Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição Extra - 2018

Edição Extra - 2018 Ano: 2018 DOI: Abrir

Atualmente as empresas buscam cada vez mais se destacar no mercado. Com a competição acirrada, elas precisam obter métodos diferenciados e estratégias para atrair seu público alvo. Criou-se um novo cenário no mercado, em que empresas precisam ser proativas, aberta a mudanças. A Administração Estratégica ajuda a empresa a obter essa vantagem no mercado. Este artigo consiste em identificar a contribuição da administração estratégica como vantagem competitiva de uma organização. Para abordar sobre este tema foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre administração estratégica, planejamento estratégico, vantagem competitiva e suas respectivas relações. Com a pesquisa realizada concluiu-se que a administração estratégica é um fator de grande contribuição como vantagem competitiva de uma empresa, pois, além de beneficiar a empresa financeiramente, possibilita aos gestores ter uma clara visão do negócio.

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O presente artigo tem como objetivo identificar e compreender as estratégias utilizadas pelos gestores líderes para melhor eficácia da conclusão de suas metas dentro da organização. O estudo inicia-se descrevendo conceitualmente a gestão e liderança diferenciando-os e expondo a necessidade dos gestores na compreensão e de apoderarem-se das características de liderança no exercício de suas funções, enfatizando a necessidade de gestão com ênfase no planejamento estratégico, e em seguida é realizado um levantamento de importantes ferramentas, como gerenciamento de mudanças onde são usados métodos de armazenamentos de recursos de maneira a transformar a organização, logo após liderança eficaz, mostrando que para o alcance dos objetivos da organização o líder tem que influenciar seus colaboradores e por fim a importância da comunicação, no modelo de competência para a gestão das organizações, assegurando que a comunicação implica na compreensão de todas as partes envolvidas e significa estar em consonância com os objetivos organizacionais e as normas comuns à gestão. A metodologia é pautada em uma revisão de literatura, buscando embasamento teórico envolvendo a temática anteriormente mencionada os quais se propunham a contribuir na afirmação da necessidade das caraterísticas de lideranças nos papéis desempenhados por gestores pertencentes às organizações.

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Para atender ao objetivo deste trabalho, foi necessário, primeiramente, conhecer a evolução do Marketing, Marketing de Relacionamento, Gerenciamento do Relacionamento com os Clientes até obter a desejada fidelização de clientes mediante uma revisão bibliográfica, permitindo assim apurar como as atividades de marketing de Relacionamento se compõem, ou seja, como elas podem ser favoráveis para as empresas transformando este relacionamento em algo favorável e eficiente para os resultados finais da produtividade de cada organização. O resultado deste estudo bibliográfico permite um novo olhar para essa ferramenta, percebendo que é um excelente instrumento estratégico, com potencial de alimentar as ações Marketing, assim como através de exemplos práticos as empresas poderão ter seu próprio sistema de Marketing, podendo até inserir os produtos existentes nas mídias, oferecendo novos serviços aos seus clientes finais, tendo uma visão mais ampla sobre o comportamento destes, em relação a aceitação dos novos serviços. Desta forma a empresa estará melhor preparada para o mercado competitivo.

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Qualquer organização, independente do ramo que executa, deve estar em constante adaptação para o mundo competitivo nos dias atuais. Inexistindo hoje empresa a qual não necessite de treinamento especifico para lidar com a sua clientela. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da aplicação do treinamento e desenvolvimento nas organizações, destacando os principais conceitos sobre treinamento e desenvolvimento, descrevendo as vantagens de sua aplicação e levantando informações sobre o processo de treinamento. Foi realizada uma abordagem qualitativa com fins explicativos baseados em referenciais bibliográficos. Logo, concluindo que uma das maneiras mais eficazes para contribuir para o desenvolvimento das organizações na sua totalidade é o treinamento de pessoas.

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O cenário empresarial é um constante desafio às empresas e sua boa gestão. A globalização dos mercados, os avanços tecnológicos e a crescente exigência dos consumidores são fatores que impactam os resultados econômicos, sociais, políticos, tecnológicos e estruturais nas organizações. Considerando que a meta principal de uma empresa é sem dúvida, maximizar o lucro sobre o capital investido, fica implícito que o gerenciamento de estoque pode ser uma importante ferramenta de alavancagem financeira. Assim, o objetivo principal deste artigo é mostrar através da revisão bibliográfica a influência e o impacto que os estoques têm no comportamento econômico financeiro das empresas.

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Atualmente as empresas buscam colaboradores comprometidos com a organização, dispostos a contribuir de forma direta para o bom andamento do negócio, no intuito de alcançar sucesso e crescimento no mercado. Tendo em vista que as pessoas são o diferencial de qualquer organização, é preciso uma atenção maior em relação aos recursos humanos. Colaboradores que trabalham satisfeitos são mais produtivos, por isso existe a necessidade da organização oferecer meios para que seu colaborador sinta-se valorizado dentro da instituição. O treinamento é um meio de mostrar a este colaborador a sua importância. Este artigo consiste em identificar a relevância do treinamento na motivação de um colaborador de uma organização. Para abordar sobre este tema foi realizado um levantamento sobre conceitos de treinamento, motivação e suas respectivas relações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Com a pesquisa realizada conclui-se que o treinamento é um fator de grande relevância na motivação de um colaborador.

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O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução histórica e o atual posto das mulheres no Mercado de trabalho e também apresentar através de pesquisas bibliográficas os fatos históricos que indicam como as mulheres evoluíram no mercado de trabalho com o passar do tempo, apontando especificamente como as mulheres ganharam espaço nas organizações, as dificuldades e conquistas femininas que elas enfrentam para conseguir isonomia durante o processo de inserção no mercado de trabalho.

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Na atual conjuntura do mercado é de total relevância para a organização, que a liderança esteja capacitada para lidar com colaboradores, pois o papel do líder é influenciar os indivíduos para alcançar seus objetivos. Assim como o mercado muda, às pessoas que compõem as empresas também mudam, apontando para uma nova forma de se administrar e liderar. Mediante o exposto este estudo pretende mostrar a necessidade de capacitação de líderes para uma geração que está ativa e predominante no mercado de trabalho, ou seja, a geração Y ou geração do milênio. Para tanto o objetivo da pesquisa é identificar a importância de capacitar os líderes para as pessoas que nasceram em um momento de transformação e que tem anseios e necessidades mais acentuadas e maiores expectativas e desafios a serem trabalhados. Por isso se torna preponderante oferecer, por meio de capacitação, métodos de atualização para seus líderes, com vistas a atender o mercado de trabalho atual. Isto se justifica, porque a liderança é um dos fatores fundamentais para o sucesso de uma organização.

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Os fatos históricos que normalmente são referido com maior importância, são aqueles que guardam estreita proximidade com a classe dominante à época. É praxe que as narrativas busquem um só lado, até mesmo para que se evitem confrontos ideológicos que possam causar melindres. Existem versões diferentes para um mesmo fato e/ou existem fatos que muitas vezes são ignorados ou suprimidos em função do interesse e das crenças de quem os contam. Já dizia meu grande mestre Oillian José “que a história permite e devem ser revisitada e estudada, pois sempre haverá possibilidade de se conhecer detalhes que ficaram obscuros ou que não correspondam à verdade”. Assim, a proposta do presente artigo é analisar com uma visão crítica fatos acontecidos na época da colonização da região e as situações conflituosas entre os indígenas, os colonizadores e os padres capuchinhos.

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O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar os fatores que geram a insatisfação no ambiente de trabalho, os quais podem ocasionar um comprometimento em todo desenvolvimento organizacional. Partindo desse pressuposto, busca-se a partir de um aporte teórico, responder a seguinte questão: quais fatores geram insatisfação dos colaboradores e como tais fatores podem comprometer o trabalho da organização? O presente estudo acerca da temática tem como finalidade descrever e conceituar alguns dos principais fatores os quais ocorrem diretamente no interior das organizações e quais os efeitos desses fatores interferem no seu desenvolvimento organizacional. Para a elaboração da pesquisa foi realizado um estudo qualitativo descritivo, delineada a partir dos critérios estabelecidos para uma pesquisa bibliográfica por meio de revisão literária científica existente sobre o tema proposto. Os resultados retrataram como de fato uma má gestão influencia na insatisfação do colaborador.

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Através deste artigo pretende-se demonstrar que, utilizando o marketing de relacionamento, as empresas podem obter maior facilidade e sucesso em manter os clientes e ainda possibilitando a conquista de novos, sendo um diferencial na escolha entre empresas e produtos, que traz para o consumidor um motivo concreto para escolher determinada marca. Através da pesquisa, procurar-se-á entender como o CRM (Customer Relationship Management) pode otimizar a relação com os clientes, para conseguir a fidelização destes. Assim, tem-se como objetivo identificar, analisar e compreender a importância do CRM e do marketing de relacionamento para fidelizar clientes. A metodologia aplicada neste trabalho foi de abordagem qualitativa, descritiva e explicativa delineada conforme os critérios estabelecidos pela pesquisa bibliográfica. O estudo inicia-se com ênfase no marketing e seus conceitos, tendo como foco a otimização da relação com o cliente, visando obter a fidelização do mesmo.

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Trabalhar em saúde significa, acima de tudo, tratar de um dos valores mais intrínsecos à vida humana: a saúde, e por isso carece de especial atenção e sensibilidade. O marketing de relacionamento é utilizado como meio de estreitar as relações entre clientes e organizações e é composto por processos que se bem gerenciados possibilitam satisfação para as ambas as partes. A qualidade no atendimento é um de seus princípios.O presente trabalho tem como finalidade tratar do marketing aplicado na área da saúde. Objetiva-se descrever a importância do atendimento de qualidade para o marketing de relacionamento nas instituições desse ramo. A metodologia utilizada para tal estudo englobou uma abordagem qualitativa através de revisão da literatura com fins descritivos. Os conceitos referenciais foram marketing de relacionamento, atendimento em saúde e qualidade no atendimento. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que o atendimento de qualidade e humanizado é uma estratégia mercadológica, e é de extrema importância para as instituições de saúde, pois proporciona satisfação e fidelização do cliente, principalmente por ser um serviço tão delicado.

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A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um desafio para as organizações de hoje. Trata-se diretamente da vida dos profissionais e, consequentemente, dos resultados almejados pelas organizações. Partindo desse pressuposto, tal pesquisa elege como objetivo conhecer os fatores que influenciam na qualidade de vida dos trabalhadores, visto que nos tempos atuais é preponderante a tratativa do bem-estar de pessoas, dos recursos humanos, os quais necessitam estar motivados para alinhar seus objetivos pessoais aos objetivos organizacionais. Esse é um dos maiores desafios para a administração contemporânea. Sendo assim este trabalho tem como objetivo analisar e descrever a QVT como fator gerador da satisfação, observando a motivação dos colaboradores diante dos elementos que envolvem o modelo de qualidade de vida. A QVT é um desafio para as organizações de hoje. Pois trata da vida de profissionais e, consequentemente, nos resultados das organizações. Cuidar do trabalhador é um investimento certeiro para qualquer entidade, por isso o questionamento do trabalho, para identificar quais aspectos da qualidade de vida no trabalho influenciam no desempenho da organização. A Metodologia utilizada, foi a revisão bibliográfica.

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O presente artigo tem a finalidade de responder a seguinte problemática: quais são as principais dificuldades que os jovens profissionais encontram para a sua inserção no mercado de trabalho? Com isso buscar entender como a procura de oportunidades se torna uma jornada desafiadora, a qual os novos profissionais precisam enfrentar cotidianamente, objetivando mostrar através de pesquisas bibliográficas, os entraves que encontram para sua admissão no mercado atual, analisando os motivos que ocasionam os maiores obstáculos para sua integração numa relação de trabalho.

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A intensa competitividade do cenário dinâmico da gestão organizacional implica na geração de novas competências, assim como estratégias para atingir seu objetivo primordial: maximização da satisfação dos clientes, e, consequentemente, maior lucratividade. Nesse aspecto, a logística reversa evidencia-se como uma estratégia multidimensional que contribui financeiramente através de um conjunto de elementos bem estabelecidos destinados a prover benefícios à organização e às necessidades do cliente. O objetivo da pesquisa foi demonstrar como a logística reversa pode contribuir na melhoria da rentabilidade de uma organização. O marco teórico explana definições diversas na visão convergente dos autores, acerca dos temas, logística, logística reversa e rentabilidade. A pesquisa classifica-se como bibliográfica e explicativa, com abordagem qualitativa. Os resultados constatados respondem ao objetivo da pesquisa acerca de como a logística reversa pode contribuir na melhoria da rentabilidade da organização, através de fatores intrínsecos como a redução de custos com matéria-prima, energia e otimização dos transportes, além da satisfação dos clientes, aumento do volume de vendas, imagem positiva da empresa, diferencial competitivo e adequação aos requisitos ecológicos e legais.

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Partindo do pressuposto de que a natureza é fonte de vida dos seres humanos e demais seres vivos, a relação homem - natureza deveria ser harmoniosa e com princípios de sustentabilidade. Este trabalho objetiva abordar princípios da relação do homem com os recursos naturais, numa dimensão ética, trazendo elementos das atuais e perspectivas futuras para o vale do Mucuri, que vive um paradoxo ambiental e social quanto ao uso e ocupação do solo. A relação entre as sociedades humanas e a natureza sob a ótica de Marx e Engels, demonstra que a economia de base capitalista é danosa aos recursos naturais, sendo que o ecossocialismo possui como perspectiva o resgate da harmonia entre o homem e os recursos naturais. De acordo com as abordagens teóricas que fundamentam a ética ambiental, a relação do homem com a natureza pode ser dividida em dois grandes grupos: antropocentrismo e eco centrismo. Enquanto no antropocentrismo o homem entende o mundo baseado em seus interesses, e a natureza possui valor instrumental, o ecocentrismo traz uma ética que atribui à natureza um valor próprio, tentando superar o paradigma antropocêntrico. O vale do Mucuri está localizado integralmente no bioma Mata Atlântica, e nas últimas décadas, sofre fortes pressões por desmatamentos, incêndios florestais e degradação dos recursos hídricos. Essa região vive um paradoxo ambiental e social tornando necessário enfrentamento em nível territorial, com políticas públicas adaptadas às particularidades regionais, bem como mudança na relação dos indivíduos com os recursos naturais, que culmine em atitudes sustentáveis, dentro da ética ambiental.

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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome caracterizada por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, com interação social restrita e padrões repetitivos de comportamentos, interesses e atividades. O objetivo deste estudo foi identificar os principais dados publicados sobre a relação entre alguns nutrientes e a manifestação dos sintomas relacionados à enfermidade. Além das diferentes características identificadas nos autistas, principalmente, a falha na interação social e baixo desenvolvimento da linguagem, existe uma sequência de desordens gastrointestinais como inexistência ou carência na produção de enzimas digestivas, aumento da permeabilidade intestinal e inflamações da parede do intestino, aumentando os sintomas dos portadores da doença. Fatores nutricionais são fundamentais a serem considerados no tratamento de qualquer enfermidade, uma vez que podem equilibrar o funcionamento orgânico. Desta forma, alguns nutrientes como vitamina D, ácido fólico, ômega 3 e a isenção de derivados de glúten e caseína na dieta mostram-se como contribuintes na melhoria dos sintomas e manifestação da doença. Estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de definir protocolos dietéticos específicos para auxiliar no tratamento da doença.

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O presente trabalho relata o processo de formação vivenciado no Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês, em Teófilo Otoni, no ano de 2017, que tem como o objetivo demonstrar a transformação que a pós-graduação, baseada em metodologias diferenciadas pode provocar no educando, baseando na vivência no decorrer do curso, em pequenas estratégias como se fossem pedaços de tecidos e em referências pertinentes ao tema, formando assim uma colcha de retalhos. Durante todo o curso as várias estratégias de metodologia ativa foram apresentadas e desenvolvidas como “Situação Problema” e a Espiral Construtivista, Cine Viagem e as Narrativas, TBL – Team Based Learning (Aprendizado Baseado em Equipe), atividades auto dirigidas – AAD, oficinas de trabalho, feira de talentos, construção do portfólio e do projeto aplicativo, sendo todas essenciais. Cada atividade era como se fosse um pequeno retalho de tecido, que isoladamente e a princípio parecia apenas uma simples atividade. Aos poucos, as atividades se entrelaçavam e cada pedaço de retalho não estava mais sozinho e sim atrelado a outro pedaço, que por fim, se transformou em uma grande colcha de retalhos. Essa colcha de retalhos proporcionou uma vivência sensacional, que resultou em uma experiência de transformação. Com as metodologias ativas de aprendizagem foi possível desenvolver uma consciência crítica e descobrir que a transformação é um processo constante, sempre aprendendo a aprender.

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O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre os principais fatores nutricionais associados à prevenção de doenças cardiovasculares (DCV) em adolescentes. O estado nutricional correto é uma questão de extrema importância nesse período da adolescência, que se caracteriza como um fator fundamental para o adequado crescimento e desenvolvimento dos indivíduos. Com isso, a nutrição tem papel essencial nesta fase. É notório que a intervenção por meio da educação nutricional com os adolescentes, é muito relevante, pois muitos não conhecem a complexidade do assunto, pois hábitos alimentares errôneos adquiridos na infância e na adolescência, são indicadores de risco para predisposição de doenças crônicas degenerativas na fase adulta. Por fim, enfatiza-se que o presente artigo tem embasamento de fatores que contribuem para o surgimento de doenças crônicas, elevando a importância da promoção da saúde nessa fase através da alimentação saudável e prática de exercícios físicos , pois a prevenção se mostra como o melhor remédio para a redução das doenças cardiovasculares e de diversas doenças crônicas degenerativas.

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O presente texto faz uma avaliação do conceito de segurança alimentar e nutricional (SAN) demonstrando como a sua definição estabelece limites e prioridades para as políticas sociais. O objetivo é discutir a importância e, em consequência, indicadores que objetivam medir a SAN na alimentação escolar. A garantia da Segurança Alimentar e Nutricional é o passo para a qualidade de vida e está construída em torno da qualidade, quantidade e regularidade no acesso aos alimentos. Para servir uma alimentação escolar de qualidade é importante a garantia higiênico-sanitária dos alimentos, as adequações nutricionais e sensoriais, o respeito ao hábito alimentar e um ambiente adequado durante a refeição. Cabe ao profissional nutricionista exercer o papel de educar práticas alimentares saudáveis, integrar e mobilizar a comunidade escolar por meio de atos vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Além de estar apto a desenvolver projetos, coordenar, supervisionar e executar de programas de educação constante em alimentação e nutrição.

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Probióticos e prebióticos são microorganismos vivos e componentes alimentares, respectivamente, que são capazes de gerar efeitos benefícios à saúde. Ambos atuam equilibrando a flora intestinal, através da estimulação seletiva da proliferação e atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. O desequilíbrio da homeostase intestinal facilita a manifestação de processos inflamatórios que estão envolvidos no desenvolvimento de neoplasia de cólon, abrangendo tumores que atingem o cólon e o reto. O objetivo desde trabalho foi descrever as características principais dos probióticos e prebióticos, os aspectos envolvidos no desenvolvimento do câncer de cólon e identificar a importância da reestruturação da microbiota intestinal para o tratamento e prevenção ao desenvolvimento de câncer de cólon. Foi demonstrado que o reequilíbrio do funcionamento intestinal, proporcionado pelo uso de probióticos e de prebióticos estimulam a resposta imunológica eficaz, reduzindo a atividade inflamatória e inibindo a formação de células tumorais. Além disso, reduz a diarreia e a obstipação, o que contribui para melhoria do estado nutricional do paciente. Diversos estudos in vivo e em modelos experimentais validaram o efeito destes como agentes moduladores do processo de formação de câncer, desta forma, a orientação dietoterápica específica através de um acompanhamento nutricional efetivo é fundamental no tratamento e prevenção do desenvolvimento de câncer de cólon.

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O objetivo desse artigo é analisar a Educação Integral na perspectiva dos direitos sociais da criança e do adolescente como o melhor caminho para diminuir as desigualdades sociais e de aprendizagens entre os alunos os considerando como ser único, sujeito de direitos e possibilidades. As considerações realizadas neste trabalho são de pesquisas de cunho bibliográfico contendo em seu referencial a utilização de livros, no qual se acredita que a Educação Integral na perspectiva dos direitos sociais é necessária que resinifique conteúdos, espaços, metodologias, práticas pedagógicas e atividades educativas que compreenda o ser humano na sua completude. Considerou-se que as atividades oferecidas fora dos muros da escola efetiva um sentimento de pertencimento do aluno em relação ao seu meio e abre portas da sociedade para este cidadão/aluno.

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Esse trabalho foi pensado considerando a necessidade que existe na educação de uma prática que educa de maneira mais suave, pois a criança precisa aprender, mas, ao mesmo tempo precisa exercitar a ludicidade, dai percebe-se a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil como instrumento indispensável para a criança que de forma prazerosa toma contato com meios que os leva a brincar e aprender. O objetivo da pesquisa foi analisar a relação existente entre o lúdico e a aprendizagem da criança na educação infantil e verificar como essa atividade vem sendo desenvolvida ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, consultando livros diversos, sites, google acadêmico, google books, artigos científicos entre outros.

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O Lúdico que tem na sua essência o brincar, a diversão e o prazer objetivam a presente pesquisa como princípio pedagógico para a construção do conhecimento na educação sistematizada. Contudo, a proposta deste artigo concentra-se no estudo da presença do lúdico no cotidiano escolar da educação infantil. O estudo propõe analisar como os jogos e as brincadeiras se manifestam como uma estratégia importante nas ações educacionais nas classes de educação infantil e sua contribuição no processo de aprendizagem, e, como a brincadeira é uma ação intrínseca a vida infantil, devendo ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional da criança e questiona como o lúdico pode contribuir com a aprendizagem favorecendo o desenvolvimento das crianças de 4 e 5 anos ? A metodologia adota foi uma revisão bibliográfica alicerçada em autores como Almeida, Froebel, Luckesi, Piaget, Kishimoto, Vygotsky entre outros, foi consultado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que trataram de pesquisar a relação que existe entre lúdico e aprendizagem buscando identificar como a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa de aprendizagem. Dessa maneira, o brincar como principal atividade da criança proporciona interação com o mundo, com os outros e com si mesma. Através do brincar pode-se observar que a criança não brinca para passar o tempo, ou seja, a brincadeira é a forma que ela encontra para expressar seus desejos, problemas, bem como representar seus conhecimentos. Assim, a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa estimulando a construção de competências e habilidade. Dito isso, o brincar é a principal atividade da criança, pois, por meio dele ela interage com todas as possibilidades de desenvolver e produzir conhecimentos, bem como, relacionar-se como o mundo que a cerca.

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O presente trabalho foi desenvolvido para entender que, o brincar é uma atividade que proporciona o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil e está subentendido no currículo das escolas e na vivência das crianças. É consensual que a literatura com as crianças possa ser inserida através das brincadeiras, pois a leitura iniciada na educação infantil abre espaço para a busca do prazer de ler. O professor deve desenvolver estratégias pedagógicas para aplicar no trabalho da literatura infantil, para que ela aconteça de forma lúdica e prazerosa. O problema levantado foi: Quais são as principais estratégias pedagógicas necessárias para aplicar no trabalho da literatura na educação infantil? A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão literária consultando autores significativos tais como: Wajskop,Rizzo, Zilberman,Cunha, entre outros.

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Este trabalho apresenta reflexões acerca do impacto dos fatores sociais nas dificuldades de aprendizagem da criança na educação infantil. Tem o objetivo de apontar os malefícios causados à aprendizagem decorrentes de fatores sociais. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura utilizando como referencial teórico a concepção de Firmino Fernandes Sisto “et al” (2012), Ana Maria Salgado Gomes e Nora Espinosa (2014) e Vitor Fonseca (1995). A pesquisa tem relevância porque muito se tem afirmado que a desnutrição, um dos fatores sociais mais graves no Brasil é também um dos grandes responsáveis pelo baixo rendimento escolar na infância. Verificou-se com os estudos realizados nesta pesquisa que é impossível dissociar o meio sociocultural, socioeconômico e a família do processo de aprendizagem.

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Este trabalho apresenta reflexões acerca do impacto dos fatores sociais nas dificuldades de aprendizagem da criança na educação infantil. Tem o objetivo de apontar os malefícios causados à aprendizagem decorrentes de fatores sociais. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura utilizando como referencial teórico a concepção de Firmino Fernandes Sisto “et al” (2012), Ana Maria Salgado Gomes e Nora Espinosa (2014) e Vitor Fonseca (1995). A pesquisa tem relevância porque muito se tem afirmado que a desnutrição, um dos fatores sociais mais graves no Brasil é também um dos grandes responsáveis pelo baixo rendimento escolar na infância. Verificou-se com os estudos realizados nesta pesquisa que é impossível dissociar o meio sociocultural, socioeconômico e a família do processo de aprendizagem.

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O presente artigo teve como objetivo demonstrar como é importante a motivação de alunos do ensino médio, para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra e seja completo, possibilitando a construção de conhecimento significativo. O processo metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, associado a vivência de três décadas de sala de aula. Assim para ensinar professores e alunos têm de acompanharem as transformações e complexidades do tempo.

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Este trabalho aborda a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, doença caracterizada pela parada respiratória durante o sono, devido a uma obstrução mecânica das vias aéreas superiores, determinando assim a não entrada do ar para os pulmões. Pretende-se neste estudo apresentar as consequências da referida síndrome e a cirurgia de avanço maxilo-mandibular como importante alternativa no tratamento. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos fins, de abordagem quantiqualitativa. Os achados da literatura revelam que o ronco é um dos principais alertas para a presença da síndrome; as arritmias cardíacas, assim como variações significativas do débito cardíaco, pressão arterial e pulmonar, pressão de perfusão cerebral e da pressão intracraniana podem ser determinadas por períodos apnéicos. Outras consequências são: hipertensão pulmonar, hipertrofia do ventrículo direito e esquerdo, cor pulmonale, insuficiência cardíaca direita e edema dos membros inferiores. Infarto agudo do miocárdio, AVC isquêmico ou hemorrágico e morte súbita são as principais causas de mortalidade como consequência da síndrome da apneia. O tratamento clínico da síndrome é efetivo através do uso de Pressão Positiva Contínua de Ar e o tratamento cirúrgico apresenta diversas modalidades, variando com o nível da obstrução. Pode-se afirmar que as cirurgias ortognáticas e de mentoplastia tem se apresentando como uma nova opção de tratamento cirúrgico, sem os riscos e inconveniências relatadas anteriormente, conquistando um espaço aéreo maior, impedindo assim, o colabamento das paredes da faringe medidas em telerradiografias de perfil.

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A redução nas taxas de natalidade e de mortalidade contribuiu para o aumento da população na faixa etária acima de 60 anos. Diante desse momento de transição demográfico-epidemiológico vivenciado pelo Brasil, acredita-se que a expectativa de vida irá aumentar cada vez mais e a população brasileira, em pouco tempo, será constituída por uma maioria de pessoas idosas. Com o crescimento do número de idosos, a tendência é de que haja um aumento no número de prescrições de medicamentos para essa população, que se caracteriza por implicações que se traduzem no aumento das doenças crônico-degenerativas. Sendo assim, a polifarmácia se torna frequente na terapêutica farmacológica dos pacientes geriátricos. Desse modo, o uso correto de medicamentos na terceira idade é de suma importância, adquirindo o farmacêutico um papel fundamental nos cuidados a esse público. Cabe a esse profissional auxiliar por meio da Atenção Farmacêutica quanto ao uso correto e os efeitos colaterais que os medicamentos podem causar. Trata-se de um estudo de ampla revisão bibliográfica do tipo exploratória. Foram avaliados 62 materiais bibliográficos, dos quais 46 foram selecionados. O objetivo foi caracterizar o papel do farmacêutico na terapia geriátrica com ênfase na polifarmácia. O estudo concluiu que o crescimento da população idosa acarreta a busca por medicações de uso contínuo, contribuindo, dessa forma, para a ocorrência da polifarmácia. Acabar com a polifarmácia é impossível, contudo, é possível minimizá-la, quando se estreita a relação entre o profissional farmacêutico e o paciente por meio da Atenção Farmacêutica, que permitirá assegurar uma melhor qualidade de vida, um bem-estar físico, bem como a adesão ao tratamento pelo paciente geriátrico.

Corpo Editorial - Edição Extra - 2018

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Giovanni Camargo Silva vannipassos@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Paula Correa Rodrigues paulacorrearodrigues@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rivani Lopes Negreiros rivaninegreiros@bol.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni