Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição 2017 - 2

Edição 2017 - 2 Ano: 2017 DOI: Abrir

O trabalho propõe falar sobre a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual nas escolas regulares e recomendar práticas pedagógicas que contribuam com o avanço cognitivo destes alunos no contexto da educação inclusiva. Considera-se que a permanência dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade favorece o seu desenvolvimento e também dos alunos comuns. A Declaração de Salamanca (1994) defende que qualquer criança tem direito à educação e ao acesso aos saberes, nos sistemas regulares de ensino, esta declaração foi entendida como um marco para a Educação Inclusiva que considera a diversidade essencial à espécie humana. A escola inclusiva busca atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salas de aulas do ensino regular, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos. A prática pedagógica na escola inclusiva requer mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. No ambiente escolar, para que o educando com Deficiência Intelectual possa aderir ao conhecimento e interagir com o ambiente ao qual ele frequenta, torna-se necessário criar condições que favoreçam o interesse e a possibilidade do aluno em participar das atividades. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura.

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Este artigo tem como tema principal a psicose e como objetivo discutir como se dá a estruturação desta a partir do complexo de Édipo, conceito descrito por Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e retomado por Jacques Lacan.A psicanálise trouxe grande contribuição à humanidade para compreensão do desenvolvimento psíquico, destacando-se situa a conceituação do Complexo de Édipo como alicerce da estruturação psíquica do sujeito enquanto neurótico, psicótico ou perverso. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos objetivos e qualitativa quanto à análise dos conteúdos. Este trabalho vem discutir a influência e onipotência das figuras paterna e materna na construção da subjetividade humana, e apontar como a impotência funcional paterna pode dar ordem à estrutura psicótica quando esta função nem sequer é apresentada ao sujeito pela mãe, levando à foraclusão do Nome-do-Pai e induzindo-o à representação de seus desejos no Real através do delírio e alucinação, inaugurando a estrutura psicótica.

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O escopo do presente trabalho é discutir a cultura da improbidade administrativa como impasse ao desenvolvimento do denominado Estado Democrático de Direito. Disseminou-se no seio da coletividade uma verdadeira cultura de improbidade, que se apresenta como um descaso tanto dos governantes como da população com os negócios públicos. Esta cultura aparece, principalmente, no período eleitoral, ao se eleger ex-agentes públicos com histórico de improbidade administrativa, muitos conhecidos por atos de corrupção, que se aproveitam dessa cultura, até então arraigada, para se beneficiar da coisa pública e conseguir perpetuação no poder. A cultura da improbidade é clara também no desinteresse ao debate político, aceitação de falsas promessas de campanhas, troca de favores, transmissão de regalias e vantagens ilícitas a parentes e amigos, não transparência na prestação de contas e outros. O resultado é um círculo vicioso que explica por que países como o Brasil parecem nunca aprender com os escândalos do passado e do presente, tais como advindos da famosa “Operação Lava-Jato”. Essa cultura de improbidade é fomentada, anos e anos, não só com o incentivo passivo da própria população espoliada – bem retratada nos versos de Chico Buarque de Holanda (“dormia a nossa pátria-mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas situações”) e nos adágios populares expressivos – “rouba, mas faz” – como, também, com a confortável impunidade dos autores dos maiores atentados à moralidade como ministros dos negócios públicos. É premente a necessidade de se remodelar e discutir a coisa pública em seus mais variados aspectos, em um processo de educação sobre responsabilidade ética e, em sentido amplo, administrativa.

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O capital humano é fundamental para o sucesso das organizações, pois a visão inovadora de parcerias entre empresas e a utilização do potencial intelectual de seus colaborados permite que o colaborador deixe de oferecer apenas mão de obra operacional e se torne parte integrante do processo de desenvolvimento e bem estar das mesmas. Sendo assim o artigo tem como objetivo: analisar a eficácia das práticas aplicadas pela gestão de pessoas para reduzir as demandas advindas dos processos trabalhistas, verificar quais ferramentas gerenciais utilizadas para assegurar os direitos trabalhistas no ambiente empresarial e analisar as formas de participação e de integração do capital humano nas empresas para mediar ações relacionadas ao cotidiano trabalhista.Para a elaboração deste artigo, utilizou-se uma revisão literária de autores relacionados ao tema. A nova relação entre empresa e colaborador promove mudanças no cotidiano organizacional, permitindo cada vez mais a valorização do indivíduo, para tanto, a gestão de pessoas deve elevar a participação humana viabilizando a garantia de direitos destes colaboradores buscando parcerias para atuar de forma eficiente, atendendo as necessidades da empresa e dos colaboradorespara, desta forma, reduzir a demanda de processos trabalhistas nas empresas. Conclui-se que além de conhecer e cumprir a legislação trabalhista, a gestão de pessoas deve assegurar um bom relacionamento entre empresa e capital humano através dos seus processos de gestão, como o de agregar, desenvolver, aplicar, recompensar, monitorar e manter pessoas, mantendo assim um ambiente produtivo que gere resultados positivos tanto para a empresa quanto para o colaborador.

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O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância da música e aptidão dos alunos da EJA em relação ao ensino de expressão oral e escrita. O tema foi escolhido considerando que a música pode aprimorar a criatividade oral e escrita dos alunos e melhorar o relacionamento entre os colegas criando ambientes saudáveis para a construção correta e adequada do uso social da língua minimizando assim, as desigualdades e os estereótipos aferidos à essa modalidade escolar. O uso do recurso musical em sala de aula pode propiciar um aprendizado diferenciado oportunizando aos alunos o desenvolvimento das competências e habilidades linguísticas. Experimentar metodologias diversificadas na EJA é fundamental para que o professor perceba que as relações professor-aluno, aluno-aluno são diferenciadas por se tratar de pessoas que não tiveram a oportunidade da escolarização na época considerada adequada. Ao utilizar o recurso musical, o professor tem que ter a consciência de que seus alunos não são mais crianças, devendo, portanto, ter o cuidado para não infantilizar as aulas, mas despertar e instigar o interesse musical dos mesmos, através de ações criativas e prazerosas envolvendo a participação de todos no processo aprendente. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos como: DI PIERRO (2000),FREIRE (2011), FUCK (1994), PIAGET (2000), PINTO (2007), entre outros.

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A teoria de David Ausubel foca na aprendizagem cognitiva, e, com isso, ele propõe uma explicação de forma teórica do processo de ensino e aprendizagem. Ausubel baseia-se na ideia de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se comungam. Para ele, o ponto principal do sucesso da aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe, o que já está assimilado por ele, no decorrer do aprendizado de sua vida, logo essa aprendizagem pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias. Desse modo, nesse artigo, propõe-se a reflexão, a partir de uma revisão conceitual dos principais aspectos da Teoria de David Ausubel sobre a utilização da aprendizagem significativa. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as propostas sobre a aprendizagem escolar e a instrução formuladas pelo psicólogo norte-americano David Paul Ausubel e outros autores.

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O voleibol é um esporte que exige força e flexibilidade dos músculos e tendões devido à dinâmica e aos movimentos específicos aplicados ao esporte, fator que pode ocasionar o aparecimento de várias lesões, como por exemplo, no manguito rotador, pela exigência do complexo do ombro nos movimentos repetitivos de saque e ataque. Neste contexto, este trabalho realiza uma abordagem sobre a lesão do manguito rotador em atletas de voleibol, apresentando através de uma revisão bibliográfica o complexo do ombro, suas funções, seus movimentos na prática do vôlei, as lesões decorrentes destes movimentos e opções de tratamento e prevenção. Concluiu-se que apesar da frequência deste tipo de lesão, um diagnóstico precoce e o acompanhamento sistemático do fisioterapeuta no treinamento dos atletas são de suma importância no tratamento e prevenção das lesões do ombro.

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Tendo em vista os atuais conflitos religiosos e culturais, em função da diversidade cultural, encontra-se uma necessidade de oferecer aos alunos uma formação que garanta em sua base, conhecimento necessário sobre diversidade em caráter mundial para criar valores de tolerância, respeito e empatia perante a pluralidade cultural. Este artigo se justifica pela importância da escola trabalhar com a criança nos primeiros anos do ensino fundamental, o respeito ao próximo e as diferenças, dando ao individuo uma formação integral de cidadão consciente e tolerante. Encontra-se na aula de arte possibilidade de contribuir com a formação cidadã dos alunos no sentido de possibilitá-los a compreender a diversidade cultural e a valorizá-los; pois a arte além de proporcionar a criatividade do aluno, oferece um olhar sensível sobre o mundo. Tem-se como objetivo identificar métodos para trabalhar a diversidade cultural na escola a partir das aulas de arte. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, utilizando-se artigos, revistas e livros de autores como BARBOSA (1991), LARAIA (2009), KOWALEWSKI (2014) e outros estudiosos do assunto.

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A economia tradicional vem perdendo espaço para a nova tendência de mercado muito mais atrativo, o chamado e-commerce ou comercio virtual. Essa nova realidade faz com que as empresas invistam em conhecimentos para se posicionarem a frente, pois se trata de um comercio que este em expansão no cenário cada vez mais competitivo. Com oacesso à Internet e os serviços que a mesma disponibiliza, a sociedade passou a usufruir dessa nova forma para realizar suas compras, por meio do uso do comércio eletrônico, o qual estreita distâncias entre as empresas e seus clientes, além de proporcionar comodidade na aquisição de produtos. Desta forma, este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam nas decisões de compras online. A presente pesquisa caracteriza-se quanto aos fins descritiva, quanto aos meios, será utilizada uma classificação e uma interpretação com base no levantamento de revisão literária, descrevendo estudos e pesquisas de diversos autores. Ficou evidenciado que a economia de tempo, a comodidade de comprar um bem ou serviço sem sair de casa, possibilidade de maior variedade de produtos, busca rápida por preços melhores e a análise de outros consumidores são considerados fatores influenciadores. Assim como os fatores sociais e culturais, são aspectos que levam o consumidor a analisar suas decisões antes de concluí-las, pois a decisão de compra será aliviada pela sociedade que o indivíduo está inserido, o hábito de compra reflete diretamente a nossa cultura.

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O Diabetes Mellitus é uma síndrome endócrino-metabólica de origem multifatorial caracterizada pelo aumento da glicose circulante no sangue relacionado à deficiência na produção de insulina. Constitui um grave problema de saúde pública com grande incidência de complicações agudas e crônicas e alta taxa de morbidade e mortalidade. O controle da doença depende do equilíbrio da glicemia. O objetivo deste estudo foi descrever os aspectos envolvidos no desenvolvimento do diabetes do tipo I, bem como seu diagnóstico e alternativas de tratamento, além de identificar fatores que possam interferir no controle da doença incluindo a terapia nutricional e a importância da equipe multidisciplinar no processo de educação em saúde como promotora de melhor adesão ao tratamento. Utilizou-se dados atuais através de uma revisão na literatura especializada. A alimentação adequada com a priorização de alimentos de menor índice glicêmico, além do controle de horários regulares das refeições associada ao esquema de aplicação da insulina equilibram o organismo controlando o desenvolvimento das alterações decorrentes da doença. Além disso, por se tratar de uma doença que envolve aspectos multifatoriais, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é fundamental para melhor controle da doença.

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O presente artigo surgiu do Projeto de Extensão Universitária “Direito Constitucional, Cidadania e a Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988 e suas inter-relações” elaborado por alunos do 5° período do curso de Direito da Faculdade Presidente Antônio Carlos, da cidade de Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais, sob a orientação do professor: Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho, e, teve como público alvo os alunos do ensino médio da Escola COOPED – Cooperativa Educacional, da Cidade de Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais. O referido estudo possuiu como objetivo a idealização de que a extensão universitária ligada ao estudo e aos processos educacionais possa ser aplicado como instrumento de transformação na sociedade, almejando cidadãos mais conhecedores dos seus direitos. A Constituição Federal prediz o preparo para o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação no país. Para expansão do conhecimento adquirido em sala de aula, e propagá-lo no cenário social, o projeto visou transferir o conhecimento sobre os direitos humanos, a dignidade da pessoa humana e a cidadania com o devido embasamento constitucional e bibliográfico. O projeto incorpora-se na ideia de concepção da cidadania, percebida na sua definição mais ampla, envolvendo a efetivação dos direitos fundamentais. Buscou-se proporcionar aos estudantes do ensino médio alcançados pelo Projeto de Extensão Universitária a conquista da compreensão dos direitos do cidadão, de forma a colaborar no processo de mudança social e autonomia do cidadão.

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O Artigo tem como objetivo analisar as diversidades culturais que se encontram no espaço escolar e discutir sobre as diferenças na perspectiva de estimular o aluno a compreender e respeitar o outro, favorecendo uma convivência harmônica dentro da escola e fora dela. Faz-se necessário esta investigação ao considerar o art. 5 da C.F/88 que estabelece que no Brasil somos todos iguais perante a Lei, independente de etnias, religiosidade ou orientação sexual. Também encontra-se respaldado em documentos do Ministério da Educação a necessidade da escola envolver no currículo a temática da diversidade cultural. Portanto, quando não aceitam as particularidades culturais e étnicas do outro, comumente apresenta-se uma forma de discriminação, as pessoas tem o direito de propagar sua cultura resguardado de respeito e tolerância. O artigo tem como objetivo demonstrar o preconceito empregnado em todos lugares quando desde criança aprendemos respeitar as pessoas e suas culturas crescemos, vivemos e envelhecemos sendo um bom cidadã. Metodologia é uma revisão de literatura, analisando autores diveresificados que discutem a temática.

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Por meio deste artigo pretendeu-se analisar o estudo da cultura africana e afrobrasileira no currículo da educação infantil como possibilidade de incentivar o respeito à diversidade cultural e a desconstrução de práticas racistas. Estudar a cultura africana e afro-brasileira na Educação Infantil fundamenta-se na ideia de que é nessa fase que o indivíduo começa a desenvolver a personalidade e também em atenção aos Parâmetros Curriculares Nacionais num momento de busca pela democratização do ensino e valorização da diversidade, além do incentivo para o sentimento de apropriação cultural. Refletiu-se sobre a história africana e sua contribuição para a cultura afro-brasileira tendo a educação infantil como foco de trabalho evidenciando sua importância para que as crianças tenham conhecimento de sua cultura, emponderem da sua brasilidade e desconstruam práticas racistas. Ficou contemplado no trabaho uma análise sobre a migração compulsória do africano para o Brasil e a distribuição deste contingente populacional no território brasileiro. Daí desenvolveu-se um tópico para compreender a cultura afro-brasileira e maneiras de serem apresentadas na escola na etapa da educação infantil. Considerou-se que a diversidade cultural no Brasil mostra cada vez mais de forma contundente a necessidade de um debate sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, uma vez que é nesse espaço que a criança se torna conhecedora de sua cultura e de sua história. A metodologia usada foi uma abordagem qualitativa com revisão de literatura de autores como Visentini (2013), Pinski (2010), Fausto (2012), Couto (2009), Amorim e Paladino (2012), Brasil (2013), entre outros

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A pressão positiva é um dos principais recursos da fisioterapia como tratamento para a Lesão Pulmonar Aguda (LPA)/ Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) devido aos pacientes apresentarem hipoxemia. O presente estudo tem a finalidade de discutir os efeitos da pressão positiva em pacientes adultos com LPA/SDRA, e que estejam em uso de ventilação mecânica. Para a estruturação do trabalho foi realizado um estudo qualitativo em nível descritivo, com tipo de delineamento em pesquisa bibliográfica por meio de revisão de literatura científica. Os critérios de inclusão adotados para busca das obras foram: estudos científicos com publicações entre 2007 a 2017; que esteja na língua portuguesa, inglesa ou espanhola; e que estavam disponíveis na íntegra e não de forma resumida. Os estudos demonstram que a pressão positiva trata a hipoxemia, no entanto, parâmetros relativamente maiores ou, até mesmo, menores podem ocasionar o estiramento do parênquima pulmonar e induzir a lesão alveolar iniciando ou agravando a LPA/SDRA já existente. Portanto, deve-se instituir parâmetros ventilatórios protetores individualizados para cada paciente de modo que possam oferecer eficiência e segurança no manejo da técnica.

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Este artigo aborda o TDAH (transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade). Um transtorno de causas genéticas e Hereditárias, diferente de um transtorno psicológico. Geralmente surge na infância, caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Realizado por meio de pesquisa bibliográfica, considerada descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa, teve como objetivo central Identificar as características do aluno com TDAH e apontar as principais intervenções (ou estratégias) pedagógicas para favorecer o seu desenvolvimento no ensino fundamental. Pode–se afirmar que o aluno com TDAH apresenta características especificas tais como: Dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas, não segue instruções e não termina seus deveres escolares, frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula, está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor” tem dificuldade para aguardar sua vez. Portanto necessita de intervenções (ou estratégias) pedagógicas especificas como: o uso da atenção positiva e orientações quanto à localização da criança na sala de aula (próxima do professor, longe de janelas), flexibilização de tarefas, estabelecimento de rotina diária, ordens objetivas e curtas, para favorecer o seu desenvolvimento escolar.

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O leite humano é a primeira fonte de nutrientes que uma criança necessita para seu crescimento nos primeiros meses de vida. Considerando que a imaturidade do sistema imunológico do recém-nascido o torna mais vulnerável às infecções, sendo fundamental a proteção conferida pela amamentação, objetiva-se nesse artigo descrever a importância dos fatores imunogênicos e das imunoglobulinas presentes no leite materno , assim como a imunidade conferida pelas mesmas,realizando para tal fim, revisão de literatura. Pode-se afirmar que O leite materno possui imunoglobulinas, oligossacarídeos, lipídeos, peptídeos bioativos, entre outros constituintes exclusivos com mecanismos específicos que, além da proteção contra diversasdoenças, estimulam o desenvolvimento do sistema imune do lactente.

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A presente proposta de trabalho visa desenvolver um estudo sobre a multiparentalidade, tendo como objetivo analisar a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de Recurso Extraordinário, por meio do qual a Corte Suprema decidiu pela possibilidade de se cumular ambas as paternidades, a saber, a socioafetiva e a biológica. A decisão proferida em setembro de 2016, foi reconhecida como de repercussão geral, razão pela qual, em casos semelhantes, os demais Tribunais e Juízos estão vinculados a seguir o mesmo entendimento firmado pelo STF. Logo, no presente trabalho, serão abordados temas como a entidade familiar, princípios norteadores do Direito de Família, os tipos de filiação, bem como os efeitos decorrentes do reconhecimento acerca do tema em questão, visando clarear os ensinamentos acerca da multiparentalidade que é no ordenamento jurídico brasileiro, um novo conceito de parentalidade, tendo em vista se tratar de recente decisão judicial.

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Esse artigo tem como objetivo analisar a brincadeira como ferramenta mediadora da aprendizagem da matemática na educação infantil. O tema foi escolhido considerando que a matemática é uma disciplina que requer criatividade para melhorar o aprendizado do aluno na educação infantil. Com a utilização dos jogos e brincadeiras as crianças se envolvem e demonstram mais interesse pelo saber, descobrindo que é prazeroso o universo da aprendizagem matemática. A escola por sua vez deve oferecer espaço que possibilite está aprendizagem de forma lúdica onde o aluno possa se envolver e aprende de forma que venha despertar o seu interesse pela matemática. As crianças se encantam com as brincadeiras e o professor deve aproveitar esse encantamento introduzindo jogos e brincadeira onde o aluno possa aprender com maior facilidade sendo um instrumento para desenvolver o ensino. A metodologia utilizada quanto à abordagem foi qualitativa com revisão de literatura

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Este artigo apresenta como tema central o processo de alfabetização na prática do letramento. Nas experiências em sala de aula, tanto nos anos iniciais do ensino fundamental, quanto em anos mais avançados, percebe-se a dificuldade dos discentes no ciclo da alfabetização: alunos que não leem corretamente e outros que leem, mas não conseguem fazer uso da leitura, isto é, não interpretam o que foi lido. A partir dos estudos realizados, pode-se perceber que há concordância no que se refere a alfabetização e sua definição: como domínio sistemático do ler e escrever, entendida como habilidades de codificação; embora exista questionamento quanto a eficiência desse conceito, por acreditar ser meramente mecânico e necessitar ser associado à prática do letramento para justificar a sua finalidade, que é inserir o leitor no âmbito da leitura e na construção do seu conhecimento. O objetivo deste trabalho consiste em refletir sobre o papel do professor, para que este consiga no seu fazer pedagógico contemplar uma proposta de alfabetizar letrando seus alunos, contribuindo na formação de leitores e escritores atuantes e reflexivos. Ao reportar à justificativa e ao objetivo aqui proposto, levantou-se a seguinte pergunta problema: Como a alfabetização e letramento, em sua prática pedagógica, pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos? A metodologia usada foi uma pesquisa bibliográfica, utilizando obras e artigos de Magda Soares (2003, 2004), Emilia Ferreiro (1995) Freire (1991) entre outros.

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Este trabalho aborda o Aquecedor Solar de Baixo Custo e a eficiência da energia solar e sua aplicação em edificações. Por meio de estudos bibliográficos, pretendese discutir a utilização de energia alternativa, através da implantação de aquecedores econômicos, influenciando na construção de aquecedores solares com materiais recicláveis de baixo custo que se aproxime do comercializado industrial, bem como a importância de aplicar práticas sustentáveis na Engenharia Civil. Por ser o Brasil um país de altas temperaturas mesmo no inverno, recebe farta iluminação solar bem distribuída durante os meses, permitindo o uso pleno do ASBC reduzindo assim o prazo de retorno do investimento nele realizado em comparação com o Aquecedor Solar Industrial. Portanto, o uso do ASBC é eficaz para um país tropical como o Brasil, auxiliando na diminuição de poluentes e na redução do valor investido para produção de outras energias. Além disso, trata-se de um aquecedor mais acessível e econômico para as famílias, uma vez que sua manutenção é de baixo custo e os materiais para sua montagem são facilmente encontrados.

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Este trabalho aborda o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Educação Infantil considerando a necessidade de estratégias educativas ou padrões metodológicos que sejam eficazes para incluir em uma sala regular os alunos com esse diagnóstico. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96) e a Constituição Federal (1988), toda criança tem direito á educação, preferencialmente na rede regular de ensino. O presente artigo tem como objetivo identificar as possibilidades de inclusão da criança que apresenta transtorno do espectro do autismo (TEA) na educação infantil, na escola regular. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura, descritiva quanto aos fins e qualitativa quanto à abordagem do problema. Indivíduos com este transtorno do neurodesenvolvimento infantil (TEA) apresentam dificuldades na interação social, comunicação, padrão de comportamento restritivo e repetitivo, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. Sabe-se que a educação inclusiva é um ato de acolher todo o indivíduo independente de sua diferença na rede regular de ensino e é recomendada á nível mundial e nacional. Assim sendo, os professores e a escola devem se preparar para receber este aluno de maneira a contribuir para o seu desenvolvimento, entendendo a necessidade de um olhar diferenciado pelos educadores em sala de aula, no sentido de buscar alternativas educativas que venham a atender estas crianças tanto no aspecto cognitivo, afetivo, quanto na interação com os colegas. Julga-se necessário verificar os desafios enfrentados pela escola ao incluir um aluno com TEA na educação infantil e as práticas pedagógicas que colaboram com um melhor trabalho efetivo em sala de aula incluindo o mesmo nas atividades escolares.

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A obesidade tem sido um problema seríssimo na vida da população atual e não é de agora tal fato. Muitas pessoas têm sofrido por estarem acima do peso e não conseguirem uma forma fácil para um emagrecimento saudável. O objetivo do presente estudo é verificar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, evidências científicas sobre a importância da organização no treinamento de força, visando a hipertrofia muscular voltada para o emagrecimento. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que levantou dados de uma revisão de literatura realizada com livros e artigos nacionais e internacionais para busca científica; os dados foram pesquisados nas bases de dados da Scielo, Pubmed e nos sites de pesquisa da Google Acadêmico. Foram adotados, como critério de inclusão, os artigos publicados nos anos de 2004 a 2014. Foram encontrados 29 (vinte e nove) artigos e a seleção dos estudos utilizados como referência foi de acordo com o tema e sua contribuição para este estudo. Aumentar a massa muscular (hipertrofia) é um fator de grande importância para a perda de peso e emagrecimento, devido ao aumento da taxa metabólica de repouso, que aumenta o gasto energético, que por sua vez terá grande participação na perda de peso por longo prazo. Por algum tempo, houve um mito de que, para obter melhores resultados nos treinos de força e alcançar o emagrecimento, os treinos deveriam ser menos intensos e mais volumosos. Mas atualmente a literatura tem mostrado totalmente o contrário, pois os exercícios intensos vêm mostrando cada vez mais, maior eficiência quando comparados aos de menores intensidades. Concluímos que o treinamento de força é muito importante no auxílio do emagrecimento, mas, mesmo com muitos relatos de que o treinamento de força contribui para a redução de peso e emagrecimento, os resultados dependem de vários fatores, como: frequência, volume e intensidade de treinamento, séries, sobrecargas, sequências, intervalos e número de repetições. A pesquisa mostrou que esses fatores possuem números importantíssimos para aumentar a massa muscular ou adquiri-la (hipertrofia) decorrente do treino de força para a perda de peso e do emagrecimento.

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O exercício físico regular quer seja ele dinâmico ou estático tem sido utilizado em programas de reabilitação de indivíduos portadores de hipertensão arterial, principalmente naqueles de níveis pressóricos de leve a moderado, com resultados terapêuticos palpáveis. Faz-se necessário então o conhecimento dos efeitos agudos e crônicos do treinamento físico sobre a pressão arterial. Esta pesquisa trata-se de estudo bibliográfico, tipo revisão de literatura com o objetivo de esclarecer as gêneses da hipotensão pós exercício e enfatizar a importância da prática regular de exercícios pela população de idosos hipertensos, já que tal pode proporcionar um maior controle de sua pressão arterial. O treinamento resistido proporciona um maior fluxo de sangue para os capilares assegurando, portanto, a troca entre os tecidos sem sofrer intermitência de fluxo e os demais tecidos do corpo, tendo um efeito hipotensor após o exercício auxiliando no controle da pressão arterial. As adaptações agudas e crônicas do exercício físico regular são benéficas ao paciente hipertenso por proporcionarem um importante impacto sobre os níveis de repouso da pressão arterial, fazendo com que ele obtenha um maior controle de sua pressão arterial.

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A incidência de infecções hospitalares é cada vez mais danoso para a rotina de atendimento hospitalares. No Brasil, estima-se que a infecção hospitalar seja a quarta causa de morte no país, perdendo apenas para as cardiopatias, gastroenterites e neoplasias e que de 05 a 15% dos pacientes internados contraem alguma infecção. Diante disso, foi prosposto estabelecer um inquérito microbiológico sobre a incidência de infecção hospitalar em um hospital do vale do Mucurí. Os resultados apresentaram um alto índice de contaminação hospitalar, principalmente pelo microrganismo Staphylococcus aureus. O local que apresentou maior índice de contaminação foram os banheiros e considerou-se o álcool 70% o desinfectante de maior eficácia. Portanto, é necessário intensificar as ferramentas de controle de infecções para minimizar os riscos aos pacientes internados em ambientes hospitalares.

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Este trabalho em geral, tem como objetivo mostrar o histórico, orientar e explanar sobre a implementação de um sistema de gestão da qualidade com base na norma ISO 9001:2008. Será exibido um histórico da qualidade no mundo, bem como no Brasil, apresentar de forma geral a série de normas ISO 9000, os princípios de gestão da qualidade que servem como base na condução e operação das organizações, estratégias de implementação do sistema de gestão da qualidade e finalmente, exibir uma interpretação dos requisitos da norma ISO 9001:2008 para implementação de um sistema de gestão da qualidade e sua manutenção, além de mostrar caso reais das facilidades e dificuldades da implementação.

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O estudo aborda a temática da Insuficiência Renal Crônica (IRC) e do tratamento de hemodiálise, considerando as diversas consequências para o familiar cuidador. Esse tema tem grande relevância, pois o papel do familiar cuidador é desgastante e o sujeito que assume essa função pode adquirir comprometimentos em sua vida social, na sua saúde física e mental, sendo que, vivencia mudanças nos seus hábitos, além de restrições devido ao tempo de dedicação ao tratamento. Por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo e abordagem qualitativa, objetiva-se descrever as principais repercussões biopsicossociais para os familiares cuidadores de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise. A IRC é vista como grave problema de saúde que não há expectativa de cura, tendo como tratamento mais comum a hemodiálise. Devido às especificidades da doença, é importante a presença de um cuidador, que geralmente é algum familiar. Pode haver casos de sobrecarga nesse cuidador em diversos fatores, sendo esses físicos, sociais e psicológicos. Sua rotina pode tornar-se comprometida e limitada, causando redução nas atividades sociais, contratempos no trabalho, problemas de saúde, alterações na vida familiar, despreocupação com o autocuidado, dentre outros. O papel de cuidador pode tornar-se desgastante, sendo necessária uma assistência da Psicologia voltada para esses sujeitos de forma individual ou grupal, com o propósito de atenuar essa situação e criar um espaço de escuta humanizada. O vínculo entre paciente e família é muito importante e necessita de uma atenção do psicólogo agindo com um mediador na manutenção desses laços.

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Este estudo tem como intuito apresentar o Sistema de Gestão Ambiental desenvolvido pela AMBEV, além de mostrar que a implementação do SGA na respectiva empresa foi o primeiro passo na busca do desenvolvimento sustentável e da excelência ambiental. Mostra ainda que a implementação trouxe resultados financeiros consideráveis e uma maior lucratividade para a empresa. Trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada através de consulta a artigos científicos selecionados, além de dados encontrados no site da AMBEV. O trabalho está estruturado em sete capítulos, sendo introdução e mais seis capítulos que desenvolve o início das primeiras leis ambientais, o que é gestão ambiental, a diferença com o sistema de gestão ambiental, a ISO 14.001 e por último o Sistema de Gestão Ambiental desenvolvido pela AMBEV.

Edição 2017 - 2 Ano: 2017 DOI: Abrir

Um dos maiores anseios da engenharia é tornar as construções cada vez mais sustentáveis. A busca por soluções mais leves, econômicas e de rápida execução é a cada dia que passa mais intensa, mas trás consigo a necessidade de adaptações. Quanto menos robustas as estruturas, piores suas condições de conforto e maior a atenção a ser dada a projetos complementares que visem suprir tal perda. A proposta do projeto acústico de uma edificação é fornecer as condições necessárias para que se tenha pleno desempenho da edificação do ponto de vista acústico, e se evite quaisquer transtornos gerados em sua vizinhança. Para isso, são desenvolvidas soluções de portas, janelas, teto, paredes e piso, entre outras, de forma a se tratar a estrutura já pré-definida atenuando o nível de ruído, seja ele interno ou externo, conforme as exigências de projeto. Determina-se inicialmente que se espera internamente um ambiente cujo nível máximo de ruído de 85 dB, ocorrendo concomitantemente e sem interferir no de outro ambiente mais tênue, de 60 dB, e delimita-se para o ambiente externo um nível de ruído de 45 dB. Com paredes de tijolo revestidas de argamassa nas espessuras de 125mm e 225mm, janelas em esquadria robusta de 16mm e 25mm de espessura, portas acústicas, forros minerais acústicos e lajes em concreto armado de 100mm de espessura, fazem-se atendidas as condições de projeto, condições tomadas com base em valores indicados nas normas vigentes, que ainda que recém formuladas e cujo desenvolvimento se faz de forma lenta em relação às normas americanas e europeias, estão presentes para instruir os projetistas ao desenvolverem projetos acústicos, delimitando limites de segurança e conforto para diversos ambientes. Juntamente a isso, municipalidades tem adotado leis de forma a se determinar punições a possíveis negligências às normas em questão. Atendidos os requisitos, garante-se que a edificação em questão está apta a desempenhar seu objetivo, mas não é possível garantir que a mesma estará em conformidade com as normas caso se extrapole as determinações de projeto. Cabe então aos proprietários controlarem seus recintos e à fiscalização regular os mesmos.

Edição 2017 - 2 Ano: 2017 DOI: Abrir

O presente trabalho tem como tema: Avaliação escolar, tendo como objetivo, avaliar a aprendizagem escolar dos alunos, tanto no processo de estudo, quanto a tomada de decisão em relação a sua funcionalidade. A pesquisa pautou-se em base bibliográfica considerando a literatura dos seguintes autores: LUCKESI (2013), LIBÂNEO (2014) e HERNÁNDEZ (1998). O trabalho foi desenvolvido a partir da relevância, que a avaliação não deve usar unicamente a classificação dos alunos mediante a atribuição de notas. Neste contexto a avaliação não é parte isolada do processo de ensino aprendizagem. Por essa razão o professor deve conhecer outras maneiras de avaliar a aprendizagem dos alunos de maneira que possa legitimar os critérios avaliativos previstos na LDBEN, como também de fundamentar a prática pedagógica, nos princípios de que os aspectos qualitativos suplantem os aspectos quantitativos.

Edição 2017 - 2 Ano: 2017 DOI: Abrir

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma saída sustentável para os resíduos sólidos da construção civil, amenizando assim os problemas ambientais e de saúde, causados pela grande quantidade lançadas inadequadamente no meio ambiente. Apresenta práticas de gestão de resíduos, implementadas pelo poder público da cidade de Belo Horizonte. Aponta a importância das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes, expõem dados sobre tipos, classes e composição dos resíduos sólidos, retrata os problemas a serem enfrentados para a disseminação da prática sustentável, demonstra a experiência de Belo Horizonte na reciclagem dos resíduos como agregados para pavimentação e evidencia a importância que essas boas práticas têm, para uma melhor qualidade de vida, inclusão social e um meio ambiente sustentável.

Corpo Editorial - Edição 2017 - 2

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Giovanni Camargo Silva vannipassos@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Paula Correa Rodrigues paulacorrearodrigues@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rivani Lopes Negreiros rivaninegreiros@bol.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni