Nos últimos anos, o lúdico tem recebido maiores destaques em relação a sua utilização no contexto educacional, como uma ferramenta ideal para a aprendizagem, por estimular a criança na aquisição de novos conhecimentos e permitir que aprenda se divertindo e com atividades adequadas as suas necessidades de aprender, e isso, de forma espontânea e sem cobranças, o que torna a aprendizagem mais atraente e interessante, ampliando assim, as possibilidades para a efetivação do conhecimento. O Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil (RCNEI,1998), também faz referência sobre a metodologia e a grade curricular ,que deverá ser adequada a essa faixa etária e as necessidades educacionais desse educando, por isso, considera o “(...)brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades(...)”. (BRASIL, 1998) e ainda, que o brincar não deve se restringir somente à sala de aula, mas ser utilizado em ambientes como “(...)o parque ou quintal, envolvendo o reconhecimento do próprio corpo, o do outro, e a imitação podem se transformar em atividades de rotina(...)”. (MEC, 1998, p. 45). Logo, é por meio do brincar, que a criança se expressa e ao mesmo tempo aprende, por isso, que atividades lúdicas, como o brincar, ganhou destaque no processo de ensino, enquanto metodologia eficaz em sala de aula, por ser um processo, que acontece de forma prazerosa e significativa para a criança, pois já faz parte da sua vivência, muito antes da escolarização da mesma. Assim, o objetivo deste estudo é apontar como atividades lúdicas, como o brincar, poderão contribuir para o desenvolvimento da criança na Educação infantil. A metodologia utilizada é a bibliográfica, que se refere a pesquisa realizada em livros, artigos e documentos que fundamentam o tema de estudo. Autores estudiosos do tema também foram referenciados, dentre eles estão: Ignachewski (2003), Kishimoto (1994), e outros. O professor possui um papel bem definido nesse processo lúdico de aprendizagem, pois atuará como mediador das atividades, escolhendo o local e as situações metodológicas que melhor envolverá a criança no processo de aprendizagem. A atuação do professor como mediador, tem por finalidade, o alcance dos objetivos educacionais, não sendo, pois, um fim em si mesmo, mas um meio para o alcance desses objetivos.