Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - 2021/02

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A Unidade de Terapia Intensiva, também conhecida como UTI, consiste em um ambiente equipado com avançados aparelhos de tecnologia, reservada a pacientes críticos que precisam de cuidados complexos, assim como monitoramento ininterrupto. Todavia, destaca-se que a pneumonia associada à ventilação mecânica, representada pelas siglas PAV ou PAVM, figura como um dos quadros mais comuns no referido ambiente. Diante disso, o presente artigo científico tem por finalidade discorrer sobre a assistência de enfermagem na prevenção de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. A escolha da temática em questão reside no fato de que a PAV consiste em uma das circunstâncias mais tormentosas que ocorrem nas UTIs, sendo um dos quadros de infecções mais corriqueiros, sendo indispensável verificar as possíveis medidas que os enfermeiros podem tomar para evitar episódios envolvendo a mencionada condição. Para resolver a problemática apresentada definiu-se como metodologia a produção de uma pesquisa de cunho qualitativo, enquanto para a reunião e análise de informações foi utilizada a revisão bibliográfica, tendo como principais autores Gabriele de Andrade Leal, Pamela Pereira e Fernanda Alves Ferreira Gonçalves. Portanto, entende-se que a assistência de enfermagem é extremamente importante para prevenir a PAV, uma vez que tais profissionais desempenho ações imprescindíveis para esta missão, figurando como principais: a higienização das mãos, o posicionamento do paciente, a higiene oral, a atenção com o circuito do ventilador mecânico e a aspiração endotraqueal.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O respectivo trabalho encontra-se disposto em abordar uma significativa revisão de literatura acerca das atividades da Equoterapia na Paralisia Cerebral, pontuando que as técnicas equoterápicas melhoram a mobilização pélvica, coluna lombar e articulações do quadril; esmeram o equilíbrio e da postura; desenvolve coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão; estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora, dentre tantos outros benefícios. Analisar a intervenção da Equoterapia na melhora em pacientes portadores de paralisia cerebral. Pesquisa bibliográfica e qualitativa, com intuito de buscar informações fundamentadas em livros, artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos de tese e monografias, no que tange a finalidade de se desenvolver uma revisão da literatura sobre o tema em questão, no sentido de fazer uma avaliação crítica dos estudos e fundamentação científica do trabalho. A Equoterapia como recurso terapêutico relacionado à reabilitação, diferenciando-se do tratamento clínico convencional por ser realizada ao ar livre, gerando um vínculo afetivo entre a equipe terapêutica, os praticantes e o cavalo, sendo considerado um tratamento totalmente diferenciado. As atividades terapêuticas do profissional da fisioterapia poderão contribuir de forma muito benéfica para a o melhor desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e emocionais da pessoa com Paralisia cerebral, contribuindo para sua qualidade de vida.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O presente artigo apresentará o que é uma doula, qual sua importância e quais atribuições inerentes a ela podem auxiliar e beneficiar uma mulher durante o ciclo gestacional e puerperal. Sabe-se que a doulagem ainda já enfrentou certa resistência por parte de alguns corpos médicos. E que apesar de haver disposição legal sobre o tema não são odos os estados que a possuem. É imprescindível a distinção entre doula e acompanhante, afinal para alguns há uma certa confusão entre ambos e tal diferença será apresentada no decorrer do desenvolvimento do trabalho.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A dor lombar também conhecida como lombalgia, é uma disfunção músculo esquelética que pode acabar gerando incapacidade funcional.  O método Pilates propõe uma modalidade terapêutica segura e eficaz para obter o alívio das lombalgias e outros desconfortos biomecânicos. O objetivo foi analisar sobre a efeitos do método pilates no tratamento fisioterapêutico composto de exercícios funcional para idosos portadores de lombalgia crônica. Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e nível descritivo, de informações coletadas no SCIELO, LILACS, PEDro. Os estudos analisados mostraram que na maioria das vezes o método Pilates é de grande importância para o tratamento e melhora da dor lombar, e também na prevenção dessa dor através de fortalecimento, alongamento entre outros

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O câncer de mama, é um tumor que acomete as células da glândula mamária acomentendo mulheres, com idade de 40 e 69 anos. O objetivo desse estudo é compreender e mostrar a importância da fisioterapia oncológica nos cuidados paliativos em pacientes com câncer de mama. Trata-se de uma revisão literária que se deu através de uma busca bibliográfica através das bases de dados eletrônica (SciELO, Pubmed, medline, LiLacas, PEDRo) em periódicos publicados desde 2000 à 2021, como critério de inclusão estudos que abordassem o tema proposto, nas linguas portuguesa, inglesa e espanhola, com os descritivos “cuidados paliativos”, “fisioterapia oncológica”, “câncer de mama”. Após o processo de triagem 10 estudos atenderam os critérios de inclusão. Conclui- se a fisioterapia nos cuidados paliativos se dispõe de recursos e métodos de importância para pacientes em cuidados paliativos, sendo que os mesmos trazem resultados satisfatórios, que minimizam os sinais e sintomas físicos e psíquicos e na prevenção de complicações de pacietes com câncer de mama.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O presente trabalho tem por principal objetivo explorar a importância da Fisioterapia dermatofuncional como ferramenta importante para o sucesso da cirurgia plástica, uma vez que a cirurgia é um método utilizado pela medicina em grande escala, o tema tem forte apelo, uma que lida diretamente com a autoestima e beleza das pessoas. O acompanhamento com um profissional é essencial, o fisioterapeuta realiza os procedimentos pós-operatórios na área estética e/ou reparadoras é necessário que após a formação faça especializações especificas. Como se sabe a abdominoplastia é uma das intervenções cirúrgicas mais realizadas no Brasil, a qual consiste na remoção de tecido subcutâneo excedente da região do abdome, por meio de uma incisão supra púbica através de uma cânula com transposição do umbigo e com plicatura dos músculos reto-abdominais. A realização de drenagem linfática é o recurso mais indicado para tratar as consequências das alterações vasculares, ou seja, para alivio do edema.Com objetivo de aprofundar sobre o tema o presente foi feito com análise de diversos estudos que demostram que quanto mais precoce os inícios dos protocolos de fisioterapia forem aplicados no pós-operatório de abdominoplastia a reabilitação  e otimização  dos resultados dos procedimentos cirúrgicos são mais rápidos, o que permite um de retorno às atividades diárias.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A gravidez é um fenômeno diferenciado na vida de um casal, em que ambos passam por transformações tanto físicas, quanto psicológicas. A mulher tem seu corpo modificado pelos efeitos hormonais. Portanto, o pré-natal é um conjunto de procedimentos clínicos e educativos, como o objetivo de promover a saúde, e identificar precocemente os problemas que pudessem resultar em riscos para a saúde da gestante. Esse trabalho se justifica pela necessidade de conhecer a importância da família no pré natal. Este trabalho se trata de uma revisão da literatura utilizando as bases de dados das plataformas, Google Acadêmico, além de livros. Foram selecionados artigos a partir de 2009 a 2020 com temas relacionados a participação da família no pré natal. A gestação é uma fase que gera diversas transformações na vida da mulher, seu companheiro e familiares, pois passa a vivenciar diversos sentimentos e períodos de ansiedade, mesmo quando já se tem planejado a gestação, ainda é preciso de um período para se adaptar a essa nova realidade que está a caminho, seu filho. Uma família com apoio efetivo pode permitir que a mulher se adapte às mudanças ocasionadas pela gravidez e parto e se sinta mais confiante e confortável. Portanto, ela precisa de menos intervenção médica, preencher os requisitos para um pré-natal eficaz e tem um processo mais tranquilo e saudável.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O aleitamento materno constitui o principal elo de promoção, proteção, afeto e nutrição, sendo fundamental para a criança. Ademais, percebe -se as diversas vantagens que o aleitamento proporciona, porém, neste cenário existe uma preocupação constante que é o desmame precoce. Pois o desmame precoce pode estar associado há vários fatores como trabalho materno, tabagismo, baixa renda familiar, falta de experiência ao amamentar, alcoolismo e dificuldade para amamentar. O objetivo deste estudo foi compreender a importância do aleitamento materno e as consequências do desmame precoce. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, descritiva e narrativa onde foi realizada uma leitura exploratória das publicações apresentadas em bases de dados como, Google acadêmico, Scielo e Lilacs. Os artigos encontrados e utilizados nesse estudo apontam a importância do aleitamento materno para a criança e identificou que vários aspectos contribuem para o desmame precoce, principalmente, o preparo do profissional da saúde na orientação das gestantes, tornando um desafio na promoção e prevenção. Percebe-se a importância do profissional enfermeiro frente ao aleitamento materno e o desmame precoce, desde o acolhimento da gestante no pré - natal até o puerpério, é essencial nesse período, estabelecer um vínculo profissional-paciente e fornecer informações coerente e claras acerca, do aleitamento materno, das intercorrências e dos riscos para a criança, bem como os benefícios tanto para a mãe como para a criança.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

 

O objetivo do trabalho é apresentar as possibilidades de atuação do profissional farmacêutico na saúde estética através de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, com o propósito de desenvolver a fundamentação teórica. O farmacêutico esteticista é um profissional devidamente capacitado para atuar em clínicas e estabelecimentos estéticos, cabendo a ele a prática de atenção farmacêutica. Este profissional agrega esses conhecimentos no decorrer de sua graduação, tornando-se apto a realizar a anamnese do paciente, identificar disfunções estéticas e o biótipo cutâneo, realizando ainda a provisão da atenção farmacêutica e a indicação e administração de medicamentos isentos de prescrição utilizados no tratamento de patologias da pele. A especialidade em estética permite indicar e aconselhar quanto ao uso de técnicas estéticas invasivas não-cirúrgicas ou não-invasivas, ou ainda indicar produtos ou formulações magistrais com finalidade estética e orientar sobre o uso.

 

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O presente artigo tem como tema a análise da dispensação de medicamentos em tempos de Covid-19. Por meio de levantamento realizado em um estabelecimento farmacêutico particular em Teófilo Otoni, Minas Gerais, buscou-se estabelecer uma comparação entre as dispensações de medicamentos nos anos de 2019 e 2020, representando o período pós-pandemia e o surgimento dessa crise sanitária mundial, respectivamente. Discutiu-se também a ocorrência de mudanças quanto à legislação relacionada aos medicamentos, evidenciando o aumento da validade do receituário tanto posterior quanto retroativa à sua emissão. Foram observadas as implicações de caráter psicológico relacionadas às incertezas proporcionadas pela pandemia, destacando que tais condições representaram um fator preponderante para o aumento no consumo de psicofármacos. A análise acerca do aumento da dispensação, indicada pelo estudo realizado, demonstrou que as vitaminas C e D, o zinco e a ivermectina, bem como o antibiótico azitromicina e diversos psicotrópicos, como o clonazepan, a fluoxetina, o zolpidem e outros tiveram aumentos significativos no consumo, como o caso da ivermectina, que teve seu consumo 58 vezes maior em comparação com o ano anterior à pandemia. Os resultados da pesquisa foram observados à luz da literatura relacionada ao tema, sendo que as abordagens indicaram que o aumento na dispensação de medicamentos no período em comento foi verificado em diversos locais e os medicamentos citados na pesquisa foram, na maioria dos casos, apresentados em estudos semelhantes, com percentuais também elevados de aumento no volume de aquisição.

 

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A Epidermólise Bolhosa é uma doença dermatológica rara de origem genética, também conhecida como “pele de borboleta” devido a seu fator característico como erosões e bolhas na pele, que a tornam extremamente frágil. Tem como objetivo: discutir a assistência de enfermagem com Epidermólise Bolhosa. Trata-se de um estudo de revisão de literatura, tipo descritivo, que discutiu a assistência de enfermagem com Epidermólise Bolhosa. No âmbito da assistência a ser prestada pela equipe de enfermagem, alguns cuidados devem ser tomados, tais como evitar traumas, atrito e pressão, em especial nas áreas de apoio e de proeminências ósseas, bem como usar roupas com fecho na frente, que facilita a remoção, sem etiquetas ou com a costura virada para fora, para evitar atrito na pele. Através de todo conteúdo apresentado é possível perceber que a assistência de enfermagem é de suma importância na vida do paciente portador de Epidermólise Bolhosa, devido o cuidado com as lesões causadas na pele, especialmente as externas, e, com isso tratá-las, amenizando a dor na vida do paciente. Assim, se o paciente for diagnosticado no início da vida, ao longo dela suas lesões podem ir diminuindo e consequentemente trazendo uma vida melhor.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

