Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - Edição 2021/01

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar os efeitos da Laserterapia como fator preventivo das úlceras por pressão e, ainda, o fator repressivo. Sabido que há uma necessidade da temática ser abordada e imprescindível, sendo urgente e precária, cuja incidência pode ser gerada sobre qualquer individuo que se subordine ao tratamento, seja em UTI’s, CTI’s ou comas induzidos, dos quais se colocam em um prazo maior de imobilidade física, geradora das úlceras por pressão. Dessa forma entendemos que esse trabalho possui extrema importância no ambiente clinico e médico, de forma a trazer um bem estar aos pacientes que necessitam passar pelo tratamento.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

utilização de medicamentos pode ser decisiva no controle e prevenção de problemas relacionados a doenças crônicas, tais como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Estas tendem a se relacionar, dentre outros fatores, ao envelhecimento da população brasileira. Ao que se sabe, a Atenção Farmacêutica é o componente da prática profissional ao qual o farmacêutico interage diretamente com o paciente a fim de atender suas necessidades relacionadas aos medicamentos. Nesse sentido, o artigo em tela, se propõe a analisar a atuação do profissional farmacêutico junto a pacientes idosos com diagnóstico de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus que buscam por orientação farmacêutica nas Farmácias do município de Catuji/MG. Para tanto, o trabalho se propôs a realizar um estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo nas farmácias do referido município. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa in loco, através de questionário estruturado, a fim de colher informações quali-quantitativas referentes ao atendimento ao público de idosos hipertensos e diabéticos, prestados pelos farmacêuticos das farmácias da cidade, perpassando pela atuação do profissional farmacêutico nesse contexto. Quanto a pesquisa bibliográfica, esta se deu a partir de pesquisas em livros, artigo científicos e revistas, bem como material eletrônico de sites como SCIELO e LILACS, buscando primar pela qualidade e confiabilidade do material pesquisado. Frente ao exposto, o artigo científico em tela foi dividido em quatro partes, além da Introdução. De forma geral, o artigo abordou, sobretudo, a realidade do profissional farmacêutico no contexto do município de CatujiMG. Frente a pesquisa, a primeira constatação é de que a prática da atenção farmacêutica não se faz realidade em todas as farmácias do município, e que sua realização demanda mais qualificação, atrelada à necessidade de educação continuada por parte dos profissionais farmacêuticos que ali atuam.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O objetivo do presente estudo foi apresentar os fatores que influenciam a obesidade infantil e discutir a importância da educação física escolar na prevenção dessa patologia, por meio de revisão bibliográfica, qualitativa e documental e fazer uma análise dos trabalho já produzidos acerca do contexto obesidade infantil, e a condição da criança obesa e suas consequências no cotidiano escolar. Serão utilizados bibliográficas que descrevem sobre a obesidade infantil em artigos do ministério da saúde e em livros. O estudo busca apresentar os problemas advindos da obesidade, apontando risco que a população corre e conclui que a prevenção da obesidade é o melhor caminho. O avanço da tecnologia afeta, de modo negativo, as crianças nos dias de hoje, tornando-as menos ativas. O exercício físico, incluso no dia-a-dia, tem garantias na diminuição do risco de obesidade. O local de maior importância nesse processo é a escola, sendo peça importante nas intervenções ligadas à saúde. A responsabilidade não é somente da área da Educação Física, mas requer uma acompanhamento multidisciplinar. Os professores tem seu papel de destaque, estimulando um estilo de vida ativo e relacionando movimentos corporais com sua importância na saúde de cada aluno.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Atualmente, a temática sobre atendimento humanizado, principalmente nos serviços de urgência e emergência tem se tornado um desafio para a enfermagem. A valorização da figura humana como paciente na recuperação de sua saúde e a situação vivenciada pelo mesmo diante das emoções, desejos e frustrações no ambiente emergencial, determina uma atuação mais humanizada do atendimento na busca de uma assistência de enfermagem que garanta a dignidade humana e o respeito à vida. Diante desse pressuposto, este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do enfermeiro para um atendimento humanizado e os desafios encontrados pela enfermagem na prestação da assistência nas unidades de urgência e emergência. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica com base de dados Lilacs, Scielo e artigos que referenciam a humanização e assistência de enfermagem nas unidades de urgência e emergência. Através dos estudos analisados, conclui-se que mesmo diante de todas as dificuldades encontradas, a humanização e a assistência no atendimento, especialmente nos setores de urgência e emergência, possuem grande importância para que todo o trabalho prestado aconteça de forma satisfatória ofertando um serviço de qualidade, confiança, dignidade e respeito ao ser humano

