Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - Edição Extra - 2023

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

A abordagem da clonagem é relativamente recente na história da humanidade, e ainda há muito a se aprender. Entretanto, o que é, quais suas variações, como é feito e quais suas aplicações práticas na medicina moderna, são campos que a humanidade caminha para dominar. Além disso, a junção da tecnologia com a medicina moderna apresenta um nova perspectiva para essa área do conhecimento: a impressão 3D de órgãos e tecidos - e como isso já é utilizado nas cirurgias. OBJETIVO: O objetivo deste trabalho é abordar informações e curiosidades sobre a clonagem e a impressão 3D. Diferenciar os dois tipos de clonagem existentes: a terapêutica e a reprodutiva, assim como estabelecer uma ponte comparativa entre estas com a tecnologia de impressão. Além disso, ressaltar a importância do uso de tais clonagens e da impressão no meio médico. MÉTODOS: Revisão literária integrativa de artigos dos bancos de dados Scielo e PubMed, utilizando como palavras-chave os termos “clonagem”, “clonagem terapêutica”, “clonagem reprodutiva” e “impressão 3D”. RESULTADOS: Os diferentes tipos de clonagem são verdadeiramente promissores para a área médica, principalmente com a chegada da impressão 3D como tecnologia de ponta, entretanto, a ética médica permeia inúmeros parâmetros dessa terapia. CONCLUSÃO: As técnicas de clonagem, terapêutica ou reprodutiva, são tecnologias recentes, avançadas e promissoras na área médica e, com a chegada da impressão 3D, em principal função a impressão de tecidos e órgãos humanos, novos horizontes para a terapiade enfermidades foram descobertos.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Sabe-se que o processo de morte ainda é temido por muitas pessoas, seja por medo, por insegurança e/ou por desconhecimento. Por essa razão, a morte de pacientes em estado irreversível gera aos familiares e ao indivíduo sofrimento, e, por isso, é necessário, com adoção de métodos paliativos ou de obstinação terapêutica, a importância de sempre trazer dignidade ao paciente doente e promover a sua autonomia no processo hospitalar. A saber, o presente artigo visa esclarecer além dos conceitos, alguns aspectos éticos e bioéticos acerca da temática citada no título.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente artigo tem como objetivo a discussão a respeito do histórico das pesquisas com seres humanos, suas principais diretrizes e a eficácia do CEP e CONEP. Nesse sentido, tratou-se dos princípios norteados para a aplicação de regras como medida socioeducativas com a finalidade de dar mais liberdade aos participantes, bem como ter consentimento livre e esclarecido, assim, tornando as pesquisas cada vez mais humanizadas.

 

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Discussões recentes mostra o progresso tecnológico nas últimas décadas e um dos setores afetados foi a Medicina. Afim de aprofundar o conhecimento sobre essa nova realidade e junção da saúde com a telecomunicação, iremos abordar de forma clara sobre a telemedicina, que é o uso das tecnologias para a relação médico-paciente, realizando ações à distância e será evidenciado seus pontos negativos, positivos, sua importância nos dias atuais e no futuro. É notório que a telemedicina surgiu como forma de solucionar o acesso à saúde de forma universal, oferecendo vários pontos benéficos e de maneira rápida e eficaz, assim, com a telemedicina foi registrado mais de 10 mil atendimentos à população, apresentando um princípio de universalidade e integralidade. Com isso, hoje, a telemedicina é uma realidade do dia a dia de milhares de instituições de saúde em todo o mundo.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

As diretivas antecipadas de última vontade consistem em simbolizar e expressar o direito de autonomia do paciente pela escolha do tratamento e conduta médica que ele espera presenciar no futuro ou na fase terminal da sua vida. Preferencialmente, esse manifesto costuma ser elaborado na fase mais lúcida possível do indivíduo. Em termos de perda da consciência, existem duas possíveis decisões associadas às diretivas de última vontade, como seguir os desejos manifestados anteriormente pelo paciente na sua plena autonomia ou autorizar outra pessoa como representante legal em nome do paciente, quando este não estiver apto a tomar decisões. Nesse sentido, existem documentos facultativos referentes às diretivas antecipadas de vontade (DAV) que podem registrar todo o contexto e noções futuras de um paciente.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Pode-se constatar uma grande polêmica no que tange ao uso de células tronco embrionárias em pesquisa, visto que são envolvidas questões culturais, religiosos, sociais, éticos, políticos e econômicos. Sendo assim, para melhor compreender sobre a utilidade pública e pessoal dessas células, o presente artigo reúne dados atuais e diferentes perspectivas no que se refere à origem, à burocracia, à bioética e à importância dessas células.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O avanço dos estudos na área médica acontece de forma gradativa com o passar dos anos, sendo este um fator que promove modificações de vários aspectos dentro do curso de Medicina. Assim, juntamente com tal progresso, tem-se uma alta cobrança sobre os acadêmicos da área, na qual eles são submetidos a diferentes fatores estressores, tais quais: carga horária extenuante, frequente contato com o sofrimento e outros exemplos abordados neste artigo. Posto isso, esta revisão sistemática da literatura baseia-se em pesquisas anteriores e tem por objetivo estabelecer uma comparação entre o estudo médico atual e o de antigamente, elucidar a importância do conhecimento acerca da relação médico-paciente na graduação, bem como promover uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros no ensino médico atual.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

 

Introdução:  O carcinoma de células escamosas (CCE) da vulva corresponde a menos de 5% das neoplasias ginecológicas e representa a neoplasia vulvar mais comum. Apresenta maior incidência em mulheres pós-menopausa aumentando sua prevalência com a idade. A etiologia do carcinoma de vulva ainda não está totalmente esclarecida, sendo provável sua origem multifatorial. Na maioria dos casos, nas pacientes com CCE vulvar, há história prévia ou subsequente de lesão intraepitelial vaginal/cervical escamosa, ou carcinoma cervical. Objetivo: retratar o carcinoma de células escamosas vulvar através de revisão de literatura, discutindo uma etiologia, diagnóstico e tratamento. Método: O estudo exploratório-descritivo, com procedimentos de revisão bibliográfica de literatura, foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica em bases de dados (Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), UpToDate e PubMed), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DECS): “carcinoma”, “CCE Vulvar”, “epidemiologia”, “prognóstico”, “tratamento”. Conclusão: o estudo revelou mudanças nas características das neoplasias de vulva nos últimos anos pelo reconhecimento de uma associação com o Papiloma Vírus Humano (HPV), diminuindo a idade das mulheres acometidas pelo câncer de vulva. O tratamento de escolha básico permanece sendo cirúrgico, porém, novas estratégias terapêuticas têm sido estudadas e apontadas como promissoras. A prevenção envolve a vacinação contra o HPV, o combate ao tabagismo e o autoexame.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O momento do parto constitui um momento único na vida da mulher, é um momento que gera grandes expectativas, emoções e transformações. Por esse motivo, a mulher deve ser acolhida e protegida pelos profissionais que a assiste. No entanto, em muitas maternidades isso não acontece. Inseridas em uma realidade cruel, essas mães são violentadas e perdem a sua autonomia. Dessa forma, o momento que deveria ser único e sublime, é muitas vezes, traumático. Essa revisão de literatura identifica os tipos de violência obstétrica nas interfaces da assistência à saúde, como são as práticas descritas na literatura e como elas realmente são adotadas pelos profissionais de saúde, identificando o abismo entre essas duas esferas. Além disso, identificamos as principais mudanças que devem ocorrer para que a situação atual se modifique e que sejam ofertados serviços humanos e de qualidade as gestantes.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Análise do cenário nacinoal de saúde.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

As doenças periodontais estão entre os principais problemas de saúde as quais afetam os pacientes de diferentes idades, sendo necessário portanto, priorizar e ter uma maior atenção quanto a higiene bucal. Neste aspecto, contextualizando sobre a Odontologia Hospitalar (OH), é notória a importância em dar a atenção para paciente internado, especialmente àqueles que se encontram em UTIs. 2 Baseado nessa necessidade, vem despontando a OH como um dos pilares para a prevenção, diagnóstico e tratamento do paciente. Objetivo: Posto isto, o objetivo geral do presente estudo é realizar uma revisão de literatura evidenciado a importância da atenção à saúde bucal especialmente para os pacientes internados em UTI hospitalar. Metodologia: Como procedimentos metodológicos foram utilizadas as seguintes bases PubMed/Medline, Lilacs, Scielo, Cumed, BBO, Google Scholar, com recorde temporal de 2018 a 2023, em português, inglês e espanhol. Resultados e Discussão: Foram selecionados 25 estudos. Embora a presença do cirurgião-dentista na UTI seja amparada pela Resolução CFO-162/2015, o número médio do hospital é deficiente. A atuação destes profissionais no hospital e/ou UTI como todo e como parte da equipe multidisciplinar é de suma relevância para evitar evolução de doenças periodontais existentes e principalmente como prevenção. Desta forma, a prestação de cuidados odontológicos regulares especializados, assim como o treinamento realizado pelos cirurgiões-dentistas para cuidadores e outros profissionais de saúde em instituições de cuidados de longo prazo é essencial. Conclusão: Conclui-se, portanto, que manter uma boa higiene bucal em pacientes de UTI, realizada pelos cirurgiões-dentistas que são devidamente capacitados ou outros profissionais que laboram nas UTIs serem preparados por eles, tem um efeito preventivo significativo.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O ato de brincar constitui um instrumento de grande importância no processo de desenvolvimento do ser humano. Os brinquedos e brincadeiras são capazes de proporcionar alegria, prazer, descontração e favorecer a interação entre a criança e sua realidade social. Nesta interação, a criança interage com objetos e com pessoas. Tudo isso contribui para a construção da sua identidade social, bem como favorece o seu desenvolvimento cognitivo. A brinquedoteca, então, surge como um instrumento capaz de colocar à disposição da criança e daqueles responsáveis por ela, como um recurso estratégico com vários recursos voltados para o desenvolvimento infantil. Ao interagir com os diferentes brinquedos e brincadeiras, a criança é capaz de representar a sua realidade social de forma mais prazerosa, o que facilita a aquisição de vários conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e capacidades necessárias ao ser humano. Este estudo tem como objetivo investigar as contribuições que os brinquedos e as brincadeiras podem proporcionar à criança ao longo do seu desenvolvimento, levando-se em conta o uso dos recursos da brinquedoteca nos diferentes espaços sociais em que a criança possa encontrar-se inserida. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e qualitativa, considerando as contribuições e aportes teóricos de autores renomados na literatura pertinente à temática objeto de estudo. Conclui-se ressaltando que a brinquedoteca é um recurso de vital relevância para a o cuidado infantil, considerando que a infância é uma etapa muito importante para o desenvolvimento humano. Além disso, concebe a necessidade de utilização da brinquedoteca como uma estratégia deve fazer parte de todos os momentos de vivência da criança, em diferentes contextos e espaços sociais.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

A fase mais importante do ciclo humano é a fase da infância, onde a criança está em um período de desenvolvimento e descobertas, exigindo maior atenção a ela, buscando ações que auxiliem o seu crescimento e evolução, a fim de proporcionar a criança, a criação da própria personalidade, oferecendo estímulos que possam favorecer a construção de seu desenvolvimento, conhecimento e interação social. Assim, para contribuir com essa evolução, foi idealizado e desenvolvido um espaço, denominado, brinquedoteca, sendo eficiente em escolas, comunidades, clínicas e até mesmo em hospitais. Apresentando um ambiente de recriação e aprendizagem, que permite o desenvolvimento, recuperação, interação, imaginação e socialização através do método lúdico. A brinquedoteca oferece ás crianças a liberdade de imaginar, criar e ser como quiserem. Através do método lúdico que a brinquedoteca utiliza, é possível aprender de forma interativa, prazerosa, leve e divertida. É por meio do brincar que as crianças revelam dados que não conseguem pronunciar, expressando suas emoções, desejos e medos. Com a ajuda de profissionais e responsáveis, essa criança receberá assistência que inclui o uso de ferramentas lúdicas e didáticas, com jogos e brincadeiras, garantindo o direito à uma infância digna, perante a lei, exercendo o poder de ser criança. Este artigo tem como finalidade abordar a contribuição da brinquedoteca para o desenvolvimento infantil.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Este trabalho objetiva descrever, a partir de revisão de literatura, o papel do enfermeiro no cuidado infantojuvenil; público este que necessita de um olhar especial quanto aos cuidados de enfermagem, a fim de garantir ações efetivas de promoção, prevenção de acidentes e reabilitação da saúde. Nesse sentido, demonstram-se as funções do profissional de enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS), na figura da Estratégia Saúde da Família (ESF), as quais são executadas, inicialmente, a partir do acompanhamento da criança, por meio da consulta de pré-natal e, posteriormente, com a monitorização do crescimento e do desenvolvimento, por meio da anamnese e do exame físico, além de outras mecanismos que complementam à assistência desempenhada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como a necessária consulta de puericultura que avalia a criança em várias fases do seu desenvolvimento físico, mental e psicossocial. Além disso, busca-se descrever a atuação do enfermeiro quanto à assistência no ambiente hospitalar, a partir do momento de admissão de um infantojuvenil, no que tange à criação do vínculo familiar e à continuidade do cuidado, o qual deverá ser desenvolvido de maneira integral, como foco às fragilidades geradas pelo momento de admissão e pelo acompanhamento durante o processo de internação da criança. Esta revisão integrativa, por fim, trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de coleta de informações em artigos, monografias, trabalhos de pós-graduação e mestrado, com o intuito de promover uma análise acerca do papel do enfermeiro no cuidado infantojuvenil, nos diferentes níveis de atenção à saúde: atenção primária, secundária e terciária (baixa, média e alta complexidades).

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente estudo visou verificar a importância da imunização no cuidado infantojuvenil. A partir disso, descreveu-se o que é vacina, quais vacinas são utilizadas para combater as doenças no Brasil em crianças e adolescentes, bem como sua aplicabilidade, segurança e aspectos gerais. Tendo como objetivos específicos: abordar o principal motivo de manter a vacinação em dia, acompanhamento de campanhas na qual contribuem diretamente nesse processo, bem como são as fontes para controle e prevenção de várias doenças e pandemias possíveis. Além do controle de enfermidades que acometem mortes erradicadas devido à falta de vacinação. Após, buscou-se identificar as contraindicações referentes a todas as vacinas citadas. Em seguida, descreveu-se as práticas de enfermagem frente a vacinação e a contribuição dos enfermeiros nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, nos bancos de dado Scielo e Google Acadêmico, fontes pelas quais contribuíram para o enriquecimento de todas as informações presente neste estudo, buscando descrever seus mecanismos de ação junto a equipe multidisciplinar de saúde, analisando os pontos de vista que simboliza um caminho certeiro para que todas as crianças e adolescentes mantenham seus dados vacinais ativos e em dia, juntamente com a responsabilidade de seus pais ou responsáveis.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Este estudo teve como objetivo principal destacar a importância da puericultura e o papel do enfermeiro no acompanhamento do desenvolvimento da criança, visando mostrar a política por trás da ação desenvolvida para diminuição da mortalidade infantil. Proporcionando uma visão integra e total do primeiro atendimento que a criança tem, na fundamentação do seu desenvolvimento qualitativo e eficaz. Um método eficiente, que proporciona a promoção e prevenção da saúde infantil, diminuindo os riscos de morbidade e mortalidade para elevação dos índices de saúde na atenção à criança. Através de estudos e pesquisas cientificas, concretiza-se a necessidade da continuidade do processo de consultas e implementação de programas e ações que facilitem o acesso e essa abordagem, e que ofereçam sempre um atendimento de qualidade. Qualquer intercorrência ou anormalidade, pode ser rapidamente interrompida e tratada através dessas consultas, pela abordagem rápida e integral desse processo. Estabelecendo um vínculo profissional-família para que toda e quaisquer dúvidas sejam sanadas, em prol do bem-estar da criança. O PNAISC, fortalece essa ideia, com seus eixos e diretrizes torna muito mais viável a consolidação da puericultura na Atenção Básica de Saúde. São fundamentais a utilização e o adequado preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança para o registro das principais informações de saúde da criança, instrumentos como esse são reconhecidos como facilitadores da comunicação entre pais e profissionais e facilitando o acompanhamento correto desse desenvolvimento. Desse modo tem-se uma ideia completa da importância da puericultura na vida de uma criança e na vida dos pais, como também é possível entender como o enfermeiro tem total participação no desenvolvimento de uma criança que é acompanhada com constância e regularidade nos Postos de Atenção Básica de Saúde, fazendo se observar assim uma redução significativa na mortalidade infantil e na descoberta inicial de problemas que passam a ter maior chance de conseguirem ser curados.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

Puericultura é a especialidade médica, pertencente à pediatria, que trata do bem- estar e saúde das crianças no seu nascimento e primeiros dias de vida. A puericultura (do Latim puer, pueris, que quer dizer "jovem", "juvenil" ou "infantil). É responsável pelo tratamento pré-natal ou pré-concepcional, prevenindo prováveis doenças ou anormalidades que possam pôr em risco a qualidade de vida e bem- estar da criança. A consulta em puericultura tem como objetivo acompanhar de forma criteriosa o crescimento e o desenvolvimento da criança pelo princípio da integralidade e longitudinalidade, identificando as necessidades da criança. Nesse sentido, foi empregada a estratégia lúdica no ESF Joaquim Pedrosa da cidade de Teófilo Otoni-MG, onde buscou-se captar as mães com suas crianças para adesão à consulta infantil, tendo em vista a baixa aceitação dos responsáveis aos serviços e as consultas realizadas pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS). A ação foi desenvolvida pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Alfa UNIPAC, com a colaboração da Enfermeira e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade. Através do projeto, foi possível captar mais de 60 crianças com idade de até 5 anos e aquelas entre 5 a 10 anos que também participaram do evento através das brincadeiras educativas, sendo realizada a coleta de dados, pesagem, avaliação do crescimento e desenvolvimento cognitivo das mesmas. Como resultado, a estratégia empregada contribuiu para incentivar de forma lúdica a importância da realização das consultas subsequentes na unidade, objetivando a promoção à saúde, prevenção de agravos, comorbidades e/ou situações de risco, buscando atuar precocemente nas intercorrências, encaminhando para o centro de referência responsável. Por meio do acompanhamento da criança deve-se fazer orientações à família quanto ao aleitamento materno, alimentação saudável e imunização, dentre outras orientações, com a finalidade de se garantir o crescimento edesenvolvimento adequados para a idade, reduzindo a mortalidade infantil.

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

A situação de morte e perda acompanha a sociedade desde pré-história mesmo com os avanços de tecnologias com a premissa de curar ou garantir uma vida mais saudável ao ser humano, o ser humano continua a padecer sendo algo inerente e eventualmente acontecera, sendo um evento que tem potencialidade para abalar os componentes da família trazendo inúmeras repercussões negativas na vida dos mesmos. Na situação de perda e luto o familiar necessita de acompanhamento e auxilio profissional para que o mesmo possa transpor as fases do luto e

perda e se restabelecer.  O objetivo do estudo é descrever as atividades desenvolvidas pelo profissional enfermeiro frente à família enlutada. Trata-se de uma revisão de literatura descritiva o levantamento foi realizado nas bases de dados do Google Acadêmico, Ministérios Da Saúde, Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), datados de 2015 a 2021, em português, utilizando como palavras chaves: fases do luto, assistência de enfermagem no luto e perda. Os dados demonstram reflexão sobre os cuidados de enfermagem no processo do enfrentamento de perdas e luto. Ao final considerou-se que o papel do enfermeiro na assistência a família enlutada é muito importante existindo diversas contribuições onde suas praticas são de extrema relevância haja vista que o paciente autista demanda de muitos cuidados e intervenções assertivas para que o mesmo tenha uma vida diga e saudável.  Como não há muitos estudos brasileiros que abordem o luto e suas temáticas, neste referencial teórico proposto, salienta-se que novas pesquisas possam ser realizadas, com a premissa de trazer esse importante tema a tona e aos holofotes, haja vista que um processo normal e milenar, onde ainda hoje encontramos muita dificuldade em abordar tal temática. Colocando à disposição dos interessados materiais atualizados e nosso engajamento para realização de produção de pesquisa e elaboração de conteúdos relacionados a este tema

Edição Extra - 2023 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente trabalho possui como escopo abordar acerca dos cuidados paliativos, que são aqueles destinados a pessoas portadoras de doenças graves e incuráveis, na sua fase terminal. Dessa forma, objetivou-se conceituar o tema, sua finalidade, bem como analisar a assistência de enfermagem frente a esses cuidados, a fim demonstrar a importância da capacitação dos profissionais, além de demonstrar o déficit dessa capacitação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica observando as publicações disponíveis em Revistas Científicas de Enfermagem e SciElo com data posterior ao ano de 2015 e com fins descritivos. Ao final, observou-se que é essencial ter uma mudança na formação do profissional de enfermagem, de modo a prepará-lo para oferecer uma assistência humanizada e de qualidade, tendo em vista que os cuidados paliativos irão favorecer o controle do sofrimento do paciente no fim da vida, promovendo mais qualidade de vida em um momento delicado, além de promover, muitas vezes, mais tempo de vida e que o tempo que ainda resta a essa pessoa seja bom e feliz.

Corpo Editorial - Edição Extra - 2023