Na maioria da população, observa-se que o trajeto do nervo ciático remete a região inferior ao músculo piriforme, porém existe uma pequena parcela de indivíduos nos quais o trajeto do referido nervo se altera para o interior desta musculatura. Esta alteração anatômica poderá gerar sintomatologia dolorosa na região do trajeto do nervo ciático ou alterações de sensibilidade em membros inferiores. Essa condição pode estar presente em qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, porém é no período gestacional no qual pode ocorrer uma agudização e agravamento deste quadro álgico. Fatores como alterações posturais prévias nas gestantes tais como a escoliose (coluna em S), facilitam o aparecimento da ciatalgia. Nestes casos a intervenção fisioterapêutica pode ser necessária para promoção do alívio dos sintomas causados pela compressão do nervo ciático. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre os efeitos das técnicas fisioterapêuticas do pilates e reeducação postural global em pacientes com lombalgia gestacional. Pode ser observado que estas técnicas fisioterapêuticas podem atuar tanto na prevenção como no tratamento dos sintomas álgicos da lombalgia nestas pacientes em fase inicial ou no decorrer da gravidez.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O parto humanizado não deve ser vivenciado unicamente no parto vaginal, mas também na cesárea, trazendo a humanização de diversas formas e aspectos.  Durante todo о processo da maternidade, desde о planejamento e а concepção, até os cuidados no pós-parto, о enfermeiro(a) está presente assumindo um papel privilegiado, podendo vivenciar os conflitos sociais e emocionais da mulher, identificando-os, oferecendo suporte ou referenciando para um outro tipo de cuidado dentro da equipe multidisciplinar. O presente trabalho teve por objetivo identificar as contribuições do enfermeiro para a realização do parto humanizado. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foi a revisão bibliográfica com base nos artigos pesquisados na busca eletrônica nas bases de dados SciELO, Google Scholar, Lilacs, BIREME e BVS, no período de 2016 a 2021. Foram utilizadas como descritores: “Enfermagem”, “Parto”, “Humanização” e “Parto humanizado”. Os resultados apontam para a importância dos profissionais de enfermagem em analisar de forma crítica o trabalho desempenhado, os cuidados ofertados as mulheres atendidas e quais atitudes devem ser melhoradas para tornar o atendimento mais humanizado. Concluiu-se que a equipe de enfermagem deve olhar para a mulher como ser único, buscando respeitar suas vontades e direitos, colocando a mulher e seu filho como protagonistas do parto. O período gestacional e o puerpério demandam uma assistência digna e de qualidade, não se limitando apenas na expulsão ou extração de um feto do ventre da mulher. O parto é um fenômeno que demanda um atendimento humanizado, respeitando as normas e condutas, levando em consideração os sentimentos e valores da mulher.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O Inca define o câncer como um termo usado para abranger mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. A oncologia é a especialidade que estuda os tumores e a forma de tratamento de acordo o estado físico do paciente. É uma ciência complexa e necessita de uma abordagem multidisciplinar no tratamento do paciente oncológico, assim além do oncologista é necessário que tenha uma gama de profissionais com o intuito de beneficiar o paciente, e dentre os profissionais que compõe essa equipe, destaca-se o farmacêutico. O Farmacêutico é o especialista do medicamento e é necessário que ele tenha participação ativa e a intervenção direta nos critérios assistenciais e a metodologia da atenção farmacêutica que deve ser conhecida por todos os profissionais de saúde. A atenção farmacêutica na oncologia deve estar presente em toda a terapêutica do tratamento e assim completar os cuidados da equipe multiprofissional. Esta torna a função do farmacêutico uma prática mais humanística e contextualizada, e isso demonstra a importância do farmacêutico junto à construção de um novo modelo de atenção à saúde, possibilitando uma intervenção em busca da melhoria da qualidade de vida.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O envelhecimento é um processo natural de todo ser humano, onde ocorre a diminuição de fibras musculares, causando redução da força muscular e instabilidade postural, com alterações no padrão de marcha e postura predispondo acidentes por queda. A queda tem por definição o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior a posição inicial. Segundo a organização Mundial da Saúde (OMS), 28% - 35% de idosos com cerca de 65 anos de idade sofrem algum episódio de queda a cada ano. O presente trabalho tem como objetivo, descrever a eficácia da fisioterapia na prevenção de queda em idosos, através de um levantamento bibliográfico com a utilização de artigos de 2015 a 2021. A fisioterapia preventiva voltada a terceira idade, atua na prevenção de doenças provocadas pelo envelhecimento, melhorando a força, resistência e equilíbrio, evitando quedas futura. Com o estudo realizado concluímos que a fisioterapia geriátrica tem como objetivo a reinserção social no âmbito preventivo e curativo, promovendo melhora na qualidade de vida do idoso.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A síndrome do túnel do carpo é resultante da compressão do nervo mediano do túnel do carpo, se tornando uma neuropatia mais comum da extremidade superior. A introdução da fisioterapia precoce tem como objetivo tratar a lesão ainda na fase inicial para uma recuperação mais rápida, assim surtindo uma grande evolução dos casos clínicos, assim diminuindo os sinais e sintomas de dor e edema e melhora significativa na funcionalidade. Os exercícios usados ajudam contra o desequilíbrio estático decorrentes dos esforços repetitivos. Por esses motivos a fisioterapia tem grande importância no tratamento da síndrome do túnel do carpo, reabilitando pacientes e devolvendo suas funcionalidades das atividades de vida diária. Em tratamentos conservadores a fisioterapia possui papel importante e indispensável com a utilização de técnicas e recursos terapêuticos para promover o tratamento da síndrome do túnel do carpo podendo atuar preventivamente como efetivamente, quando a patologia já se encontra caracterizada. Com este estudo conclui-se que a atuação da fisioterapia na síndrome do túnel do carpo é de extrema importância para o tratamento sendo assim capaz de devolver a funcionalidade e atividade de vida diária ao paciente afetado.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O presente estudo tem por objetivo compreender a importância das boas práticas de enfermagem em uma Unidade de Terapia Intensiva, evidenciando quais são estas práticas, papel e importância do enfermeiro neste espaço e o que está exposto nas literaturas atuais sobre o assunto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informa que as boas práticas em enfermagem se constituem pela busca por ações que garantam que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem. Assim, trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem documental, que teve como objetivo construir com os profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia intensiva que primam pela prática de boas práticas aos pacientes críticos que se encontram internados. Com vistas e interesse em compreender melhor sobre papel e importância do enfermeiro neste espaço, bem como quais as ações práticas deste profissional dentro de uma UTI, pois torna-se claro que o enfermeiro deve ser qualificado e ciente de sua responsabilidade para atuar neste espaço com os pacientes, que exigem cuidados complexos e tomada de decisões rápidas e precisas.

 

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O câncer de colo uterino, também denominado câncer cervical, é causado pela infecção do Papiloma vírus humano (HPV). O câncer de colo uterino pode ser  prevenido  e  curado,  desde  que  seu  diagnóstico seja  feito  no  início  da  doença, pois, tal  neoplasia  começa  de  forma  predecessora, podendo ou não evoluir ao longo de uma década. Diante disso, o objetivo desse estudo foi descrever o papel de enfermagem no controle e cuidados de enfermagem frente ao câncer de colo uterino. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. Os descritores utilizados foram: “Câncer”; “Colo uterino”; “Cuidados”, em idiomas português; inglês e espanhol. Os descritores foram previamente selecionados, além de serem diversamente combinados e cruzados. É importante que tanto a população quando os profissionais de saúde tenham em mente, que o diagnóstico precoce da doença pode aumentar a perspectiva de cura. Esse entendimento pode resultar em ampliação da aderência ao tratamento e possivelmente, redução de maiores danos à saúde do cliente. Além, do fato, de que os gastos com prevenção são significativamente inferiores a gastos com o tratamento da doença. O estudo mostrou que embora o CA de colo uterino possa ser prevenido e curado, ainda há falhas relacionadas ao diagnóstico precoce. O que interfere diretamente na morbimortalidade presente entre as mulheres com essa doença. Para tanto, é imprescindível o empenho do enfermeiro na prevenção do câncer de colo uterino. Por meio da prevenção primária e secundária, ações voltadas ao controle do câncer de colo uterino são realizadas para promover, prevenir, rastrear, detectar precocemente, diagnóstico, tratamento, reabilitação e desempenhar um papel nos cuidados paliativos.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A doença do Coronavírus iniciada no final de 2019 (COVID-19), na cidade de Wuhan (China), é a mais recente ameaça à saúde global. Presente em mais de 185 países, a COVID19 foi declarada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020. A enfermidade é causada pelo Coronavírus 2 relacionado à síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) e é altamente contagiosa. O Ministerio da Saúde ressalta sobre o conhecimento e transmissão da covid-19 está sendo atualizado continuamente, mas alerta que a transmissão pode ocorrer pelo contato direto com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada ou de pessoas sintomáticas para outras. Diante da emergência de saúde publica causada pelo coronavirus (SARS-CoV-2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) Declaração de Emergência de Saúde Publica de Importância Nacional (ESPIN) e o Ministério da Saúde (MS), tem estabelecido de maneira sistemática medidas para o enfrentamento e contigênciamento da Covid-19. Destacam entre as medidas: as medidas não farmacológicas (MF), distanciamento social, higienização das mãos, uso de mascaras, isolamento de casos suspeitos e confirmados, quarentena dos contatos de Covi-19. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a quantidade de notificações de casos de covi-19 entre Abril de 2020 a Abril 2021 na cidade de Itaipé-MG, bem como confirmar a hipótese do aumento de notificações após eventos de aglomeração, feriados e eventos. Desta forma, pretende-se mostrar se houve diminuição das notificações após decretos municipais voltados para o isolamento social. Festas foram canceladas, eventos esportivos adiados, aulas presenciais suspensas. Não somente o uso continuo de mascara se tornará condição indispensável para a aceitabilidade pessoal e social, mas também, é necessário medidas não farmacológicas como lavagem das mãos, utilização de álcool gel, distanciamento social e quarentena para pessoas com diagnostico positivo para COVID-19. O isolamento social é incomodo, exige paciência, os apertos de mão se tornaram inimigos da higiene social.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

Elencado como o segundo tipo mais comum entre mulheres, o câncer de mama apresenta corriqueira incidência e elevadas taxas de mortalidade. Dentre os recursos terapêuticos estão a quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, as técnicas cirúrgicas e a fisioterapia. Quando há necessidade de cirurgia, uma das complicações mais comuns do pós-operatório é o linfedema no membro superior. A vista disso, para a reabilitação das pacientes mastectomizadas, é utilizada a técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM). Objetivou-se com o presente estudo, verificar os efeitos da DLM no tratamento do linfedema de membro superior em mulheres mastectomizadas, por meio de estudos literários e reflexão teórica, entendendo a ação da drenagem na recuperação das pacientes acometidas pela doença no momento pós-cirúrgico. Trata-se de um estudo descritivo de caráter exploratório, na qual foi realizada uma revisão da literatura.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

Uma alteração que atinge todas as mulheres grávidas é a diástase abdominal, que pode ser caracterizada como o afastamento dos músculos retos do abdômen, através do afrouxamento ou ruptura da linha Alba. Sendo a sua prevalência em média de 65% no pós-parto imediato e 100% a partir da semana 35 de gestação. A ginástica hipopressiva abdominal refere-se à combinação de exercícios posturais e respiratórios que visam diminuir a pressão intra-abdominal, além de favorecer a ativação do músculo transverso abdominal. Este trabalho tem como objetivo principal discutir a ação dos exercícios hipopressivos na recuperação funcional da diástase abdominal em puérperas. Os estudos mostrados na revisão literária têm a seleção e citação de acordo com as bases as bases de dados, SciELO, PubMed, MEDLINE, LILACS, CAPES e aceitos em idioma português, espanhol e inglês. Com a presente revisão literária notou-se que o uso de intervenções através dos exercícios hipopressivos tiveram relação positiva no trabalho muscular abdominal supracitado, podendo ser uma boa opção não invasiva a ser utilizada como tratamento da diástase abdominal no puerpério cuja gravidade deverá ser um ponto a se analisar.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva caracterizada pela alteração e comprometimento dos neurônios motores, no qual os neurônios motores superior e inferior são afetados. Portanto, os sinais e sintomas gerais da doença podem incluir: fraqueza e atrofia muscular, cãibras, fasciculações, espasticidade, disartria e disfagia. Este estudo visa demonstrar os efeitos apresentados pela hidroterapia como intervenção e cuidado para o alívio e retardamento da progressão sintomatológica da ELA, bem como um significativo papel na manutenção da qualidade de vida do indivíduo. Este trabalho refere-se a uma revisão literária utilizando artigos das bases de dados virtuais: Google Acadêmico, Scielo e Pubmed na língua portuguesa e inglesa, com base fundamentada a partir do ano de 2010, com exceção de Sacchelli (2007) pois é evidência e pesquisa referente no tema proposto. Considerando que a ELA é uma doença neurodegenerativa que não possui cura e de rápida progressão, este estudo confirmou que a hidroterapia proporciona aos pacientes resultados significativos em termos de qualidade de vida, funcionalidade, força muscular, fadiga e dor.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A estrongiloidíase é uma doença negligenciada, causada principalmente pelo geohelminto Strongyloides stercoralis que atinge cerca de 30 a 100 milhões de pessoas em mais de 70 países. O risco de infecção desta helmintose condiciona diretamente às condições de higiene do indivíduo, porém a forma disseminada da doença é pouca estudada, contudo pode afetar pacientes imunossuprimidos, que façam o uso de corticoides por um curto ou longo período. Entretanto baseado nisso o tema deste trabalho se justifica e se torna de grande relevância para Saúde Pública. Os objetivos deste trabalho e, abordar a frequências com que a estrongiloidíase acomete pacientes imunocomprometidos; analisar os sintomas da parasitose em pessoas com as doenças autoimune em questão; verificar a forma de tratamento e diagnóstico. Se houve alguma alteração nos últimos 20 anos, com finalidade de melhorar o tratamento e o diagnóstico da estrongiloidíase. A metodologia de trabalho fundamentou-se na revisão bibliográfica de artigoscientíficos e livros, que continham informações de diferentes contextos sobre o temaabordado,foi utilizado livros físicos e também a Biblioteca VirtualPearson e do Google Books, bem como artigos científicos das bases Lilacs, Medline,Pubmed,Scientific Electronic Library Online - Scielo e da Biblioteca virtual em Saúde- BVS dos últimos 20 anos. Diante de todo material analisado, os sintomas da enfermidade seguem sendo os mesmo. Alguns pacientes imunocomprometidos apresentam a forma disseminada da doença, e o uso do Albendazol, ivermectina tiabendazol segue sendo os medicamentos mais utilizados no tratamento da helmintíase.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A osteoartrose é uma doença multifatorial, degenerativa de característica evolutiva lenta, Esta patologia é a doença articular mais prevalente, podendo levar a perda funcional do indivíduo através do desgaste do tecido cartilaginoso presente nas articulações. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. O conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrose é a mais freqüente. A Hidroterapia no tratamento da osteoartrose se baseia em um protocolo de atividades cinesioterapêuticas que é a terapia por meio de exercícios, porém feitas em meio aquático. O presente estudo busca reunir informações que respondam o seguinte problema de pesquisa: Qual a visão atual sobre os efeitos da Hidroterapia em pacientes com osteoartrose e como este tratamento se reflete na melhora dos sintomas. A terapia em meio aquático mostrou resultados positivos em relação à cinesioterapia em solo nos quesitos, diminuição do quadro álgico, diminuição de edema, aumento na amplitude de movimento, equilíbrio e qualidade de vida. No entanto, quanto ao ganho de força muscular, não se mostrou superior a atividades no solo. Observou-se, porém que pacientes submetidos a um protocolo de tratamento que utilizava tanto atividades em solo quanto em água apresentaram melhora em todos os parâmetros avaliados.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O estudo realizado sobre a planta medicinal Hypericumperforatum L., da família Hypericaceae, mostrando as possíveis formas de inserção no tratamento da depressão na fase inicial. O objetivo é apresentar seus benefícios, sua histologia, causas, vantagens, desvantagens no tratamento, e relatar a importância do farmacêutico na orientação e prescrição de medicamentos fitoterápicos com oincentivo por meio de redes sociais aumentando a confiança e probabilidade de procura e a prescrição demedicamentos fitoterápicos, além apresentar os impactos que a depressão pode causar no indivíduo, que envolvem inúmeros fatores sociais associados ao sistema neuro cerebral que, por sua vez, é responsável pela ansiedade e outros fatores ligados aos sintomas depressivos. Esse artigo tevecomo projeto de pesquisa fundamentado em método de revisão bibliográfica. Com base nas análises percebeu-se a relevância do estudo e suas características evidentes, mostrando resultados eficazes no tratamento da depressão diagnosticando sintomas com menor incidência de efeitos nocivos ao organismo.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

O câncer de mama é a proliferação desordenada de células da mama; não tem origem específica, pode estar ligado a fatores multifatoriais. O enfermeiro traz informações importantes sobre o exame, prevenção e triagem, levando a detecção precoce, para evitar maior números de mortos; o mais importante, aumentam a expectativa de vida do paciente com o diagnóstico antecipado. Portanto, o objetivo deste estudo é descrever a importância do papel do enfermeiro na prevenção do câncer de mama. Instruir, promover e prevenir o câncer de mama.O presente artigo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica em artigos publicados nos anos de 2010 a 2020, nos sites de pesquisa google acadêmico; bibliotecas virtuais, (scielo), (lilacs), trazendo evidencias cientificas que sustentam a importância da enfermagem na prevenção do câncer de mama. Quanto ao desempenho da ação é apropriado para os enfermeiros educar durante a consulta de enfermagem o momento é fundamental porque o profissional de enfermagem tem autonomia para enfatizar diretrizes para o autoexame clínico das mamas, cobrindo aspectos normais da mama e as características do câncer de mama e o exame correto. Nas clínicas de mama, os enfermeiros também são responsáveis por listar as medidas de controle desta doença sendo um profissional que tem em suas atribuições a promoção, prevenção e orientação nos serviços de saúde e aos pacientes da comunidade; de cuidar, além disso, é possível reconhecer o compromisso com a prevenção levando o conhecimento por meio de palestras, workshops e consulta de enfermagem.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

Câncer do colo do útero é um Carcinoma de Útero Cervical é considerada uma patologia que progride lentamente. Um vírus que provocar lesões de pele ou mucosa, caracterizando-se por uma replicação desordenada das células, comprometendo assim o tecido podendo invadir estruturas e órgãos que é o HPV. Tendo também o motivo da dificuldade do corpo detectar o vírus HPV no sistema imunológico. É a causa mais comum do câncer do colo do útero é uma infecção prolongada pelo vírus do papiloma humano. No entanto é considerados os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero são tabagismo, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, a multiparidade e o uso de contraceptivos orais. Os estudos apontaram que o colo do útero é revestido por diversas camadas de células epiteliais pavimentosas na forma bastante ordenada é nas neoplasias, essa estratificação se torna desordenada. Quando as camadas ficam desordenadas, significam alterações nas células. Que estamos diante de uma Neoplasia cujo nome intra-epitelial cervical grau I (NIC I) e o subgrupo quatro, denominadas Lesões de Alto Grau incluíram-se os carcinomas, sendo eles a neoplasia intra-epitelial cervical de graus II (NIC II) e III (NIC III), o carcinoma escamo celular invasor (CEC). A prevenção primária é realizada com o uso de preservativos durante a relação sexual, e através de vacinas, como a bivalente e quadrivalente que protegem contra os tipos de HPV.  Já prevenção secundária é feita por meio de diagnóstico precoce faz o rastreamento, onde ocorre uma aplicação de teste ou exame preventivo em uma população assintomática, aparentemente saudável, com o objetivo de identificar as lesões precursoras ou sugestivas de câncer e encaminhá-las para investigação e tratamento.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A projeção demográfica para os próximos anos mostrará uma população mais envelhecida e, consequentemente, uma maior demanda pela utilização da farmacoterapia. Devido à elevada carga de doenças crônicas e manifestações clínicas que acompanham o avançar da idade, os idosos tornam-se os principais consumidores de medicamentos. Ademais, é sabido que o marketing farmacêutico também contribui para esse consumo, uma vez que o mesmo exerce grande influência sobre médicos e usuários. As consequências do uso excessivo de medicamentos, principalmente pelos pacientes geriátricos são bem conhecidas e estudadas, tendo impacto não apenas no âmbito clínico como também econômico. Nesse contexto, a inserção da desprescrição farmacêutica se torna relevante, haja vista que a mesma contribui de forma significativa na redução de desfechos clínicos negativos. O farmacêutico tem papel essencial nesse processo, sendo responsável por monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, desenvolvendo uma abordagem clínica que priorize os medicamentos a serem mantidos ou interrompidos, visando maximizar os benefícios e reduzir os danos. Considerando que o tratamento farmacológico constitui uma das principais condutas terapêuticas, estratégias como a desprescrição farmacêutica mostrou ser útil para o alcance de melhores resultados na farmacoterapia, proporcionando uma efetiva participação do profissional farmacêutico e maior segurança aos pacientes.

2021/02 Ano: 2021 DOI: Abrir

A preocupação com o envelhecimento está a cada dia mais evidente no Brasil e no mundo. Este artigo tem como objetivo apresentar o Ácido Ascórbico mais conhecido como Vitamina C demonstrando os benefícios da sua utilização para auxiliar no combate ao envelhecimento precoce, devido as suas ações no organismo humano.  A vitamina C é um agente antioxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento (foto envelhecimento), bem como clareador, evitando e clareando manchas na pele. Quando utilizada topicamente, apresenta benefícios à saúde da pele, sendo componente comumente encontrado em produtos para skincare. Ela possui atividade anti-radicais livres, clareadora da pele, despigmentante, previne contra os danos causados pela radiação UV e estimula a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos. A utilização da nanotecnologia surge como estratégia para potencializar a permeação de princípios ativos contidos nos cosméticos o que vem permitindo que ao longo dos anos a indústria cosmética invista cada vez mais no desenvolvimento de produtos que contenham esse diferencial. As nanoesferas diferem das nanocápsulas por serem formadas por uma matriz polimérica, onde a substância pode ficar retida ou adsorvida, e não possuem óleo em sua composição. Ao concluir a pesquisa verificou-se que a nanotecnologia associada à vitamina C vem contribuindo para que não ocorra a sua oxidação facilmente.

Corpo Editorial - 2021/02