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A Síndrome de Down (SD) é uma disfunção genética autossômica que atinge o cromossomo 21, responsável por alterações físicas, motoras, emocionais, psicológicas, cognitivas e sociais bastante comuns nos portadores da SD. Algumas dessas características devem ser trabalhadas especificamente pelo profissional da Fisioterapia ainda nos primeiros meses de vida do paciente. A Estimulação Precoce nos pacientes com SD pode ser explicada pela neuroplasticidade cerebral e a capacidade de alterar padrões de desenvolvimento motor em tempo hábil de modo a reajustar estruturas lesionadas pela disfunção genética antes que o SN se consolide. Faz-se necessário estudar acerca dos possíveis tratamentos e seus resultados, avaliar e discutir a eficácia desses métodos e sua melhor aplicabilidade no tratamento da SD. De modo geral, os estudos demonstraram que a Estimulação Precoce realizada por fisioterapeutas têm bons resultados no desenvolvimento global da criança com Síndrome de Down. Para isso, foram utilizadas diversas bases de dados virtuais e o acervo da Biblioteca Física da UNIPAC de Teófilo Otoni, a fim de definir quais obras seriam utilizadas no referencial teórico da presente Revisão Bibliográfica.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O objetivo deste estudo foi discutir a relação entre a influência exercida pela mídia na formação de hábitos alimentares das crianças e relacionar seu impacto no crescimento exponencial da obesidade e do perfil de doenças crônicas na população. Foi utilizada revisão bibliográfica de cunho descritivo e abordagem qualitativa na literatura clássica e artigos publicados na área da saúde nos últimos 10 anos, disponíveis em bases científicas de dados. Atualmente 12,9% das crianças se encontram em estado de obesidade no Brasil apresentando risco muito aumentado de serem adultos obesos sujeitos a desenvolveram doenças crônicas. A mídia tem exercido participação ativa na formação de hábitos alimentares na infância, o que gera consequências na vida adulta e impacta diretamente no desenvolvimento de doenças crônicas. A oferta de comidas prontas ou de rápido preparo e longo tempo de validade, muitas vezes apresentando apelos saudáveis são cada vez mais a opção de primeira escolha nas residências.A população infantil é a mais frágil aos apelos da propaganda e as empresas produtoras de alimentos utilizam de recursos estratégicos de marketing específico como, por exemplo, embalagens coloridas, com personagens, brindes surpresa, etc. influenciando assim na escolha e no consumo destes produtos pelas crianças. Além disso, este público tem sido exposto cada vez mais cedo ao consumo deste tipo de alimento, o que representa impacto nutricional importante. Diante desse contexto, o fortalecimento de ações pelos profissionais de saúde cuidadores e formadores diretos dos hábitos alimentares e a atuação governamental através da implementação de ações de saúde pública são a principal chave para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças. A família como formadora do hábito alimentar da criança deve estar capacitada a oferecer educação nutricional adequada. Além disso, maior rigor na veiculação de propagandas de alimentos nos diversos meios de comunicação deve ser fortemente regulamentada.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A diabetes é uma doença que acomete muitas pessoas diariamente, os medicamentos nanotecnologicos visam uma maior comodidade e eficiência terapêutica aos pacientes, em virtude aos decorrentes problemas ora existentes foi observado à necessidade de um fármaco mais seletivo e que obtivesse poucos efeitos colaterais ao paciente. A nanotecnologia dos biofármacos no tratamento de pacientes com diabetes tipo I e tipo II é algo inovador e com amplos benefícios, cientificamente comprovado. O objetivo central do trabalho é compreender os avanços e benefícios da utilização da nanotecnologia na produção dos medicamentos biofármacos para tratamento de pacientes com diabetes, identificando os processos nanotecnologicos e as etapas envolvidas no avanço da produção dos biofármacos. Trata-se de uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos 2015 e 2020. A utilização de medicamentos biotecnológicos além de inovadores tornou-se fundamental para a efetividade de um tratamento bem sucedido principalmente em pacientes com diabetes. A biotecnologia foi capaz de alterar o rumo do tratamento de diabetes, com a inclusão da insulina injetável que ultrapassa o uso de alternativas de uso oral. A nanotecnologia organiza o nível atômico dos medicamentos tornando a sua eficácia mais completa e rápida, sendo capaz de agir diretamente no sítio alvo, minimizando os possíveis riscos e efeitos colaterais pela doença, ampliando assim, a vida do paciente e reduzindo os múltiplos efeitos devido à ingestão de medicamentos que afetam diretamente o organismo do paciente sem qualquer efetividade o tratamento. Os biofármacos ganharam mais espaço no tratamento de doenças com maior complexidade, as pesquisas neste campo estão apenas começando, há uma grande variedade de tratamento que podem ser contemplados com os biológicos. Ao decorrer dos anos a indústria viu uma grande vantagem no investimento da pesquisa e produção, os países mais desenvolvidos têm utilizado a biotecnologia em grande escala. Os investimentos nesse ramo possibilitam a entrada de mais setores para a biotecnologia, além do crescimento financeiro. Esse avanço significativo tende a crescer a cada vez mais com o envolvimento de pesquisadores, indústrias e principalmente do

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O puerpério é o período logo após o nascimento do bebê, que pode causar alterações a níveis fisiológicos e psicológicos nas mulheres. Uma dessas alterações que merece visibilidade é a incontinência urinária. Nesse sentido, a fisioterapia é um recurso que pode ser utilizado a fim de promover melhorias quanto ao fortalecimento dos músculos da região perineal, em especial os exercícios Kegel, que promovem maior sustentação dos órgãos dessa região, mantendo atuante as funções para evitar a perda urinária.O interesse em abordar a realização de exercícios kegel em mulheres puérperas surgiu do questionamento acerca de seus benefícios em prol da incontinência urinária, inclusive no período gestacional.Objetiva-se com esse estudoanalisar e discutir os benefícios da aplicação dos exercícios de kegel no fortalecimento do assoalho pélvico em mulheres no puerpério com incontinência urinária de esforço.A relevância do trabalho é notória uma vez que há altos índices de puérperas com relato de incontinência urinária devido ao enfraquecimento da musculatura pélvica, incitando que a incontinência urinária gera limitação de atividades físicas, desconfortos e situações vexatórias nas mulheres. A partir da compilação bibliográfica conclui-se que a incontinência urinária é um problema de saúde pública que merece
atenção, uma vez que causa um imenso impacto negativo sobre a qualidade de vida das pessoas. Quanto aos tratamentos a serem utilizados para mulheres no puerpério, a indicação mais comum é voltada ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Nos últimos anos, a caramboleira, utilizada, no passado, apenas como planta de arborização e ornamental, tem ganhado muita visibilidade. Essa árvore frutífera de pequeno porte vem sendo empregada no tratamento de algumas patologias, na fabricação de fitoterápicos e os seus princípios ativos têm sido alvos de diversos estudos. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica integrativa dos diversos efeitos tóxicos e terapêuticos da Averrhoa carambola utilizando como fonte artigos publicados entre os anos 2000 a 2019. Entre as propriedades da caramboleira que vêm sendo exploradas destacam-se a diurética, a anti-hipertensiva, a antidiabética, e a estimuladora do apetite. Vários são os princípios ativos descritos, tóxicos ou não, que podem ser utilizados para os mais diversos fins, como também a quantidade da fruta considerada segura para o consumo. O fruto da caramboleira possui uma neurotoxina conhecida por caramboxina, capaz de provocar alterações nas funções renais de pacientes com histórico de doença renal crônica. Até mesmo em pacientes considerados saudáveis, a caramboxina pode sobrecarregar a função renal. Além disso, essa toxina aparenta inibir o sistema GABAérgico. Os sintomas após a ingestão do fruto podem iniciar com soluço, mal-estar, náuseas, vômito, até mesmo o óbito.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A doença de Alzheimer é uma enfermidade causada pela morte de células cerebrais. Ela se manifesta como demência ou perda de funções cognitivas, como: memória, atenção e linguagem. O diagnóstico da doença de Alzheimer requer um exame cerebral post-mortem e a demonstração de numerosas placas senis e emaranhadas neurofibrilares no hipocampo e áreas corticais de associação. Entretanto, não há cura para a doença de Alzheimer, e o tratamento precoce pode ser acompanhado pelo neurologista que conduz o caso e poderá receitar remédios para reduzir os impactos dos sintomas na vida do indivíduo, como o donepezil, rivastigmina, galantamina ou memantina, que ajudam a manter as funções cognitivas mentais. Além de medicamentos para melhorar a qualidade do sono e humor por exemplo, é indicado também que a psicoterapia seja iniciada o quanto antes. Ainda pode ser recomendado a mudança na alimentação, dando preferência a alimentos naturais e que inclua atividades físicas na rotina diária. O objetivo geral do trabalho é analisar através de revisão bibliográfica os tratamentos da doença de Alzheimer. Os objetivos específicos são analisar a patologia junto a suas manifestações clínicas, discutir os fatores de risco e após a realização do diagnóstico e relatar os tratamentos da doença de Alzheimer.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

últimos anos, atingindo adultos, jovens e crianças de classes menos e mais favorecidas no Brasil, cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso, desse total, mais de 10 milhões são considerados obesos. Causada por uma associação de fatores como o desequilíbrio energético, o sedentarismo que pode ser considerado como causa e também consequência da obesidade, problemas genéticos e hábitos e costumes culturais. A atividade física aliada a mudanças de comportamento e hábitos alimentares tenta reverter e prevenir a agravamento do quadro, através da implantação de programas regulares de atividade física, objetivando a diminuição do percentual de gordura corporal, criando hábitos mais saudáveis de vida e conscientizando da necessidade da prática de atividade para uma melhoria
da saúde e prevenção da obesidade na vida adulta. A escola também possui um papel fundamental no tratamento da criança e do adolescente, pois é lá que essa passa a maior parte do seu dia e o momento que se cria a maioria dos hábitos que serão levados por toda a vida. Contribuindo assim para a melhoria do quadro instalado e uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A síndrome de Rett é uma doença neurológica de caráter progressivo, rara e causa uma mutação no gene MECP2 localizado no cromossomo X. Acomete principalmente crianças do sexo feminino, mas também existem casos de crianças do sexo masculino. Os primeiros sinais clínicos aparecem em torno do 6º ao 18º mês de vida e trazem algumas consequências para seus portadores como desaceleração pós-natal do crescimento entre os 5 meses aos 4 anos de idade, perda parcial ou completa da fala, movimentos estereotipados das mãos, comprometimento da cognição, da comunicação, irregularidades respiratórias e convulsões frequentes. O trabalho objetiva demonstrar os efeitos da intervenção fisioterapêutica na Síndrome de Rett, através da fisioterapia aquática, descrevendo sobre o mesmo e mostrando os recursos que tem mais eficácia para o tratamento. Percebeu-se que apesar de nãp ter progressão na patologia houve uma melhora de vida no paciente que através da hidroterapia consegue manter ou aumentar as habilidades motoras, reduzir ou prevenir deformidades, desenvolver ou manter as habilidades de transição e ter uma melhor qualidade de vida. Diante disso, o trabalho do fisioterapeuta é essencial, assim, hodiernamente é necessário desenvolver novos estudos sobre o tema, tendo em vista que o material é escasso. Para o presente estudo, foi utilizada uma revisão literária sobre o tema, com autores renomados, desde
sites a livros físicos disponíveis na presente Universidade.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Objetivo: ressaltar e enfatizar a importância da farmácia clinica no cuidado a saúde do idoso. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi norteada pelas bases de dados eletrônicos: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Teve a durabilidade de seis meses e de forma cautelosa, 21 trabalhos publicados entre os anos de 2000 a 2020 foram selecionados e analisados para posteriormente compor a presente revisão bibliográfica. Resultados: O amplo uso de medicamentos sem orientação médica, quase sempre acompanhado do desconhecimento dos malefícios que pode causar, é apontado como uma das causas de estes constituírem o principal agente tóxico responsável pelas intoxicações humanas registradas no país. A procura por tratamentos apropriados é crescente e a automedicação principalmente na população idosa se torna mais complexa por conta da idade avançada e devido as dificuldades e limitações que estes começam a
apresentar. Considerações finais: Em conformidade aos artigos estudados foi possível constatar que a farmácia clínica demonstra impacto positivo em relação ao número de intervenções realizadas em tratamentos, na promoção do uso racional de medicamentos e no aumento da segurança do paciente, reforçando então, a importância do serviço de farmácia clínica no acompanhamento farmacológico e a orientação pelo farmacêutico aos indivíduos com problemas relacionados aos medicamentos, tornando-o essencial para otimizar e completar os cuidados em saúde.
 

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O puerpério é o período logo após o nascimento do bebê, que pode causar alterações a níveis fisiológicos e psicológicos nas mulheres. Uma dessas alterações que merece visibilidade é a incontinência urinária. Nesse sentido, a fisioterapia é um recurso que pode ser utilizado a fim de promover melhorias quanto ao fortalecimento dos músculos da região perineal, em especial os exercícios Kegel, que promovem maior sustentação dos órgãos dessa região, mantendo atuante as funções para evitar a perda urinária.O interesse em abordar a realização de exercícios kegel em mulheres puérperas surgiu do questionamento acerca de seus benefícios em prol da incontinência urinária, inclusive no período gestacional.Objetiva-se com esse estudoanalisar e discutir os benefícios da aplicação dos exercícios de kegel no fortalecimento do assoalho pélvico em mulheres no puerpério com incontinência urinária de esforço.A relevância do trabalho é notória uma vez que há altos índices de puérperas com relato de incontinência urinária devido ao enfraquecimento da musculatura pélvica, incitando que a incontinência urinária gera limitação de atividades físicas, desconfortos e situações vexatórias nas mulheres. A partir da compilação bibliográfica conclui-se que a incontinência urinária é um problema de saúde pública que merece
atenção, uma vez que causa um imenso impacto negativo sobre a qualidade de vida das pessoas. Quanto aos tratamentos a serem utilizados para mulheres no puerpério, a indicação mais comum é voltada ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O fortalecimento muscular é amplamente recomendado para a melhoria das debilidades físicas. É descrito pela literatura a utilização de uma carga mínima de 60% de 1-RM para obtenção força e 70% a 85% de 1-RM para obtenção de hipertrofia, entretanto no cenário clínico, o treinamento resistido de alta intensidade é desafiador ou até contraindicado. Neste sentido o fortalecimento muscular associado a oclusão vascular parcial, se apresenta como uma estratégia bastante interessante, capaz de promover alterações de força, utilizando cargas menores (30%1-RM). Objetivo: Averiguar os efeitos do fortalecimento muscular associado à oclusão vascular no ganho força e hipertrofia muscular. Método: Trata-se de uma revisão literária nas bases de dados eletrônicos: PEDro, Pubmed e Cochrane Library. A estratégia de busca envolveu artigos em língua portuguesa e inglesa. Utilizamos como critério de inclusão, estudos publicados entre 2009 à 2019 que relatassem o fortalecimento muscular associado à oclusão vascular parcial, utilizando cargas menores (30%1-RM), em comparação ao fortalecimento resistido tradicional, cargas de 70%1-RM. A escala de qualidade metodológica PEDro foi utilizada como critério de exclusão, ensaios clínicos com pontuação PEDro < que 6, foram excluídos. Resultados: Foi obtido um total de 181 artigos. No entanto, apenas 21 estudos clínicos atenderam os requisitos. Além dos ensaios clínicos, 12 revisões sistemáticas que analisaram o efeito, aplicação e mecanismos propostos para explicar as adaptações provenientes do TROVP foram incluídas nesta revisão. Conclusão: O treinamento
muscular de baixa intensidade associado a oclusão vascular parcial é uma estratégia eficaz para proporcionar aumentos de força e hipertrofia muscular similares ao treinamento resistido tradicional. Além disso, é uma estratégia viável para a reabilitação musculoesquelética, visto que ele pode ser aplicado em vários cenários clínicos, onde o treinamento resistido tradicional é uma limitação.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

febre amarela é uma doença de notificação compulsória internacional (deve ser comunicada imediatamente pela via mais rápida às autoridades sanitárias) e que impõe a investigação epidemiológica de todos os casos. Todo caso suspeito de febre amarela tem que ser investigado para definir o local provável de infecção a partir da história epidemiológica. As condutas a serem adotadas diferem se for área em que não se registram casos de febre amarela (indene) ou se for área onde existe a circulação do vírus amarílico.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Esse artigo objetiva apontar os principais efeitos causados ao corpo com o consumo do metilfenidato para fins de aprimoramento cognitivo por pessoas que não possuem
diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma revisão de literatura que teve o intuito de indagar as seguintes questões: “Porque as pessoas fazem uso do metilfenidato sem orientação médica?” “Quais os riscos do uso indevido deste medicamento?”. O critério cronológico utilizado para as buscas foram estudos do período de 2004 a 2020. A elaboração do trabalho foi executada através de uma pesquisa detalhada sobre o tema proposto em bases de dados eletrônicos, com a finalidade de obtenção de artigos científicos da língua portuguesa que abordam de forma direta ou indireta a temática sugerida. O metilfenidato, principal substância utilizada no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é atualmente o psicoestimulante mais consumido no mundo. Seu mecanismo de ação se dá pelo bloqueio da recaptação da dopamina, que atua como estimulante do sistema nervoso central. O uso inadequado do metilfenidato pode causar dependência química e as reações adversas são: insônia, cefaleia, náusea, vômito, tontura, taquicardia e arritmias. As reações mais graves incluem: angina, convulsões e hemorragias cerebrais. Considerando esses fatores fica claro que seu uso deve ser restrito ao tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, com acompanhamento médico e também do farmacêutico, pois ele é o profissional qualificado para realizar o ato da dispensação, bem como exercer a atenção farmacêutica.
 

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O laser de baixa potência vem sendo utilizado para alcançar efeitos analgésicos, de modulação da inflamação, cicatriciais e também vasodilatadores locais, não produzindo riscos de produção de calor e dano ao tecido irradiado. As úlceras por pressão são lesões de solução de continuidade da pele que dependendo do grau podem atingir músculos e expor ossos, são definidas como áreas necrosadas por excesso de pressão sobre determinado local da pele, principalmente em locais próximos a proeminências ósseas. Esse trabalho tem como objetivo discorrer sobre o uso da Laserterapia de baixa potência na cicatrização de úlceras por pressão, avaliando desta forma sua efetividade e os parâmetros ideias a serem usados. O estudo foi baseado em materiais adquiridos em banco de dados online: Scielo, PedrO, Redalyc, utilizando literaturas de artigos, teses e estudos de outros autores com ideologias distintas. Baseados nos estudos literários utilizados, o laser de baixa potência mostrou-se eficaz na cicatrização das úlceras por pressão, apresentando melhora na regeneração tissular, no aumento da produção de colágeno e melhorando significativamente o processo de cicatrização das úlceras.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A dor lombar pode se apresentar de várias formas, de uma dor súbita ou intensa e prolongada, e afeta grande parte da população. O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos da mobilização neural como tratamento conservador em pacientes com dor lombar e avaliar o êxito da técnica. O método utilizado para desenvolver esse estudo foi através de bases de dados Scielo (Scientific eletronic library online), BVS (biblioteca virtual em saúde) Pubmed e livros. Comprovam os estudos, que o uso da técnica mobilização neural tem efeitos positivos na redução da dor.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A vacinação é um meio eficaz para prevenção de doenças e agravos e, por décadas, considerada uma das principais estratégias da saúde pública, sendo uma maneira de reduzir e/ou erradicar doenças, como a varíola. Ao analisar o tema movimento antivacina que vem crescendo mundialmente, beneficiado pelas falsas informações, diariamente ganham colaboradores que aderem a suas práticas por influência e motivos próprios, algumas vezes significativos. O método utilizado na pesquisa foi com base em análise de artigos relacionados com o tema, de forma a compreender os motivos para resistência da vacinação e correlacioná-los. Após a apresentação das suas respectivas ações positivas e cientificamente comprovadas, o objetivo principal do estudo é discutir ações em saúde de forma que os profissionais da área e principalmente o enfermeiro
articulem ações voltadas para o público alvo e assim diminuam o risco da volta de doenças erradicadas, novos surtos e também a aderência de novos participantes ao movimento. Através dos dados analisados, foram visíveis às interferências desse tipo de movimento e seus impactos negativos na saúde da população, fazendo crescer a preocupação das autoridades públicas com esse movimento que ganha força no Brasil. O ressurgimento de doenças que antes eram controladas vem preocupando profissionais de saúde de todo o mundo. Sendo necessária a criação de estratégias que diminuam a influência desse movimento e reforce a importância da imunização.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Paralisia Cerebral é uma lesão que atinge o cérebro quando este é imaturo, e interfere no desenvolvimento motor normal da criança. É o resultado de uma lesão do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância. A toxina botulínica tipo A (TBA) é um medicamento introduzível, sua essência é produzida através de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, e seu manejo é diretamente no músculo comprometido, possibilitando a limitação do tônus muscular excessivo, decorrendo no relaxamento muscular. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão bibliográfica por meio da seleção e análise criteriosa de artigos científicos que relatam os efeitos da aplicação da TBA associada à fisioterapia em crianças com paralisia cerebral espástica. Conforme o estudo a aplicação da TBA, associado á fisioterapia em crianças com paralisia cerebral espástica em soma haverá maiores ganhos em amplitude de movimento, habilidades funcionais de autocuidado e padrão de marcha por ocorrência da diminuição de espasticidade.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O objetivo desse artigo é analisar o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no município de Teófilo Otoni e cidades vizinhas, fazendo um levantamento das plantas mais utilizadas na região, o perfil dos consumidores, como as pessoas as tem acesso as informações e qual a indicação de uso delas. Assim estabelecendo qual a importância do profissional farmacêutico em relação a indicação orientação e uso destes fitoterápicos. Trata-se de uma pesquisa realizada através da aplicação de questionários do tipo semiestruturado, por amostra com um total de 761 pessoas. Os dados indicaram que o conhecimento sobre plantas medicinais é repassado por gerações, sendo as pessoas de 49 a 58 anos e do sexo feminino as principais utilizadoras desses recursos alternativos a medicina tradicional. Apontou ainda, que geralmente as pessoas não buscam informações com profissionais da saúde. Foram consolidadas informações relativas ao uso de plantas medicinais, obtendo como principais resultados o uso de plantas analgésicas e anti-inflamatórias.
 

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O termo off label é utilizado quando o uso do medicamento é diferente do aprovado em bula e/ou ao uso de produto não registrado no órgão regulatório de vigilância sanitária no país. No Brasil, este órgão regulatório é a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. O cloridrato de metformina é um medicamento da classe dos hipoglicemiantes indicado para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2. Mas a literatura traz relatos de anorexia como efeito adverso da metformina, ou seja, sendo provavelmente a responsável pela perda de peso notada com o fármaco. O cloridrato de fluoxetina é um medicamento da classe dos antidepressivos indicado para o tratamento da depressão. Ele tem sido prescrito para perda de peso, embora seu mecanismo de ação na obesidade seja desconhecido. O objetivo do estudo é descrever o uso off label da metformina e da fluoxetina e os possíveis riscos à saúde. Para tanto, foi realizada
2 pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e abordagem qualitativa, revisando publicações científicas no decorrer dos últimos 10 anos, com exceção de materiais que apresentam dados de extrema relevância para a pesquisa. Os resultados revelam que tanto a metformina quanto a fluoxetina possuem como efeito adverso a perda de peso. A diferença é que ambas produzem efeito para emagrecer a curto prazo, contudo, a fluoxetina não possui o mesmo efeito a longo prazo. A prática de exercícios físicos juntamente com uma alimentação equilibrada sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, é a alternativa mais indicada para uma perda de peso saudável e sem riscos à saúde.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A terapia do espelho tem demonstrado benefícios na redução da dor fantasma e da sensação fantasma em pacientes amputados por meio do treinamento com feedback visual do membro fantasma. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos e a eficácia da terapia do espelho em pacientes com dor e sensação fantasma devido à amputação de membro inferior. Foi realizado uma revisão de literatura nas bases de dados online PubMed, LILACS, SciELO, e Google Acadêmico com os descritores: amputação, membro inferior, dor fantasma, sensação
fantasma e terapia do espelho. Com base na literatura, foi possível observar resultados satisfatórios na redução da dor após a terapia do espelho. Entretanto, devido às evidências científicas limitadas e a falta de protocolo padrão limita a recomendação da terapia do espelho como primeira opção de tratamento para dor fantasma e sensação fantasma do membro inferior.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

As infecções hospitalares são aquelas adquiridas após a admissão do paciente em âmbito hospitalar, manifestando-se durante a internação ou atapós a alta, prologando a permanência do paciente na instituição de saúde, problema no qual, consequentemente agrava a saúde do paciente e gera transtornos na demanda hospitalar. Mediante a esse problema, as ações desenvolvidas com o objetivo de controlar e prevenir as infecções são de extrema necessidade no enfrentamento à essa problemática. Bem como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar é de grande relevância para a implantação e supervisão dessas ações, a atuação do enfermeiro é imprescindível para que essas ações sejam implementadas e efetivadas, visto que a equipe de enfermagem possui contato direto e contínuo com as equipes multidisciplinares, e com o paciente. Conhecer o perfil epidemiológico das infecções hospitalares é proveitoso para intervir com medidas preventivas e eficazes, permitindo a equipe de saúde conhecer e trabalhar as dificuldades e os problemas frente a situação, assim prevenindo a disseminação das infecções hospitalares. O enfermeiro como membro executor da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, possui atribuições que ao serem executadas
2 com qualidade, contribui significantemente no controle e prevenção das infecções hospitalares, tendo dentre as competência, realizar o levantamento e vigilância epidemiológica, realizar a educação continuada, estabelecer regras e rotinas na execução das práticas assistenciais e mantê-las atualizadas.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A pesquisa teve como objetivo avaliar a prevalência de infecção do trato urinário e o perfil de resistência bacteriana em mulheres com idade entre 20 e 80 anos; avaliou-se ainda seu perfil de sensibilidade, frente aos antimicrobianos, relacionando-os com a faixa etária das pacientes que procuraram atendimento em um laboratório privado não hospitalar voltado ao atendimento comunitário na cidade de Teófilo Otoni/MG. Foi realizado um estudo transversal, analítico e retrospectivo com avaliação de resultados de uroculturas com levantamento epidemiológico dos dados, sendo analisados todos os laudos de Infecção do Trato Urinário (ITU) das pacientes que buscaram atendimento no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016. Foram avaliados resultados de urocultura de 100 mulheres, sendo que 50 de janeiro a dezembro de 2015 e 50 de janeiro a dezembro de 2016, totalizando, 100 análises. Verificou-se que a maior ocorrência de ITU se deu em mulheres, pertencentes à faixa etária de 20 a 40 anos ao longo do período analisado. Observou-se ainda a alta incidência da bactéria Escherichia coli. Quanto à resistência aos antimicrobianos, entre 2015  e 2016 os resultados dos antibiogramas apontaram maior resistência à Ampicilina, Sulfametazol + Trimetoprim,  Ácido Nalidíxico e Tetraciclina. Foram encontradas também variações significativas no padrão de resistência de E. coli  e Klebsiella sp no mesmo período. A prevalência de resistência aos diferentes antimicrobianos não permaneceu na mesma faixa percentual, merecendo destaque que a alta taxa de resistência para alguns antimicrobianos caiu em relação a 2015, fato positivo em relação a outros estudos. Para o caso dos menos resistentes, devem ser acompanhadas outras alterações que sejam relevantes, assim como o constante desenvolvimento de seleção de cepas resistentes devido ao uso indiscriminado de antibióticos no caso das cefalosporinas de primeira geração e nitrofurantoína.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

O uso indiscriminado de antimicrobianos leva a situações cada vez mais preocupantes. Observa-se que o seu uso irracional tem proporcionado o aumento da resistência bacteriana gerando um problema de saúde pública. Os antibióticos fazem parte dos grupos de medicamentos utilizados com maior frequência de maneira inadequada, além de serem os medicamentos mais utilizados na prática clínica.
Há necessidade de uma avaliação periódica do padrão de sensibilidade dos agentes etiológicos prevalentes e de seu perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos. O monitoramento da resistência e o estudo do perfil de sensibilidade das bactérias patogênicas em uma determinada região podem evitar o erro terapêutico, o desfecho desfavorável da doença e o desenvolvimento de multirresistência bacteriana, pelo uso indiscriminado de antibióticos.
Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar sobre as causas da resistência bacteriana e o uso de antimicrobianos.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A tuberculose é uma doença cujos primeiros indícios surgiram ainda nas civilizações antigas e, ao longo dos séculos de evolução, deixou milhares de mortos ao redor do globo. Atualmente, a doença é responsável por cerca de dois milhões de mortes todos os anos e é endêmica de países em desenvolvimento. Estudos apontam que qualquer indivíduo é suscetível à infecção com o agente patogênico da tuberculose, entretanto, somente uma parcela de 5 a 10% dos infectados desenvolvem a doença para a fase ativa que, em sua maioria, incide sobre os pulmões. Neste sentido, é fundamental que se busque compreender efetivamente os mecanismos imunológicos, a fim de propor alternativas mais eficientes e eficazes no combate à doença. Assim, o trabalho teve como objetivo realizar revisão acerca dos aspectos de resposta imune ao Mycobacterium tuberculosis, agente causador da tuberculose, de maneira a identificar suas principais características, as formas de defesa das células hospedeiras e propostas de diagnóstico e tratamento da patologia

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A sociedade está a cada dia procurando formas de melhorar o aspecto físico, o padrão midiático influencia a cada dia mais no modo em que cada indivíduo se vê. Muitas propostas são identificadas com o objetivo de transformar a insatisfação com o corpo, em algo melhor, o corpo idealizado. Uma proposta alternativa para solucionar a insatisfação com a aparência são os Esteroides Anabolizantes, que vêm possibilitando a entrada do indivíduo em novos grupos sociais, uma autoestima mais elevada, um estereótipo padrão e bem visto socialmente. Mas na maioria dos casos os usuários não sabem dos reais efeitos colaterais do uso abusivo e desenfreado dessas substâncias. Assim a pesquisa possui o objetivo de alertar sobre o risco do uso indiscriminado dos esteroides anabolizantes, pontuando suas finalidades terapêuticas, descrevendo os malefícios do uso irresponsável com a finalidade de
conscientizar os jovens e adolescentes afim de contribuir para que o consumo irregular e sem acompanhamento médico diminua. O uso irresponsável e inconsequente pode acarretar diversas complicações em pessoas saudáveis, como por exemplo, câncer de próstata, ginecomastia, disfunções e câncer hepáticos. Falar sobre essa problemática é muito importante para alertar e conscientizar os jovens, esse é o caminho fundamental para erradicar a automedicação, o uso negligenciado. É uma questão de saúde pública, palestras e campanhas precisam ser desenvolvidas para promover uma reflexão que combaterá o mal uso dessa classe de medicamentos.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A modalidade de atletismo tem bastante índice de lesões devido a qualidade de movimento dos atletas, e por terem contato direto um com os outros exercendo movimentos específicos e bruscos que dependem do desenvolvimento corporal e mecânico. A qualidade do movimento do futebolista é muito importante para o seu rendimento dentro e fora do campo, pois devido aos movimentos irregulares do atleta vem a comprometer com desempenho do mesmo dentro e fora de campo, vindo a sobrecarregar o ligamento cruzado anterior (LCA). Vários fatores contribuem para o desenvolvimento das lesões no LCA. Objetivo desse estudo é possibilitar a investigação sobre o valgo dinâmico, a pronação excessiva, a queda pélvica e os fatores psicossociais associados ao desenvolvimento dessa lesão. Foi realizado uma busca literária, foram coletados artigos no PubMed, PEDro, Google Acadêmico, Scielo. Por fim conclui-se que o padrão de movimento é um fator de grande risco para a lesão do LCA, decorrente a sobrecarga na articulação do joelho, vindo favorecer o desenvolvimento dessa lesão, porém há uma necessidade de mais estudos para quantificar cada vez mais esse domínio do movimento.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A doença do Coronavírus iniciada no final de 2019 (COVID-19), na cidade de Wuhan (China), é a mais recente ameaça à saúde global. Presente em mais de 185 países, a COVID19 foi declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. A enfermidade é causada pelo Coronavírus 2 relacionado à síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) e é altamente contagiosa. O Ministerio da Saúde ressalta sobre o conhecimento e transmissão da covid-19 está sendo atualizado continuamente, mas alerta que a transmissão pode ocorrer pelo contato direto com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada ou de pessoas sintomáticas para outras. Diante da emergência de saúde publica causada pelo coronavirus (SARS-CoV-2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) Declaração de Emergência de Saúde Publica de Importância Nacional (ESPIN) e o Ministério da Saúde (MS), tem estabelecido de maneira sistemática medidas para o enfrentamento e contigênciamento da Covid-19. Destacam entre as medidas: as medidas não farmacológicas (MF), distanciamento social, higienização das mãos, uso de mascaras, isolamento de casos suspeitos e confirmados, quarentena dos contatos de Covi-19. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a quantidade de notificações de casos de covi-19 entre Abril de 2020 a Abril 2021 na cidade de Itaipé-MG, bem como confirmar a hipótese do aumento de notificações após eventos de aglomeração, feriados e eventos. Desta forma, pretende-se mostrar se houve diminuição das notificações após decretos municipais voltados para o isolamento social. Festas foram canceladas, eventos esportivos adiados, aulas presenciais suspensas. Não somente o uso continuo de mascara se tornará condição indispensável para a aceitabilidade pessoal e social, mas também, é necessário medidas não farmacológicas como lavagem das mãos, utilização de álcool gel, distanciamento social e quarentena para pessoas com diagnostico positivo para COVID-19. O isolamento social é incomodo, exige paciência, os apertos de mão se tornaram inimigos da higiene social.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A doença do Coronavírus iniciada no final de 2019 (COVID-19), na cidade de Wuhan (China), é a mais recente ameaça à saúde global. Presente em mais de 185 países, a COVID19 foi declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. A enfermidade é causada pelo Coronavírus 2 relacionado à síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) e é altamente contagiosa. O Ministerio da Saúde ressalta sobre o conhecimento e transmissão da covid-19 está sendo atualizado continuamente, mas alerta que a transmissão pode ocorrer pelo contato direto com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada ou de pessoas sintomáticas para outras. Diante da emergência de saúde publica causada pelo coronavirus (SARS-CoV-2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) Declaração de Emergência de Saúde Publica de Importância Nacional (ESPIN) e o Ministério da Saúde (MS), tem estabelecido de maneira sistemática medidas para o enfrentamento e contigênciamento da Covid-19. Destacam entre as medidas: as medidas não farmacológicas (MF), distanciamento social, higienização das mãos, uso de mascaras, isolamento de casos suspeitos e confirmados, quarentena dos contatos de Covi-19. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a quantidade de notificações de casos de covi-19 entre Abril de 2020 a Abril 2021 na cidade de Itaipé-MG, bem como confirmar a hipótese do aumento de notificações após eventos de aglomeração, feriados e eventos. Desta forma, pretende-se mostrar se houve diminuição das notificações após decretos municipais voltados para o isolamento social. Festas foram canceladas, eventos esportivos adiados, aulas presenciais suspensas. Não somente o uso continuo de mascara se tornará condição indispensável para a aceitabilidade pessoal e social, mas também, é necessário medidas não farmacológicas como lavagem das mãos, utilização de álcool gel, distanciamento social e quarentena para pessoas com diagnostico positivo para COVID-19. O isolamento social é incomodo, exige paciência, os apertos de mão se tornaram inimigos da higiene social.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

A preocupação com o envelhecimento está a cada dia mais evidente no Brasil e no mundo. Este artigo tem como objetivo apresentar o Ácido Ascórbico mais conhecido como Vitamina C demonstrando os benefícios da sua utilização para auxiliar no combate ao envelhecimento precoce, devido as suas ações no organismo humano.  A vitamina C é um agente antioxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento (foto envelhecimento), bem como clareador, evitando e clareando manchas na pele. Quando utilizada topicamente, apresenta benefícios à saúde da pele, sendo componente comumente encontrado em produtos para skincare. Ela possui atividade anti-radicais livres, clareadora da pele, despigmentante, previne contra os danos causados pela radiação UV e estimula a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos. A utilização da nanotecnologia surge como estratégia para potencializar a permeação de princípios ativos contidos nos cosméticos o que vem permitindo que ao longo dos anos a indústria cosmética invista cada vez mais no desenvolvimento de produtos que contenham esse diferencial. As nanoesferas diferem das nanocápsulas por serem formadas por uma matriz polimérica, onde a substância pode ficar retida ou adsorvida, e não possuem óleo em sua composição. Ao concluir a pesquisa verificou-se que a nanotecnologia associada à vitamina C vem contribuindo para que não ocorra a sua oxidação facilmente.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma doença metabólica que é caracterizada por hiperglicemia e inatividade do hormônio insulina, é uma doença intimamente ligada a obesidade. Quando a mulher está na menopausa, ocorre uma falência ovariana que diminui drasticamente a produção de hormônios sexuais, inclusive do Estradiol, que é capaz de regular a ação da insulina no organismo, com isso mulheres na pós-menopausa tem maior propensão a adquirir Diabetes Mellitus Tipo 2, além de ter maior risco para obesidade, fator desencadeante também para a Diabetes. A fim de confirmar a pesquisa realizada, foi feito uma entrevista com mulheres acima dos 50 anos de idade, residentes no interior de Minas Gerais, tendo em vista sua rotina alimentar e de exercícios, comorbidades, entre outros. Os resultados foram analisados e comparados, de forma geral mostraram que aproximadamente 30%das mulheres na menopausa apresentam diabetes, e destas a média aproximada de 41% possui hábitos saudáveis de vida, excluindo a influencia externa como causa.

Edição 2021/01 Ano: 2021 DOI: Abrir

 

Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma doença metabólica que é caracterizada por hiperglicemia e inatividade do hormônio insulina, é uma doença intimamente ligada a obesidade. Quando a mulher está na menopausa, ocorre uma falência ovariana que diminui drasticamente a produção de hormônios sexuais, inclusive do Estradiol, que é capaz de regular a ação da insulina no organismo, com isso mulheres na pós-menopausa tem maior propensão a adquirir Diabetes Mellitus Tipo 2, além de ter maior risco para obesidade, fator desencadeante também para a Diabetes. A fim de confirmar a pesquisa realizada, foi feito uma entrevista com mulheres acima dos 50 anos de idade, residentes no interior de Minas Gerais, tendo em vista sua rotina alimentar e de exercícios, comorbidades, entre outros. Os resultados foram analisados e comparados, de forma geral mostraram que aproximadamente 30%das mulheres na menopausa apresentam diabetes, e destas a média aproximada de 41% possui hábitos saudáveis de vida, excluindo a influencia externa como causa.

 

Corpo Editorial - Edição 2021/01

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Daniel de Azevedo Teixeira danielteixeira@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Rodrigo de Carvalho Hott rrodhott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni