Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - 2020/02

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-1 Abrir

O presente estudo visou avaliar o impacto do acompanhamento farmacoterapêutico nos pacientes portadores de diabetes mellitus em risco de desenvolvimento de doença renal e suas implicações a estes pacientes. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, onde foram selecionados 1600 prontuários de pacientes diagnosticados com DM2, considerados de alto risco, ou seja, apresentaram valores de hemoglobina glicada A1C maior que 9%, e creatinina > 1,2 mg/dl, vinculados ao consultório clinico do Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE – do município de Teófilo Otoni - MG. Os pacientes receberam acompanhamento farmacoterapêutico com orientações de forma individual, durante um período não inferior a 6 meses ou no mínimo 03 consultas. Os parâmetros bioquímicos relativos a hemoglobina glicada e creatinina plasmática, foram colhidos nos prontuários. Fora verificado no presente estudo, aumento significativo na adesão e no conhecimento ao tratamento após o acompanhamento farmacoterapêutico. No tocante ao perfil epidemiológico, em relação a variável gênero, verifica, cerca de 75% ou seja 1.245 participantes são do sexo masculino e 25% ou seja 365 dos pacientes são do sexo feminino, no quesito etário verificou que 768 usuários (48%), são da faixa economicamente ativa de 40 – 60 anos. Nos padrões bioquímicos verifica-se que 95%, cerca de 1520 dos pacientes diabéticos, após 6 meses de acompanhamento apresentavam a hemoglobina glicada dentro dos parâmetros balizados pela Sociedade Brasileira de Diabéticos, que 30% da amostras, 480 usuários foram referenciados ao programa com índice de creatinina superior a 1,2 mg/dl e com sérios riscos de comprometimento renal, oscilações de hiperglicemia prolongada e o desenvolvimento de complicações da diabetes responsáveis por danos teciduais, perda de função e falência de órgãos, após acompanhamento verificou-se redução de para níveis inferiores a 1,2 mg-dl em cerca de 80 (5%) dos pacientes diabéticos que apresentavam índices de creatina superior a 1,2 mg/dl. Em conclusão, os dados evidenciam que a população estudada, composta de pacientes diabéticos referenciados ao CEAE e considerada de alto risco para desenvolver falência funcional renal, necessitam de cuidados especiais para o controle clínico de suas doenças. Os resultados evidenciam que, no tocante aos pacientes diabéticos que receberam o monitoramento dos parâmetros de hemoglobina e creatinina, através do acompanhamento farmacoterapêutico, demostraram melhorias e redução dos índices, consequentemente a intervenções precoces permitem prevenir ou retardar a sua evolução clínica.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-2 Abrir

O artigo aborda sobre a paralisia cerebral destacando suas principais limitações, como: padrões anormais de movimento e postura. De um modo geral, sabe-se que os exercícios físicos apresentam benefícios sociais, físicos, promovendo qualidade de vida. O objetivo da pesquisa é analisar os exercícios físicos que podem ser aplicados de forma adequada e segura para o desenvolvimento da pessoa com PC, compatíveis com tipo e o nível de comprometimento da deficiência e estímulo às funcionalidades motoras e sociais. A pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica, fundamentada em livros e artigos científicos referentes à área, cuja seleção foi feita com base na relevância e pertinência dos conteúdos abordados, sendo utilizadas as seguintes palavras chaves: paralisia cerebral, exercícios físicos, esporte adaptado.  Os resultados apontam exercícios físicos para cada tipo de paralisia cerebral e os níveis segundo a GMFM, e os benefícios adquiridos pela prática dos exercícios como: bocha, dança, natação, polybat, treinamento resistido, futebol de 7 e destaca a contribuição de cada um deles para a amenização dos problemas acarretados pela paralisia cerebral. 

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-3 Abrir

Doenças transmitidas por alimentos tem aumentado significativamente e são fatores preocupantes para pesquisadores e para a população atingida. Na  carne bovina, ocorre grande proliferação de microrganismos devido à fácil contaminação por bactérias, principalmente as bactérias patogênicas. O processo de contaminação pode acontecer desde o pasto até o consumo final, no prato do consumidor. Para realizar o objetivo proposto, a pesquisa classificou – se em: aplicada, pesquisa de campo, descritiva e quantitativa. Portanto, foram analisadas as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, da carne bovina moída e in natura comercializadas em dezoito açougues na cidade de Teófilo Otoni/MG. Os resultados obtidos foram de contaminação para 90% dos açougues analisados. As bactérias identificadas foram Escherichia coli 50%, Campylobacter jejuni  20% e Clostridium perfringens Samonella enterica com 15%. Com isso, conclui-se que a maioria dos açougues comercializaram carnes com algum tipo de contaminação, a presença desses microrganismos indica falha nas condições higiênico sanitárias.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-4 Abrir

O objetivo desse artigo foi avaliar a qualidade de comprimidos de captopril provenientes de dois diferentes laboratórios farmacêuticos nacionais (medicamento genérico e medicamento similar). Metodologia: Foram realizadas análises de peso médio e teor de Captopril em três lotes de cada fabricante seguindo a metodologia da Farmacopeia Brasileira (2010). Na análise de peso médio dos comprimidos, todos os lotes testados estavam na faixa recomendada pela Farmacopeia, que não permite variação superior a 7,5% em relação ao peso médio. Resultados: Para o medicamento similar houve diferença significativa entre os lotes do mesmo fabricante. Para a análise de teor de Captopril todos os lotes testados foram aprovados ficando mantendo-se dentro da faixa preconizada pela Farmacopeia, entre 90 e 110%. Considerações finais: De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que os medicamentos analisados atendem aos parâmetros farmacopeicos em relação ao peso médio e ao teor de Captopril.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-6 Abrir

O envelhecimento é algo natural de todos os seres vivos, e nessa etapa da vida é comum a limitação de algumas capacidades funcionais e motoras dificultando atividades básicas. O treinamento de força é empregado hoje para idosos com o intuito de possibilitar uma maior durabilidade dessas capacidades que são diminuídas com o tempo. Durante muitos anos, o treinamento de força foi considerado perigoso para as pessoas da terceira idade. Com a evolução da Ciência, foi-se constatando que esse treinamento é um grande aliado no envelhecimento, gerando efeitos positivos na força, flexibilidade, equilíbrio e na função cardiovascular.  A pesquisa aborda artigos e estudos já publicados em sites, artigos científicos e livros, e através deles foi possível constatar inúmeros benefícios para os idosos que praticam esse tipo de treinamento. O principal objetivo é a demonstração dos diversos benefícios pata os idosos praticantes do treino de força, como esclarecer dúvidas sobre a sua execução. Conclui-se que o treinamento de força para idosos seja de suma importância já que propicia maior independência nas atividades cotidianas.  

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-7 Abrir

Buscou-se por meio do presente trabalho de revisão bibliográfica a análise a respeito do conhecimento das universitárias que se caracterizam por serem usuárias de anticoncepcional oral, observando seu conhecimento a respeito das interações medicamentosas do fármaco escolhido, bem como comparar o conhecimento de mulheres universitárias da área de saúde e de outros cursos sobre interações dos anticoncepcionais orais. Além disso, descreveu-se a importância da orientação farmacêutica a respeito das interações medicamentosas passíveis de ocorrência, considerando seus riscos. Foi possível constatar que o consumo de anticoncepcionais orais é elevado em todo o mundo, sendo que nos estudos realizados no Brasil é observado o alto índice de automedicação com esses produtos, bem como de interações feitas sem a devida orientação por todos os públicos, incluindo estudantes de nível superior da área da saúde e de outras áreas. Essa realidade foi confirmada no referencial pesquisado, indicando a necessidade de se desenvolverem ações no sentido de reverter esse quadro de uso indiscriminado de anticoncepcionais

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-8 Abrir

A ineficiência de políticas públicas voltadas para o saneamento básico é um dos grandes fatores que contribuem para a incidência de parasitose e verminose em seres humanos. Sabe-se que crianças são mais susceptíveis às parasitoses intestinais, em função do desconhecimento dos princípios básicos de higiene além de outros fatores. Diante disto esse estudo busca levantar e descrever as características das parasitoses intestinais e identificá-las em bairros da cidade de Teófilo Otoni, no intuito de expor a relação do risco de contaminação pela falta de higiene e saneamento básico. E ainda, como os dados obtidos se comportam diante dos dados externos a amostra. Foi feito um contato inicial com moradores dos bairros da cidade e sobre a questão de endoparasitos. Após a contextualização, foi realizado exames com amostras de fezes de crianças residentes nos locais, que, em grande parte apresentaram números expressivos de acordo com resultados a níveis federal e estadual..

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-9 Abrir

A infecção hospitalar tornou-se o principal problema de saúde pública, pois tem como consequência o aumento da morbidade, mortalidade e da internação hospitalar, causando apreensão entre os profissionais, pois o uso inadequado de antibióticos está diretamente relacionado a este aumento da incidência da resistência bacteriana. Aliado a esses fatores, questionou-se a importância do farmacêutico no contexto da infecção hospitalar relacionada à resistência bacteriana. Com isso, o estudo, possibilita um maior entendimento da questão, demonstrando a importância do profissional farmacêutico no controle da infecção hospitalar assim como também, o uso racional dos antibióticos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre a importância do farmacêutico no contexto da infecção hospitalar relacionada resistência bacteriana. Tem como objetivos específicos: Discorrer sobre a infecção hospitalar e os fatores de risco; Conhecer sobre a infecção hospitalar e a resistência bacteriana; Demonstrar que o conhecimento do profissional farmacêutico pode ser utilizado em diversos aspectos no âmbito hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório realizado pelas técnicas de pesquisa bibliográfica desenvolvendo o conhecimento a partir de diversos tipos de publicações, como livros, artigos em revistas e internet. Os dados da revisão literária apresentados e as considerações realizadas neste leva a uma sustentação sobre a relevância do farmacêutico no âmbito hospitalar atuando na CCIH,desenvolvendo medidas preventivas visando o controle da infecção hospitalar.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-10 Abrir

A Enxaqueca Crônica é uma doença incapacitante, com sintomas característicos que causam sofrimento ao paciente, provocando prejuízo na sua vida profissional e social. O tratamento farmacoterapêutico consiste no uso de medicamentos durante as crises para o alívio dos sintomas, associados à farmacoterapia profilática com o objetivo de redução na frequência, duração e intensidade das crises. A multiplicidade de fármacos utilizados no tratamento da migrânea associada à automedicação traz riscos à vida do paciente oriundos de reações adversas, efeitos colaterais e interações medicamentosas. O uso simultâneo dos fármacos pode provocar intoxicações causando piora do quadro clínico do paciente podendo levá-lo ao óbito. Percebe-se a importância de uma abordagem terapêutica que reduza a quantidade de medicamentos utilizados e seja efetiva na redução da sintomatologia da doença, trazendo maior segurança à saúde do paciente. O presente estudo tem por objetivo discutir a farmacoterapia utilizada na profilaxia da Enxaqueca Crônica, enfatizando os benefícios do uso da Toxina Botulínica do tipo A no tratamento.  É uma pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva qualitativa, desenvolvida através de coletânea de dados extraídos de livros de farmacologia, artigos científicos e teses de mestrado relacionadas ao tema. O uso da Toxina Botulínica no Tipo A no tratamento da migrânea apresenta-se como uma terapia positiva, com eficácia comprovada através de estudos clínicos, tendo efeito prolongado na redução da dor causada pela doença e, consequentemente reduzindo a quantidade de medicamentos utilizados no tratamento. Contudo há a necessidade de novos estudos comparativos que elucidem seus benefícios frente ao seu alto custo no tratamento.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-11 Abrir

Quando um homem não consegue obter uma ereção suficiente para penetração isso se configura como disfunção erétil, conhecida popularmente como disfunção sexual. Para aqueles que tenham enfrentando essa situação de forma pontual e esporádica, salienta-se que esses episódios ocasionais de impotência são completamente normais, sendo que só se considera uma disfunção quando esse quadro perdura por alguns meses. Nessa perspectiva, a pesquisa em foco objetivou discutir os principais desafios da atuação da enfermagem frente à saúde sexual masculina, focalizando os problemas voltados à disfunção sexual. De tal modo, no decorrer da pesquisa foram abordadas as causas da disfunção erétil, a importância do diagnóstico precoce, além da atuação da enfermagem frente ao tratamento da disfunção erétil masculina. A metodologia aplicada ao trabalho se ateve ao método de revisão de literatura por meio de uma pesquisa bibliográfica. Foi também uma pesquisa descritiva, no qual foram utilizadas diversas fontes para a sua construção, dentre elas, periódicos de artigos publicados em acordo com a temática proposta, acessados por meio de fontes diversas, tais como: livros, revistas acadêmicas, artigos, teses e livros especializados, sites da web, dentre outros. Portanto, a partir de todo o exposto, conclui-se ser imprescindível ao profissional de enfermagem, no que tange à sua atuação com pacientes com problemas de disfunção sexual, ser comunicativo, estar atento à importância da dimensão do acolhimento, saber trabalhar em grupo, posto que este seja fundamental haja vista que uma pessoa individualista na área da saúde no contexto atual não é o tipo de profissional desejado.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-12 Abrir

Trata-se de um estudo observacional transversal com dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificações (SINAN), que teve por objetivo descrever o perfil das mulheres vítimas de violência doméstica, sexual e/ou outras violências no município de Teófilo Otoni de 2017 a 2019. Por meio do acesso aos dados do SINAN, foram obtidas as notificações de violência doméstica, sexual e/ou outras violências contra mulheres adultas entre 2017 a 2019, residentes em Teófilo Otoni. No período estudado foram registrados 377 casos de violência doméstica contra mulher, com incremento de mais de 80% de 2017 para 2019. As mulheres eram em sua maioria pardas (82%), com ensino fundamental incompleto (14%), residentes na zona urbana (83%). Apesar do aumento gradual da violência psicológica e moral, a violência física ainda é prevalente e praticada predominantemente por outros membros da família e/ou vizinhos. A violência doméstica é uma triste realidade no Brasil e os principais resultados aqui apresentados demonstram um alarmante aumento nos casos registrados no município de Teófilo Otoni entre os anos de 2017 a 2019. É reconhecido que existe subnotificação dos casos de violência doméstica devido a diferentes barreiras impeditivas, que vão desde a vergonha e o constrangimento para realizar a denúncia, até o impedimento da vítima por outros membros da família. É papel do enfermeiro acolher, conduzir o atendimento e o levantamento de informações relevantes acerca desse tipo de violência. Os resultados aqui apresentados podem auxiliar os gestores e agentes do estado a compreender melhor o perfil dessas vítimas e elaborar estratégias de acolhimento e prevenção desse tipo de violência.    

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-13 Abrir

A leishmaniose visceral é uma das doenças mais importantes da atualidade e caracteriza-se como uma enfermidade emergente. O objetivo geral desse artigo foi conhecer os aspectos epidemiológicos e o impacto causado pela leishmaniose visceral na saúde pública do Brasil com destaque na cidade de Teófilo Otoni e enfoque na contribuição do enfermeiro em sua prevenção. Perceberam-se durante os estudos que na América Latina, 90% dos casos de leishmaniose visceral aconteceram no Brasil, acometendo cães domésticos e animais silvestres, sendo os primeiros os principais hospedeiros, enquanto o homem é apontado como reservatório secundário. Entre as características clínicas da doença descritas neste estudo, as comumente presentes estão a icterícia, febre irregular, emagrecimento, hepatoesplenomegalia e anemia. O tratamento é realizado de acordo com a sua evolução após o uso de recursos terapêuticos. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, de abordagem exploratória e levantamento sobre o assunto leishmaniose visceral, saúde pública e aspectos epidemiológicos em artigos, livros e legislações publicadas durante o período de 2009 a 2019.  Conclui-se então, que com as intervenções de saúde realizadas pelo enfermeiro, torna-se possível a prevenção da leishmaniose visceral, promovendo assim a saúde e diminuindo as taxas de morbimortalidade da população, o que interfere diretamente na qualidade e na efetividade do cuidado à saúde dos indivíduos.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-14 Abrir

A Deficiência Visual é compreendida em cegueira e baixa visão e as crianças portadoras dessa condição necessitam de uma intervenção da fisioterapia que é essencial e de grande importância, pois amplia suas possibilidades de ter uma vida normal. O objetivo do estudo foi verificar a importância da intervenção da fisioterapia em crianças portadoras de Deficiência Visual. Trata-se de uma revisão bibliográfica e para a obtenção dos artigos utilizou-se das bases de dados virtuais SCIELO (Scientific Electronic Library Online), LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde),  PEDro (Physiotherapy Evidence Database), Google Acadêmico, sites do Google e PubMed. A intervenção da fisioterapia irá promover o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças com Deficiência Visual, tornando-as o mais próximo possível dos padrões de normalidade, facilitando as adaptações. O presente estudo demonstrou ser fundamental a importância da intervenção da Fisioterapia para prevenir a instalação de alterações motoras e uma melhoria na qualidade de vida das crianças portadoras de Deficiência Visual.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-15 Abrir

A prematuridade é uma síndrome complexa, com múltiplos fatores etiológicos, e está associada a um amplo espectro de condições clínicas que define a sobrevida e o padrão de crescimento e desenvolvimento, nos diversos subgrupos de risco. Sendo a principal causa de morbidade e mortalidade entre recém-nascidos, com cerca de 1,1 milhões de óbitos por ano no mundo. O parto prematuro é definido como o nascimento antes das 37 semanas completas de idade gestacional (IG), as causas associadas podem ser de origem materna pré-existentes, gestacional ou socioeconômica e demográfica. As complicações precoces da prematuridade incluem síndrome do desconforto respiratório, apneia, hipotermia, hipoglicemia, dificuldades alimentares, imaturidade do sistema nervoso central e infecções, sendo o risco de ocorrência de ao menos uma complicação sete vezes maior nesse grupo, quando comparado ao recém-nascido a termo. Contudo o posicionamento terapêutico tornou-se um grande aliado dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), por apresentar grande influência sobre a biomecânica da caixa torácica, pois serve como ponto de apoio e contratilidade muscular, altera a pressão pleural, aumenta o volume de ar pulmonar, gerando menor esforço respiratório e menor desvantagem mecânica ao sistema respiratório. Portanto o objetivo desse estudo é discutir os efeitos do posicionamento terapêutico e a importância do fisioterapeuta no tratamento de prematuros internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-16 Abrir

Objetivo: Esse estudo tem como objetivo fazer um levantamento sobre os principais fármacos dispensados nos últimos 12 meses na cidade de Almenara-MG para o tratamento da esquizofrenia fornecidos pelo SUS no CAPS. Metodologia: Este estudo apresenta uma análise diagnóstica com base em levantamentos de dados secundários disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Almenara-MG pelo CAPS, sendo, portanto, uma investigação qualitativa e quantitativa, juntamente com os recursos obtidos por meio do estudo descritivo e exploratório. Foi realizada analise em literaturas para agrupar estudos anteriores. Resultados: O estudo foi realizado pelos dados fornecidos pela Secretária Municipal de Saúde acerca da farmacoterapia de 20 pacientes esquizofrênicos assistidos pelo CAPS no município de Almenara-MG dos últimos 12 meses, optou-se em agrupar os resultados nas seguintes categorias: classe terapêutica, sexo, porcentagem, dosagem e forma farmacêutica. Os pacientes foram identificados pelo sexo ao qual pertencem. Os antipsicóticos típicos utilizados representam 95%, apenas 40% fazem uso de pelo menos um tipo de fármaco pertencente à classe dos atípicos. Como terapias adjuvantes são explorados fármacos de diversas classes terapêuticas. Conclusão: Apesar da farmacoterapia da amostra estudada ter sido restringida em apenas 20 pacientes aleatórios, os casos de esquizofrenia no município de Almenara são altos ao se comparar com o número de habitantes da cidade. O relacionamento terapêutico é um importante instrumento de cuidado que permite a reintegração e reorganização do portador esquizofrênico. Estudos mais abrangentes, com uma faixa de dose, outras drogas antipsicóticas usadas na clínica, além de maior tempo de tratamento, são desejáveis

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-17 Abrir

Introdução: Nos últimos anos a alimentação tem sido motivo de preocupação em todo o mundo devido ao grande aumento em sua demanda de produção, fazendo com que os órgãos responsáveis pela saúde alertem para a necessidade de tentar impedir a contaminação de alimento por bactérias e fungos. Objetivo: O presente trabalho buscou avaliar a segurança alimentar nos últimos recolhimentos da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) do mercado de alimentos, envolvendo os aspectos de segurança, contaminação e comprometimento da saúde baseados na legislação que dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à ANVISA e aos consumidores. Metodologia: Em primeiro momento foi levantado revisão sistemática nos dados de Recall, e o período de busca foi com base nos últimos seis anos. Resultados: De 2014 a 2019 a ANVISA determinou a suspensão, distribuição e comercialização de vários produtos contaminados por bactérias e fungos. Conclusão: A realização do recall, garante não apenas o cumprimento de um dever legal, mas acima de tudo, a proteção à vida, à saúde e a segurança dos consumidores, tendo em vista as consequências que um alimento contaminado por microrganismos causaria.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-18 Abrir

A população idosa vem aumentando ao longo dos anos e com isso surge a preocupação de que estas pessoas entrem na terceira idade com qualidade de vida. Com o envelhecimento é comum que o corpo perca força, dentre outras capacidades físicas e motoras. Para que esse envelhecimento ocorra sem tantos prejuízos faz necessária a prática de exercícios no caso específico dessa pesquisa o treinamento funcional. Este treinamento busca a melhoria das capacidades físicas funcionais do idoso, com exercícios que impulsionam os receptores proprioceptivos, melhorando o avanço da consciência sinestésica e do controle corporal aumentando a capacidade funcional. O objetivo deste trabalho é analisar como o treinamento funcional ajuda na recuperação da capacidade motora dos idosos, para que as atividades cotidianas não se tornem um fardo. A pesquisa foi realizada de forma bibliográfica, a busca por dados recentes publicados em periódicos de renome, livros e artigos científicos. O treinamento funcional é um grande aliado dos profissionais de educação física por trazer inúmeros benefícios para a terceira idade. 

 

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-19 Abrir

A sífilis é uma doença infectocontagiosa, causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida de forma adquirida (sexualmente), vertical (congênita) e menos comumente de forma indireta (contato com materiais contaminados) ou por hemotransfusão. O diagnóstico é feito por meio de testes treponêmicos ou não-treponêmicos, a depender do estágio. É uma doença que apresenta tratamento acessível, efetivo e eficaz, mas ainda exibe altas taxas de incidência, representando um desafio para a saúde pública no Brasil. No município de Novo Cruzeiro/MG, tem-se observado o aumento da incidência da doença. No tocante aos dados epidemiológicos, considerando o crescente aumento de notificações de sífilis, é de fundamental importância detectar as áreas com maior foco para esses agravos e identificar as barreiras que comprometem o controle da sífilis em nível local, para que se possa adotar medidas de redução dessas infecções e propor medidas de intervenção efetivas. Neste contexto, esta pesquisa objetivou caracterizar a incidência e prevalência da Sífilis no Município de Novo Cruzeiro – MG, entre os anos de 2010 a 2019, a partir de dados coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Trata-se de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e de coleta retrospectiva em fontes secundárias: Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), excluídas as entradas duplicadas e as de não residentes que tenham sido notificados no município de Novo Cruzeiro, inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde – CNES nº 6535488 e Código do IBGE 3145307.  O estudo mostrou que foram notificados 39 casos de sífilis entre os anos de 2010 a 2019, com tendência crescente entre os anos de 2015 a 2017, corroborando com os achados nacionais da infecção. O ano de 2017 foi o que apresentou maior numero de notificações de sífilis, com 48% dos casos. Do total de infectados, a maior parte (66,6%) era do sexo masculino. Quanto as gestantes diagnosticadas com sífilis no município, observa-se um diagnostico tardio, sendo durante o parto/curetagem ou pós-parto (nos anos de 2015, 2016 e 2017), indicando fragilidade na assistência pré-natal. Somente em 2018 foi que os casos de sífilis congênita foram diagnosticados ainda no pré-natal, em 100% dos casos. Através deste estudo foi possível perceber que se faz necessário à tomada de medidas preventivas, a fim de reduzir a frequência do numero de casos de sífilis na região. 

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-20 Abrir

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS é uma doença crônica, e que causa um sério problema de saúde pública. Serviços como os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), acolhem o indivíduo HIV positivo dando todo apoio necessário, para assim iniciar o tratamento e evitar que a carga viral presente no organismo chegue ao seu estágio mais avançado, que é a AIDS. O objetivo do presente estudo foi traçar o perfil epidemiológicos dos portadores HIV atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ) em Teófilo Otoni-MG, com dados coletados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) Ângela Murta. Trata-se de um trabalho descritivo e quantitativo, realizado através da análise coletiva dos 1444 pacientes cadastrados no SAE no período de 1997 a 2018, não havendo contato com os mesmos e nem acesso aos prontuários individuais. Dos casos notificados, 44% (638) estão em tratamento, 25% (357) foram transferidos para outras unidades de acompanhamento, 21% (306) vieram a óbito e 10% (143) abandonaram o tratamento. Verificou-se também entre os pacientes, que a maioria apresenta faixa etária entre 30 e 49 anos, predominando indivíduos do sexo masculino. O estudo do perfil dos pacientes que buscaram atendimento no SAE, auxilia em campanhas de prevenção com o melhor direcionamento para os profissionais de saúde.

 

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2178-6925-v2-2020-10 Abrir

O fortalecimento muscular é amplamente recomendado para a melhoria das debilidades físicas. É descrito pela literatura a utilização de uma carga mínima de 60% de 1-RM para obtenção força e 70% a 85% de 1-RM para obtenção de hipertrofia, entretanto no cenário clínico, o treinamento resistido de alta intensidade é desafiador ou até contraindicado. Neste sentido o fortalecimento muscular associado a oclusão vascular parcial, se apresenta como uma estratégia bastante interessante, capaz de promover alterações de força, utilizando cargas menores (30%1-RM). Objetivo: Averiguar os efeitos do fortalecimento muscular associado à oclusão vascular no ganho força e hipertrofia muscular. Método: Trata-se de uma revisão literária nas bases de dados eletrônicos: PEDro, Pubmed e Cochrane Library. A estratégia de busca envolveu artigos em língua portuguesa e inglesa. Utilizamos como critério de inclusão, estudos publicados entre 2009 à 2019 que relatassem o fortalecimento muscular associado à oclusão vascular parcial, utilizando cargas menores (30%1-RM), em comparação ao fortalecimento resistido tradicional, cargas de 70%1-RM. A escala de qualidade metodológica PEDro foi utilizada como critério de exclusão, ensaios clínicos com pontuação PEDro < que 6, foram excluídos. Resultados: Foi obtido um total de 181 artigos. No entanto, apenas 21 estudos clínicos atenderam os requisitos. Além dos ensaios clínicos, 12 revisões sistemáticas que analisaram o efeito, aplicação e mecanismos propostos para explicar as adaptações provenientes do TROVP foram incluídas nesta revisão. Conclusão: O treinamento muscular de baixa intensidade associado a oclusão vascular parcial é uma estratégia eficaz para proporcionar aumentos de força e hipertrofia muscular similares ao treinamento resistido tradicional. Além disso, é uma estratégia viável para a reabilitação musculoesquelética, visto que ele pode ser aplicado em vários cenários clínicos, onde o treinamento resistido tradicional é uma limitação.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-22 Abrir

Conhecida também como Encefalopatia Crônica não progressiva, a Paralisia cerebral é considerada um distúrbio congênito de movimentação, tônus muscular ou postura. Estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma forma de neuro estimulação que utiliza corrente elétrica baixa e contínua emitida diretamente na área cerebral de interesse, através de pequenos eletrodos. A ETCC é uma técnica de estimulação cerebral não invasiva que através de uma corrente elétrica no qual é aplicada no crânio por meio de eletrodos, é possível facilitar o ambiente cerebral, para que o mesmo se torne mais favorável a ativação do neurônio, ou podemos dificultar este ambiente cerebral para que ele se torne mais hipoativo, então se dá uma dificuldade da ativação cerebral. O ETCC é uma técnica atualmente utilizada na área pediátrica e existe uma grande quantidade de evidências científicas desta técnica realizadas em pacientes com paralisia cerebral (PC). A ETCC possui este efeito sobre pacientes com PC pois atinge diretamente as estruturas cerebrais, promovendo alterações plásticas de maneira focal, indolor e com largo limite de segurança. Com a prática de cinesioterapia se obtém redução das oscilações, aumento da velocidade nos movimentos, comprimento dos passos e das passadas durante a marcha durante uma consulta de 20 minutos. Obtém-se uma melhora da marcha e os efeitos foram obtidos. Portanto, a ETCC é uma técnica que vêm se mostrando extremamente efetiva e segura, quando adequadamente aplicada.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-23 Abrir

O tratamento e controle das dislipidemias são fatores primordiais para a prevenção de doenças cardiovasculares, sendo as vezes necessário o uso de medicamentos para alcançar esse objetivo. A classe medicamentosa de primeira escolha para esse fim, são as estatinas que atuam controlando a produção do colesterol no organismo (biossíntese), porém elas podem causar miopatias aos pacientes durante o uso. O estudo teve como objetivo discutir a relação risco/benefício do tratamento e verificar na prática os resultados obtidos por pacientes da rede pública de saúde com a farmacoterapia. Foi realizada uma pesquisa de campo fundamentada em ampla revisão de literatura científica através da coleta de dados de arquivos de um centro de Programa Saúde da Família (PSF), na cidade de Teófilo Otoni – MG. O trabalho teve como foco comparar os níveis de colesterol antes e após o uso dos fármacos e analisar se o benefício do tratamento é compensatório apesar do risco de desenvolvimento de eventos adversos como as miopatias. Esses dados foram analisados e interpretados verificando se os resultados são positivos ou negativos mencionando as informações encontradas nos artigos científicos e correlacionando com os dados da pesquisa prática. Os resultados encontrados na pesquisa de campo mostraram que os registros dos arquivos pertencem em sua maioria ao sexo feminino (82%) de um espaço amostral de 50 arquivos, onde 62% apresentam duas comorbidades sendo essas Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial (HA), a faixa etária em maior porcentagem de uso da medicação encontrada nos arquivos foi: 60 a 69 anos correspondendo a 32%, a estatina mais prescrita pelos profissionais é a sinvastatina de 20 mg que representa 88%, antes do uso dos fármacos a dosagem ideal de colesterol total, inferior a 190 mg/dL, representava menos de 5% e após o uso aumentou para mais de 45%, o que comprova que a medicação é eficaz e contribui para reduzir os níveis lipêmicos. Os fatores que contribuem para o risco de desenvolvimento de EA são diversos, sendo importante considerar a idade, o sexo, as comorbidades que o indivíduo apresenta e as medicações que já está em uso. Baseando-se no estudo dos artigos científicos e na pesquisa de campo realizada, foi possível verificar que a maioria dos autores defendem o uso da classe farmacológica das estatinas no controle e tratamento das dislipidemias para prevenção de DCVs e o uso dos fármacos tem resposta satisfatória e eficaz. Porém, ambos ressaltam a importância da escolha do medicamento (média ou alta potência, primeira ou segunda geração), de acordo com o grau de risco vascular e histórico clínico do paciente.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-24 Abrir

A Epidermólise Bolhosa é uma doença dermatológica rara de origem genética, também conhecida como “pele de borboleta” devido a seu fator característico como erosões e bolhas na pele, que a tornam extremamente frágil. Tem como objetivo: discutir a assistência de enfermagem com Epidermólise Bolhosa. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, tipo descritivo, que discutiu a assistência de enfermagem com Epidermólise Bolhosa. No âmbito da assistência a ser prestada pela equipe de enfermagem, alguns cuidados devem ser tomados, tais como evitar traumas, atrito e pressão, em especial nas áreas de apoio e de proeminências ósseas, bem como usar roupas com fecho na frente, que facilita a remoção, sem etiquetas ou com a costura virada para fora, para evitar atrito na pele. Através de todo conteúdo apresentado é possível perceber que a assistência de enfermagem é de suma importância na vida do paciente portador de Epidermólise Bolhosa, devido o cuidado com as lesões causadas na pele, especialmente as externas, e, com isso tratá-las, amenizando a dor na vida do paciente. Assim, se o paciente for diagnosticado no início da vida, ao longo dela suas lesões podem ir diminuindo e consequentemente trazendo uma vida melhor. 

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-25 Abrir

A pesquisa tem como objeto a análise da relação entre atividade física e depressão.  O principal objetivo da pesquisa foi analisar os benefícios da pratica regular da atividade física para pessoas que sofrem desses tipos de transtornos. É feita uma análise da depressão e os principais fatores relacionados, o conceito de atividade física e suas implicações psicológicas e fisiológicas em pacientes com depressão, e o exercício físico como estratégia multidisciplinar para intervenção da doença e a intervenção do profissional de educação física. Nesse sentido o presente trabalho verificou a depressão e os principais fatores relacionados, o conceito de atividade física e suas implicações psicológicas e fisiológicas em pacientes com depressão. Mostrar a dificuldade e as barreiras vivenciadas e vividas pelas pessoas que sofre com depressão e ansiedade, seus sintomas, o que eles passam e a dificuldade em convencê-las a saírem de suas casas ou do seu ambiente de conforto e começarem a praticar atividade física. Além de mostra-la que o uso frequente de exercício físico pode ajudá-la a saírem dessa situação, que afeta tanta gente no mundo de hoje.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-26 Abrir

As cirurgias cardíacas têm se tornado cada vez mais comuns no mundo e ainda que sejam um método de grande valia na cura de diversos problemas relacionados às doenças do coração, são também causa de grande parte dos óbitos nestes procedimentos, especialmente por complicações posteriores. Muitos estudos vêm buscando identificar fatores e métodos que possam diminuir as chances dessas complicações e assim, trazer mais qualidade de vida e uma melhora mais significativa para os pacientes. Neste sentido, um método utilizado é a terapia de expansão pulmonar utilizada tanto no pré como no pós-operatório. O estudo tem colocado essa prática como uma forma de fortalecer o sistema respiratório e reduzir as chances de complicações após o procedimento. Aqui será estudada a prática no pré-operatório, a partir da análise de diversos estudos práticos a respeito do tema. O trabalho tem como

 

metodologia a pesquisa bibliográfica feita em forma de revisão de literatura, em artigos publicados em bases de dados com scielo, lilacs, google scholar, entre outras.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-27 Abrir

A dor lombar pode se apresentar de várias formas, de uma dor súbita ou intensa e prolongada, e afeta grande parte da população. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos da mobilização neural como tratamento conservador em pacientes com dor lombar e avaliar o êxito da técnica. O método utilizado para desenvolver esse estudo foi através de bases de dados Scielo (Scientific eletronic library online), BVS (biblioteca virtual em saúde) Pubmed e livros. Comprovam os estudos, que o uso da técnica mobilização neural tem efeitos positivos na redução da dor.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-28 Abrir

O presente trabalho tem por objetivo, através de pesquisas bibliográficas, evidenciar os principais fatores qualiquantitativos identificados como causadores da lombalgia, descrevendo as suas possíveis implicações sobre profissionais de enfermagem lotados em unidades hospitalares. Ela é caracterizada pela dor nos músculos da região lombar e atinge milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a segunda maior causa de visitas de pacientes aos médicos, a maior causa de absenteísmo em profissionais com menos de 40 anos e também a maior incidência entre profissionais do sexo feminino. Conclusão: foi evidenciado a prevalência da lombalgia na população de forma geral, com importante destaque na equipe de enfermagem, em especial no sexo feminino, por apresentarem,  menor estatura, menor massa muscular e óssea, maior densidade de gordura e articulações mais frágeis em relação ao sexo masculino. Foi ressaltada a importância de pausas efetivas, durante o exercício das atividades profissionais, com o intuito de evitar sobrecarga física, aliado a prática regular de exercícios físicos para o fortalecimento da sua musculatura.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-29 Abrir

O processo de imunização representa uma das mais importantes atividades no âmbito da saúde, em 1973 foi criado no Brasil o Programa Nacional de Imunizações, que oferta os imunobiológicos através da rede pública de saúde. O programa possui um calendário específico, com metas de imunização e com grupos alvo específicos, o que faz com que muitas pessoas fiquem fora da ação imunitária, havendo assim o risco de que doenças já erradicadas e/ou controladas ressurjam. No ano de 2018 foi autorizado por lei que as farmácias ofereçam a aplicação de vacinas com o intuito de que essa inserção traga importantes benefícios à população. O trabalho verifica a real perspectiva da introdução do serviço imunitário através do profissional farmacêutico nas salas de vacina e seus benefícios para a sociedade. Foram utilizados os dados de uma pesquisa de opinião realizada através de questionários destinados a clientes das farmácias, possuindo questões diretas e inerentes ao tema, afim de verificar o conhecimento dessas pessoas sobre as vacinas, salas vacinais, a inserção do profissional farmacêutico no processo de imunização e as dificuldades encontradas na imunização da rede púbica. Ao final do estudo foi possível avaliar que a ampliação de salas vacinais em farmácias pode se configurar como um serviço essencial na ação imunitária da população e na promoção da saúde coletiva

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-30 Abrir

A carboxiterapia se trata da administração de gás carbônico, por meio de injeção hipodérmica, uma técnica invasiva que se iniciou na França nos anos 30. Tal método é amplamente utilizado em procedimentos estéticos com vários fins, como flacidez, fibroedema geloide, lipodistrofia ginoide, gordura localizada, pré e pós-operatório e cicatrizes atróficas. A lipodistrofia ginoide é uma afecção exclusiva do sexo feminino pelas características anatômicas da hipoderme em função de na mulher os lóbulos serem maiores e com septos paralelos, enquanto no homem os septos fibrosos são menores e arranjados em planos oblíquos com pequenos lóbulos de gordura. Ela acomete cerca de 90 a 95% as mulheres em sua totalidade enquanto os homens chegam de 5 a 10% dos restantes. A carboxiterapia atua na lipodistrofia ginoide com a recuperação do tecido lesado, obstruído devido ao acúmulo (retenção) de líquidos, adipócitos hipertrofiados e déficits na eliminação de toxinas. Este artigo teve como objetivo explanar sobre a eficácia da carboxiterapia como proposta de tratamento para a Lipodistrofia ginoide.

2020/02 Ano: 2020 DOI: 10.17648/2674-8584-v2-2020-5 Abrir

A pesquisa verifica o estado do conhecimento sobre os benefícios da atividade física para portadores de Diabetes Mellitus tipo1. O diabetes é uma doença endócrina caracterizada por alto nível de glicose no sangue (hiperglicemia). Essa hiperglicemia é causada pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina de exercer totalmente seu efeito nos tecidos-alvo. A prática de exercícios físicos auxilia na perda de peso e gordura, além de atuar sobre o controle glicêmico e fatores de risco como doenças cardiovasculares e outras comorbidades. A justificativa dessa pesquisa é ampliar o conhecimento das pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1, sobre uma das formas de tratamento dessa patologia, através da prática de exercícios físicos, mostrando o quão benéfico esse meio pode ser para o controle glicêmico e melhora da qualidade de vida. Tendo como objetivo demonstrar e orientar sobre os efeitos e benefícios que a prática de atividade física para pessoas com diabetes, além de fatores de risco, estratégias de controle, e protocolos que o profissional da área da educação física deve realizar para a inclusão da atividade física como parte da experiência e tratamento do diabetes.  Trata-se de uma revisão bibliográfica através de pesquisas secundárias de artigos com informações do ano de 1998 até a atualidade, em uma totalidade de 21 artigos pesquisados. Foi possível compreender a combinação de exercício aeróbico e exercício resistido fornece melhores resultados para pacientes com diabetes tipo 1, desde que possam executá-lo corretamente e ser acompanhados pelo tratamento correto do diabetes.

Corpo Editorial - 2020/02

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Thiago Ribeiro Oliveira thiagoribeirounipac@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Daniel de Azevedo Teixeira danielteixeira@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni