbrio e tonicidade muscular. Portanto através do presente estudo conclui-se que o Método Pilates contribui de forma significativa na melhora dos déficits de equilíbrio em idosos, sendo esta técnica de intervenção inovadora e que trabalha o corpo como um todo, integrando este a mente, podendo ser realizado por indivíduos de qualquer idade, sem contraindicações relevantes.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Dentre as diversas causas que levam uma mulher a se sentir insatisfeita com seu próprio corpo, temos em destaque as consequências resultantes da gestação. A insuficiência de tonicidade, tanto da pele quanto dos músculos, resulta na flacidez, sendo essa, um dos distúrbios estéticos mais comuns no pós-parto. O presente estudo objetivou analisar as possibilidades do uso da corrente russa na região do músculo reto abdominal no puerpério, visando o benefício do fortalecimento muscular e consequentemente na recuperação estética do corpo, bem como demonstrar o processo de utilização da corrente russa, identificar os benefícios da sua utilização e apresentar as contraindicações da mesma. Para tal, foram utilizadas pesquisas bibliográficas de forma indiretas, descritivas e analíticas utilizando-se de materiais contidos em revistas, livros, artigos científicos, internet, acervo pessoal e o acervo da biblioteca da FUPAC- Teófilo Otoni-MG, sendo utilizadas palavras-chaves inerentes a problemática da pesquisa. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância da aplicação de métodos com a finalidade de reduzir os impactos causados ao corpo durante o período de gravidez, de modo que a corrente russa se caracteriza por estimular o músculo causando uma tensão no mesmo com a finalidade de melhorar a tonicidade e o fortalecimento muscular, reduzindo a flacidez e consequentemente adquirindo um melhoramento estético satisfatório para o indivíduo. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível demonstrar e confirmar os benefícios, eficiência e a importância do método de corrente russa para melhorar a flacidez muscular do reto abdominal e com isso devolver a autoestima à mulher acometida.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Diversos são os motivos para a ocorrência de desvios posturais em escolares, podendo ser o
peso elevado das mochilas, a posição sentada inadequada, muitas vezes por horas, a falta de
atividade física, fatores genéticos, entre outros. A infância pode ser considerada o momento
propício para a correção desses vícios, uma vez que o desenvolvimento psicomotor está
ligado a um bom esquema corporal. Através de uma pesquisa bibliográfica exploratória, foi
possível evidenciar citações referentes à prevalência de desvios posturais em escolares e suas
influências no processo de desenvolvimento psicomotor, ressaltando as principais posturas
inadequadas na sala de aula adotadas pelos estudantes e possíveis consequências destas para a
vivência escolar. Contudo, através do levantamento bibliográfico realizado pode-se concluir
que a maioria dos estudos analisados ressaltam que a alta prevalência de alterações posturais é
preocupante e que é necessário um rastreamento precoce desse problema, a fim de evitar
adversidades futuras, de modo a contribuir para o melhor desenvolvimento psicomotor e
aprimorar o rendimento do aluno na vivência escolar.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A AIDS está se espalhando cada dia mais no mundo inteiro, e ainda não existe cura para está doença. Este trabalho tem como objetivo de estudar a epidemiologia do HIV/AIDS na terceira idade no Brasil, com intuito de contribuir nas elaborações futuras da prevenção e promoção da saúde dos idosos. O aumento no número de pessoas contaminadas por HIV/AIDS em mais de 60 anos surge como um grande desafio para o Brasil exigindo o estabelecimento de políticas públicas e estratégias que possam garantir qualidade de vida a essas pessoas.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A encefalopatia crônica não progressiva da infância é uma desordem persistente do tônus muscular, do desenvolvimento motor e postural, é denominada também como Paralisia Cerebral (PC). Na PC espástica é a mais comum e tem como sua principal característica a espasticidade que é o aumento do tônus muscular. A Toxina Botulínica Tipo A (TBA) têm se mostrado eficaz para a melhora da espasticidade. Este estudo teve como objetivo identificar os efeitos da TBA em crianças com PC espástico, junto com a fisioterapia. Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e nível descritivo, de informações coletadas SCIELO, LILACS, Google Acadêmico. Além destas, também foi realizada consulta em livros na biblioteca da UNIPAC. De acordo com o estudo feito observou que a aplicação da TBA associada à fisioterapia em crianças com PC espástico tem melhores efeitos como melhora da marcha, na qualidade de vida, aumento da amplitude de movimento e independência para atividades.
Palavras-

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O absenteísmo do docente relaciona-se a diversas questões, como muitas atribuições relacionadas a profissão, desvalorização social, remuneração não satisfatória, problemas vocais, entre outras. O fato do professor está doente leva ao afastamento do mesmo, trazendo prejuízos econômicos e educacionais. Dentre as causas que ocasionam o aumento do absenteísmo estão os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) que podem ser prevenidos e tratados através da fisioterapia do trabalho. Este artigo tem como objetivo geral discutir a atuação da fisioterapia no ambiente de trabalho do professor para diminuição do absenteísmo motivado por sintomatologia osteomuscular. Para o desenvolvimento do presente estudo de natureza qualitativa e nível descritivo, optou-se em realizar um trabalho delineado como pesquisa bibliográfica fundamentada em uma ampla revisão da literatura científica. Os critérios de inclusão para as obras foram: estar disponível na íntegra e não na forma resumida, estar disponível em língua portuguesa ou em inglês, ter sido publicadas de 2007 até a presente data, exceto as publicações clássicas sobre o tema. Os docentes estão expostos a múltiplos fatores de risco que podem levar a sintomas consequentes de DORT. Destaca-se a relação dessa sintomatologia com diminuição da qualidade de vida, dificuldade de realização das atividades de lazer e do trabalho e com o absenteísmo. A fisioterapia do trabalho mostrou-se eficiente no tratamento e prevenção dos DORT, podendo atuar nos três níveis de atenção à saúde, destacando-se nos programas de prevenção e promoção de saúde nas escolas.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A doença arterial coronariana é causada por um crescimento de depósitos gordurosos na parte interna das suas artérias. O envelhecimento é um processo progressivo, não patológico, porem é acompanhado de diversas patologias, principalmente as doenças cardiovasculares, uma das causas mais freqüentes de óbito nessa faixa etária. A DAC continua sendo a principal causa de morbidade e mortalidade entre os idosos. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica que visa reunir e apresentar informações sobre o tratamento no idoso com a Doença Arterial Coronária. Conclui-se que ao tratar o idoso com a doença arterial coronária deve-se adotar uma conduta especial, através de um conjunto de terapias e participação da família.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O presente artigo de revisão bibliográfica objetiva investigar a contribuição da hidroterapia para o idoso com diagnóstico de osteoartrose de joelho. Através da análise publicações em língua portuguesa e inglesa, contemplando tratamentos tradicionais e experimentais, foram conceituados a velhice e seus desafios, a osteoartrose em sua etiologia e prevalência, o tratamento hidroterápico em suas características principais, assim como apresentados resultados de estudos sobre sua eficácia. Conclui-se que a hidroterapia auxilia no tratamento da osteoartrose de joelho em idosos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, principalmente pela diminuição da dor e consequente melhoria da mobilidade, ressaltando-se a necessidades de mais estudos que apontem os mecanismos de sua eficácia.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A encefalopatia crônica não progressiva da infância é uma desordem persistente do tônus muscular, do desenvolvimento motor e postural, é denominada também como Paralisia Cerebral (PC). A PC espástica é a mais comum e tem como sua principal característica a espasticidade que é o aumento do tônus muscular. A Toxina Botulínica Tipo A (TBA) têm se mostrado eficaz para a melhora da espasticidade. Este estudo teve como objetivo analisar o uso da TBA em pacientes com paralisia cerebral espástica juntamente com seus efeitos e tratamento fisioterapêutico. Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e nível descritivo, de informações coletadas no SCIELO, LILACS, Google Acadêmico. Além destas, também foi realizada consulta em livros na biblioteca da UNIPAC. De acordo com o estudo, o uso da TBA e de grande importância para o tratamento de crianças portadoras de PC espásticos, quando associada a fisioterapia, pois esta potencializa seus efeitos, havendo uma melhora da marcha, aumento da amplitude de movimento e da qualidade de vida.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A Doença de Parkinson é uma patologia neurodegenerativa, progressiva, causando ao paciente perda motora, deterioração da qualidade de vida e em estágios mais avançados à exclusão social. Os exercícios fisioterapêuticos funcionam como meios de tratar ou prevenir comprometimentos, reduzindo fatores de risco relacionados ao estado de saúde e a sensação de bem-estar. Neste contexto, os exercícios lúdicos surgem como uma nova vertente de tratamento. O presente trabalho buscou responder as influências positivas dos exercícios lúdicos no tratamento de pacientes portadores da doença de Parkinson. Para tal objetivo realizou-se um estudo qualitativo a nível descritivo, com tipo de delineamento em pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura científica. Conclui-se que a aplicação do lúdico, surtiu efeitos positivos, proporcionando melhora na mobilidade, funcionalidade, equilíbrio, percepção, coordenação, atenção, raciocínio, cognitivo, interação social.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A presença do profissional Fisioterapeuta tem sido de grande importância na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), prevenindo complicações respiratórias, diminuindo o tempo de ventilação mecânica (VM) e os efeitos deletérios provocados pela mesma, mantendo a funcionalidade do sistema respiratório, diminuindo o tempo de internação desse paciente e, consequentemente morbidade e mortalidade. Para o presente estudo foi realizada uma revisão de literatura científica. Os critérios para busca de dados utilizados foram: SCIELO, ( Scientific Eletronic Liberay Oline), Google Acadêmico, JBP (Jornal Brasileiro de Pneumologia) livros, bem como acervo pessoal, publicados entre 1993 a 2017, que esteja na língua portuguesa e inglesa, que estavam disponíveis na íntegra e não de forma resumida. O objetivo neste estudo foi avaliar a eficácia do atendimento fisioterapêutico, para recuperar a funcionabilidade do sistema respiratório evitando a ventilação mecânica desse paciente, reduzindo o tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva. Os estudos demonstraram que a presença do Fisioterapeuta tem ganhado cada vez mais espaço nas UTIs, com importante papel com controle dos parâmetros ventilátorios, bem como na continuidade da assistência no desmame ventilatório e extubação. Os estudos analisados mostram a efetividade da VM no tratamento da IRpA, melhorando o desconforto respiratório, os valores gasométricos e as alterações metabólicas dos pacientes. A Fisioterapia mesmo sendo considerada uma profissão relativamente nova, vem sendo indispensável em muitas áreas, principalmente nas UTIs. Suas técnicas e manejos tem gerado aos pacientes uma melhora clínica, portanto diminuindo o tempo de internação destes nas unidades hospitalares.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A amputação é caracterizada pela retirada de um membro, seja de forma traumática ou cirúrgica. Isso pode trazer complicações para o indivíduo afetado. Esses indivíduos devem ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar especializada, integrada por um fisioterapeuta responsável pela reabilitação desse paciente, buscando uma melhor qualidade de vida através de programas de tratamento para aliviar e dessensibilizar os sintomas do coto, como a dor e o membro fantasmas, buscando uma melhor qualidade de vida, além de adaptá-la ao uso de uma possível prótese. Mais estudos devem ser realizados com estes pacientes para se avaliar métodos mais eficientes no intuito de melhor dessensibilizar o coto da amputação.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A dor lombar é a principal causa de incapacidade no mundo hoje. O objetivo desta revisão de literatura é identificar e avaliar criticamente estudos que investigam os efeitos da terapia manual na dor lombar crônica inespecífica. Foram pesquisadas bases de dados eletrônicos e livros que somaram 19 obras nas línguas portuguesa e inglesa. Preferencialmente artigos ensaios clínicos controlados e randomizados dos últimos 10 anos e publicações clássicas sobre o assunto. Com amostra total de 2265 participantes nos estudos, na maioria dos estudos a terapia manual teve efeito positivo principalmente nos quadro de dor e incapacidade mas não diferiu das demais intervenções, em alguns momentos os efeitos positivos da terapia manual foram parecidos aos das intervenções placebo. A terapia manual parece ter efeitos positivos imediatamente após a intervenção e no curto prazo até 12 semanas apesar de não diferir em muitos casos as demais intervenções. A longo prazo os efeitos permaneceram inconclusivos e nenhum efeito adverso indesejado foi relatado nesses estudos. Mais estudos com maior tempo de follow-ups (acompanhamento) devem ser realizados neste grupo de indivíduos.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Desenvolvido no Japão na década de 70 pelo quiroprata Kenzo Kase, o método Kinesio Taping (bandagem elástica terapêutica) tem sido utilizado na reabilitação neurológica em diversas condições patológicas, como hemiplegia após AVE, lesões medulares e paralisia cerebral. O objetivo deste estudo foi analisar resultados dos estudos clínicos que avaliaram o impacto do método no desfecho dor relacionada ao ombro hemiplégico em indivíduos após AVE. Justifica-se este estudo já que a dor do ombro hemiplégico impacta negativamente na qualidade de vida destes pacientes e pode interferir na reabilitação. Optou-se pela busca na base de dados do PEDro (Physiotherapy Evidence Database), através de ensaios clínicos randomizados, com notas iguais ou superiores a 5, numa escala até 10, publicados na língua inglesa, com até 10 anos de publicação. Foram encontrados 3 ensaios clínicos randomizados. Nestes estudos, todos indivíduos com ombro doloroso após AVE que receberam aplicação do método Kinesio Taping tiveram melhora no desfecho dor, a curto prazo. Nestes estudos, o método foi superior ao placebo. À partir destes estudos, sugere-se que o método seja uma alternativa de tratamento fisioterapêutico no ombro de indivíduos hemiplégicos. Mais estudos devem ser realizados comparando-se o método a outros métodos e também verificando resultados a médio e longo prazo.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia periférica, apresenta uma compressão do nervo mediano, que possui diversas causas, mas é comum durante a gestação devido à variação hormonal. O presente artigo tem como finalidade realizar uma revisão literária sobre a síndrome do túnel do carpo em gestantes, descrever sobre a anatomia e biomecânica do complexo do punho e mão, enfatizando o efeito da mobilização neural. Este estudo trata-se de um estudo descritivo com tipo de delineamento em pesquisa bibliográfica por meio de revisão da literatura científica. Foram usados como critério de inclusão estudos entre os anos de 2007 e 2017, que estivessem na linguagem portuguesa e inglesa disponíveis na íntegra. Diante dos estudos analisados foram relatadas melhoras nos sintomas, movimentos de pinça e funcionalidade da mão com uso da mobilização neural, sendo uma técnica indicada como o tratamento da STC nas gestantes, no entanto são necessários mais estudos da mobilização neural associada a outras técnicas, pois essa pode potencializar os benefícios.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O acidente vascular encefálico (AVE) se caracteriza por uma lesão cerebral isquêmica ou hemorrágica que se dá pela falta de aporte sanguíneo cerebral e pode causar severos prejuízos motores e cognitivos, entre eles o déficit no balance. Cada vez mais a fisioterapia aquática vem sido utilizada como opção para intervenção primaria em pacientes com esse comprometimento, o que acarreta curiosidade sobre evidências clínicas e científicas deste tratamento. Os objetivos foram evidenciar os efeitos da fisioterapia aquática no balance em pacientes com AVE. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa e tem como. No presente estudo foram selecionados seis artigos que avaliavam os efeitos da fisioterapia aquática no balance em pacientes com AVE, destes, 5 apresentaram melhora do balance através do score na escala Berg, 1 através do score do Funcional Reach Test e 3 destes apresentaram melhora da marcha. Foi observado através dos trabalhos revisados que existem bons indícios da eficácia da fisioterapia aquática no balance em pacientes com AVE, porém, ainda há necessidade de novos estudos com número de amostras e follow-ups maiores.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMNI) tem sido uma descoberta dentro da unidade de terapia intensiva neonatal no tratamento da DMH em recém-nascidos pré-termos (RNPT), sendo considerado padrão ouro sua aplicação logo após o nascimento por diminuir os efeitos deletérios da VMI. O presente trabalho foi uma revisão de literatura, com busca realizada nas bases de dados: SCIELO, BVS, LILACS, ACTAS PERIODICOS, RESEARCH GATE e LIVROS, publicados em espanhol, inglês e português, no período de 2007 a 2015. O objetivo neste estudo foi analisar as consequências do uso da pressão positiva em recém nascidos prematuros com a doença de membrana hialina, comparando o modo invasivo com o não invasivo. Os estudos analisados mostraram diferentes resultados quando a utilização das técnicas, não sendo possível padronizar o uso, pois a escolha do tratamento é de forma individualizada, havendo a necessidade de mais estudos, com o intuito de promover conhecimentos para os profissionais da área.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O pós-operatório de cirurgia bariátrica está geralmente associada a complicações pulmonares decorrentes da redução dos volumes e capacidades pulmonares. Vários estudos descritos na literatura demonstram muitos benefícios na aplicação da pressão positiva em diversos períodos da cirurgia bariátrica. O presente estudo tem por finalidade avaliar qual o melhor momento para o uso da pressão positiva nas vias aéreas, afim de prevenir e/ou tratar as complicações pulmonares. Para a estruturação do trabalho, foi realizado um estudo qualitativo em nível descritivo, com tipo de
delineamento em pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura científica. Os critérios de inclusão adotados para a busca da obra foram os seguintes: os estudos são científicos com publicações entre 1980 a 2017; em língua portuguesa e inglesa. Os estudos mostraram que independente do período utilizado, pré, intra ou pós-operatório, a pressão positiva é benéfica na restauração dos volumes e capacidades pulmonares, no entanto, são necessário mais estudos na área, proporcionando ao profissional uma melhor abordagem do tratamento.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O objetivo foi identificar o perfil epidemiológico dos pacientes que abandonaram o tratamento de tuberculose nos municípios sob a Gerência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, trata-se de um estudo quantitativo e descritivo com base de dados do Sistema de Informações sobre Agravos e Notificação (SINAN). As variáveis foram idade, sexo, cor, escolaridade, zona de residência, tipo de entrada, institucionalização e agravos associados. Apresentaram-se associados ao abandono 153 casos destes a grande maioria é homens (77%), a faixa etária varia de 20 a 49 anos (66%), escolaridade de 1-8 anos de estudo (24%), não institucionalizados (66%), e dentre os agravos o alcoolismo é o mais predominante. Observou-se que o abandono do tratamento da tuberculose na região está com índice de 8%, o que se encontra acima da média preconizada pelo Ministério da Saúde 5%. Sendo necessárias estratégias para minimizar estes índices.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Os anti-inflamatórios não esteroides são uma das classes de medicamentos mais utilizadas no mundo. A finalidade deste trabalho é discutir o uso clínico dos AINEs, avaliando o risco cardiovascular dos inibidores seletivos da cicloxigenase-2. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, o levantamento bibliográfico se deu por utilização de livros de Fisiologia e Farmacologia, bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde e Medline. A cicloxigenase (COX) possui duas isoformas: COX-1 e COX-2. A Primeira está relacionada com a homeostase do organismo, já a COX-2 possui importante papel na inflamação e percepção da dor. Há uma grande discussão entre a inibição seletiva ou não da COX. A inibição seletiva da COX-2 surgiu com a intenção de cessar com os efeitos gastrintestinais, mas acabou associando-se a sérios eventos cardiovasculares. Diante aos indícios e incertezas, é recomendado que a prescrição desses fármacos sejam voltadas para
pacientes de alto risco gastrintestinal. Na ausência de pacientes com esse quadro clínico a farmacoterapia deve ser instituída com cuidado, ao mesmo tempo, a Atenção Farmacêutica deve ser realizada pelo Farmacêutico. Os efeitos tóxicos dos Coxibes ainda não foram completamente esclarecidos, por conseguinte, maiores estudos são necessárias para que se estabeleça a segurança dessa classe.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O papel do enfermeiro na CCIH é de extrema importância, pois é ele o responsável pelo atendimento de maior contato com o paciente na unidade de saúde. Isso o torna responsável pela utilização de técnicas e rotinas que tanto previnem como minimizam o potencial de infecção dentro do local de trabalho. A Enfermagem teve uma grande contribuição no que se refere ao cuidar do paciente com uso de técnicas assépticas tendo a
necessidade de ter um ambiente totalmente limpo e livre de impurezas, deixando claro que infecções ocorriam especialmente por contato com substâncias orgânicas. A enfermagem dentro da CCIH tem um papel muito importante, pois é ela que busca de forma ativa as informações importantes sobre infecções dentro da unidade de saúde. Também desempenha o papel de educação continuada a toda equipe de enfermagem, levando informações importantes sobre métodos que visam aprimorar as técnicas de controle de infecções. Baseado nesta problemática, esse estudo teve como objetivo discutir a partir da produção científica nacional e internacional as funções desempenhadas pelo enfermeiro dentro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar-CCIH.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

O parto humanizado está sendo muito discutido nos últimos anos devido ao seu benefício para
a mulher, a favor da redução de cesarianas e fórceps bem como intervenções desnecessárias
durante o trabalho de parto e parto normal. O presente trabalho é uma revisão de literatura
feita através de consulta a artigos científicos, veiculados na base de dados da Scielo, manuais
e portarias do Ministério da Saúde. O objetivo do referido artigo é ampliar as discussões
acerca dos benefícios do parto normal humanizado, sua contribuição para valorização da
mulher e a importância do profissional de enfermagem neste processo. Relatamos sobre o
processo histórico de humanização do parto enfatizando sua importância para redução da
mortalidade materna e fetal e resgate da cidadania da mulher; a atuação das doulas e
enfermeiras no trabalho de parto e parto. Conclui-se que o parto humanizado visa excluir o
mecanicismo dos partos vigentes resgatando o protagonismo da mãe e do filho, visando o
respeito e atuação ativa da mulher em todo o processo.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Este artigo tem como objetivo principal descrever o conceito da Diabetes Mellitus Infantil tipo 1, abordando os sintomas, as características mais significativas do diabetes na infância, o diagnóstico, o tratamento e as consequências emocionais que a criança e a família enfrentam nessa situação e de modo, como os profissionais farmacêuticos possam auxiliá-los no enfrentamento dos efeitos psicológicos da doença. Tendo em vista as repercussões que esta doença crônica traz, este artigo levantou dados bibliográficos que subsidiassem reflexões sobre os aspectos emocionais vivenciados
pelas crianças diabéticas. E para alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa do presente estudo de natureza qualitat

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

Artigo para a revista Saúde dos Vales

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A Doença Renal Crônica atualmente tem sido considerada um problema de saúde pública, pois afeta 10% da população mundial e estima-se que 1,1 milhões de pessoas necessitam de diálise. A adesão ao tratamento pelo paciente em terapia hemodialítica não é um processo simples, portanto necessita de cuidados e atenção por parte da equipe de saúde. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada no setor de hemodiálise em um Hospital do Nordeste de Minas Gerais. Como objetivo, buscou-se traçar e relacionar a importância do farmacêutico clínico com o perfil clínico, demográfico e farmacológico dos pacientes como possíveis fatores que interferem na adesão ao tratamento. Trata-se de uma pesquisa quantitativa realizada com a aplicação de um questionário, sendo a amostra composta por 26 pacientes. Constatou-se que 54% dos pacientes são do sexo masculino, concentrados na faixa etária acima de 41 anos, com baixa escolaridade. Uma grande parcela dos pacientes entrevistados apresenta duas ou mais comorbidades, e devido á polifarmácia ou aos efeitos adversos não seguem o horário recomendado, representando um fator determinante na não adesão ao tratamento. Quanto aos dados referentes à medicação 54,54% dos pacientes não se lembra do nome dos medicamentos usados ou da indicação terapêutica. Embora tenham conhecimento da gravidade de seu quadro clínico e do risco que a automedicação representa 46,5% se automedicam. Sendo assim, o profissional farmacêutico dentro desta equipe pode auxiliar o paciente quanto aos problemas ligados ao medicamento, promovendo maior racionalização quanto ao uso e maior eficácia no tratamento.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população geral. É mais prevalente no sexo feminino, mas também acomete pacientes do sexo masculino principalmente quando associada à manipulação do trato urinário e à doença prostática. São
2
classificadas em quatro grandes grupos: uretrites, cistites, infecção da bexiga, síndrome uretral aguda e pielonefrites infecções que acometem os rins. A prevalência das infecções do trato urinário varia principalmente com o sexo e a idade dos pacientes podendo ser sintomática ou assintomática. Este artigo tem como objetivo analisar o uso constante de antibióticos e a incidência das infecções no trato urinário em pacientes dos PSF’s Antônio Carlos e Maria José, no município de Caraí/MG a fim de constatar uso adequado ou inadequado por parte dos pacientes, e se houve melhora ou não no quadro clínico, investigando assiduidade quanto à prescrição médica ao uso medicamentoso, para assim constatar se há incidência da patologia nos pacientes e avaliar eficácia da antibioticoterapia na infecção urinária nos pacientes dos PSF’s. Ao final deste trabalho, após avaliação dos dados aqui coletados observou-se que a infecção urinária tem sido um parceiro nada agradável de pacientes do sexo feminino, entre 18 a 30 anos com o nível escolar da 1ª a 4ª série. Os antibióticos mais utilizados pelas pacientes são a Cefalexina, o Ciprofloxacino e a Nitrofurantoína, mas notou-se, ao decorrer da análise dos antibióticos utilizados pelos pacientes, que na primeira infecção, houve ida ao médico para que lhes fossem receitados um antibiótico, mas a partir da primeira reinfecção, os pacientes buscaram de outros métodos incorretos como pedir orientação a amigos quanto ao melhor medicamento, chegar à farmácia e perguntar ao farmacêutico qual medicamento melhoraria a condição do paciente, sendo que, quando orientado pelo farmacêutico, este lhe vendia o antibiótico sem a receita.

2019/01 Ano: 2019 DOI: Abrir

A atenção farmacêutica é um conceito de prática profissional em que o paciente é o principal
beneficiário das ações do farmacêutico, pois ele assegura que o mesmo tenha acesso à
informação acerca da utilização adequada dos medicamentos, o que contribui para o seu uso
racional. Outras atribuições do farmacêutico são: o monitoramento da utilização dos medicamentos por meio da ficha de controle farmacoterapêutico; o aconselhamento aos doentes acerca do uso de medicamentos de venda livre (medicamentos de indicação farmacêutica); a participação em programas de educação para a saúde em colaboração com outros membros da equipe de saúde e a construção de indicadores que visem mensurar a efetividade das intervenções. Portanto, tais reflexões são de fundamental importância para o objetivo maior deste trabalho que é analisar o uso racional de medicamentos através de Atenção Farmacêutica direcionada aos idosos do Programa Saúde da Família (PSF) do município de Novo Cruzeiro – MG, visando garantir assim uma farmacoterapia segura, racional e custo-efetiva. No presente estudo foi utilizado como critério de inclusão para selecionar os voluntários, pessoas residentes da área urbana e maiores de 60 anos. O questionário foi aplicado pela própria aluna a uma amostra composta de idosos que foram selecionados por conveniência, e foram convidados a responder de livre e espontânea vontade na Unidade Básica de Saúde da zona urbana. O procedimento foi realizado com 66 pessoas acima da faixa etária obrigatória, sendo de ambos os sexos.Mediante o resultado nota-se o impacto positivo da inserção do Farmacêutico e da atenção farmacêutica no município em estudo, mostrado através de pesquisas realizadas com uma amostragem de idosos residentes na zona urbana, indicando que o farmacêutico é essencial para a promoção do uso racional de medicamentos, para propiciar uma melhor qualidade de vida aos usuários destes, para esclarecer dúvidas e propiciar aos pacientes uma melhora na qualidade de vida.

Corpo Editorial - 2019/01

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Mara Cristina Hott Moreira marahott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Elaine Cristina Rocha Oliveira elaine77oliveira@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Isac Henrique Cordeiro henriquebiomedico@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Isabel Corrêa Pacheco psicologia@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Dr. Daniel de Azevedo Teixeira danielteixeira@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Dr. Andreia Teixeira de Oliveira Menezes andreia.compbyte@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rodrigo de Carvalho Hott rrodhott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni