Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição 2016 - 1

Edição 2016 - 1 Ano: 2016 DOI: Abrir

As novas demandas da educação inclusiva têm exigido do professor uma mudança de postura com relação à sua atuação e métodos usados em intervenções pedagógicas com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. A formação continuada do profissional da educação inclusiva passa a ser uma necessidade essencial, considerando a necessidade de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a educação inclusiva, principalmente vislumbrando essa modalidade de educação como um movimento humano, e que desponta como um desafio no cotidiano escolar. Assim, faz-se necessário estimular a construção de metodologias didático-pedagógicas inovadoras a serem desenvolvidas nas diferentes situações de aprendizagem da criança, seja ela uma criança comum, uma criança com necessidades educacionais especiais, ou de cultura e etnias diversificadas. Considerando a situação referida, para o desenvolvimento desse trabalho, levantou-se o seguinte problema: O que leva um profissional da educação da escola inclusiva, participar de cursos de formação continuada? Por meio de uma metodologia qualitativa, fez-se aqui uma análise bibliográfica de autores como STAINBACK, ROZEK, SASSAKI, MANTOAN, FONSECA entre outros, que discutiram sobre a formação continuada de professores, inclusive daqueles que estão diretamente ligados à educação inclusiva. Ao final das leituras e da revisão, chegou-se à conclusão de que a capacitação continuada de docentes é um dos modos de dar início à mudanças na qualidade do ensino, tendo como objetivo a criação de contextos educacionais inclusivos, capazes de assegurar a aprendizagem de todos os indivíduos, respeitando as particularidades de cada um, superando os desafios psicológicos, espaciais, temporais e culturais.

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Este trabalho aborda a afetividade como potencializadora do processo ensinoaprendizagem uma vez que esta é uma importante faceta ao pensar o ser cognoscente numa perspectiva biopsicossocial. A partir das concepções teóricas explicitadas sobre afetividade e cognição, este trabalho tem o propósito de analisar a influência e a relevância da relação interpessoal estabelecida entre o professor e o aluno em sala de aula, tendo em vista a existência de uma relação íntima entre o ambiente social e os processos afetivos e cognitivos, entendendo que ambos são responsáveis pelo desenvolvimento humano. A metodologia utilizada constitui-se de uma revisão de literatura, amparada por autores de relevo como Freire, Vygotsky, Wallon, LDB entre outros. Ao ancorar nos pensamentos desses autores é possível defender a afetividade como conceito-chave que fundamenta o sucesso do processo ensino aprendizagem da EJA. Os resultados evidenciaram a importância bem como a indissociabilidade entre afetividade e cognição na busca da eficácia das práticas pedagógicas visando o desenvolvimento pleno do educando ainda que na fase adulta

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O presente trabalho foi desenvolvido considerando que toda criança gosta de brincar e nas brincadeiras podem despertar criatividades e vencer desafios. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC, 2012), ressaltam o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas. Portanto, este trabalho descreve sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento de crianças de 6 e 7 anos e tem como objetivo primordial investigar a contribuição dos jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem das crianças de 6 e 7 anos. Enfatiza o valor dos jogos para a aprendizagem das crianças nessa fase, sua abordagem na perspectiva da aprendizagem, bem como as brincadeiras. A pesquisa se baseia em fundamentações teóricas de vários autores através de consultas em diferentes livros, revistas, artigos e experiências dos educadores que trabalham com essa fase.

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Considerando a lei 10.639/03 que tem como finalidade a obrigatoriedade da inserção do ensino de História e Cultura afro-brasileira e Africana no currículo de Educação Básica, com o objetivo do reconhecimento e a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de igualdade e valorização das raízes africanas da nação brasileira torna-se fundamental ampliar a discussão sobre o tema. Este trabalho tem como objetivo analisar e debater sobre o tema desigualdades raciais no trato com a educação e o reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental. A metodologia usada foi uma revisão de literatura, utilizando documentos públicos, constituição federal brasileira, lei 10.639/03, lei 11.645/08 sites e livros de autores como Fonseca (2004), Santana (2004) e Munanga (2004).

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Tendo em vista os atuais conflitos religiosos e culturais, em função da diversidade cultural, encontra-se uma necessidade de oferecer aos alunos uma formação que garanta em sua base, conhecimento necessário sobre diversidade em caráter mundial para criar valores de tolerância, respeito e empatia perante a pluralidade cultural. Este artigo se justifica pela importância da escola trabalhar com a criança nos primeiros anos do ensino fundamental o respeito ao próximo e as diferenças, dando ao individuo uma formação integral de cidadão consciente e tolerante. Encontra-se na aula de arte possibilidade de contribuir com a formação cidadã dos alunos no sentido possibilita-los compreender a diversidade cultural e valoriza-la, pois a arte além de proporcionar a criatividade do aluno, oferece a ele um olhar mais sensível sobre o mundo. Tem-se como objetivo identificar métodos para trabalhar a diversidade cultural na escola a partir das aulas de arte. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura, utilizando artigos, sites, revistas e livros de autores como BARBOSA (1991), LARAIA (2009), KOWALEWSKI (2014) e outros estudiosos do assunto.

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O presente trabalho teve como objetivo investigar, definir e trabalhar comportamentos anti-sociais de crianças e adolescentes numa perspectiva analíticocomportamental. Descreveu-se a relação entre crianças e adolescentes e comportamentos anti-sociais da sociedade. A pesquisa foi realizada com a metodologia qualitativa com ênfase em pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento, desta pesquisa, se atém a explicar discutir e demonstrar a pertinência da teoria do Behaviorismo Radical na explicação do problema proposto. O trabalho também possui relevância no contexto social, uma vez que observa-se que o comportamento anti-social tem causado consequências insatisfatórias para a sociedade. Salienta-se que este trabalho deve ser levado em consideração nas estratégias de intervenção em crianças/adolescentes com comportamento anti-social. Também confirmam a importância de intervenções sob a perspectiva da analise do comportamento como foco não apenas nas crianças e adolescentes, mas também nos seus respectivos modelos parentais, na sua comunidade, escola e no planejamento de estratégias para proporcionar uma melhor qualidade de vida para o ser humano, buscando desenvolver o máximo do potencial do indivíduo, para que este possa se tornar um agente de transformação social.

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Uma construção é denominada sustentável quando acopla um conjunto de práticas adotadas antes durante e após os trabalhos de construção com o objetivo atender necessidades humanas agredindo ao mínimo o meio ambiente. Esse trabalho objetiva, por meio de pesquisa bibliográfica, apresentar vantagens e incentivar o crescimento de construções sustentáveis já que as mesmas geram muitos benefícios. O setor de construção civil é responsável por boa parte da extração de recursos naturais principalmente água, minerais e madeira. O desperdício de materiais na obra é grande, gerando quase metade dos resíduos sólidos urbanos, e pode ser reduzido junto com o consumo de água e energia elétrica. Problemas que podem ser minimizados com a o auxilio de obras sustentáveis, que auxiliam na diminuição de custos financeiros durante e após o projeto. Portanto para que essas construções se tornem realidade é necessário mudar o pensamento vigente aceitando novos paradigmas de construção e utilização dos recursos naturais

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Este trabalho discorre sobre um tema polêmico, apresentando o indivíduo com psicopatia, dentro da interpretação do Código Penal Brasileiro. Conceituar-se-á as características dos psicopatas, considerando as suas particularidades e distinções aos demais indivíduos, comentando em seguida sobre a aplicação da imputabilidade aos mesmos. Quanto ao método utilizado, efetuou-se pesquisa bibliográfica demarcando o caráter valorativo, possuindo estrutura descritiva mediante o propósito, recapitulando divulgações sobre o conteúdo, no período de 2002 a 2014. A psicopatia ainda é alvo de uma extensa demanda de estudos, mas com alguns pontos em comum partilhados por uma boa parte dos seus estudiosos. Implica-se a compreensão dos termos de inimputabilidade, semi-imputabilidade e imputabilidade de acordo com as Leis Penais. Concluiu-se que os psicopatas são imputáveis, mediante o caráter do seu comportamento não afetar a razão, não se tratando assim de uma doença mental, mas uma forma de ser no mundo.

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O presente artigo tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: Marketing de relacionamento como fator de fortalecimento da relação com os clientes e consequente retenção dos mesmos. Considerando o questionamento temse como objetivos: identificar, analisar e compreender as estratégias de marketing de relacionamento para reter clientes. A metodologia aplicada neste trabalho foi de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa. O estudo inicia-se com abordagem sobre marketing e seus conceitos, tendo como foco detalhado a criação de valor e suas ferramentas. Segundo Levitt (1994) “O relacionamento entre vendedor e comprador raramente termina quando uma venda é realizada. Esse relacionamento vai sendo intensificado cada vez mais após a venda ter sido efetuada e auxilia na decisão de escolha do comprador por ocasião de sua próxima aquisição”.

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A administração de materiais é uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de qualquer empresa. As inovações e melhorias no processo logístico das empresas, tem se mostrado eficientes na busca da redução de custos para maior competitividade. Os estoques permitem economias na produção e sendo ele um investimento, conta financeiramente como parte do capital da empresa. As empresas pela própria filosofia do capitalismo buscam sempre o melhor resultado econômico possível, com o objetivo de aumentar suas receitas e minimizar suas despesas. O cenário mundial apresentado, força algumas empresas a se voltarem para a administração interna, implantar programas que facilitem a administração de seus estoques, treinamento de pessoal de forma a agregar valor ao seu produto final e reduzir custos para a clientela. O índice de acurácia sendo uma das ferramentas de gestão de estoque busca exatidão de informações, sendo também chamada de Auditoria de Estoques. Partindo desse pressuposto o presente trabalho objetiva responder à seguinte questão: Qual a importância do índice de acurácia? Para isso, a metodologia a ser utilizada para este trabalho tem base em pesquisa bibliográfica, com o objetivo de analisar e identificar as principais causas da falta de acuracidade de estoque, de forma que tragam para o cenário das discussões, ações práticas significativas voltadas diretamente sobre os fatores mais relevantes das divergências de estoque.

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Define-se o Sistema de Integração Lavoura Pecuária-Floresta como um meio sustentável de integração agrícola, pecuária e floresta realizando um cultivo consorciado, sucessionado e rotacionado. Este trabalho tem como objetivo, por meio de pesquisa bibliográfica, apontar um novo meio para a produção sustentável de alimentos e madeiras, tendo em vista a necessidade de produzir mais com menos. Visando conscientizar os produtores, apresenta-se um modelo inovador de produção tecnológico, sustentável e ecológico onde vai desde a recuperação de áreas degradadas e incultiváveis à manutenção de florestas nativas além de trazer rentabilidade para o produtor e minimizando prejuízos. Conclui-se, que o projeto de ILPF bem implantado é a solução mais viável para suprir a demanda do consumo humano e animal, respeitando o meio ambiente que é a maior fonte de produção e abastecimento para a condução do sistema.

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Telhado verde consiste em uma técnica usada na engenharia e arquitetura. Onde o principal objetivo é o plantio de plantas nas coberturas de residências e edifícios. Esse trabalho foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, com o intuito de apresentar as vantagens e desvantagens da utilização dessa técnica. Este tipo de telhado atua como solução termo acústico, e sendo também uma alternativa viável para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas. Porém o investimento é elevado e caso não seja feito de modo correto pode gerar danos à construção na qual foi implantado. Conclui-se que o telhado verde é um meio eficaz para a economia de energia, para combate aos gases do efeito estufa e melhora da qualidade de vida em áreas urbanas, porem é necessário que seja feito por pessoas com conhecimento técnico na área, a fim de não prejudicar toda a construção.

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A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, contemplando o desenvolvimento integral da criança, como ser social capaz de construir aprendizagens. O tema escolhido justifica-se pela necessidade de resignificar os objetivos e finalidades da avaliação, esta que deve ser uma ferramenta que auxiliará o professor a refletir sobre sua prática docente dentro do processo de ensino aprendizagem. O presente artigo de revisão literária objetiva analisar a avaliação na educação infantil que será o foco principal desse trabalho, desmitificando os procedimentos para não se criarem juízos de valor acerca desse processo. A partir desse contexto para atender ao objetivo proposto, levantou-se a seguinte pergunta problema: Qual o papel da avaliação na educação infantil? Essa modalidade de ensino exige que os docentes conheçam as etapas de desenvolvimento da criança para não deixarem que a ação avaliativa assuma os mesmos contornos do ensino fundamental. A metodologia utilizada constitui-se em uma revisão de literatura apontando para autores que trabalharam com a temática avaliação em toda sua amplitude, perpassando por autores como Freire (1984); Godoi (2010); Kramer (1987); Oliveira (2007); Perrenoud (1999), entre outros, e documentos como oficiais como LDB (1996); LDB (2013); DCN (2013). Considerando-se, toda dimensão que o avaliar abrange na educação infantil, é necessário que o professor compreenda que sua a prática avaliativa deve constantemente lhe proporcionar momentos de reflexão para a qualidade do ensino, uma vez que avaliar vai além dos aspectos pedagógicos, incluindo também todas as dimensões do ser humano.

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As leishmanioses são infecções crônicas causadas por protozoários do gênero Leishmania, que acometem os seres humanos e outros mamíferos. São principalmente transmitidas por fêmeas de insetos dípteros conhecidos como flebotomíneos, causando um espectro de manifestações clinicas, com apresentações nas formas visceral, Tegumentar e mucosa. Os cães constituem o principal elo doméstico da leishmaniose visceral, sendo considerado a principal fonte de infecção para os vetores. Uma das principais ações de controle da Leishmaniose Visceral é a eutanásia dos cães reagentes nos exames sorológicos. O Ministério da Saúde propôs a substituição do antigo protocolo, implantando um diagnóstico rápido e prático, porém, simultaneamente, de alta sensibilidade e especificidade, capaz de garantir a retirada do cão realmente positivo do ambiente com maior agilidade. Com a mudança no cenário e a maior participação da equipe de campo no diagnóstico da leishmaniose visceral canina, surgiu o interesse de avaliar como e por quem está sendo realizados os testes de triagem e os seus resultados perante os testes confirmatórios e Controle de Qualidade Externo (CQE) realizados no Laboratório Macrorregional de T.Otoni. A pesquisa foi dividida em duas partes: uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um questionário composto por perguntas objetivas que sinalizavam como, onde, quem e se houve treinamento para a realização do TRDPP® ; e uma pesquisa documental, onde analisou-se os resultados dos testes confirmatórios e os resultados do CQE. Concluiu-se que é imprescindível um maior controle e investimentos em treinamentos mais freqüentes e melhores para as equipes de campo, pois os números da pesquisa não refletem os alcançados em outras pesquisas que validaram o TR DPP® .

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A Gestão de Pessoas é uma ferramenta da administração, que visa formular a estratégia da força de trabalho. Gestores e organizações empreendedoras buscam introduzir a gestão de pessoas no planejamento estratégico, a fim de alcançar sucesso nos negócios, pois as pessoas devem ser vistas como fonte de lucro e não de custo. Neste contexto, o trabalho aqui proposto buscará desmistificar a visão dos gestores de empresas de pequeno e médio porte do município de Teófilo Otoni, Minas Gerais, em relação à gestão de pessoas. A pesquisa de campo que compõe o artigo foi realizada com uma amostra estatística dessas empresas, através de formulários e entrevistas, elaboradoras para este fim. O resultado qualitativo e quantitativo encontra-se descrito nesta pesquisa.

Corpo Editorial - Edição 2016 - 1

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Giovanni Camargo Silva vannipassos@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Paula Correa Rodrigues paulacorrearodrigues@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rivani Lopes Negreiros rivaninegreiros@bol.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni