Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - 2022/01

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) consiste em um ambiente equipado com avançados aparelhos de tecnologia, reservada a pacientes críticos que precisam de cuidados complexos, assim como monitoramento ininterrupto. Neste ambiente, a pneumonia associada à ventilação mecânica, representada pelas siglas PAV ou PAVM, figura como um dos quadros mais comuns. Diante disso, o presente estudo tem por finalidade discorrer sobre a assistência de enfermagem na prevenção de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. A escolha dessa temática reside no fato de que a PAV consiste em uma das circunstâncias mais tormentosas que ocorrem nas UTIs, sendo um dos quadros de infecções mais corriqueiros, e, por isso torna-se indispensável verificar as possíveis medidas que os enfermeiros podem tomar para evitar episódios envolvendo a mencionada condição. Para resolver a problemática apresentada definiu-se como metodologia a produção de uma pesquisa de cunho qualitativo, enquanto que para análise de informações foi utilizada a revisão bibliográfica, tendo como principais autores Gabriele de Andrade Leal, Pamela Pereira e Fernanda Alves Ferreira Gonçalves. Por fim, foi possível verificar que a assistência de enfermagem é extremamente importante para prevenir a PAV, uma vez que tais profissionais desempenho ações imprescindíveis para esta missão, figurando como principais: a higienização das mãos, o posicionamento do paciente, a higiene oral, a atenção com o circuito do ventilador mecânico e a aspiração endotraqueal.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Com a presença mais constante dos profissionais fisioterapeutas nas UTIs, suas funções  aumentaram, aumentando com elas as responsabilidades. O fisioterapeuta intensivista é levado a ter que lidar com pacientes graves em ambiente pouco humanizado da Unidade de Terapia Intensiva. As limitações do espaço e a distância da vida cotidiana tornam a UTI menos humanizada e é obrigação dos profissionais de contato direto minimizar esse sofrimento. Porém esse ambiente também afeta os profissionais de forma a interferir no tratamento perante a situação mais complexa que é a internação em UTI. Realiza-se uma análise bibliográfica na estrutura denominada revisão de literatura sistemática, do tipo descritivo, caracterizada por ser qualitativa, a qual temos como objetivo de analisar qual a relevância do tratamento humanizado dentro do ambiente de Unidade de Terapia Intensiva para os profissionais Fisioterapeutas e seus pacientes.

Diante disso, verifica-se que o tratamento humanizado dentro das Unidades de Terapia Intensiva colabora de forma positiva para a relação profissional/paciente e para a recuperação do paciente, dando uma oportunidade de atendimento de qualidade superior e ao profissional um ambiente de trabalho mais agradável e sua aplicação é diretamente ligada as questões biopsicossociais da equipe, do paciente e dos familiares do paciente.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo estudado há quase seis décadas, porém ainda são explicitas, mesmo dentre os cientistas, as divergências, dúvidas e questões acerca deste transtorno do desenvolvimento humano, sobretudo no que diz respeito à sua etiologia. Assim, os objetivos da presente pesquisa são: Analisar a atuação da Enfermagem no cuidado aos pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo(TEA), na infância. Desta forma, o manejo e as ações devem ser planejadas e ajustadas indo ao encontro do grau do transtorno, que requer desde uma intervenção farmacológica à atenção multiprofissional centrada na integralidade da pessoa. Este trabalho foi uma revisão da literatura utilizando as bases de dados das plataformas, LILACS, Google Acadêmico, Bireme, além de livros. Foram selecionados artigos a partir de 2007 a 2020 com temas relacionados a atuação da enfermagem frente ao autismo infantil. Sendo os resultados apresentados de forma descritiva. O enfermeiro é a base do processo de diagnóstico do autismo, ele atende os sinais e sintomas do autismo, cuida bem das crianças e seus familiares, incentiva e entrega segurança e tranquilidade a todos. Vale lembrar que o tratamento do autismo precisa estar alinhado com a equipe multidisciplinar.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Trata-se de um estudo descritivo de caráter retrospectivo com abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo principal, demonstrar os benefícios da  fisioterapia preventiva na saúde do idoso, sejam eles físicos ou mentais. A fisioterapia preventiva  trata-se de uma extensão da fisioterapia onde busca a prevenção do adoecer por motivos cinesiológico-funcionais do ser humano, e não somente na recuperação de lesões e auxilio na reabilitação de  movimentos. Quando voltada para a Saúde do Idoso, a fisioterapia preventiva ajuda numa série de complicações que pode ocorrer por conta do envelhecimento, afetando a mobilidade em todo o sistema osteomuscular,  principalmente nos membros inferiores. Com este estudo concluiu-se que a Fisioterapia Preventiva é capaz de trazer ao idoso maior segurança e independência, tanto no seu dia a dia, quanto na realização de exercícios físicos, possibilitando minimizar o risco de quedas, principal causa de fraturas nesta população, porque ao realizar exercícios motores e trabalhar a respiração, ocorrera maior fortalecimento e o paciente se sentirá mais confiante no seu próprio corpo, causando maior bem estar físico e mental.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A velhice, assim como a pessoa idosa, tem sido alvo maior de estudo por parte das áreas das ciências biológicas e sociais. Políticas públicas de saúde, quando bem aplicadas, propiciam um aumento do nível intelectual, econômico e socia. Este estudo baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa, de caráter descritivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Humanização em saúde é resgatar o respeito à vida humana, levando-se em conta as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas presentes em todo relacionamento humano. Todo ser humano tem direito ao atendimento público de qualidade e uma assistência humanizada, e ao cuidado individualizado. O enfermeiro é o suporte fundamental na esfera da saúde humana, pois traz conhecimentos científicos e técnicos, construídos e reproduzidos por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processam pelo ensino, pesquisa e cuidados especiais, com vistas a prestar serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida. A humanização da saúde do idoso também é uma forma de valorizar todos os envolvidos no processo de produção saudável. Para o idoso, é importante valorizá-lo e incentivá-lo a ter maior autonomia para mudar sua saúde. Isso pode ser alcançado por meio de responsabilidades compartilhadas, troca de conhecimento e conexões. Portanto, torna o paciente idoso protagonista de suas histórias, melhora a qualidade da saúde e proporciona um envelhecimento saudável.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O cateter venoso central (CVC) desempenha um papel importante na assistência médica, especialmente para pacientes que requerem cuidados de alta complexidade. Dentre as complicações relacionadas ao uso dos dispositivos venosos, no ambiente de cuidados de saúde hospitalar, há risco aumentado para o desenvolvimento de sepse. O objetivo deste trabalho foi descrever a relação do uso de Cateter Venoso Central e o desenvolvimento da sepse e relatar a assistência de enfermagem realizada ao paciente em uso de Cateter Venoso Central na prevenção da Sepse. Trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. A inadequação de cuidados assépticos com o dispositivo, a ausência de Equipamentos   de   Proteção   Individual (EPI) e baixa prática de higienização das mãos, ocasiona danos ao paciente, permitindo a migração de microrganismos para dentro do sistema vascular, contribuindo   para   as Infecções   da Corrente Sanguínea (ICS) associadas ao Cateter Venoso Central. O enfermeiro enquanto membro da equipe multidisciplinar e responsável pelos cuidados do paciente desde a participação da escolha da via de inserção do cateter venoso central, até após a retirada do mesmo, deve estar atento aos sinais e sintomas precoces de sepse. Uma vez que, o diagnóstico precoce dessa afecção é decisivo na sobrevida do paciente. 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A Tuberculose em si, ainda é um grande desafio a ser combatido em todo o país, determinada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um agravo de alto impacto na saúde pública. É considerada uma das 10 principais causas de morte no mundo. No Brasil são registradas cerca de 4,5 mil mortes pela doença por ano. Apesar de ter cura, muitas pessoas não procuram o tratamento ou então abandonam antes da conclusão. Em Rio Verde tem o CAT/PCHT que é o centro especializado que faz a testagem do bacilo, fornece todo o tratamento e orienta o paciente no que deve ser feito. O objetivo dessa pesquisa é comparar o a incidência de casos da tuberculose em Rio Verde nos anos de 2019 e 2020, o antes e durante a pandemia, evidenciar a importância da assistência básica e avaliar os resultados obtidos com o protocolo de acompanhamento. Com isso, compreenda-se que de acordo com a pesquisa aos prontuários. Depreende que em relação aos dois anos houve um aumento de 3 casos em 2020, como também, mais 3 óbitos. Pelos dados colhidos no CTA/PCHT (2021). Com a chegada da pandemia em Rio Verde, não interferiu nos diagnósticos da tuberculose. Pacientes com lesões tuberculosas mostradas através da tomografia são encaminhados para o centro de tratamento, onde fazem o exame de escarro ou de baciloscopia, este exame faz uma análise direta da secreção excretada pelos pulmões.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Na atualidade em que vivemos, as discussões sobre o atendimento humanizado, cada vez mais tem se tornado um tema que é abordado pelos mais diversos profissionais do setor da saúde, realizando-se uma revisão acerca das posturas adotadas dentro das práticas de atendimento em saúde, por meio do fortalecimento do trabalho das equipes, levando-se a uma reflexão principalmente no que diz respeito aos reflexos que tal prática pode proporcionar usuário, no referente a assistência de saúde humanizada. Dentro desta perspectiva o presente estudo tem por objetivo pesquisar sobre a atuação do profissional de enfermagem no atendimento humanizado nos serviços de urgência e emergência. Desta forma o presente estudo se justifica pela necessidade de uma reflexão por parte das instituições e pessoas envolvidas no âmbito da assistência à saúde, especialmente às relacionadas aos atendimentos de urgência e emergência, acerca da humanização, essa que vem sendo pouco exercida na atualidade, perdendo lugar para o avanço tecnológico e científico e, muitas vezes, tornando precária a atenção que deveria ser dada de forma mais humana. A execução deste estudo se pautou através da revisão bibliográfica, considerando a sua essência para se buscar e analisar o entendimento sobre as várias contribuições que o estudo deste tema pode proporcionar. Assim, conclui-se que os serviços de saúde brasileiro, profissionais da área e o Ministério da Saúde tem buscado garantir a manutenção e implementação da Política Nacional de Humanização com a finalidade de melhoria na satisfação dos usuários atendidos nos serviços de saúde sendo que o enfermeiro é o principal responsável por este atendimento.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Trata-se de um estudo descritivo de caráter retrospectivo com abordagem qualitativa, através de uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo principal, evidenciar como o Enfermeiro Auditor Hospitalar pode corroborar no processo para maior segurança ao paciente. A auditoria hospitalar por parte do enfermeiro, como qualquer outra auditoria, trata-se de uma ferramenta capaz de identificar falhas, monitorar e estabelecer a necessidade de mudanças, para melhor atendimento ao cliente.  Quando relacionado à segurança do paciente o Enfermeiro Auditor poderá através de uma análise e observação criteriosa apresentar medidas e estratégias com intuito de minimizar a ocorrência de incidentes, que possam levar a danos evitáveis a saúde do paciente. Através deste estudo observou-se que os principais erros e falhas encontrados pelo enfermeiro auditor, está nas anotações e registros no prontuário, por parte da equipe de enfermagem. Portanto o enfermeiro atuando na auditoria hospitalar terá a possibilidade de detectar precocemente os riscos e eventos adversos que por ventura o paciente possa está exposto, facilitando assim a tomada de medidas a fim de melhorias contínuas na assistência, promovendo a maior segurança do paciente.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Resumo: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma patologia neurodegenerativa de caráter progressivo, que causa a destruição dos neurônios responsáveis pela função motora do córtex cerebral, tronco encefálico e da medula espinhal. Ao longo do tempo, a doença provoca diminuição da força muscular, especialmente nos braços e pernas, sendo que, nos casos mais avançados, a pessoa afetada fica paralisada e os seus músculos começam a atrofiar, ficando menores e mais finos. Tem-se como objetivo geral descrever o papel do Enfermeiro nos cuidados paliativos ao paciente portador de ELA. Este trabalho se trata de uma uma revisão da literatura do tipo narrativa utilizando as bases de dados das plataformas, LILACS, PubMed, Google Acadêmico, Ministério da saúde. Foram selecionados artigos com temas relacionados à enfermagem e sua atuação nos cuidados aos pacientes com Esclerose Lateral Amiotrofica. Sendo os resultados apresentados de forma descritiva. A enfermagem desempenha um papel fundamental no tratamento desse paciente. O cuidado inclui o monitoramento dos sintomas atuais e esperados, o gerenciamento desses sintomas e a educação sobre doenças, tratamentos e recursos disponíveis. Esses estudos enfatizam a importância de incluir familiares e cuidadores desde o momento do diagnóstico, sendo um dos papéis mais importantes do enfermeiro o de estimular o paciente a tomar decisões autônomas sobre medidas de manutenção e prolongamento da vida. A conclusão é que a enfermagem deve explorar outras áreas do conhecimento relacionadas ao cuidado de pacientes com diagnóstico de ELA, como o envolvimento de familiares, os sentimentos do paciente e melhores métodos de comunicação.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A Hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Portanto, torna-se relevante fazer uma pesquisa sobre os fatores de risco para a hipertensão. É necessário um conhecimento da doença, dos fatores que colaboram para o desenvolvimento da mesma, e avaliar as medidas de orientações e estratégias dos profissionais da Enfermagem para o controle da doença. Assim, tem-se como objetivo geral: Enfatizar como deve ser a assistência de enfermagem ao paciente adulto hipertenso, diante dos diversos fatores de riscos para a hipertensão arterial. O desenvolvimento da hipertensão não acontece imediato, há um grupo de fatores que estão ligados ao seu crescimento e prejuízo. Estes fatores são conhecidos como fatores de risco e, de acordo com as VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, são: idade, sexo/gênero e etnia, fatores socioeconômicos, ingestão de sal, excesso de peso e obesidade, ingestão de álcool, genética e sedentarismo. Enfermeiros e equipes de saúde devem orientar os pacientes com HAS a adotar uma dieta hipossódica, comer mais frutas e verduras, além da prática de exercícios físicos, de acordo com a condição física, econômica e cultural de cada pessoa, encontrar alternativas que possam abolir o tabagismo e o consumo regular de álcool. Além disso, devemos continuar usando os medicamentos anti-hipertensivos corretamente. O enfermeiro tem conhecimento para compartilhar com o paciente com HAS e pode estimular o autocuidado. A importância do profissional enfermeiro na adesão ao tratamento da HAS, que é uma doença multifatorial que requer atenção.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Este estudo explorou a importância da enfermagem para a saúde e a vida humana e trouxe contribuições relevantes para o papel do enfermeiro no processo de envelhecimento. Este estudo tem como objetivo analisar a eficácia dos processos humanizados e de enfermagem para a saúde do idoso na perspectiva da revisão da literatura. O método utilizado neste estudo é um estudo descritivo, que visa responder se há humanização e cuidado efetivos com a saúde do idoso. O enfermeiro deve estar apto a contribuir para a efetivação dos direitos da enfermagem da equipe de enfermagem e da pessoa idosa, e influenciar na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à humanização e à resolutividade da enfermagem.Os estudos revelam que o cuidado de enfermagem é indispensável na terceira idade, pois se trata de uma população que gera demanda de atenção em saúde maior que as demais faixas etárias, e o profissional da enfermagem é o principal responsável por promover ações de cuidado a este usuário, tendo assim papel fundamental em ofertar a assistência de forma humana. Mesmo com a previsão da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa em relação à saúde e à assistência, os obstáculos impedem a efetivação dos cuidados humanizados às pessoas com idade avançada.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A prevenção de lesões por estresse faz parte da lista de seis atributos para avaliação da qualidade do cuidado.O enfermeiro é fundamental no processo de avaliação, prevenção e redução do risco de eventos adversos.A proposta do presente estudo foi abordada devido à grande incidência de lesão por pressão em pacientes que estão acamados nos hospitais, visando evidenciar a importância do profissional enfermeiro, e para que haja atualização e capacitação continuada, desses profissionais, ocorrendo assim uma prevenção efetiva. Portanto, diante dos problemas relacionados a pacientes acamados nos hospitais que tenha risco ou que já tenha lesão por pressão, podemos observar a importância de um enfermeiro que possa realizar os cuidados adequados, pois é esse profissional que com uma observação holística atrelado a capacitação e atualizações poderá atuar diretamente nessa questão.  A enfermagem é responsável pelo cuidado direto do paciente e pelo gerenciamento da assistência, cabendo a esta equipe a maior parte dos cuidados. À medida que o processo de cicatrização continua a evoluir, é necessária uma avaliação contínua, pois alguns curativos podem deixar de ser as melhores indicações após alguns dias, e podem não atingir os resultados esperados, precisam ser substituídos antes do tempo esperado, e o paciente pode ser diferente mesmo que tenham feridas semelhantes. O monitoramento adequado é essencial e deve ser realizado por profissionais treinados.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Diabetes Mellitus Tipo 2 é uma doença metabólica que é caracterizada por hiperglicemia e inatividade do hormônio insulina, é uma doença intimamente ligada a obesidade. Quando a mulher está na menopausa, ocorre uma falência ovariana que diminui drasticamente a produção de hormônios sexuais, inclusive do Estradiol, que é capaz de regular a ação da insulina no organismo, com isso mulheres na pós-menopausa tem maior propensão a adquirir Diabetes Mellitus Tipo 2, além de ter maior risco para obesidade, fator desencadeante também para a Diabetes. A fim de confirmar a pesquisa realizada, foi feito uma entrevista com mulheres acima dos 50 anos de idade, residentes no interior de Minas Gerais, tendo em vista sua rotina alimentar e de exercícios, comorbidades, entre outros. Os resultados foram analisados e comparados, de forma geral mostraram que aproximadamente 30%das mulheres na menopausa apresentam diabetes, e destas a média aproximada de 41% possui hábitos saudáveis de vida, excluindo a influencia externa como causa.

 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir


A Insuficiência Cardíaca (IC) é presentemente um dos problemas de saúde pública mais grave nos países desenvolvidos. Dentro das doenças cardiovasculares é a única cuja incidência e prevalência tem vindo a aumentar, apesar dos progressos a nível do diagnóstico e da terapêutica. Está associada a uma elevada mortalidade, superando o conjunto das neoplasias malignas, e uma grande morbilidade que se traduz num consumo de recursos com custos exuberantes. A reabilitação física através da ventilação não invasiva (VNI), faz com que haja uma melhora significante na condição dos pacientes com insuficiência cardíaca, resultando no aumento da troca gasosa, tolerância ao exercício físico, redução da dispneia e fadiga, melhora na qualidade de vida, melhor biomecânica com economia de movimentação, redução da pressão transmural do ventrículo esquerdo, dentre outros fatores psicológicos como confiança e motivação. Através de estudos nos bancos de dados da Scopus, Scielo, PubMed, Lilacs e MedLine, foi possível observar que ambos apresentaram significantes resultados através dos modos Continuous Positive AirwayPressure (CPAP) e Bilevel Positive PressureAirwa (BiPAP) na insuficiência cardíaca, sendo os mais expressivos o aumento da fração de ejeção do ventrículo esquerdo e a redução dos níveis de desconforto respiratório. Mesmo com abrangentes resultados com a VNI no tratamento da insuficiência cardíaca, são necessários mais estudos aprofundados no assunto.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Esse artigo tem como objetivo discutir o uso de defensivos agrícolas em pequenas propriedades rurais e a importância do Engenheiro Agrônomo quando se trata de informatização e conscientização sobre usos e abusos do mesmo. Foi feito uma breve explanação sobre os defensivos agrícolas, principais tipos e o alvo de cada um, bem como exemplos do mesmo. Foi mostrado o risco que esses defensivos agrícolas trazem para a saúde dos usuários, que estão em contato direta e indiretamente e para o meio ambiente em geral, tanto no solo, como na água e no ar. Os principais fatores que influenciam para a falta de informações dos pequenos produtores rurais, levando esses a um grupo de risco e por fim como engenheiros agrônomos podem atuar efetivamente para o uso correto desses defensivos, a fim de torna-los aliados no crescimento das culturas e não um veneno para a população em geral.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

