Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - 2022/02

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A perda involuntária de urina é problema comum em pessoas idosas e que causa um grande constrangimento, assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar as possíveis intervenções fisioterapêutica para tratar a incontinência urinária no idoso e para o alcance deste, deve-se ainda apresentar o papel do fisioterapeuta, analisar o processo de envelhecimento e a incontinência urinária, descrever os possíveis processos fisioterapêutico para tratar o problema, as indicações e contribuições de cada um. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo publicações em relação ao tema de estudo, como: publicações avulsas, boletins, jornais (reportagens), revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, com o intuito de colocar o pesquisador em contato direto com o que foi escrito ou dito acerca do tema. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, cujos objetivos será uma pesquisa exploratória. Conclui-se que a fisioterapia é eficaz enquanto intervenção para tratar a IU, aumentando a força do assoalho pélvico e consciência sobre essa musculatura sendo notório que muitas mulheres sequer conhecem e sabem realizar a sua contração. Este tratamento demanda de empenho e comprometimento de equipe e paciente, sendo a opção menos onerosa em prol da saúde da mulher por meio de recursos como a prática de exercícios como o de Kegel ou a eletroterapia com biofeedback, entre outros recursos que podem ser utilizados de forma isolada ou associada.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A doença de Alzheimer tem uma característica evolutiva lenta e progressiva, levando a um declínio na capacidade funcional a longo prazo. Foram selecionados artigos a partir de 2011 a 2021 com temas relacionados à intervenção fisioterapêutica na qualidade de vida de portadores de doença de Alzheimer. A Doença de Alzheimer é crônica irreversível que afeta principalmente os idosos comprometendo sua integridade social, física e mental, além disso, atinge mais em pessoas idosas mas o mesmo não é igual para todos, varia de cada indivíduo dependendo de fatores culturais, genéticos, incidência de algumas patologias adquiridas e o histórico, possibilitando a pessoa viver 120 anos de idade. A causa não é clara, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença ocorre quando os problemas começam a dar errado com o processamento de certas proteínas no sistema nervoso central. É sabido que a fisioterapia é uma ferramenta importante para a melhoria na qualidade de vida do paciente, e desempenha um papel fundamental no tratamento da doença de Alzheimer em um momento em que técnicas como fortalecimento muscular, alongamentos, consciência corporal, coordenação motora são utilizadas para melhorar e manter a autonomia. A intervenção fisioterapêutica atuará conforme a necessidade de cada paciente; com o objetivo de retardar o avanço da doença, preservando a funcionalidade motora o mais próximo do normal.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A ausência, ou grave redução na produção de melanina demonstra um quadro de maior vulnerabilidade do afetado frente a problemas relacionados com a falta de proteção do epitélio. O objetivo deste trabalho foi estudar e destacar a relação desta doença, albinismo, com os tipos de tumores de pele mais incidentes nessa população. Além disso, foi exposto as características atribuídas ao albinismo, bem como a sua incidência geográfica, suas particularidades e cuidados especiais. A relação estreita entre o câncer de pele e o albinismo, foi evidenciado por meio de estudos e pesquisas, revisadas de artigos científicos, assim como a forma preventiva de evitar o desencadeamento de tumores. O farmacêutico possui um papel fundamental na condução das medidas preventivas, pois possui ferramentas e conhecimento adequado para minimizar os dados causados exposição solar aos albinos. Foi realizada seleção de material para ser analisado, entre eles artigos e publicações acadêmicas, também referentes a periódicos e revistas eletrônicas. Ao concluir a pesquisa verificou-se que a condição genética do albino leva-o a uma maior suscetibilidade ao câncer de pele e que essa sensibilidade é mais incidente nessa população do que em outras, por isso os cuidados preventivos e o sua do protetor solar, assistido pelo farmacêutico é uma forma de propiciar qualidade de vida aos albinos.  

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A fibromialgia é uma doença que não discrimina grupos etários, étnicos ou socioeconómicos e acomete maioritariamente o género feminino. Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia ainda desconhecida, manifestando através de dores em todo o corpo, ela também acomete outros sintomas como a fadiga, depressão, alterações de memorias, ansiedade. Assim, para confecção deste estudo realizou-se uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e abordagem qualitativa; quanto aos procedimentos metodológicos utilizados na realização desta pesquisa, ela é classificada como bibliográfica. A síndrome da fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor generalizada, especialmente dores musculares. Junto com a dor, o curso da fibromialgia é acompanhado por fadiga, sono não reparador e outros sintomas, como alterações de memória e concentração, ansiedade, depressão e alterações intestinais. O tratamento da fibromialgia continua a ser um forte desafio para todos os profissionais de saúde. O desconhecimento da sua etiologia torna difícil o tratamento causal.  O melhor tratamento inicia-se com uma correta atitude médica, dado que confiança no médico e a crença no diagnóstico são fatores de redução da tensão psicológica e consequente diminuição da dor. A fisioterapia é importante no tratamento da fibromialgia porque ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promove o relaxamento e aumenta a flexibilidade muscular.  A fisioterapia pode ajudar a tratar a fibromialgia, promover a melhora da dor e outros efeitos sintomáticos, restaurar a força, manter a função e promover melhorias na qualidade de vida do paciente.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

As desordens temporomandibulares (DTM) referem-se a uma série de doenças que envolvem as articulações temporomandibulares, os músculos mastigatórios além de suas estruturas adjacentes relacionadas. Os sintomas mais relatados por pacientes com DTM são a dor em regiões de cabeça, face, cervical, e pré-auricular, ruídos articulares e cansaço muscular, além de desvio da trajetória da mandíbula durante o movimento, limitação da abertura de boca, e também sensibilidade dentária. As DTM são causadas principalmente por fatores dentários e/ou faciais, fatores genéticos e comportamentais, os traumas diretos ou indiretos, causas psicológicas, hábitos posturais e hábitos orais parafuncionais.  Como estas desordens possuem sintomatologia diversa e etiologia multifatorial, seria Este estudo teve como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais abordagens terapêuticas de caráter multidisciplinar utilizadas nas desordens craniomandibulares, realizada nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como palavras-chave: "medidas terapêuticas", "equipe multiprofissional" e "síndrome da disfunção temporomandibular". Através do material pesquisado, concluiu-se que existem relatos na literatura de abordagens terapêuticas em pacientes com disfunções temporo-mandibulares em profissionais da odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, psicologia, além de terapeutas que realizam as práticas integrativas complementares. As diversas terapêuticas abordadas no referencial bibliográfico utilizado mostraram eficácia em um ou mais sintomas apresentados em pacientes com disfunção temporomandibular, e muitos estudos demonstram ainda sua potencialização quando mais de uma abordagem ou mais de um especialista está envolvido no tratamento.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A obesidade é uma doença crônica em uma constante crescente mundial que acarreta no indivíduo inúmeras alterações biomecânicas e sistêmicas, um dos órgãos que mais sofre com esse fator é a pele refletindo inúmeras lesões cutâneas, a fisioterapia dermato funcional atua nessas dermatoses conseguindo minimizar esses sintomas através de técnicas manuais, correntes elétricas e cinesioterapia, mas o fator causador desse quadro clinico precisa ser eliminado por um tratamento clinico ou cirúrgico, e nesse momento o indivíduo precisa de atenção multiprofissional, necessitando assim da intervenção fisioterapêutica. Assim, este estudo teve como objetivo evidenciar a influência da fisioterapia dermato funcional em obesos no pós-operatório da cirurgia bariátrica com dermatoses. Foi realizado um levantamento bibliográfico entre 2000 e 2020, de artigos indexados nas bases Medline/Pubmed, Scielo e Lilacs, livros e monografias das bibliotecas da Universidade de Rio Verde- UniRV, cruzando os descritores obesidade, dermatose e fisioterapia. Foram reconhecidas como mais importantes as seguintes situações patológicas: estrias, celulite, acanthosis nigricans, acrocórdons, flacidez, úlcera e impetigo, portanto, considera-se que o tratamento das dermatoses por meio da fisioterapia dermato funcional em pacientes após cirurgia bariátrica é possível podendo trazer consigo resultados que satisfaçam a expectativa dos pacientes e proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A doença de Parkinson afeta as células nervosas encontrada nos gânglios basais responsáveis por produzir a dopamina, com a degeneração dessas células ocorre os diversos sintomas que a doença traz, podendo ser tratada apenas por meio medicamentoso, cirúrgico e fisioterapêutico. O objetivo desse estudo é mostrar a eficácia do tratamento fisioterapêutico em relação aos portadores da doença de Parkinson, foram selecionados artigos a partir de 2004 a 2020 salvo, literaturas clássicas, com temas relacionados à atuação da fisioterapia na doença de Parkinson. Sendo os resultados apresentados de forma descritiva. A fisioterapia associada aos outros fatores indicados pelo médico para o tratamento da DP é muito eficaz para retardar os sintomas quando a patologia e descoberta em um estado inicial e oferecer melhoria na qualidade de vida do paciente. Os tremores, a rigidez muscular, a falta de equilíbrio, movimentos lentos e atrapalhados são consequências da doença e o principal motivo que torna o paciente dependente de uma terceira pessoa para fazer suas atividades do dia-a-dia, essa é uma das causas que evidencia a importância e eficácia do profissional fisioterapeuta, pois o mesmo nesse caso tem o objetivo em melhorar a qualidade de vida e minimizar os prejuízos que a DP traz. A fisioterapia para mal de Parkinson tem um papel importante no tratamento do indivíduo portador desta doença, pois proporcionará uma melhora no seu estado físico geral, tendo como objetivo principal a restauração ou manutenção da função, incentivo à realização das atividades de vida diária de forma independente, dando assim mais qualidade de vida

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A Gestão no processo de trabalho nas UTIs demanda cooperação coletiva, uma vez que a gravidade e complexidade dos pacientes impõem a necessidade de lidar com equipamentos sofisticados, realizar avaliações clínicas constantes e procedimentos complexos, com tomadas de decisões imediatas. A enfermagem tem uma boa intervenção na melhora de sua gestão dentro da Unidade de Terapia Intensiva “UTI”, a Sistematização da Assistência Enfermagem “SAE” tem como vários protocolos e Procedimentos Padrões “POPs” que devem ser aplicados corretamente em uma rotina diária, para evitar erros, salvar mais vidas e tonar mais completo o ambiente de trabalho.  Sendo de grande importância para construir um bom ambiente de trabalho, o enfermeiro é responsável pelo controle e cuidado desses protocolos, a ausência acarreta perda de tempo, desorganização da equipe, possíveis erros, sobre carga de trabalho, stress no ambiente de trabalho e a ausência da assistência de enfermagem adequada. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. Os descritores utilizados foram: “Administração Hospitalar”; “Processo de Enfermagem”; “Unidade de Terapia Intensiva”; “Cuidados de Enfermagem”; “Internação Hospitalar”. A enfermagem em terapia intensiva requer atividades dentro de suas capacidades, baseadas em conhecimentos específicos e novos protocolos para o tratamento de pacientes críticos. Os profissionais precisam saber identificar os momentos em que o paciente está hemodinamicamente instável, e identificar e acompanhar os avanços tecnológicos.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, ou seja, fora do ambiente hospitalar, para as vítimas de traumas, os quais podem ter sido causados tanto por acidentes de trânsito que envolvem automóveis e motocicletas, quanto de natureza industrial, aérea, entre outros. Além disso, podem ser atendidas vítimas da violência nas cidades, com ferimentos por arma de fogo (FAF) ou por arma branca (FAB), bem como pacientes com mal súbito, entre eles os cardiológicos, neurológico ou distúrbios psiquiátricos. Tal atendimento tem como objetivo a estabilização clínica no local do acidente e, em seguida, remoção do indivíduo para uma unidade hospitalar compatível, adequada ao quadro apresentado pela vítima. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi discorrer sobre a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar (APH) móvel de urgência. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com método hipotético-dedutivo, fundamentado na revisão integrativa da literatura, sendo coletados os dados para sua elaboração na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMed. Observou-se como resultados a importância de visualizar no enfermeiro a necessidade de externar sobre o atendimento pré-hospitalar (APH) suas implicações e atribuições, bem como relevância da maior competência nos préstimos aplicados ao paciente, para que assim se possa produzir a melhoria da qualidade do atendimento e uma proporção reduzida de complicações. Como conclusão pode-se afirmar que, em relação ao atendimento pré-hospitalar, evidencia-se que enfermeiros com competência ampliada podem avaliar e tratar pacientes no local de forma autônoma e, assim, reduzir o número de pacientes transportados para o pronto-socorro.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

O indíce de Cirurgia Plástica está cada vez mais aumentando em todo o mundo, tanto as mulheres quanto os homens se mostram em busca de um ‘’corpo perfeito’’, e se submetem á esse tipo de procedimento, sendo assim, sabemos que a Fisioterapia tem um papel extremamente importante no Pós Operatório de Cirurgia Plástica, e que a Fisioterapia vai muito além das Drenagens Linfáticas que devem ser realizadas nesse período, mas que deve ser tratado todo o lado funcional do corpo, bem como, os movimentos e ganhos de ADM e prevenção de complicações. Sendo assim, esse estudo, tem como principal objetivo, a revisão bibliográfica, da importância da Cinesioterapia no Pós Operatório de Cirurgia Plástica. É um estudo extremamente importante, a fim de analisar e obter condutas fisioterapêuticas ideais no Pós Operatório de Cirurgia Plástica de Mamoplastia de Aumento, Mastopexia, Lipoaspiração, Abdominoplastia, entre várias outras cirurgias já existentes e realizadas, para assim, poder tratar e prevenir complicações como: quadros de algia, diminuição da expansibilidade torácica, distúrbios posturais, contratura muscular e contribuindo para que o paciente possua sucesso em seu pós-operatório, sem perder suas amplitudes de movimento e independência, podendo voltar a realizar atividades diárias de formas saudáveis e sem nenhuma intercorrência. É de grande importância também nesse trabalho, definir fases do pós-operatório, para avaliar qual o melhor conduta em cada fase do pós-operatório e avaliar o resultado da conduta proposta, evidenciando a importância da cinesioterapia nesse quesito.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

Uma das lesões que mais acometem as pessoas e a lesão do ligamento cruzando anterior (LCA), com mais ocorrências em atletas e pessoas com atividades recreativas. Foram selecionados artigos a partir de 2011 a 2022 e os temas relacionados à intervenção fisioterapêutica no pós-operatório da lesão do ligamento cruzado anterior em todos os indivíduos. E assim os resultados apresentados de forma escrita. O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e uma estrutura muito importante do joelho que tem como função restringir a instabilidade e rotação interna da tibia, a ruptura desse ligamento pode ser ocorrido pelo fato de fraqueza muscular e instabilidades articulares do joelho; a principal função deste ligamento é de promover uma estabilidade rotacional ao joelho, preservando assim suas estruturas internas como meniscos e cartilagens, o que é fundamental para o bom desenvolvimento da movimentação do corpo humano na forma natural. Na maioria das vezes, a lesão ocorre no membro de apoio, com movimento de rolagem ou corte do corpo. A hidroterapia, que por sua vez, é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e tratamento de diversas patologias, consistindo na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, procurando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente; é um método de grande valia na reabilitação de lesões de membros inferiores devido às suas propriedades hidrostáticas e hidrodinâmicas associadas aos métodos de tratamento aquático, que podem reduzir a descarga de peso, controlar o edema, resistência constante, reduzir a dor e, assim, melhorar a mobilidade articular

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

As doenças neuros degenerativas consistem em patologias que afetam o sistema nervoso e causam a degeneração progressiva dos neurônios, afetando as funções necessárias para uma vida independente e autônoma, dentre essas doenças está a Doença de Alzheimer. Os sintomas inicialmente são caracterizados pelas falhas de memória, alterações motoras, transtorno de bipolaridade e dificuldades na realização das atividades diárias, fazendo necessária a intervenção por meio da fisioterapia. O objetivo deste estudo foi identificar o benefício que a musicoterapia associada ao tratamento fisioterapêutico pode proporcionar ao paciente com Doença de Alzheimer. Foi realizada buscas bibliográficas em torno da Doença de Alzheimer, a atuação da fisioterapia na mesma e benefícios da música no decorrer da vida, nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e PubMed. Dos 16 estudos analisados evidências mostram que musicoterapia associada à fisioterapia ajuda pacientes com Doença de Alzheimer, o tratamento associado com a música estimula e colabora para que: os hemisférios trabalhem juntos; na ativação da autobiografia; cognição; mobilidade; força; resistência muscular; motricidade; alcance funcional, como exercícios de alongamento, fortalecimento, coordenação motora, tarefas cognitivas, treino de equilíbrio. Conclui- se que, a fisioterapia associada a música é capaz de intervir e contribuir de forma positiva na redução dos danos cognitivos e na preservação da capacidade funcional, sendo considerada fundamental no tratamento da Doença de Alzheimer.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A incidência de complicações advindas da imobilidade nos pacientes internados por um tempo prolongado, pode levar a efeitos adversos e muitas vezes deletérios, sendo comum dentro das unidades de terapia intensiva (UTI) estas complicações contribuem para o declínio funcional, aumento dos custos assistenciais, redução da qualidade de vida e sobrevida pós alta. Tem-se dessa forma, como objetivo descrever os efeitos da mobilização precoce em pacientes sobre ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva. Nesse trabalho de conclusão de curso, foi escolhido o modelo de revisão bibliográfica para estudar e atualizar os métodos de prevenção. A pesquisa foi feitas baseadas em artigos científicos, livros e pelo Google acadêmico. A mobilização precoce é uma terapia que traz benefícios físicos, psicológicos e evita os riscos da hospitalização prolongada. Hoje, a sedação é interrompida diariamente nas UTIs, pelo menos por certo período de tempo. Esse despertar diário garante que paciente criticamente instável não é sinônimo de paciente sedado. Concluiu-se que a mobilização precoce de pacientes críticos na UTI foi associada à melhora da capacidade funcional respiratória, aumento da força muscular e periférica, diminuição do tempo de VM e tempo de internação e melhora do tempo de internação. desempenho das atividades de vida. Todos os dias, enquanto não há uniformidade sobre como a tecnologia é aplicada, nas pesquisas aqui apresentadas.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

 

O enfermeiro é fundamental para a coordenação da prevenção, diagnóstico e tratamento da mulher com câncer de mama. O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres, causando impacto psicológico, de autoimagem, autoestima e na sexualidade, sendo mais significativa que em qualquer outro tipo de câncer. Assim, será selecionado material já publicado entre os anos de 2000 e 2020 sobre o tema e a partir disso, será feito todo um embasamento teórico para que através disso, haja conteúdo para que esta pesquisa possa se tornar um referencial do assunto. No câncer de mama, os principais sinais e sintomas encontrados nas mulheres são: nódulos endurecidos, indolor, pouco móvel, presença de secreção espontânea com ou sem sangue, endurecimento na região da mama, edema cutâneo com característica de casca de laranja, pode ocorrer retração do mamilo e aréola, hiperemia cutânea e em casos avançados podem ocorrer metástase com alterações da visão, convulsões e dor. A enfermagem desempenha um papel vital no tratamento do câncer de mama, sendo alguns de extrema importância, dentre os quais podemos citar: esclarecer a doença e suas opções de tratamento ao paciente, promover o autocuidado, apoio emocional, alívio da dor, tratamento de complicações. A enfermagem está amplamente ligada às pacientes com câncer de mama, e esta pesquisa é considerada fundamental porque a fundamentação é particularmente necessária para a ciência técnica e atuação humana da equipe de enfermagem no cuidado a essas pacientes.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

    O texto a ser descorrido se trata de uma comparação entre três doenças endêmicas tropicais brasileiras entre um período de 2010 a 2020: a doença de Chagas, leishimaniose e esquistossose. Após essa comparação, o objetivo principal é criar um plano de ação onde seja capaz a diminuição dos casos e tratamentos para a doença e prevenção das mesmas. Existem vários aspectos semelhantes entre as três, como a contaminação que é por meio de um agente infeccioso parasitário, podem causar a morte de milhares de pessoas por ano (especialmente pessoas de baixa renda, onde as condições de higiene são precarias), são associadas a outros organismos vivos (vetores) que eventualmente endemic diseases between 2010 and 2020: Chagas disease, leishmaniasis and transmitem o agente patogênico ao ser humano, entre outras semelhanças. Devido ao grande número de pessoas contaminadas a OMS (Organização Mundial da Saúde), criou estratégias e tratamentos para essas doenças e outras também endêmicas. Podemos citar por exemplo, a criação de terapias combinadas de antiparazitários, antibióticos e no caso da leishimaniose o uso de repelente de insetos tem ajudado, a vacinação que está em estudo e desenvolvimento e a prevenção por meio da melhoria de higiene.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

 

Considerando a ampla demanda por cirurgias plásticas estéticas que cresce exponencialmente ano após ano, sendo o Brasil um dos países com maior número de cirurgias estéticas no mundo, elaborou-se o presente artigo com o objetivo de analisar as possíveis intervenções fisioterapêutica e as indicações específicas para o tratamento da fibrose no pós-operatório da cirurgia plásticas, para o alcance deste, foi abordada a função do fisioterapeuta na clínica cirúrgica, foram ainda analisados os procedimentos pré e pós operatórios que devem ser implementados pelo fisioterapeuta nos casos de cirurgias plásticas, bem como  as indicações de intervenções pós operatórias para prevenção e tratamento da fibrose em pacientes após cirurgias plástica, com o intuito de avaliar os resultados dos diferentes protocolos de intervenção a partir da revisão de literatura, considerando opções como a drenagem linfática manual, ultrassom, vacuoterapia, cinesioterapia, Liberação Tecidual Funcional (LTF), termoterapia e crioterapia. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica dedutiva com abordagem qualitativa a partir do levantamento bibliográfico com ênfase em produções científicas e sítios eletrônicos, livros e relatos de casos, resultando em uma conclusão qualitativa, demonstrando aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação das dinâmicas das relações sociais. A partir deste, foi possível concluir que, a atuação do Fisioterapeuta Dermato Funcional ainda que considerada recente, é de suma relevância e tem sido reconhecida e prescrita de forma enfática pelos Cirurgiões que encaminham seus pacientes para tal atendimento pré e pós-operatório. Assim, observou-se que há uma relação interdisciplinar entre médicos e fisioterapeutas no ramo estético e de cirurgias plásticas elevando os resultados dos procedimentos e valorizando a integralidade entre as profissões, por meio de um tratamento global e humanizado.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

O envelhecimento é um processo degenerativo que traz alterações e desgastes aos sistemas funcionais. No entanto, é possível envelhecer de forma saudável com a prática da atividade física e uma alimentação adequada. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo apresentar o Método Pilates como uma ferramenta eficaz para a prática de atividade física de idosos. Para isso, foi realizada uma pesquisa em bases de dados virtuais relacionadas à saúde: Biblioteca Virtual de Saúde (Bireme), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram utilizados os seguintes descritores: pilates, qualidade de vida, terceira idade, idoso, fisioterapia desportiva. Além disso, foram incluídos artigos do tipo ensaio clínico, publicados entre os anos de 2012 e 2021, no idioma inglês e também em português. Foi possível concluir, através desta revisão da literatura, que o Método Pilates pode favorecer a forma física, mental, assim como a capacidade funcional da população idosa, minimizando dores e desconfortos e prevenindo desgastes.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

 A Asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao despertar. Resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas. A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas passíveis de prevenção ou tratamento que visa mobilizar secreções, melhorar a oxigenação sanguínea, promover o recrutamento pulmonar, reduzir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de agosto a dezembro de 2021. Os descritores utilizados foram: “Fisioterapia”; “Fisioterapia Respiratória”; O profissional fisioterapeuta especializado na área respiratória deve ter conhecimentos avançados sobre sua área, buscando constantemente pelas atualizações e estudos que são desenvolvidos para trazer sempre as melhores técnicas e as melhores condutas para o paciente. A fisioterapia é considerada uma intervenção não medicamentosa. O mesmo deve ser feito quando os pacientes recebem acompanhamento médico regular e medicação adequada.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

Com o advento da pandemia muitas pessoas precisaram mudar o estilo de trabalho, com o ambiente home-office, entretanto a falta de equipamentos adequados para uma boa postura aumentou-se os níveis de estresse e de lesões causada por esforço repetitivo. Nesse sentido destaca-se a ginastica laboral (GL) como uma ferramenta para contribuir no bem estar e na redução de lesões. O estudo consiste em uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Observou-se que a falta de atividades que envolvem a flexibilidade contribui no déficit na qualidade de vida no trabalho, sendo esta importante a ser utilizada no ambiente domiciliar. Conclui-se que a ginastica laboral deve ser incentivada pelas empresas a fim de proporcionar bem estar aos colaboradores, bem como na produtividade e geração de lucros.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A gravidez na adolescência tem sido um tema polêmico e controverso nos debates sobre saúde sexual e saúde reprodutiva desse segmento. Desse modo, a gravidez na adolescência deve ser analisada de forma ampla, abrangendo a assistência à adolescente e seu filho. Foi utilizada como método de pesquisa a baseada em revisão bibliográfica que tem a finalidade de analisar os meios de infecções no âmbito hospitalar através de um estudo profundo de artigos partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais autores da área. A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, além de agravar os problemas socioeconômicos existentes, há riscos de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto que colocam em risco a saúde de mães e bebês. As equipes de saúde da família na atenção primária à saúde desenvolvem ações que levam em consideração o momento da vida do adolescente e abordam questões de crescimento e desenvolvimento, discussões sobre planejamento de vida, saúde sexual, planejamento familiar, saúde reprodutiva, pré-natal e acompanhamento ao longo da vida. A enfermagem e a equipe de saúde da família como um todo têm um papel de extrema importância, pois possuem uma visão ampla da enfermagem e contribuem para a ação de humanização da enfermagem.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A icterícia é um achado comum no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. A icterícia neonatal ocorre tanto em recém-nascidos a termo (RNTs) quanto prematuros (RNPTs). Estudos apontam que cerca 60 a 70% de RN a termo e 80 a 90% prematuros desenvolvem a icterícia. A icterícia neonatal decorre do acúmulo do pigmento bilirrubínico não conjugado, sendo que cerca de 80 a 90% da bilirrubina é provenienteda quebrada hemoglobina ou de eritropoiese ineficaz. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. Os descritores utilizados foram: “Enfermagem”; “Icterícia”; “Cuidados”, em idiomas português; inglês e espanhol. Os descritores foram previamente selecionados a fim de atender a busca da referente pesquisa. A icterícia neonatal é considerada normal na primeira semana após o nascimento porque o fígado ainda está subdesenvolvido e não pode metabolizar e eliminar a bilirrubina. Porém, em alguns casos, o acúmulo de bilirrubina pode ser causado por doença, sendo importante investigar para determinar a causa da icterícia e iniciar o tratamento mais adequado, que geralmente é feito por fototerapia. Cuidar do bebê com hiperbilirrubinemia é fundamental, pois, além de evitar possíveis sequelas irreversíveis, também requer menor tempo de internação. É necessário reconhecer a identificação precoce dos fatores de risco para o recém-nascido e melhorar as condições de tratamento.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

As lesões por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteo musculares relacionados ao trabalho (DORT), são doenças ocupacionais associadas ao trabalho, que ocasionam danos no sistema músculo esquelético, podendo acometer músculos. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de Agosto a Dezembro de 2021. Os descritores utilizados foram: “Ginástica Laboral ”; “ Trabalho ”; “Ergonomia”, em idiomas português; inglês e espanhol. A Ginástica Laboral é uma atividade de prática antiga, destinada aos operários como um momento de pausa onde os mesmos se exercitavam. Atualmente as empresas utilizam como prevenção do fenômeno LER/DORT que são lesões por esforço repetitivo do trabalhador. Embora a modernidade tenha trazido grandes avanços tecnológicos, a busca constante e incessante por maior produtividade trouxe também fortes pressões para o contexto do trabalho, gerando muitas vezes desgastes físicos.A ginástica laboral reduziu a incidência das dores e lesões mais comuns causadas por fatores como estresse e má postura, como lombalgia, cervicalgia e tendinite. Esta é uma medida de prevenção de lesões. Ergonomicamente, a atividade física fortalece os músculos, ossos e ligamentos. Além disso, a ginástica laboral pode auxiliar na postura correta. Também cria as condições mais favoráveis para os esforços de desenvolvimento dos funcionários. A simples prevenção de doenças ocupacionais já é um fator premente, tornando a ginástica laboral uma importante aliada da ergonomia.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

Este estudo teve como objetivo conhecer a intervenção fisioterapêutica através da massagem em pacientes com depressão, além de ressaltar sobre a depressão, e suas causas, diagnóstico, prevenção e tratamento; descrevendo os principais benefícios da massagem em pacientes com depressão e demonstrar a importância da fisioterapia, pois sabe-se que  a depressão caracteriza-se como um conjunto de transtornos no humor, causando nos indivíduos a tristeza; isolamento; falta de confiança; visões negativas; perda de interesse pelas atividades sociais; alterações no apetite e sono, podendo em alguns casos cometer o suicídio. A massagem poderá auxiliar os pacientes com essa doença, ajudando na redução da depressão ao agir no hormônio responsável causador do estresse, pois ela vem sendo reconhecida como uma das terapias mais eficazes para alívio de dores e prevenção de doenças. Assim, foi fundamentado em um estudo descritivo de revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, através de buscas online das produções científicas como Bireme, Medline, Scielo, Lilacs. Pode-se concluir que os benefícios da massagem vão desde a melhora da imunidade, bem como a diminuição da fadiga, da agitação mental, da insônia e ainda proporciona aumento da flexibilidade e relaxamento dos nervos e na depressão, seus efeitos são notáveis, permitindo a integração da pessoa referente aos aspectos físicos, mental e emocional, promovendo sensações de bem-estar, equilíbrio das disfunções emocionais, suaviza os sintomas de estresse e ansiedade cotidiana oferecidas pela sociedade moderna, proporcionando um equilíbrio na qualidade de vida de indivíduos com depressão.

 

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

O presente trabalho visa analisar as contribuições de marketing de relações de fidelização de clientes corporativos. Hoje o cliente quer qualidade e preço, por todos os serviços e produtos que adquire. Portanto, é importante analisar uma vez melhorar as ferramentas e políticas adotadas pelas organizações para esse fim aumentando a satisfação e a confiabilidade do cliente. Marketing dentro da organização, desempenha um papel importante e um ambiente competente para descobrir os desejos e necessidades do público-alvo, a partir de agora os clientes querem mais do que comprar bons produtos a preços competitivos. Como trazer revisão da literatura do processo metodológico que revela várias teorias, entre os temas estão os conceitos de serviços de marketing, marketing de relacionamentos, honestidade e satisfação do cliente e entrega de serviço marketing afiliado; identificar estratégias para a integridade de clientes e, finalmente, fazer uma análise das ofertas de marketing de relações de fidelização de clientes corporativos. Pensa-se que para prestar um serviço de excelência, a empresa deve dedicar-se ao cliente. Quero prestar um serviço que crie confiança e satisfação com o que é consumido por seus clientes. Com base na pesquisa, foi possível concluir que o processo de fidelização do cliente na seção de farmácias e drogarias ainda precisa ser estudado em grande profundidade, lembramos que foi possível garantir que o Marketing de relacionamentos não estavam sozinhos e o principal requisito para a fidelização do cliente a este respeito papel.O presente trabalho visa analisar as contribuições de marketing de relações de fidelização de clientes corporativos. Hoje o cliente quer qualidade e preço, por todos os serviços e produtos que adquire. Portanto, é importante analisar uma vez melhorar as ferramentas e políticas adotadas pelas organizações para esse fim aumentando a satisfação e a confiabilidade do cliente. Marketing dentro da organização, desempenha um papel importante e um ambiente competente para descobrir os desejos e necessidades do público-alvo, a partir de agora os clientes querem mais do que comprar bons produtos a preços competitivos. Como trazer revisão da literatura do processo metodológico que revela várias teorias, entre os temas estão os conceitos de serviços de marketing, marketing de relacionamentos, honestidade e satisfação do cliente e entrega de serviço marketing afiliado; identificar estratégias para a integridade de clientes e, finalmente, fazer uma análise das ofertas de marketing de relações de fidelização de clientes corporativos. Pensa-se que para prestar um serviço de excelência, a empresa deve dedicar-se ao cliente. Quero prestar um serviço que crie confiança e satisfação com o que é consumido por seus clientes. Com base na pesquisa, foi possível concluir que o processo de fidelização do cliente na seção de farmácias e drogarias ainda precisa ser estudado em grande profundidade, lembramos que foi possível garantir que o Marketing de relacionamentos não estavam sozinhos e o principal requisito para a fidelização do cliente a este respeito papel.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A lombalgia gestacional é um evento comum podendo acometer cerca de 50% das mulheres durante os primeiros meses de gestação. A lombalgia gestacional é decorrente de alterações hormonais que provocam frouxidão ligamentar e alterações biomecânicas causando instabilidade posturais e no equilíbrio intensificando a lordose lombar. O aumento do peso corporal sobrecarrega os músculos, desestabiliza os ligamentos e desloca o centro de gravidade aumentando os riscos de quedas e lesões. O fisioterapeuta apresenta um papel relevante para a prevenção diminuindo as alterações posturais, orientando ante e durante a gestação e tratando os quadros álgicos da lombalgia. Um dos métodos utilizados para a realização da abordagem fisioterapêutica é o Pilates, os exercícios indicados para gestantes são os realizados em solo e aparelhos, principalmente em posição de decúbito dorsal onde a coluna vertebral fique em uma posição neutra e realizando movimentos de baixo impacto. Os exercícios proporcionam o fortalecimento muscular, flexibilidade, correção postural, consciência corporal e das alterações funcionais do decorrer da gestação. Assim os benefícios proporcionam o alivio das dores na região lombar e melhoras a qualidade de vida das gestantes, mesmo em casos de lombalgia crônica.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

 

As afecções respiratórias agudas têm sido um grave problema de saúde pública, pois estão entre as cinco principais causas de morte de crianças menores de 5 anos. Acredita-se que a fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) contribui consideravelmente com técnicas e recursos - reduzindo a morbidade em recém-nascidos e diminuindo o tempo destes em hospitais. Entre as técnicas e procedimentos realizados pelo fisioterapeuta, está o Uso de Pressão Positiva Contínua (CPAP). Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa consistiu em ampliar o conhecimento sobre os possíveis benefícios do CPAP na sala de parto, em recém-nascidos com disfunção respiratória. Desse modo, realizou-se um levantamento bibliográfico de materiais indexados na base do Google acadêmico, publicados entre os anos de 2015 a 2020. Entre os principais benefícios mencionados nos materiais, encontram-se: sustentação das vias aéreas, aumento da expansibilidade pulmonar e redução do tempo de intubação, mediante os achados, conclui-se a relevância no uso do CPAP.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

No fim do ano de 2019, surgia um alerta sobre o aparecimento daquela que se tornaria a maior pandemia do século 21. A doença é chamada de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela infecção de 32 milhões de brasileiros e 670 mil mortes, até o momento. O que se sabe sobre a temática é que a maioria dos enfermos decorrentes da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial com a atuação do sistema imune de resposta inata. No entanto, algumas pessoas desenvolvem um quadro grave e precisam de internação para um melhor atendimento médico. Através de revisão bibliográfica, esta pesquisa tem por objetivo principal conhecer o perfil da resposta imunológica em pacientes com Covid-19 a fim de esclarecer e entender os mecanismos de reação imune do corpo humano. E o que pode-se afirmar após a finalização deste estudo é que a resposta imune provocada pela infecção do SARS-CoV-2 ainda está em detalhamento pelo comunidade científica e muitas informações são publicadas diariamente através de observações clínicas e laboratoriais, sendo necessário que se façam novos levantamentos sempre que precisar entender os mecanismos de reação do corpo humano e o sistema imunológico após a infecção pelo SARS-CoV-2.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) é um dos procedimentos mais comuns na medicina esportiva. Existem várias áreas de controvérsia no manejo da lesão do LCA que engajaram cirurgiões e pesquisadores em debates para identificar uma abordagem ideal para esses pacientes. Esta revisão instrucional da literatura tem como objetivo discutir os princípios da reconstrução do LCA na tentativa de fornecer diretrizes e iniciar uma abordagem de pensamento crítico sobre as áreas mais comuns de controvérsia em relação à reconstrução do LCA. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com método hipotético-dedutivo embasado na revisão literária, obtendo a coleta de dados na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMed. Aos resultados foi observado que o LCA rompido não pode ser recosturado, ele tem que ser substituído por um enxerto e os mais frequente usados neste tipo de cirurgia, são os tendões flexores do joelho (grácil e semitendíneo). Como conclusão pode-se afirmar que o tratamento cirúrgico da ruptura do LCA parece ser a resposta em pacientes que desejam restaurar seu nível de atividade pré-lesão e o tempo de reconstrução e reabilitação são extremamente importantes para um resultado bem-sucedido.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

A fisioterapia atua na Síndrome do Túnel do Carpo(STC) buscando reduzir os efeitos da doença, oxigenando e expandindo as áreas atelectasiadas. Sua aplicabilidade é detectada pela depreciação dos efeitos da patologia, com a melhora das funções do túnel do carpo. O fisioterapeuta usa vários métodos e diversos aparelhos para atingir as metas recomendadas para cada paciente, tais como: analgesia, fortalecimento muscular, manutenção ou ganho da amplitude de movimento de uma articulação, entre outras. Este trabalho trata-se de uma revisão da literatura sobre a síndrome do túnel do carpo. Foram selecionados artigos da última década, especialmente os de cinco e de três anos atrás relacionados à STC e pesquisas na internet em sites de profissionais da fisioterapia com décadas de experiência no assunto. A fisioterapia na fase inicial age melhorando o quadro álgico e diminuindo o processo inflamatório, evitando assim a utilização de fármacos. STC é o nome dado a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido à compressão. A síndrome do túnel do carpo ocorre devido à compressão do nervo mediano e alargamento de estruturas que acompanhadasdo nervo mediano passam por uma passagem estreita chamada túnel do carpo. O tratamento conservador pode variar de anti-inflamatórios e imobilização a injeções de corticosteroides. A fisioterapia possui múltiplos recursos tanto para prevenção quanto para tratamento da STC, dentre os quais incluem-se exercícios de alongamento e fortalecimento, exercícios de amplitude de movimento e recursos de eletroterapia.

2022/02 Ano: 2022 DOI: Abrir

O bruxismo é o ato de apertar e/ou ranger os dentes, considerado um hábito involuntário, pode ocorrer de dia ou durante o sono, podendo causar dor no elemento dental, nos tecidos de suporte, músculos e na articulação temporomandibular. A Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM), por se tratar de um problema de origem multifatorial, faz com que seja necessário um tratamento multidisciplinar. Muitos são os tratamentos propostos para a redução dos sintomas da DTM, sendo uma delas o uso da Toxina Botulínica do tipo A, que vem sendo empregada no tratamento do sorriso gengival, bruxismo, DTM e nas dores orofaciais. Dessa forma, o objetivo deste estudo, por meio de uma revisão de literatura, foi coletar informações sobre o uso da toxina botulínica em tratamentos odontológicos relacionados à DTM e bruxismo, demonstrando os benefícios e vantagens deste método terapêutico sobre outros métodos e esclarecer sobre as contraindicações e possíveis efeitos colaterais decorrentes do uso da referida substância. Conclui-se através desta revisão que a toxina botulínica pode auxiliar tanto no controle dos sintomas da DTM como em tratamentos com objetivos estéticos, sendo necessário estudos complementares sobre o tema.

 

Corpo Editorial - 2022/02

Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Daniel de Azevedo Teixeira danielteixeira@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Dr. Rodrigo de Carvalho Hott rrodhott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Andreia Teixeira de Oliveira Menezes andreia.compbyte@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni