Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição 2015

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

A insuficiência renal crônica é uma doença de elevada morbidade e mortalidade que acomete milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, apresenta-se também como um grande desafio para a saúde pública, devido ao crescente número de pacientes em hemodiálise. O paciente renal crônico em tratamento dialítico se submete a uma transformação abrupta do seu cotidiano que impacta em vários aspectos da vida. O adoecimento implica uma convivência com o território do tratamento de hemodiálise. Esta realidade significa a coexistência de múltiplos territórios. A percepção do paciente frente a essa multiplicidade traduz as multiterritorialidades. Este estudo teve como objetivos: identificar as multiterritorialidades envolvidas no tratamento de hemodiálise dos dois serviços de Teófilo Otoni e identificar as contribuições da Psicologia neste contexto. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Foram realizadas 8 entrevistas semiestruturadas com indivíduos adultos com faixa etária entre 30 e 65 anos, sendo 4 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Dos indivíduos selecionados, 4 eram pacientes do Hospital Santa Rosália e 4 do Hospital Philadélfia. Além disso, 4 entrevistados residiam no município de Teófilo Otoni e 4 em outros municípios. Os dados qualitativos foram analisados segundo a técnica da “Análise de Conteúdo”, com as informações sendo agrupadas em categorias e as falas analisadas dentro de cada tema. As categorias trabalhadas foram: Significado da vida antes do adoecimento, Significado da vida após a doença e o tratamento, A família na hemodiálise, Atividade realizada pelo paciente enquanto está na hemodiálise, Percepção sobre o tratamento de hemodiálise, Significado das viagens para o tratamento e Teófilo Otoni como opção de território para viver. O estudo permitiu conhecer as mudanças biopsicossociais vivenciadas pelos pacientes após o tratamento de hemodiálise. Os discursos demonstraram que os pacientes entendem a hemodiálise como forma de sobrevivência e, apesar das dificuldades enfrentadas, conseguem se adaptar ao tratamento. As viagens são cansativas, mas eles preferem se submeter a elas a perder o vínculo com o seu território de origem. O tratamento não permite um desenraizamento, mas promove a coexistência de múltiplos territórios e suas multiterritorialidades. Pode-se concluir que o estudo apontou a necessidade de ações interssetoriais que valorizem a dimensão subjetiva do paciente, com políticas públicas que contemplem as multiterritorialidades envolvidas no tratamento da hemodiálise. Mostrou também que a Psicologia Hospitalar integra essa proposta, uma vez que, ela contribui para uma visão ampla do homem frente ao seu processo de doença e tratamento, considerando suas diversidades.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Karate é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto-defesa. Este trabalho tem como objetivo, verificar a ação do karatê como instrumento de socialização, tendo em vista a necessidade de formação de valores humanos na sociedade atual, buscando ainda identificar as contribuições do karatê para a formação de valores e desenvolvimento de habilidades sociais. Pode-se concluir que, o karatê contribui para a socialização de crianças e adolescentes porque visa principalmente a formação do caráter do aprendiz. Entende-se ainda que a prática do karatê na infância e adolescência, favorece o desenvolvimento da autoconfiança, bem como habilidades necessárias ao processo de socialização. O uso pedagógico da prática do karatê como meio de socialização pode contribuir significativamente para encaminhar os educandos ao domínio do ímpeto agressivo, exatamente porque direciona suas energias de forma saudável à cooperação e à socialização, criando um bem-estar para todos.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Com o ingresso de crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino, a partir da intensificação da educação inclusiva que se apoia em uma visão ampliada do processo de ensino aprendizagem, partindo do princípio que todos podem aprender e que as diferenças devem ser respeitadas e trabalhadas, portanto, faz-se necessário que a educação seja acessível a cada aluno independente de sua necessidade. A Constituição Federal assegura o direito de todos à educação e prioritariamente no ensino regular, o que também é respaldado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96). O presente trabalho teve como objetivo estudar e analisar a forma em que vem ocorrendo o processo de inclusão na rede regular de ensino. A metodologia aplicada ao trabalho consiste em uma revisão de literatura, sendo uma pesquisa qualitativa, utilizando livros e artigos científicos pertinentes ao tema. Após os estudos feitos pode-se entender que a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, não tem se efetivado como é descrito nas leis, embora a legislação seja determinada em relação ao processo de educação inclusiva, contudo não tem sido suficiente para efetivar de fato uma educação de qualidade, seja por não conhecimento das leis pelos sistemas de ensino, e também pelo não cumprimento da mesma pelo Governo em oferecimento de materiais e profissionais adequados, bem como pela não preparação dos professores em receber esses alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), além de não compreenderem que a capacitação precisa ser continuada em todo o processo educacional, abarcando aí a escola inclusiva.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O presente estudo aborda as intervenções terapêuticas no tratamento de pacientes usuários de crack e outras drogas, levando em consideração ações, dificuldades, abordagens terapêuticas, para o enfrentamento das drogas. O objetivo principal desta pesquisa é analisar a intervenção da equipe multidisciplinar nos CAPS AD em relação aos usuários de crack. A metodologia do presente foi de análise e revisão bibliográfica, quanto à abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, buscou- se artigos e livros da literatura portuguesa, alem de sites como Bireme, BVS e Ministério da Saúde que englobavam as palavras chaves, a partir do ano 2000 a 2013. Por meio da pesquisa realizada pode-se destacar a suma importância da inserção equipe multiprofissional nos CAPS AD, para otimização do trabalho com os usuários de crack, através de consultas, intervenções terapêuticas e oficinas de apoio.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Os avanços científicos nas pesquisas sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) levantam o alto índice da população com o transtorno e sua permanência ao longo da vida. Com o envelhecimento populacional denota, portanto, a necessidade de direcionar a atenção para a qualidade de vida dessa população enquanto idosa. O presente artigo objetiva investigar sobre a saúde mental do idoso com o referido transtorno. O método de estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica e exploratória, com o levantamento de material bibliográfico com pesquisa e leitura seletiva em livros e artigos científicos, que discutiram o tema. O problema norteador indagou: em que aspectos a manifestação do TDAH no idoso compromete a sua saúde mental? Concluiu-se que o processo de envelhecimento traz, por si mesmo, déficits na função executiva do idoso. O TDAH é o agente dificultador dessa função nos seus portadores. Nesse sentido, a pesquisa vem abrir a reflexão sobre a efetiva necessidade da atenção à saúde mental do idoso com o TDAH e o papel do psicólogo neste processo.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Devido à complexidade das relações no mundo globalizado, a família vem adquirindo novas concepções,tanto em sua estrutura como em seu funcionamento. Entre estas mudanças, no tocante ao direito de família está a separação, evento que sempre causa ampla discussão. No momento da dissolução conjugal, é comum o surgimento de controvérsias quanto à guarda dos filhos que além de gerar discussões entre o casal pode acarretar prejuízos ao vínculo entre pais e filhos. O direito de família vem se modificando a fim de adaptar-se a estas novas entidades familiares que vem surgindo, visando soluções adequadas aos litígios,garantindo a proteção jurídica ao caso concreto. Dentre essas modificações destaca-se o instituto da guarda compartilhada que regulariza a posse dos filhos menores com ambos os cônjuges quando do desfazimento dos elos conjugais. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a guarda compartilhada coercitiva como “regra” em casos de dissolução conjugal. Para tanto, faz-se necessário uma abordagem mais sistemática do instituto da guarda, suas espécies, seus requisitos específicos e sua aprovação no mundo jurídico. Por se tratar de modificação recente de lei, necessário a citação dos posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais sobre o tema do presente estudo.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O presente artigo tem por finalidade proporcionar um debate acerca da necessidade de implementação de uma cultura intersetorial entre a escola e as mais diversas politicas sociais, optou-se metodologicamente por realizar um debate acerca da importância da intersetorialidade e suas possibilidades de contribuições junto a crianças e adolescentes que estão em idade escolar. Caminhamos no sentido de compreender a intersetorialidade como prática inovadora no combate as mais diversas refrações da questão social e assim possibilitando ao público das escolas um melhor aproveitamento e pertencimento escolar.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O Comércio Eletrônico cresce de forma vertiginosa, não só no Brasil como em todo o mundo. Tal crescimento ocorre devido a praticidade, menores preços, maior agilidade, conforto, bem como pela diversidade de produtos e serviços disponíveis para o consumo. Com isso, surgem dúvidas em relação à proteção do consumidor frente ao comércio eletrônico. Há um questionamento se o Código de Defesa do Consumidor é realmente capaz de proteger os consumidores diante das compras realizadas pela internet, visto que este código se mostra tão eficaz nas relações de consumo tradicionais. Embora pareça ser diferente do comércio tradicional, o consumidor envolvido pelo comércio eletrônico tem os seus direitos e a sua total proteção perante o Código de Defesa do Consumidor, até mesmo porque os sujeitos das relações de consumo estão presentes neste tipo de comércio, e o nosso Código pode perfeitamente ser aplicado nas relações jurídicas de consumo estabelecidas no ambiente virtual. No entanto, para isso, o consumidor deve tomar algumas cautelas no momento da contratação de fornecimento de produtos ou serviços.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino gratuita amparada pela lei, voltada para pessoas que não ingressaram ou continuaram na escola na idade regular. O trabalho aqui proposto sobre autoestima na educação de jovens e adultos é relevante, pois uma característica frequente do aluno do EJA é sua baixa autoestima, muitas vezes reforçada pelas situações de fracasso escolar. Este estudo tem como objetivo analisar a importância da autoestima do aluno considerando que esta pode trazer consigo dificuldades de aprendizagem. A metodologia a ser utilizada para este trabalho é uma revisão de literatura.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O objetivo do presente estudo é realizar uma análise constitucional do instituto jurídico da desapropriação que é um procedimento de direito público, em que o Estado intervém na propriedade do particular, transferindo-a para si de forma compulsória, para razões de utilidade pública, normalmente mediante o pagamento de indenização. O estudo pretende aprofundar, sobre a alteração do artigo 243 da Constituição Federal feita pela Emenda Constitucional nº. 81 de junho de 2014, desapropriação confiscatória, para as propriedades rurais e urbanas onde for identificada a exploração de trabalho escravo, os conceitos básicos do tema em debate, como, trabalho escravo e a aplicabilidade da Emenda Constitucional. Para tanto, parte do estudo sobre, Direito administrativo, à intervenção do Estado na propriedade juntamente com o instituto da Desapropriação, seu surgimento, espécies e requisitos.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O processo migratório é um tema que merece atenção no que diz respeito ao estudo e análise de seus efeitos no mundo e em regiões especificas. Desde que começou a saída em massa de valadarenses para Boston, nos EUA, em busca de melhores condições econômicas em 1985, essa prática se espalhou por toda a região, e em São Jose do Divino, não foi diferente. Divinenses também começaram a busca pelo sonho americano que era o de estabelecer aqui no Brasil uma melhor condição econômica, para si próprios e seus familiares. Por meio de pesquisa de campo, realizada após Parecer número 329.652 do CEP, o objetivo deste estudo foi investigar as principais alterações na dinâmica das famílias de São José do Divino em decorrência da emigração de um ou mais de seus componentes para os EUA. Os resultados apontaram impactos considerados negativos para os filhos em função da ausência dos pais devido à emigração. Além da necessidade de deixar esses filhos sob cuidados de familiares, ou somente de um dos cônjuges, os mesmos sofreram com problemas psicológicos, casos de gravidez precoce, envolvimentos com as chamadas “drogas ilícitas” e álcool, além de conflitos relacionais devido a essa reconfiguração familiar e perda da referência de uma das figuras parentais. Pode-se concluir que a saída temporária para os EUA provocou alterações nos papéis dos familiares que permaneceram no município mas apesar das modificações na dinâmica familiar, a experiência de emigração foi considerada válida pelos seus componentes.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O presente estudo retrata os resíduos dos serviços de saúde (RSS), que vem aumentando proporcionalmente a cada ano, se mostrando a cada dia um desafio a ser enfrentado pela administração pública, assim as políticas públicas tem como propósito a sustentabilidade do meio ambiente e a preservação da saúde, com investimentos nos sistemas de tratamento e minimização de riscos. O objetivo principal desta pesquisa é analisar o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde, por meio do levantamento bibliográfico.A metodologia do presente foi de revisão bibliográfica, quanto à abordagem qualitativa e aos objetivos, descritiva. O instrumento de coleta de informações será a partir de dados da literatura pertinente e busca em sites como Scielo, Google acadêmico, Bireme, BVS e Ministério da Saúde, e livros científico. Por meio da pesquisa realizada pode-se destacara importância do Gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde, para a proporcionar mais segurança aos trabalhadores, reduzindo os acidentes e preservando o meio ambiente sem a emissão de gases poluentes através da incineração dos RSS.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Entende-se por guarda compartilhada a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do pai e da mãe que não vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se pesquisa bibliográfica, com o objetivo de apontar o conceito, evolução histórica, sua importância, vantagens e desvantagens da guarda compartilhada. Buscou-se ainda, discutir como ficará a relação pai-mãe-filho diante de uma separação; usando como meio de solução a guarda compartilhada, de modo que os dois tenham participação na tomada de decisões na vida da criança, ressaltando suas necessidades, em relação à convivência e proximidade de ambos os pais de maneira saudável e sem conflitos; para a construção da personalidade da criança. A proteção da família e a preservação da dignidade humana existem não só na família tradicional, matrimonializada; podendo também identificá-la nas diferentes formações familiares, como por exemplo, na família que foi desfeita com a separação, onde os filhos em comum permanecem para sempre e necessitam de proteção, carinho e conforto de todos os familiares.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

A Lei 12.433/11, dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho, prevendo que o condenado terá desconto de um dia a cada doze horas de freqüência escolar, divididas, no mínimo em três dias. Por meio de pesquisa bibliográfica, este estudo tem por objetivo, discutir a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo para além da diminuição desta, mas como possibilidade de criação de territórios de emancipação e cidadania. Os resultados apontam a importância da educação numa perspectiva libertadora, entendendo o sujeito (educando) como máquina desejante. Pode-se afirmar que embora aprisionado num espaço físico, enquanto máquina desejante este sujeito pode criar territórios de emancipação, confirmando o valor desta lei, tanto mais por este processo do que pela redução da pena.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Vive-se hoje em uma sociedade competitiva, em que os valores de cooperação, solidariedade e união precisam ser cada vez mais compartilhados e transmitidos por todos, principalmente no ambiente escolar. Este trabalho se justifica por ser o jogo cooperativo considerado como um dos jogos mais inclusivos e participativos para os alunos, promovendo a autoestima, formando o indivíduo integralmente não apenas no seu âmbito escolar, mas em sua vida. Tem-se como objetivo geral abordar os aspectos da inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação básica por meio dos jogos cooperativos contribuindo com a elevação da autoestima e como objetivos específicos: discorrer sobre os jogos cooperativos; relatar as possibilidades de diálogo com o trabalho cooperativo dentro da inclusão; identificar os jogos cooperativos na ajuda da autoestima superando dificuldades. A metodologia utilizada foi uma análise literária de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como Kishimoto (2011), Soler (2012), Brotto (2012), Ferreira (2010), dentre outros. Considerou-se uma pesquisa qualitativa, uma vez que não utilizou-se estatística, pesos ,medidas que determinam quantidade. Quanto aos fins, pode-se considerar que foi explicativa: que conforme VERGARA (2007) tem como principal objetivo tornar as ações estudadas em dados de fácil compreensão, justificando e explicando os seus principais motivos. Os resultados evidenciaram a importância dos jogos cooperativos como estratégia no trabalho do professor de Educação Física na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais promovendo a autoestima e estimulando uma aprendizagem prazerosa.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Entende-se o marketing como uma atividade de comercialização, que tem a sua base no conceito de troca, exercendo um importante papel no direcionamento da gestão estratégica empresarial. O presente artigo visa, através de pesquisa bibliográfica, demonstrar a expressiva relevância do plano de marketing no contexto das atividades mercadológicas. É abordada de forma clara e objetiva a importância do planejamento de marketing, em que o mesmo facilita a percepção e execução de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e lucratividade, permitindo analisar o mercado e identificar propensões para se adaptar às constantes mudanças, como também os principais erros de sua aplicação. Conclui-se que o planejamento de marketing não é uma solução para todas as vicissitudes de uma organização, mas desempenha um fator de extrema importância para todos os segmentos da mesma.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O poço é denominado artesiano quando a própria pressão natural da água pode levá-la a um nível superior, podendo até irromper, sem a necessidade de utilização de bomba. Esse trabalho objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica, apresentar as vantagens e desvantagens da construção de um poço artesiano para os seres humanos e para o meio ambiente . Em locais com precariedade de abastecimento de água, período de seca ou de racionamento de água, o poço artesiano torna-se uma solução real para o problema, além de poder trazer benefícios financeiros a longo prazo, se obedecidas as normas e requisitos básicos para construção do mesmo. Porém, a construção do poço tubular sem o devido estudo do local, sem a utilização de materiais e métodos adequados realizados por profissionais altamente qualificados e capacitados pode trazer sérios prejuízos. Conclui-se que o poço artesiano pode ser uma solução real para o consumo humano, haja vista a escassez de água potável, mas deve-se atentar para uma série de detalhes para que essas reservas subterrâneas não sofram com superexplotação e contaminação das águas.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

É “poder-dever” da administração pública a fiscalização nos contratos administrativos. Assim, no momento em que o Município de forma negligente contrata empresa inidônea para prestação de serviços ou realização de obra, e essa empresa não arca com os encargos trabalhistas, comprovando-se que o ente da administração não cumpriu seu dever de fiscalizar, a jurisprudência atual entende que, esse ente deve responder subsidiariamente por esses encargos. O entendimento jurisprudencial atual, nada é mais que a aplicação do princípio da eficiência insculpido em nossa Constituição Federal.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

Este trabalho tem como objetivo fazer um paralelo entre a idéia de comércio construído na Grécia antiga, conforme a visão de Aristóteles segundo a qual os objetos intercambiáveis atendiam a simples necessidade básica para a vida trivial dos cidadãos, num primeiro momento, através da justiça comutativa. Já, num segundo momento, houve o caráter desumanizador que a moeda passou a introduzir na vida dos cidadãos da pólis. Teremos como referência do nosso texto as obras: Ética a Nicômaco2 e a Política3 , em Aristóteles (384-322 a.C.); e, de outro lado, a desumanização total que o comércio introduziu no mundo Moderno, eis que a economia, através do dinheiro, passou a forjar e a dominar a norma reguladora básica da vida social, como a um feitiço, na visão de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), na obra: Manifesto do Partido Comunista4 , o que provocou miséria e instilou desespero na vida e na mentalidade do homem moderno.

Edição 2015 Ano: 2015 DOI: Abrir

O estudo sobre a sexualidade na adolescência vem sendo trabalhado nas escolas a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – Lei nº. 9.394/1996 e, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, por meio dos temas transversais. O presente artigo sobre sexualidade na adolescência: tema transversal, objetiva mostrar que a educação sexual nas escolas ainda é caminho significativo para levar informações adequadas e corretas às crianças e adolescentes que iniciam sua vida sexual cada vez mais cedo causando preocupações diversas e conflitos nos pais que, muitas vezes, não conseguem dialogar com seus (suas) filhos (as). A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura perpassando por autores como AQUINO (1997); FURLANI (2003); DESIDÉRIO (2010); MARTINEZ (1998) entre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e Lei de Diretrizes e Bases (1996). Considerou-se que o estudo da sexualidade na escola é um componente primordial para formar cidadãos conscientes, críticos e responsáveis abrangendo cunho individual e social. A orientação sexual foi incorporada nos currículos escolares tendo em vista que os adolescentes necessitam de uma atenção especial em relação a uma orientação sobre sua vida sexual. Os PCNs. pretenderam constituir uma proposta flexível de conteúdos para orientar a estrutura curricular de todo o sistema educacional, fornecendo subsídios às escolas na construção do planejamento curricular a partir das distintas realidades sociais. Esse tema, (orientação sexual) tem como eixo central a educação para a cidadania e não se constituem em novas disciplinas, mas devem abranger todas as áreas do conhecimento, tanto dentro da programação diária da escola, como fora dela.

Corpo Editorial - Edição 2015

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Giovanni Camargo Silva vannipassos@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Paula Correa Rodrigues paulacorrearodrigues@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rivani Lopes Negreiros rivaninegreiros@bol.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni