Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição 2016 - 2

Edição 2016 - 2 Ano: 2016 DOI: Abrir

O aluno, para estar preparado para o ato da aprendizagem, necessita sentir-se receptivo à matéria. Professor e aluno necessitam estar em um trabalho construtivo de diálogo e parceria, para que o processo de ensino e aprendizagem se torne possível e prazeroso. Este artigo teve como propósito estudar, analisar e buscar compreender como o relacionamento professor-aluno interfere na aprendizagem. Considerou-se no trabalho os aspectos emocionais, psicológicos e afetivos como elementos significativos para a construção do conhecimento. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura baseada em autores como CUNHA (2012), RELVAS (2010), FREIRE (2012), entre outros. Um bom relacionamento entre professor e aluno, gera uma melhor aprendizagem, tornando-se um intercessor por meio de componentes motivacionais, afetivos e relacionais na contribuição do ato de aprender. O professor, permeado por uma boa prática social e didática, deve ser consciente que, é necessário estabelecer relações positivas para atingir os objetivos e metas propostas com qualidade e prazer; esta é uma interação construída pela mediação do professor perante o aluno. O aluno precisa vivenciar momentos que gerem crescimento, confiança e, imprescindivelmente, que a relação com o professor não seja constituída por dúvidas em relação à fidelidade e às verdades que são fundamentais para um bom relacionamento.

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A cada dia buscam-se melhores formas de aprendizado no âmbito escolar. A aproximação da família e a escola se apresentam como uma boa estratégia para auxiliar no processo de desenvolvimento infantil escolar. O artigo destaca a importância da aproximação da família e a escola no desenvolvimento escolar da criança no ensino infantil já que a relação entre família e escola enfrenta grandes desafios frente a ocupação dos pais, a quantidade de filhos ou até mesmo a tradicionalização da escola. Estes fatores podem interferir na intensidade com que os pais e professores interajam de forma a beneficiar o aluno. Objetiva-se com este estudo verificar como pode ocorrer o estimulo e a aproximação da família no ambiente escolar além de investigar a importância da família na escola, analisar como a família pode influenciar no desenvolvimento escolar da criança e identificar qual o papel do pedagogo com relação à proximidade da família. A metodologia utilizada é uma revisão literária de livros, artigos e trabalhos científicos encontrados em sites acadêmicos. Por meio dos estudos feitos pode-se verificar a importância e a influência que a família tem no aprendizado do aluno, principalmente no ensino infantil. A família e a escola devem andar de mãos dadas para que haja a melhor promoção da educação. O papel do professor é fazer com que esta aproximação seja garantida.

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O estudo sobre processo e sua gestão sempre foi uma demanda das organizações, principalmente entre o final da década de 80 e inicio da de 90, objetivando maximizar o valor ao cliente, diante do ambiente competitivo e a necessidade de responder com rapidez e segurança aos anseios do mercado. Este estudo teve como objetivo evidenciar a importância da gestão de processos no desempenho operacional das empresas, para tanto foi utilizada a revisão da literatura. Qualquer organização produtiva, seja pública, privada ou do terceiro setor, sem exceção, que queira coordenar os trabalhos de forma sistêmica deverá buscar respaldo na gestão dos processos. Conhecer de forma como os recursos e as atividades estão projetadas e serão geridas no dia-a-dia, procurando a melhoria nas operações e na forma de coordenação do trabalho entre si, deve integrar um processo. Constatou-se que esta forma sistêmica de estabelecer padrões para as atividades, que serão desenvolvidas pelas empresas, contribuem para o bom funcionamento das organizações, criando um fluxo lógico, pratico e eficaz, visando aperfeiçoar os resultados obtidos e agregar valor do produto ou serviço ao cliente.

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Brincadeira tradicional é uma temática que tem conquistado espaço nas escolas, principalmente no que se refere à educação infantil. As brincadeiras tradicionais estão contidas no folclore e na cultura brasileira. A utilização dessa ferramenta permite um trabalho pedagógico que possibilita a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança. A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância do uso das brincadeiras tradicionais para a aprendizagem das crianças na educação infantil. A metodologia utilizada foi uma análise literária de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como, OLIVEIRA (2007), KISHIMOTO (2003), FONTANA (1997), VYGOTSKY (1984), WALLON (1975), FANTIN (2000) e uso de documentos públicos como RCNs (1998), LDB (1998), dentre outros. O estudo permitiu compreender que é possível, por meio das brincadeiras e jogos infantis uma aprendizagem significativa e que influencia positivamente no desenvolvimento integral das crianças, sendo capaz de solucionar problemas tanto na esfera social quanto cognitiva. Assim compreende-se que o professor deve refletir sobre o resgate e o uso das brincadeiras tradicionais no contexto escolar e apropriar deste instrumento em seu papel pedagógico.

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Com base na importância significativa dos contos de fada na educação infantil, a proposta central desta pesquisa é abordar a dimensão pedagógica em que esses aspectos podem favorecer para a criança na educação infantil tanto no desenvolvimento social e emocional quanto no cognitivo. Segundo Bettelheim (2007), enquanto a criança se diverte, os contos de fadas a faz conhecer sobre si mesma, favorecendo o desenvolvimento de sua personalidade, oferece significados em diversos níveis, enriquecendo a sua existência. Nas histórias as crianças se identificam com alguns dos personagens, em outros projetam suas angustias e medos, assim, os contos de fadas tem o papel de ajudá-las a elaborar situações conflitivas. A presente pesquisa é de caráter qualitativo e foi realizada, a partir de um levantamento em estudos bibliográficos em obras retomadas como Abramovich (1991) e Gregorin (2009).

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Com as determinações legais no Brasile recomendações internacionais para a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula regular, faz-se necessário considerar a forma de organização da escola para receber o aluno surdo de maneira inclusiva. Neste aspecto compreende-se a importância do professor intérprete de LIBRAS na inclusão do aluno surdo.Este artigo teve como propósito analisar a interação entre o professor regente e o professor intérprete de LIBRAS para o desenvolvimento do aluno surdo. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura utilizando o Google Acadêmico, artigos científicos e autores como Ronice Quadros e Lacerda.

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Compreende-se a alimentação como forte aliada na prevenção e restabelecimento de doenças não transmissíveis, como as cardiovasculares, motivo o qual vem suscitando muitos estudos voltados para o consumo de frutas e suas propriedades, como é o caso, do maracujá que possui compostos bioativos. Considerando o potencial dos compostos bioativos na promoção da saúde, sobretudo na proteção contra doenças cardiovasculares, este artigo teve o objetivo averiguar por meio de revisão bibliográfica evidências científicas que comprovem a relação entre compostos bioativos e a prevenção de doenças cardiovasculares. Especificamente descrever as possibilidades de aproveitamento integral do maracujá na alimentação e os efeitos da utilização de seus componentes na saúde humana. Como metodologia de pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, considerada qualitativa perante a abordagem do problema, de caráter descritivo quanto aos fins Os resultados demonstraram que o maracujá possui propriedades bioativas que de fato contribuem para a prevenção de doenças cardiovasculares. Concluiu-se, portanto, que o albedo de maracujá possui características funcionais, e oportuniza a produção de outros alimentos com baixa caloria.

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A Hanseníase no Brasil, ainda se destaca como importante problema de saúde pública, apresentando-se de forma heterogênea com áreas de maior prevalência. Teófilo Otoni é um município que vem apresentando altas taxas de detecção de hanseníase sendo necessária uma avaliação das ações de controle permitindo uma visão atualizada da situação epidemiológica dessa doença no município. O objetivo deste estudo é avaliar a situação epidemiológica da hanseníase no município de Teófilo Otoni-MG no período de 2001 a 2010. Trata-se de estudo descritivo, retrospectivo dos casos novos notificados no município utilizando dados disponibilizados pela Gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, através da base de dados do SINANNet, provenientes da ficha individual de notificação e investigação de hanseníase. Foram identificados 780 pacientes. O grupo etário mais afetado foi de 46 a 60 anos, na maioria, mulheres, com escolaridade fundamental. No momento do diagnóstico, os graus de incapacidade 1 e 2 foram identificados em 440 e 86 pacientes, respectivamente, indicando diagnóstico tardio. Observou-se maior percentual de multibacilares (84%), a forma clínica predominante foi a dimorfa (75,5%), o índice de avaliação de contatos foi de 83% e uma proporção de alta por cura acima de 90%. Os achados indicam uma situação crítica no município estudado com um coeficiente anual de prevalência considerado muito alto nos anos de 2003, 2004 e 2005 de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. É necessário, portanto, descentralizar os serviços de atenção à hanseníase e treinar mais profissionais no sentido de capacitá-los para diagnóstico e tratamento mais precoces. Além disso, é relevante implementar as atividades de prevenção da doença, reforçando o compromisso do município no controle dessa endemia.

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O Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP) da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni (FUPAC-TO) consisti em um espaço de extensão do curso de Psicologia que possibilita aos graduandos uma relação teoria-prática e fornece serviços de Psicologia à população de Teófilo Otoni. Em fevereiro de 2008 a FUPAC-TO implantou o curso de psicologia. Atualmente, são 04 turmas finalizadas, totalizando 140 egressos. O NPP iniciou suas atividades de estágio em 2012. O presente trabalho pretende caracterizar o contexto histórico do estágio e da formação em Psicologia; Descrever o NPP; Analisar os diferentes momentos no percurso de sua constituição e Descrever o perfil sócio profissional do egresso. Além de identificar as contribuições do NPP da FUPAC-TO para formação do acadêmico de Psicologia. A pesquisa será de cunho descritivo utilizando do método quantitativo. Será aplicado um questionário estruturado nos regressos de Psicologia que se formaram no período de 2012 a 2015. A pesquisa foi aprovada pelo CEP/CES (parecer 1.683.497), além de autorizada pela FUPAC-TO e pelos participantes que assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. A aplicação será realizada de dois modos: presencial e online.O estágio se configura numa etapa de extrema valia para processo de formação em Psicologia, fornecendo ao graduando uma vivência da realidade profissional na qual ele está se capacitando para exercer. Espera-se que o NPP da FUPAC-TO permita essa vivência prática ao acadêmico de Psicologia e forneça a comunidade um serviço que promova a qualidade de vida do sujeito e o empoderamento.

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Este estudo situado na área da Psicologia Social Comunitária objetiva abordar os aspectos a serem considerados no processo de inserção e intervenção do psicólogo comunitário em uma tribo indígena, na perspectiva do empoderamento. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, descritiva quantos aos fins e de abordagem qualitativa. Os achados da literatura apontam para a necessidade de compreender o indivíduo numa perspectiva dialética, sua constituição histórica e social e os elementos que explicam os processos de ação do indivíduo frente às determinações sociais. O enfrentamento se sustenta a partir dos vínculos afetivos e sociais e no compromisso que o indivíduo desenvolve em suas relações na comunidade. Pode-se afirmar que a premissa básica do trabalho do psicólogo comunitário é a mediação, respeito aos limites e possibilidades do grupo, tendo como pressuposto básico, o protagonismo dos sujeitos na busca por recursos para empoderamento dentro do seu contexto.

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A Dipirona Sódica é um fármaco de venda livre, usada popularmente pela sociedade na automedicação, apresenta ação analgésica, antitérmica e antiinflamatória. Devido ao suposto papel em causar agranulocitose, apresenta sua venda proibida em alguns países do mundo, embora vários estudos comprovem que a dipirona sódica tende positivamente quando comparado seu risco - benefício. O presente trabalho, uma pesquisa quantitativa descritiva, objetivou analisar a biofarmacotécnica da dipirona sódica através da realização dos testes físico-químicos de peso médio, tempo de dissolução, friabilidade e do doseamento de princípio ativo dos comprimidos e cápsulas de dipirona provenientes das drogarias e farmácias magistrais do município de Teófilo- Otoni, MG. Foram analisados medicamentos éticos, similares, genéricos e manipulados na forma farmacêutica sólida, com posologia de 500mg. De acordo com os resultados, destes testes, verificou-se que, na análise de doseamento, alguns manipulados não estão de acordo com a literatura. Para os demais testes, todas as amostras cumpriram as especificações estabelecidas pela Farmacopéia brasileira 5° edição. Os resultados adquiridos sugerem que a qualidade dos medicamentos manipulados deve ser aprimorada já que houve alterações fora do percentual permitido pela literatura no doseamento de princípio em duas das quatro amostras analisada, resultado que pode alterar a resposta terapêutica esperada pelo fármaco.

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A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa de etiopatogenia desconhecida que acomete preferencialmente mulheres, caracterizada por dores musculares difusas crônicas e sítios dolorosos específicos, associados frequentemente à fadiga, distúrbios do sono, cefaléia crônica, distúrbios psíquicos e intestinais funcionais. Devido ao quadro doloroso e à cronicidade, a síndrome geralmente tem impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. Não existe nenhum exame de imagem ou laboratorial que forneça o diagnóstico para fibromialgia, sendo o mesmo realizado através de um exame físico e uma anamnese detalhada. Considerando-se a sua etiologia desconhecida, o tratamento fisioterapêutico na fibromialgia não tem efeito curativo, tendo como objetivo o controle da sintomatologia dolorosa, otimização do sono, melhora de outros sintomas associados e da qualidade de vida como um todo. O principal objetivo desse estudo foi analisar os benefícios da Hidroterapia utilizada no tratamento de pacientes portadores de fibromialgia. Foi realizada uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, de caráter exploratório, o qual foi realizado um aprofundamento teórico/científico. Essa modalidade terapêutica mostrou-se eficaz no tratamento da grande maioria dos fibromiálgicos, com objetivo final de melhorar sua qualidade de vida.

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Este estudo tem por objetivo demonstrar a necessidade da capacitação do corpo docente de Instituições de Ensino Superior, no que se refere ao atendimento a alunos com deficiência física. É de suma importância efetuar avaliações periódicas com o corpo docente, verificando, assim, se o mesmo encontra-se apto para atuar junto aos alunos com necessidades especiais, especialmente aos portadores de deficiência física, a fim de possibilitar a inserção de mecanismos necessários e capazes de aliar aos instrumentos metodológicos existentes, promovendo um melhor desenvolvimento acadêmico. A educação inclusiva representa uma possível solução para que os docentes desenvolvam seu papel enquanto educadores. Considerar ser necessária a capacitação do corpo docente para o atendimento a grupos de alunos com deficiência física ou necessidades especiais, com intuito de poder ajudá-los e incentivá-los a aprender, compreender e desenvolver o seu potencial, superando as dificuldades a partir de sua própria realidade. A metodologia utilizada é a de revisão literária, com foco na análise descritiva e, quanto ao modo da pesquisa, utilizou-se a qualitativa tão logo percebeu- se os aspectos éticos da educação inclusiva. Trata-se de um empreendimento necessário para uma área de pesquisa e atuação com legislação própria, mecanismos didáticos valorosos e uma receptividade social moderna.

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Contenção consiste em reter algo em movimento, logo contenção de encostas é denominada como uma obra para evitar deslizamentos de terra e desmoronamentos, visto que a terra pode sofrer impactos causados por diversos fatores, tais como: chuva concentrada em determinado local e a ausência de vegetação nativa. Esse trabalho visa, por meio de pesquisa bibliográfica, apresentar alguns tipos de contenção e suas vantagens para a sociedade. Com o crescimento urbano impetuoso e as oportunidades oferecidas,a população rural migra para centros urbanos sem um planejamento prévio e consequentemente são empurradas para áreas afastadas, especialmente em morros. Geralmente, essas áreas possuem grandes riscos de deslizamentos que podem causar mortes e prejuízos materiais. Em suma, a contenção de encostas deve ser adotada como uma forma de prevenir possíveis desastres em locais considerados propensos a futuros deslizamentos, mas também deve haver planejamento urbano aliado ao comprometimento de gestores públicos e privados, assim como dos moradores a fim de evitar que essas áreas cresçam sem o planejamento necessário, por conseguinte causando tragédias maiores.

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A saúde do homem é um assunto que tem sido pauta de discussão em vários estudos nos últimos anos, tendo em vista o aumento nos índices de mortalidade da população masculina no país. Este trabalho tem como objetivo, discutir as dificuldades de adesão dos homens nos cuidados primários em saúde e ao mesmo tempo buscar estratégias que possibilitem a sua inclusão. A ausência dos homens nos serviços de saúde no Brasil é um desafio que deve ser discutido pelas políticas públicas e pelos profissionais de saúde, que ao atuarem na prevenção e promoção possibilitam uma maior qualidade de vida a essa parcela da população. Faz-se necessário, adotar medidas que sensibilizem os homens a buscarem o cuidado em relação a sua saúde, tendo a atenção primária como a porta de entrada para que isso aconteça. Dessa maneira torna-se necessário o preparo da equipe de saúde, para acolhê-los de forma humanizada e com a devida atenção. A enfermagem enquanto parte da equipe deve identificar as necessidades específicas dessa importante parcela da população, planejando estratégias que consiga uma maior adesão dos mesmosaos serviços de saúde.

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A dor lombar é uma queixa comum na população em geral e é sintoma mais freqüente em algumas categorias profissionais. A aquisição da posição sentada gera uma série de mudanças biomecânicas na estrutura e funcionalidade da coluna lombar. O profissional motorista de ônibus cumpre uma jornada de trabalho de aproximadamente 7 horas diárias onde permanece a maior parte do tempo na posição sentada. O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de lombalgia em profissionais motoristas de ônibus e verificar a relação entre a manutenção da posição sentada e o desenvolvimento de quadros álgicos lombares por parte desses profissionais. Foi feita uma revisão de literatura nos Bancos de dados Scielo, Pubmed, Lilacs e demais publicações específicas sobre o tema, que datavam do ano 2.000 a 2015. Os resultados mostraram que a lombalgia é um sintoma que apresenta uma maior prevalência em motoristas de ônibus quando comparado à população em geral. A manutenção da posição sentada é um fator desencadeante de dores lombares nesses profissionais. Durante o estudo, um outro fator chamou atenção como contribuinte para lombalgia nessa classe profissional: a vibração

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Entendendo que a informação e o conhecimento têm apresentado novas funções na economia e em outros processos sociais, compreender educação e desenvolvimento é essencial para as novas dimensões da educação. Em correspondência com este entendimento, assiste-se hoje uma deterioração do meio ambiente a nível global o que leva as universidades a se posicionarem quanto às formas de trabalhar para contribuir com a tomada de posições dos acadêmicos frente a um ambiente sustentável os levando a pensar de forma socialmente justa economicamente viável e ecologicamente correta dessa forma estarão trabalhando de forma responsável visando sempre o desempenho da sustentabilidade. Então, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o papel da educação superior na educação ambiental, para reverter a situação atual que afeta a supervivência da sociedade. A metodologia utilizada foi uma revisão literária, analisando conferências e autores diversos que discutem sobre essa temática.

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O artigo ora apresentado foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, oferecido pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. O mesmo teve como objetivo apresentar estratégias de leitura a ser adotada pelo professor na prática educativa. Em correspondência com o objetivo proposto fez-se a pergunta problema: que estratégias podem ser oferecidas ao professor, na prática educativa, para melhorar o desempenho da leitura? Para a realização da pesquisa, fez-se a opção pela metodologia de natureza qualitativa, do tipo revisão literária. Usou-se como Referencial Teórico as pesquisas de Freire, Jollibert, Martins, Naspolini, dentre outros. Com a pesquisa percebeu-se que os alunos que estabelecem uma estratégia de leitura obtêm êxito no entendimento do texto, torna-se mais critico e consequentemente irá produzir textos com muita desenvoltura. Disso concluí-se que, ao trabalhar em sala de aula propondo ao aluno que faça seus esquemas e elabore uma estratégia de leitura, o professor conduz o aluno à uma mudança de atitudes, levando-o a se tornar protagonista no processo ensino aprendizagem, adquirindo hábitos de leitura, produzindo textos que atinjam seus objetivos comunicativos e desenvolvendo habilidades que serão necessárias para o enfrentamento de situações reais no seu dia a dia.

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O presente artigo tem como temática o Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade e tem como objetivo apresentar as características do aluno com TDAH apontando estratégias que possibilitem a aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, revisando publicações no período de 1994 a 2015, contendo em seu referencial a utilização de livros, artigos científicos, teses, que enfocam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento dos alunos com TDAH e o papel do professor para oportunizar o desenvolvimento e a aprendizagem. Considerando o desenvolvimento humano em uma dimensão sócio-histórica, defende-se o papel da instrução e a prática docente eficaz, por meio da mediação. Entende- se que os métodos e a atuação do professor são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, havendo metodologias e práticas que oportunizam o ensino e a aprendizagem de crianças com TDAH. O estudo dessas estratégias pode favorecer, oportunizar e apontar possibilidade para um processo de aprendizagem, que favoreça de forma igualitária os educandos com TDAH, além de um aprendizado significativo.

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Al refletir sobre as aulas da disciplina de Direito Ambiental no curso de Engenharia no curso de Engenharia Ambiental, que tem como objetivo compreender a variedade de questões ambientais atuais e a busca de um modelo de desenvolvimento que garanta a sustentabilidade da vida no planeta se vê uma imprecisão na formação de académicos que necessitam compreender acerca da perícia do meio ambiente para a preparação de informes técnicos, uma das habilidades dos engenheiros ambientais para avaliação do impacto ambiental. A partir destas análises, este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão oportuna do curso de Engenharia Ambiental, para uma melhor formação de acadêmicos incluindo um currículo que contribua com melhor aprendizagem sobre perícia ambiental por meio do direito ambiental na carreira da Engenharia Ambiental, contribuindo na formação de um profissional competente e criativo, com sentido crítico e com capacidade de trabalhar em equipe, integrando a ética aos conhecimentos tecnológicos, com sensibilidade para analisar os problemas ambientais e econômicos, consciente de sai responsabilidade social.

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Visto que a Educação Inclusiva é um modelo educacional referendado por políticas públicas e por estudiosos tanto na esfera pedagógica como psicológica, percebe-se que ainda enfrenta dificuldades para uma efetiva aplicação. Assim este artigo visa analisar e discutir sobre o desenvolvimento integral de aprendizagem e socialização do aluno com Síndrome de Down por meio da arte no processo inclusivo. Entende-se aqui que promover a aprendizagem de alunos com Síndrome de Down por meio da arte permitirá desenvolver competências e habilidades fundamentais para a relação e convívio social, favorecendo ainda um avanço cognitivo, o que faz compreender que a inclusão do aluno com síndrome de down é funcional, em especial com o auxílio da educação artística. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, analisando diversos autores que discutiram a temática, entre eles pode-se citar Guebert (2007), Santin e Zych (2012), Werneck (1995), Buoro (1996), entre outros, além de documentos públicos como a Constituição Federal e a LDB/1996.

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A partir do ano de 2004 o Estado de Mina Gerais fez o documento, conteúdos Básicos Comuns da Língua Portuguesa (CBC) no qual foi construído e oferecido aos professores das escolas deste estado. Esta investigação pretende fazer um estudo dos problemas e tendências atuais na formação e superação dos profissionais e seu impacto no desenvolvimento. Isso faz necessário, considerando que os discentes do ensino das escolas deste estadoestão sendo prejudicados, pois as provas para ingressar nas universidades oficiais tem exigido competências, enquanto os professores estão a ensinar por meio dos conteúdos. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de literatura, perpassando por uma explanação do CBC, de textos de autores como ZABALA, DOLZ, PALMIRA, UNESCO, entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar a importância de trabalhar na correta produção de textos,por meio de competências, como parte das exigências de uma formação com qualidade do profissional da carreira de pedagogia.

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O objetivo desse estudo é identificar e compreender a importância da administração de marketing para o melhor desempenho empresarial, para tanto optou-se por uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica explicativa, por saber da importância de se analisar textos que abordem o marketing, seus princípios e atuação. Este estudo se justifica por entender que se faz necessário demonstrar as principais vantagens do uso da administração de marketing como estratégia competitiva e por perceber ainda, que o marketing tem a sua base na criação de valor para o cliente e de relacionamento com ele, exercendo assim um importante papel no direcionamento da gestão estratégica empresarial. A importância do marketing contemporâneo é abordada de forma clara e objetiva, pois o mesmo destina atender às necessidades do consumidor, facilita a percepção e execução de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e lucratividade, permitindo analisar o mercado e identificar propensões para se adaptar às constantes mudanças, como também os principais erros de sua aplicação. Conclui-se com o planejamento de marketing, por entender que este é de suma importância para o melhor desempenho empresarial.

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A Atenção Primária à Saúde é uma estratégia organizacional e prioritária na atenção básica à saúde, onde a atenção está centrada no paciente e em ações relacionadas com o bem estar do mesmo. Assistência farmacêutica é parte integrante da atenção básica e visa não somente as atividades do ciclo de assistência, mas prioriza as atividades relacionadas com a proteção, prevenção e promoção da saúde. Organizar e descentralizar os serviços de Assistência Farmacêutica significa conhecer de perto a realidade do local que se almeja organizar e a partir daí selecionar estratégias e ferramentas para alcançar os objetivos desejados. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, de caráter documental o qual foi realizado aprofundamento teórico/científico bibliográfico. Verificou-se que o ciclo de Assistência Farmacêutica no município de Teófilo Otoni possui diversas falhas, comprometendo totalmente a assistência presta à população da cidade. Ficou evidente que a descentralização é uma forte estratégia que deve ser aplicada urgentemente pois ela visa a aproximação do profissional farmacêutico junto da equipe multiprofissional de saúde, principalmente na unidade de básica e permite que o usuário do sistema tenha maior acesso a informações e uso racional de medicamentos.

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O mundo vive uma crise de valores que começa na Família e se estende para as demais Instituições que compõe a Sociedade. Esta crise repercute diretamente na escola, daí, falar em ética e moral nas escolas reporta a um estudo sobre valores indispensáveis aos profissionais da educação. Embora as palavras que as designam terem a mesma origem etimológica, os conceitos de ética e moral incorporam, em seu percurso histórico, significações diferenciadas. Para tanto se levantou a seguinte pergunta problema: que valores foram destacados e que são necessários para garantir a Ética profissional nas escolas do ensino fundamental no Estado de Minas Gerais?No âmbito da Filosofia faz-se uma distinção entre elas, definindo a moral como um conjunto de princípios, crenças, regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades, e a ética como a reflexão critica sobre a moral. Foi traçado como objetivo identificar os vícios comportamentais de conduta na tentativa de oferecer propostas que mudem a atuação dos profissionais e dos discentes na sala de aula. A ética não é a moral e, portanto, não pode ser reduzida a um conjunto de normas e prescrições; sua missão é explicar a moral efetiva. A ética pode servir para fundamentar uma moral, sem ser em si mesma normativa ou preceptiva. Por meio da ética, integra-se no espaço escolar a necessidade de vinculá-la como norteadora do comportamento, das ações, atitudes etc., dos educadores. A presença da ética nas Instituições de ensino fundamental permite o dialogo constante entre os educadores com a busca de solucionar os problemas educativos.

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A Hipertensão Arterial Sistêmica constitui importante fator de risco para complicações cardíacas e cerebrovasculares, sendo considerada um problema de saúde pública em âmbito mundial. O histórico familiar e principalmente os hábitos de vida são fatores predisponentes para o desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica. O estudo objetiva determinar o perfil dos pacientes hipertensos atendidos no centro de atenção secundária à saúde de Teófilo Otoni. Os resultados apontaram que os pacientes em sua maioria são mulheres, obesas, com idade superior a 60 anos, nascidas em Teófilo Otoni. Entretanto, os pacientes submetidos ao tratamento no Centro de atenção secundária apresentaram significativa melhora clínica. A hipertensão é uma patologia de caráter multifatorial que necessita de assistência integral à saúde para seu tratamento.

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Poços artesianos são aqueles onde existe artesianismo, fenômeno que se observa quando a água é extraída do poço sem a necessidade de bombeamento. Ocorrem em perfurações profundas que atingem aquíferos confinados. Este trabalho objetiva por meio de pesquisa bibliográfica apresentar aspectos negativos da implantação de poços artesianos. Em locais que demonstram baixa capacidade hídrica, é adotado como meio de minimizar os impactos da escassez de água, entretanto os aspectos negativos da abertura destes poços devem ser levados em consideração a fim de minimizar possíveis danos ambientais, sociais e econômicos. Conclui-se que o poço artesiano é um meio paliativo para a crise hídrica, mas não solução para a mesma.É necessário que sejam obedecidas às instruções legislativas para que haja uma menor probabilidade de degradação ao meio ambiente.

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Aprender a produção de textos em sala de aula se relacionando com o resto dos alunos se justifica dado que, no contexto educacional brasileiro há uma grande preocupação para as atividades de escrita que são realizadas em salas de aula. Na verdade, um dos desafios que devem ser feitos à faculdade é formar profissionais comprometidos com a sua nação, sua história, sua cultura, isso facilitaria a intensidade intelectual para alcançar a produção de textos escritos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a necessidade de um sistema de atividades educacionais destinado a desenvolver uma produção competitiva de textos escritos de estudantes de graduação em pedagogía. Esta pesquisa é baseada em uma extensa revisão da literatura, incluindo suporte (Paez Urdaneta, 1991; Tusón, 2001; Campos, 2001), entre outros, em que todos concordam sobre a importância de levar para a classe o uso adequado da língua materna. A finalidade que se obeteve está direcionada deste modo: Repensar que o professor precisa agendar tarefas que permitam ao aluno superar as fases anteriores, que o trabalho interdisciplinar irá incentivar as atividades de construção de textos escritos, que o trabalho colectivo sobre atribuições da escrita permitirá o intercâmbio entre alunos para si ajudarem e aprenderem a valorizar o outro.

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A Síndrome de Fournier, também conhecida como Gangrena de Fournier, é uma fascite necrosante que acomete os tecidos moles do períneo, de etiologia não totalmente esclarecida, porém muitos autores associam esta patologia com o diabetes mellitus, a obesidade, o alcoolismo, a desnutrição grave e outros estados de imunodepressão. Esta síndrome possui tratamento através do desbridamento cirúrgico, uso de antibióticos e terapia nutricional como adjuvante. A cicatrização é um processo árduo e complexo, devido a uma interrupção na continuidade dos tecidos, pois o estado hipermetabólico influencia negativamente nessa fase, assim sendo, a nutrição adequada auxilia em qualquer uma das etapas da cicatrização. A imunonutrição é uma intervenção terapêutica que favorece o sistema de defesa, modulando a atividade do sistema imune, através de substratos específicos. O acompanhamento nutricional com dietas imunomoduladoras utilizando a glutamina que possui nutrientes essenciais, obtém resultado modulador no sistema imunológico sendo um eficiente suporte nutricional nesses pacientes. Este trabalho trata-se de uma revisão literária, onde destacou-se o tratamento nutricional com o uso via oral da glutamina, proteína de alto valor biológico, que pode ser usada como suplemento auxiliando no combate dessas infecções e a atuação do nutricionista durante o tratamento da síndrome de Fournier.

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Esse artigo faz uma reflexão a cerca do desenvolvimento científico tecnológico, entendendo ser necessário ponderar sobre as tecnologias e os impactos ambientais conforme modelos de desenvolvimento atuais, tendo em conta que o progresso tecnológico trás consigo um avanço positivo na economia, na comunicação, máquinas de elevado padrão tecnológico que oferecem produtos de qualidade, entre outros benefícios, assim como também proporciona consequências indesejáveis que se agravam com igual rapidez acarretando problemas ecológicos tais como: elevados níveis de consumo de energia e aumento da poluição que além de descaracterizar o meio ambiente a ponto de por em risco sua renovabilidade, em que sistemas inteiros de vida vegetal e animal são retirados de seu equilíbrio observa-se uma utilização indiscriminada de materiais e fontes de energia não-renováveis e uma preocupação inerente a um progresso unilateral, voltado para atender o capital, assim, gerando dúvidas quanto ao respeito a valores tradicionais e a sustentabilidade ambiental. A metodologia utilizada consistiu em uma análise literária, compreendendo as discussões que se tem levantado sobre o meio ambiente e as tecnologias.

Corpo Editorial - Edição 2016 - 2

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