Este trabalho situa-se no campo da Psicologia da Educação, visando apresentar as contribuições da Teoria das Inteligências Múltiplas para o processo ensino-aprendizagem, utilizando de uma revisão sistemática da literatura, realizada em livros, artigos, documentos eletrônicos, tendo como base a teoria de Howard Gardner. Trata-se portanto de uma pesquisa bibliográfica, descritiva quanto aos fins e de abordagem qualitativa. As publicações científicas pesquisadas, foram definidas de acordo com os objetivos do estudo buscando conceituar a perspectiva educacional fundamentada no desenvolvimento de competências e habilidades do estudante; relacionar as inteligências múltiplas com a construção de processos de aprendizagem significativos e estabelecer correlação entre as competências e habilidades previstas na BNCC com a perspectivada teoria.  A proposta central foi analisar a perspectiva de aplicação das inteligências múltiplas para construção de aprendizagens significativas e suas contribuições para consolidação de competências e habilidades previstas na BNCC. Entende-se a necessidade de buscar diversas estratégias pedagógicas para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem onde as diferentes inteligências sejam contempladas a fim de construir aprendizagem significativa e valorizar o aprendiz por inteiro. Sabe-se que a elevação da qualidade educacional é decisiva para formação de cidadãos ativos, críticos e autônomos, especialmente quando se considera que a Teoria das Inteligências Múltiplas e sua possibilidade de construção de um percurso escolar mais significativo e coerente com os interesses e necessidades dos discentes.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

 

O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre a assistência de enfermagem às famílias portadoras de diabetes Mellitus tipo1. Esta escolha se justifica porque o Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma condição a qual ocorre destruição das células betas do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Manifestam-se nos primeiros anos de vida das crianças, jovens, adolescentes e, evolui de forma rápida e progressiva, apresentando sinais como poluiria, diureses excessivas, fome intensa com perda de peso iminente, cetoacidose, coma e conforme supra citado em casos mais gravosos o quadro evolui para a morte. Por isso elegeu como objetivo reafirmar o papel da enfermagem diante os casos de DM1 e quais são suas competências para diminuição dos agravos direcionando as famílias no plano de cuidado. Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e nível descritivo, com levantamentos acadêmicos da área escolhida para estudo. Ao final acredita-se que a diabetes tipo 1 tem modificado a vida de muitas crianças e adolescentes, sendo a enfermagem a porta de entrada para assistência da família e criança assistida.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O traumatismo raquimedular (TRM) caracteriza-se como uma insuficiência parcial ou total do funcionamento da medula ou das raízes nervosas; podendo acarretar em diversas alterações nas funções corporais. Devido ao grau de comprometimento da lesão, o traumatismo pode gerar grandes impactos na vida do indivíduo acometido e da sociedade em si. Considerado um dos traumas mais graves que existem, a TRM, afeta predominantemente homens na idade de (21 a 30 anos).  As causas principais são: acidentes automobilísticos, quedas, episódios de violências e ferimentos por arma de fogo. O acompanhamento fisioterapêutico para estes casos deve ser realizado por meio da reabilitação, iniciando na fase aguda.  O profissional necessita de um grande aprimoramento teórico e alguns recursos para conduzir bem o tratamento. Importante destacar que, o fisioterapeuta deverá trabalhar em conjunto com uma equipe multidisciplinar para obter melhores resultados. O estudo a seguir, possui como objetivo realizar uma abordagem das revisões bibliográficas a respeito de lesões medulares com ênfase em: nível torácico.

 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O descarte de medicamentos feito pela população é um tema que cada vez mais vem sendo discutido, pois a grande maioria da população não tem conhecimento das consequências ambientais e á saúde pública que o descarte incorreto pode causar. Os medicamentos armazenados em casa devem ter atenção quanto à data de validade ou deterioração, pois é indicativo de perda parcial ou total da eficácia dos princípios ativos contidos no produto. Conforme o conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) os resíduos sólidos são classificados de acordo com a sua periculosidade em 5 grupos denominados A, B, C, D e E e os resíduos podem ser categorizados em classes (classe I perigosos, classe II A-não inertes, classe III B -inertes). Os medicamentos são classificados como resíduos do grupo B, por apresentarem riscos à saúde pública e ao meio ambiente e características físico-químicas prejudiciais. Existem diversas fontes poluidoras que passam despercebidas pelos órgãos governamentais de defesa do meio ambiente. Quando dispostos a céu aberto, esses medicamentos são parte do lixo, disseminando doenças por meio de vetores que fazem desses resíduos uma fonte de sua alimentação ou se multiplicam nesses locais. Quando expostas a condições de adversidade de temperatura, umidade e luz, essas substâncias químicas podem se transformar em tóxicas, afetando o equilíbrio ambiental, alterando ciclos biogeoquímicos, que interferem nas teias e cadeias alimentares. O presente estudo apresenta propostas para a minimização de impactos ao meio ambiente e a saúde humana, bem como campanhas atuantes conscientizando quanto ao descarte correto. Eleva-se a importância da implantação de eficazes programas de gerenciamento de resíduos, que visem informar e orientar a população quanto à importância do descarte correto para segurança ao meio ambiente e o bem estar da população.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A fibromialgia é uma síndrome musculoesquelética que afeta a qualidade de vida das pessoas. Identificada em indivíduos com dores crônicas, caracterizada por dor ao exame de pontos dolorosos específicos ao exame físico, com grande incidência em mulheres, atingindo principalmente dos 35 aos 44 anos. O tratamento fisioterapêutico é amplo, entre os recursos utilizados, o exercício aeróbico, composto de atividades de baixa intensidade. O objetivo deste estudo, é analisar os efeitos dos exercícios aeróbicos, na melhora da sintomatologia e qualidade de vida de pessoas com fibromialgia. A metodologia foi uma revisão de literatura do tipo descritiva, em periódicos publicados desde 2010 a 2021, nas bases de dados (SciELO; LILACS; MEDLINE; PEDro) em idiomas português, inglês e espanhol, que tinha relevância ao tema proposto. O exercício aeróbico de baixa intensidade, realizado durante 06 semanas, no período de 03 vezes na semana, obtém melhoras na dor, escore miálgico e na qualidade de vida. Conclui-se que os exercícios aeróbicos induzem capacidades funcionais através das adaptações metabólicas do músculo, onde tem papel analgésico no organismo, refletindo na subjetividade da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

 

Mesmo com todos os benefícios que o leite materno possui, o ato de amamentar ainda é um dilema e está se tornando cada vez mais comum, que ocorra o desmame precoce, por motivos que poderiam ser solucionados por um Consultor em aleitamento materno. Esse Profissional vem se empenhando em sanar e auxiliar, mães que apresentam dificuldades nesse período de adaptação e aprendizado e tem como propósito reverter o declínio das taxas de amamentação exclusiva. A consultoria é feita por um especialista preparado para identificar e precaver as complexidades em relação ao aleitamento materno. Identificar padrões da amamentação, os beneficios que o leite materno traz para a vida do lactente e até mesmo para a mãe e mencionar os fatores que acarretam no desmame precoce antes dos seis meses de vida.  O uso informativo da consultoria pode abranger ainda mais a área do profissional consultor, para que ações educativas sejam elevadas, para a influência na eficácia da amamentação para que ocorra a atenuação da taxa de desmame precoce e sobre tudo a morbimortalidade infantil.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O farmacêutico hospitalar é uma figura central dentro do contexto das atividades de uma unidade de saúde, sendo a atividade farmacêutica de caráter contínuo, o profissional atua de forma integrada com a equipe no que diz respeito ao uso de medicamentos em prol da proteção, promoção e recuperação da saúde. Não excluindo os desafios constantes que a atuação no serviço de saúde impõe a todo e qualquer profissional da área, o ano de 2019 trouxe ainda o Coronavírus (COVID-19) que obrigou um reajuste em todo o contexto e logística das unidades e também a readequação dos profissionais para lidar com o enfrentamento da pandemia. O problema trazido aqui se circunda então no contexto do farmacêutico e as dificuldades encontradas ao longo deste período, com relação à equipe, manejo, manutenção diária. O presente artigo tem como objetivo identificar e descrever os desafios e contribuições do farmacêutico hospitalar em meio à pandemia da COVID-19. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão integrativa, através da combinação de dados da literatura teórica e empírica, reunidos por meio de levantamento bibliográfico feito nas bases de dados virtuais: Biblioteca Virtual em Saúde na base de dados caracterizada como Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS), na Scientific Electronic Library Online (SciELO), no Google Scholar entre outras

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O presente estudo discorre sobre a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes em profissionais da equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. Estes acidentes envolvendo esse tipo de material podem trazer consequências desastrosas para o profissional de enfermagem, podendo comprometer significativamente sua saúde, seu estado emocional e sua qualidade de vida, sendo assim, necessário aprofundar estudos que visem subsidiar medidas de prevenção baseadas em acidentes com materiais perfurocortantes para a preservação da saúde dos profissionais de enfermagem. Esse estudo tem como objetivo mostrar as principais medidas de prevenção para redução de acidentes provocados por perfurocortantes em profissionais da equipe de enfermagem no ambiente hospitalar. A metodologia adotada para esse trabalho tem o caráter qualitativo e baseia-se de um estudo bibliográfico, construído a partir das considerações de alguns autores, que discorreram sobre a temática. Os resultados obtidos demonstram que os acidentes com perfurocortantes são passíveis de acontecer, contudo, o amplo conhecimento e a adoção de condutas preventivas de segurança podem reduzir significativamente sua ocorrência no ambiente hospitalar.

 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A oxigenoterapia consiste no tratamento da hipoxia por meio da inalação de oxigênio, a uma pressão maior que a do ar ambiente, fazendo com que a troca gasosa seja mais fácil, reduzindo o esforço respiratório. A escolha da forma de administração dependerá, principalmente, da eficiência do sistema a ser empregado Pacientes com COVID-19, são frequentes em ambientes hospitalares, devido a pandemia. O vírus sendo recente, acometendo crianças, jovens, idosos, com piora do quadro em portadores de comorbidades. Por ser a COVID-19 uma doença que afeta o sistema respiratório, seus sintomas estão relacionados principalmente a esse sistema, o que a torna geralmente semelhante a uma gripe ou resfriado. Por esses motivos torna-se relevante uma pesquisa sobre tratamento adequado durante a manifestação da doença até a sua cura, pois é papel do da equipe multiplanejar e realizar o tratamento do paciente que se submete a esse tipo de doença. Tem-se como analisar o uso de oxigenoterapia em máscara não ré inalante, em pacientes contaminados com COVID-19 e evitar a hipoxemia e hiperóxia, que pode provocar efeitos deletérios. A oxigenoterapia é uma ferramenta importante para pacientes com hipoxemia para estabilizar a SpO2 entre 90% e 96%. Estima-se que aproximadamente 41% dos pacientes podem necessitar de hospitalização, enquanto aproximadamente 70% dos pacientes neste grupo (doença grave) podem necessitar de oxigênio suplementar. Vale lembrar que a hiperóxia (alto valor de SpO2 -98 a 100%) também é muito prejudicial ao nosso organismo, além de aumentar custos desnecessários para o sistema de saúde.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A fibromialgia é uma doença reumática de extrema complexidade, pois sua etiologia ainda é indefinida, e seu quadro clinico é caracterizado por dor crônica em diversos locais do corpo, sem a presença de inflamação. Os tratamentos atuais visam principalmente reduzir os sintomas. A fisioterapia desempenha um papel importante na melhoria do controle da dor e no aumento ou manutenção da capacidade funcional do paciente em casa ou no trabalho e na redução de outros sintomas que causam sofrimento. A fisioterapia promove bem-estar e autocontrole por meio das atividades físicas que proporciona, garantindo efeito analgésico devido à liberação de endorfinas, trazendo bem-estar geral e alívio da dor A fisioterapia pode ajudar a tratar a fibromialgia, melhorar os efeitos da dor e outros sintomas, restaurar a força física, manter a função e melhorar a qualidade de vida do paciente. O processo de reabilitação geralmente é longo e depende da educação e responsabilidades do paciente, bem como do desenvolvimento de uma parceria entre o fisioterapeuta e o paciente baseada na confiança mútua. No longo prazo, o método não trata apenas do tratamento, mas também de identificar e modificar os fatores contribuintes, pois esses fatores estão relacionados aos aspectos biopsicossociais do paciente.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

O presente estudo teve por objetivo descrever as principais ações da equipe de enfermagem frente à desnutrição infantil e suas consequências. Trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021. Os descritores utilizados foram: “Desnutrição Infantil”; “Enfermagem”; “Desnutrição”, nos idiomas, português, inglês e espanhol. Utilizou-se a análise documental como principal técnica de apreensão de dados, de forma a permitir a compreensão dos achados no estudo. A Desnutrição Infantil (DI) é considerada uma doença de causas multifatoriais, com ligação direta ao meio social, econômico e cultural que o indivíduo está inserido, tornando-se um fator determinante que influencia diretamente no desenvolvimento e na qualidade de vida das crianças e seus familiares. Quando a desnutrição ocorre no primeiro ano de vida e não é tratada adequadamente, pode causar danosirreversíveis à criança. Sendo mais frequentes a ocorrência de danos na memória, aprendizagem, desenvolvimento locomotor cognitivo e também e prejuízos mentais. A desnutrição infantil continua sendo o problema de saúde pública mais importante nos países em desenvolvimento. Assim, nesse estudo, evidenciou - se que a enfermagem possui uma atuação fundamental no enfrentamento da desnutrição infantil, sendo suas atividades desempenhadas de forma integral, com foco na orientação e prevenção de danos à saúde. Além disso, o estudo mostrou que o monitoramento de crianças em risco de desnutrição constitui um processo desempenhado com maior frequência no contexto da atenção primária à saúde e constitui uma ação multidisciplinar e deve integrar aspectos relacionados a realidade sociocultural e econômica da família.

 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A principal função do sistema respiratório é transportar oxigênio (O2) para todas as células do corpo humano e eliminar o dióxido de carbono das células. A desregulação do processo do aparelho respiratório causa a Insuficiência respiratória e quando o nível de O2 está muito baixo no sangue, denomina-se a insuficiência respiratória hipoxêmica aguda (IRHA), necessitando de uma intervenção terapêutica. Objetivo: A presente pesquisa visa analisar e comparar as evidências dos efeitos da Ventilação mecânica não invasiva (VNI) e Cânula nasal de alto fluxo (CNAF) nos pacientes com IRHA. Metodologia: Foram realizadas pesquisas em artigos da língua portuguesa e língua inglesa, sendo selecionados, aqueles do período de 2011 a 2021, através das plataformas LILACS, PubMed, Google Acadêmico, revistas científicas, Scielo e livros. Conclusão: A oxigenoterapia com CNAF é eficaz na IRHA no tratamento precoce e grave nos casos da presente pesquisa, tendo melhores resultados que a VNI. Entretanto, a intubação deverá ser feita se não haver resultados em trinta minutos até uma hora.

 

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A energia é muito importante para o desenvolvimento humano. Eles são as matérias-primas que movem automóveis, indústrias, lâmpadas e fabricação de produtos. É impossível negar a relevância das descobertas neste campo para as novas tecnologias, principalmente devido ao crescimento populacional, mas a questão mais preocupante recentemente é o impacto da energia no meio ambiente. Hoje, a busca constante é ampliar o uso de energia sustentável e renovável. São aquelas substâncias que não agridem o meio ambiente quando convertidas em energia e vêm de matérias-primas ilimitadas. O presente estudo, trata-se de uma revisão narrativa. A coleta de dados foi realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS;Scielo. A busca da literatura abrange os meses de janeiro a agosto de 2021.  Outro fator importante é o uso de energia renovável como fator de mitigação das mudanças climáticas causadas pela poluição do ar. As emissões humanas aumentaram dramaticamente, aumentando a concentração de gases de efeito estufa, levando a mudanças climáticas que afetam todo o planeta, e isso é claro. A longo prazo, o uso de energias renováveis ​​reduzirá a concentração de gases poluentes na atmosfera, o que a torna um fator importante no controle do efeito estufa e na proteção dos recursos naturais, sem alterar sua extração e ainda existentes paisagens naturais. do país representa poluição iminente e riscos de poluição. A energia renovável tem muitos benefícios para a humanidade e pode beneficiar famílias e organizações empresariais.

2022/01 Ano: 2022 DOI: Abrir

A O delirium, também denominado estado confusional agudo, é um quadro clínico frequente entre os idosos hospitalizados que se caracteriza por início agudo, curso flutuante, déficit de atenção, pensamento desorganizado e alteração do nível de consciência. Há a necessidade de aperfeiçoamento das equipes por meio de capacitações e educação continuada, além de desenvolvimento de ferramentas que qualifiquem o atendimento em unidade de terapia intensiva. Foi utilizada como método de pesquisa a baseada em revisão bibliográfica que tem a finalidade de analisar quais devem ser os tratamentos da equipe de enfermagem em relação ao paciente em estado de Delirium através de um estudo profundo de artigos partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais autores da área. A correção ou o tratamento imediato do quadro clínico que causa o delirium geralmente faz com que o mesmo seja curado. O delirium é um estado mental anômalo, não uma doença. Apesar de o termo ter uma definição médica exata, utiliza-se, muitas vezes, para descrever qualquer tipo de confusão. Embora o delirium e a demência afetem o pensamento, eles são diferentes. Os dados deste estudo confirmam a necessidade e importância da educação continuada sobre a temática delirium na equipe de enfermagem, a fim de organizar o processo de enfermagem em termos da aplicação de conhecimentos e estratégias de reconhecimento precoce. Dessa forma, é possível melhorar a evolução clínica do paciente crítico com delirium, mantendo um atendimento qualificado e seguro.

Corpo Editorial - 2022/01

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Ana Paula Arantes Dos Santos anapauladarantes@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Alex Soares de Barbuda alexbarbuda@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Dr. Rodrigo de Carvalho Hott rrodhott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni