Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Publicações - Edição 2017 - 1

Edição 2017 - 1 Ano: 2017 DOI: Abrir

O presente trabalho objetivou realizar um estudo sobre a relação entre os processos de departamentalização e o desempenho empresarial. Para tanto foi desenvolvido um intenso processo de revisão bibliográfica que buscou identificar como os autores interpretam esses dois elementos organizacionais e qual a melhor forma de relacioná-los. Os resultados mostraram que o desempenho empresarial é medido por meio dos resultados alcançados. Esses resultados são frutos de uma adequada sintonia entre os vários processos existentes na organização. A departamentalização se apresenta como uma das formas de melhorar sua eficiência e eficácia, através de um processo de divisão organizacional que estabeleça a melhor estrutura hierárquica e também o conjunto mais adequado de responsabilidades, para que os setores, respeitados os critérios definidos, mesmo independente nas suas responsabilidades mantenham-se inter-relacionados, buscando elevar o desempenho da organização.

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O trabalho teve como objetivo analisar a importância da família juntamente com a escola para melhorar o desempenho do aluno, pois, nota-se que as escolas estão passando por grandes dificuldades relacionadas à desmotivação, e o fator família junto à escola contribui diretamente no desempenho dos alunos. Diante das dificuldades encontradas no meio escolar, a escola juntamente com a família, precisa proporcionar abertura e incentivo à participação familiar ao meio escolar, mostrando através de projetos e de reuniões pedagógicas, a sua importância, incentivando-a a frequentar mais vezes o espaço acadêmico que o seu filho frequenta todos os dias, com a finalidade de complementar a sua educação. Considerando o exposto, justifica-se a importância do presente trabalho em avaliar o desempenho do aluno através da participação escolar em parceria com a familiar, pois percebe-se que as mesmas são importantes para que o aluno obtenha mais interesse e melhore a sua aprendizagem.A metodologia utilizada foi uma pesquisa literária em livros, Google acadêmico, Google books e pesquisas em bibliotecas.

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O trabalho situa-se no âmbito da Psicologia Jurídica, objetivando discutir, por meio de pesquisa bibliográfica, a primeira infância no ambiente prisional; refletindo sobre as conseqüências da separação ou permanência da criança com a mãe encarcerada. Abordam-se os prejuízos no desenvolvimento infantil dos bebês, além das condições precárias a que estão subordinados. Ressalta-se, que no Brasil há somente um Centro de Referência à Gestante Encarcerada, funcionando dentro dos padrões previstos. É possível afirmar a necessidade de implantação de políticas públicas voltadas para a atual situação das mulheres e crianças nas unidades prisionais; bem como para o desrespeito ao princípio da dignidade da pessoa humana, aos direitos prescritos na lei de execução penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

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Debate-se, na esfera jurídica, sobre o cabimento da Responsabilidade Civil no Direito de Família. A resposta ainda não se encontra consolidada pelos tribunais, o Direito de Família abrange vários conteúdos de naturezas diversas, mas é sabido que a lide deve ser solucionada, seja pela procedência ou não do quantum. Para que se possa compreender os aspectos e requisitos que são levados em consideração quando do julgamento de uma lide que tem como pedido a responsabilização no âmbito do direito de família é mister que se conheça previamente as espécies de famílias contemporâneas, bem como o princípio que atualmente norteia tal ramo do Direito que é a afetividade, o casamento, a união estável, esponsais etc. Após conhecer um pouco abrangência do Direito de Família é que deve-se passar a analisar as circunstâncias legais para aplicabilidade da responsabilidade civil, tanto no âmbito familiar, como no cível em geral.

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O presente artigo reuniu a reflexão, das aulas ministradas nos primeiros períodos, da disciplina: Filosofia Geral e Filosofia Jurídica, no curso de Direito, na Fupac, da cidade de Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, relativa à relação entre o justo natural e o Direito Positivo. Foi proposto como objetivo geral a problemática reflexiva entre o justo natural e o Direito Positivo direcionado para a importância humanística do Direito Natural e para o estudo da teoria geral do Direito. O propósito do enfoque foi canalizado para o repertório dos temas aqui tratados; é inestimável e apreciou o tratamento conceitual das questões eternas. Não se pode negar a importância acadêmica, do presente estudo, para explorar questões fundamentais reflexivas do justo natural e do injusto, na Grécia Clássica; daí a necessidade de pesquisar o justo natural em sua origem, o que justifica essa indagação rigorosa. Adotou-se, como metodologia, um procedimento reflexivo e conceitual da bibliografia pertinente à espécie em exame. O universo pesquisado foi uma reflexão interdisciplinar com a História da Filosofia, a Antropologia cultural, o ethos histórico objeto da Ética e a estrutura do Poder Político no nascedouro da cultura intelectual do Ocidente – a Grécia – a partir da obra: Antígona, do autor Sóflocles. Finalmente, como resultado, foi encontrado que o Direito Positivo não pode prescindir da sua vinculação com o Direito Natural, e em sede de conclusão sobre a pergunta do marco teórico: “Antígona procurou trazer para dentro do Direito a Ética, os valores da família e a religiosidade”? Sim. Na realidade do seu tempo, e serviu, como ponto de partida, para a ideia do justo natural no Ocidente.

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A coleta e tratamento do esgoto sanitário são importantes tanto para o meio ambiente quanto para a população, porém quando não tratado pode provocar impactos negativos em ambos. O presente estudo objetivou analisar os dados do Sistema Nacional De Informações Sobre Saneamento – SNIS, referentes ao índice de coleta e tratamento do esgoto de Teófilo Otoni, nos anos de 2013 e 2014, realizados pela COPASA. A primeira fase da pesquisa se constituiu de um levantamento bibliográfico a respeito do tema e a segunda se compôs da coleta de dados como índice de coleta de esgoto e tratamento do esgoto do município de Teófilo Otoni. Os dados da coleta e tratamento do esgoto mostraram que não houve aumento significativo na coleta do esgoto e houve um aumento considerável no tratamento do esgoto, visto que quase 90% do esgoto coletado pela COPASA no município de Teófilo Otoni é tratado. Apesar dos valores apresentados serem relevantes, é importante ressaltar que o ideal é que todo esgoto coletado seja tratado, pois quando não tratado gera impacto negativo para o meio ambiente e para a população.

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A indústria automotiva, que tem junto um cinturão de fornecedores, tem na indústria de pneus um dos seus pilares mais forte, pois emprega um grande numero de funcionários, gera um produto de alto valor agregado e de grande tecnologia, porém é um dos insumos que mais gera transtorno ambientais. Pneus quando descartados de forma incorreta, gera um passivo ambiental que leva em médio 600 anos para que o meio ambiente se recupere. Visto esse problema gerado pela falta de descarte e destino correto dos pneus usados, iniciou-se pesquisas voltadas para a utilização ambientalmente correta desses pneus, na qual podemos destacar o asfalto ecológico. Esse tipo de pavimento tem em sua composição a borracha proveniente de pneus descartáveis, melhorando propriedades e dandodestino economicamente e ecologicamente correto a esses pneus. Neste artigo é discutido o destino, composição e as formas de se utilizar esses pneus de forma ecologicamente correta.

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O setor têxtil brasileiro ocupa a sexta posição como maior produtor do mundo, sendo o parque industrial mineiro o segundo maior do país. A indústria têxtil mineira encontra-se numa desconfortável posição, classificada como a quinta atividade industrial mais poluidora do estado. Sabendo que corantes têxteis não são biodegradáveis e de difícil remoção por processos físico-químicos, os efluentes gerados por indústrias têxteis normalmente possuem altas concentrações de contaminantes orgânicos (corantes) quando descartados no meio ambiente. Tendo em vista a demanda pelo estudo da degradação de contaminantes presentes em efluentes têxteis, neste trabalho fez-se a investigação da degradação fotocatalítica do corante preto remazol utilizando-se o TiO2 comercial P25 (Degussa). No estudo de adsorção observou-se que a capacidade máxima do corante preto remazol adsorvida pelo TiO2 foi de 13 mg g-1 e o tempo de equilíbrio foi de aproximadamente 60 minutos. O estudo do efeito da concentração de TiO2 velocidade da reação mostrou que a constante de velocidade de descoloração do corante aumenta linearmente de 10 a 60 mg de TiO2. Reações realizadas com diferentes concentrações de oxigênio dissolvido mostraram que a eficiência destas reações depende deste reagente. Estudos comparativos entre reações realizadas utilizando-se luz ultravioleta originária de lâmpadas germicidas e luz solar, mostraram que a utilização de luz solar apresenta maior eficiência para a degradação do corante preto remazol.

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A Educação Ambiental e sua colaboração histórica são observações sucintas nesta pesquisa que tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental na educação infantil, momento oportuno para iniciar conhecimentos sobre a natureza. É indispensável, a orientação da escola, da família e da comunidade, para a criança assumir comportamentos e valores em relação ao meio ambiente. Este estudo vai ao encontro dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, que intencionam uma educação que forme hábitos positivos dos alunos com a natureza de modo a garantir ações de cidadania que proporcione uma sociedade sustentável. Esta pesquisa se justifica porque é na primeira infância que a criança começa a desenvolver seus valores éticos, afetivos e cognitivos, para a vida toda. Conclui-se que é necessário um trabalho de excelência sobre Educação Ambiental na Educação Infantil, com práticas pedagógicas contextualizadas com a vivência do aluno, contribuindo na relação consciente com a natureza de forma sustentável. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir de leituras de artigos científicos, livros, e documentos legais que versam sobre essa temática. Entre os autores estudados cita-se, Andrade, Boff, Kishimoto, Vygotsky, Wallon, Constituição Federal, DCNs, Costa, Lima, etc.

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A dor lombar pode variar de uma dor súbita a uma dor intensa e prolongada, acometendo ambos os gêneros e vem afetando boa parte da população, causando incapacidade funcional em decorrência do quadro álgico. Muitos casos, quando relacionados ao trabalho, são um dos principais motivos de afastamento de suas atividades. O objetivo deste estudo foi pesquisar sobre os efeitos da mobilização neural como tratamento conservador em pacientes com dor lombar e avaliar a eficácia da técnica. O método utilizado para desenvolver este trabalho foi através da revisão literária, onde foi feita uma busca de artigos científicos que possuem como tema a aplicação da técnica de mobilização neural na dor lombar. Foram utilizadas as bases de dados como Scielo (Scientific Eletronic Library Online), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Lilacs, Pubmed e livros. Conclui-se que a técnica de mobilização neural é uma opção de tratamento convencional, com evidências na melhora a curto prazo da dor lombar e redução da incapacidade causada pela mesma.

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A paralisia cerebral é determinada como uma encefalopatia crônica não progressiva que ocorre devido a uma lesão no encéfalo em desenvolvimento, na qual compromete as funções motoras e a postura. Os sintomas variam de acordo com a área do cérebro comprometida. Diversas terapias são utilizadas para o tratamento dessa patologia. E o Protocolo Pedia Suit tem se mostrado eficaz no tratamento da paralisia cerebral. Este estudo tem com objetivo apresentar os efeitos da aplicação do Protocolo Pedia Suit no processo de reabilitação de crianças portadoras de paralisia cerebral, com ênfase no desenvolvimento neuromotor, função motora grossa e controle postural. O método desse estudo foi por meio de uma revisão de literatura, onde a coleta de informações foi feita através da base de dados eletrônicos dos sistemas SciELO, PubMed e PEDro e livros da biblioteca da Universidade Presidente Antônio Carlos, no período de 2007 a 2017. Vários estudos apontam que a aplicação do protocolo Pedia Suit em crianças com paralisia cerebral, na maioria das vezes apresenta-se como um bom método de reabilitação, onde há um maior ganho funcional, em um período menor de tempo. De acordo com a revisão de literatura apresentada, o protocolo Pedia Suit apresenta efeitos positivos em crianças com Paralisia Cerebral. Observa-se que este método proporciona melhoras nos aspectos de função motora, desenvolvimento motor e postura. Apresentando melhores efeitos principalmente quando é associado à terapia intensiva e a gaiola funcional. Contudo, novos estudos em relação a esse assunto são necessários.

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Em relação à inclusão no contexto social e intelectual na escola regular verificam-se políticas públicas adotadas para aplicabilidade. Com base na Declaração de Salamanca, (1994): “todos os alunos devem aprender juntos, sempre que possível independente das dificuldades que apresentem”; e deve-se assegurar a estes alunos o direito ao ensinoaprendizagem. Neste sentido certifica-se a inclusão de alunos surdos e com deficiência auditiva que vem tendo suporte na sala de recursos e com o intérprete da língua de sinais para acompanhamento individual em sala, além dos professores que na graduação recebem aula de LIBRAS para melhor desempenho com os mesmos. Busca-se neste artigo oferecer meios para efetiva inclusão dos alunos surdos e com deficiência auditiva na rede de ensino regular, direito, assegurado pela LDB 9394/96, Art. 4, inciso III, bem como seus reflexos no desenvolvimento deste aluno. A metodologia constitui em uma revisão de literatura de autores e documentos como Lacerda (2006), Reily (2003), Quadros (2004), Sassaki (1997), Declaração de Salamanca (1994), LDB (1996) entre outros.

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O presente trabalho aborda sobre a importância da Educação Física no desenvolvimento motor nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1. O objetivo foi o de esclarecer como a Educação Física pode auxiliar a criança no seu processo de desenvolvimento motor a partir de uma estratégia pedagógica de exercícios. O problema de pesquisa foi norteado pelo pressuposto de que as escolas não dão a devida atenção necessária neste contexto, pois é um processo contínuo e demorado, onde as mudanças mais acentuadas incidem nos anos inicias da vida, no qual a criança passa por transformações visíveis. As aquisições realizadas nesse período são de grande relevância e irão determinar o grau de capacidade que o indivíduo terá durante o processo evolutivo. A Educação Física tem como conteúdo específico o movimento humano, o que proporciona a compreensão do corpo e busca despertar nas crianças uma consciência corporal que lhes permite perceber o mundo em que vivem quando se trabalha a aprendizagem motora de forma correta. A pesquisa se deu através de revisão bibliográfica onde foram analisados artigos, livros e periódicos que discorrem acerca da importância e dos benefícios inerente ao desenvolvimento motor no ensino fundamental 1 nos seus anos iniciais.

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O presente artigo tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: Como otimizar a relação com o cliente e, em consequência, a fidelização? Assim, objetivou-se identificar e compreender a relevância de otimização na relação com o cliente. A metodologia aplicada nesse trabalho foi de abordagem qualitativa, bibliográfica e explicativa. O estudo a seguir aborda em sua pesquisa: O Marketing e seus conceitos, Criação de Valor, Marketing de Relacionamento, CRM - Gerenciamento da relação com o cliente, Fidelização e Marketing Um a Um, pois entende-se que a intensificação da relação com o público-alvo é um trabalho contínuo, que visa sobretudo a satisfação dos clientes.

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O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de revisão crítica da literatura, realizada para análises do tema escolhido e das contribuições da investigação deste tema para os processos de formação e desenvolvimento profissional, com o objetivo de discorrer sobre a importância da terapia nutricional para minimizar complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Doença de Crohn. Nesse sentido, a pesquisa baseouse em artigos científicos de periódicos de grande circulação nacional e de livros que retratam as temáticas que envolvem a descrição de hábitos alimentares relacionados com a prevalência da Doença de Crohn (DC); a influência que sua crise aguda exerce no estado nutricional e os objetivos da indicação de Terapia Nutricional (TN) na fase aguda e remissiva da patologia estudada. Verificou-se que a TN, portanto, é particularmente importante no que se refere à manutenção e/ou recuperação do estado nutricional do doente. O suporte nutricional realizado pelo profissional da Nutrição demonstra-se fundamental para evitar e/ou suprir deficiências calóricas de macro e micronutrientes, a fim de proporcionar ao doente uma melhor qualidade de vida.

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O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da educação dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Regular no Brasil, suas realizações e dificuldades. Partirá do conceito de surdez e um breve levantamento histórico da deficiência ao longo dos tempos, acompanhando a tentativa de adaptação da mesma na escola regular a partir da educação inclusiva prevista na lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases Nacional de Educação. A pesquisa se justifica por considerar importante a educação inclusiva de alunos com deficiência auditiva já que não podem compreender o mundo com a mesma ótica do aluno ouvinte, necessitando assim que o ensino adapte à sua realidade. O objetivo é compreender a realidade da prática inclusiva do aluno com deficiência auditiva no ensino regular e à luz da legislação vigente averiguar se há discrepância com a realidade. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de artigos, revistas, sites, livros de renomados estudiosos do tema como PACHECO (2007); MIRANDA (2008); CICCONE (1990); GOLDFELD (2002), MANTOAN (1990); SASSAKI (1990); dentre outros. Considerou-se pesquisa qualitativa, pois, não se utilizou de dados estatísticos, pesos, medidas que geram quantidade. Quanto aos fins, considera-se explicativa. Se existe o amparo legal da educação inclusiva que busca reafirmar o direito à igualdade e à educação previstos na CF/88, também deve existir subsídios para que essa prática seja eficiente. A realidade deve estar coerente com a equidade prevista na legislação.

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O consumo de carnes obtidas através de açougues é uma prática muito comum em todo território nacional. Embora os órgãos fiscalizadores tenham intensificado suas ações para a regulamentação do abate, armazenamento e manipulação dos produtos cárneos, ainda assim é frequente a presença de amostras possam apresentar risco de contaminação. O estudo objetiva analisar o índice de contaminação em açougues do município de Teófilo Otoni através de análises obtidas por relatórios da vigilância sanitária municipal. Observou-se um alto índice de contaminação dos açougues, principalmente ao que se refere aos equipamentos, destancado-se a Escherichia coli como maior agente de contaminação. Portanto, é importante que promova capacitações aos manipuladores e intensifique as práticas de orientação e fiscalização do comercio local de carnes.

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Música e arquitetura são duas das mais antigas formas de expressões artísticas desenvolvidas pelo homem. Esses dois temas apresentam conexões que passeiam desde as composições, sejam elas musicais ou arquitetônicas, até as emoções que os resultados finais são capazes de despertar. Por meio de pesquisa bibliográfica, o presente artigo objetiva estabelecer os nexos existentes entre a música em geral e a arquitetura, além de, consequentemente, incentivar a música como forma de inspiração durante os processos criativos de projetos. Para que uma música agrade o ouvinte, é necessário que ela esteja de acordo com os seus elementos básicos de composição: harmonia, ritmo e escala musical são alguns exemplos. A arquitetura não é diferente, pois para que uma obra seja agradável às pessoas, precisa ter perfeita harmonia, estética e proporção adequada. Basicamente, são elementos que apresentam grande similaridade. Por conseguinte, é importante que as pessoas compreendam a relação entre música e arquitetura para melhor aproveitá-la como uma forma de inspiração.

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A presente investigação trata-se de uma reflexão sobre os jogos cooperativos como estratégia de inclusão do aluno deficiente nas aulas de educação física. Ao tomar como objeto os processos relacionados aos jogos cooperativos e inclusão escolar objetiva-se contextualizar as contribuições e as possibilidades de trabalho pedagógico dos jogos cooperativos para a inclusão do aluno deficiente nas aulas de Educação Física da rede pública de ensino. Em termos metodológicos traduz-se em uma perspectiva qualitativa, de natureza básica, exploratória. Quanto aos objetivos a pesquisa pode ser classificada como bibliográfica e documental, sendo as buscas nas bases de dados (scielo, acadêmico, dentre outras) sustentadas nos termos: jogos cooperativos, inclusão escolar e educação física escolar. Ao serem trabalhados em sintonia com as dimensões histórico-sociais dos sujeitos, dialogando com princípios de cooperação, participação e respeito às diferenças os jogos cooperativos apresentam-se como uma possibilidade para a inclusão do aluno deficiente na rede regular de ensino.

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Atualmente, a obesidade é avaliada como epidemia mundial pela Organização Mundial de Saúde e sua prevalência tem aumentado alarmantemente e atingido números significantes em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. A prevalência da patologia e do excesso de peso aumenta em todas as faixas etárias e níveis sociais com possíveis consequências a curto, médio e longo prazo no tocante à população infantil. Fatores como sociocultural, genética, metabolismo, comportamento e ambiente podem ser determinantes na obtenção desse balanço energético positivo. Concomitantemente a este quadro, assiste-se à diminuição do número de horas dedicadas ao sono nos países ocidentais, em consequência ao estilo moderno de vida adquirido pela sociedade atual. Esse distúrbio do padrão de sono encontra-se fortemente relacionado ao aumento da fome e desenvolvimento da obesidade, com alterações metabólicas e endócrinas. Através de uma revisão sistemática da literatura, o presente estudo tem como objetivo discorrer sobre a relação entre sono e obesidade e mostrar a importância da intervenção para um padrão regular de sono, que poderá concorrer como uma das medidas para tratamento e prevenção da obesidade, com adoção de hábitos saudáveis de vida.

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Este trabalho aborda a importância do planejamento sistemático para o desenvolvimento da aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo geral estudar e compreender a importância do planejamento e sua prática para uma aprendizagem com êxito, contribuindo para que os professores reflitam sobre a necessidade e responsabilidade ao planejar sua aula. A metodologia utilizada consiste numa revisão de literatura onde utilizou-se como referencial a concepção de vários autores que discorrem sobre o assunto. Tem relevância por que muito se tem questionado sobre mudanças nas práticas aplicadas em sala de aula por uma educação de melhor qualidade, o que reflete no planejamento, pois uma aula bem elaborada necessita de premeditação. Com base nos estudos realizados verificou-se que o planejamento é uma ação necessária e presente não só na vida cotidiana como também no âmbito profissional. De uma maneira geral para alguns educadores planejar não é tarefa fácil.

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A tendência mundial pela melhoria da qualidade de vida, fez com que as empresas implantassem na rotina dos seus funcionários programas de ginástica laboral. A busca por maior motivação e participação dos trabalhadores nas aulas de ginástica laboral faz com que os profissionais procurem oferecer a seus alunos aulas criativas e diversificadas. O presente estudo teve como objetivo, propor meios de inclusão da dança circular nas aulas de ginástica laboral e identificar os benefícios das danças circulares em ambientes laborais. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. Conseguimos identificar através da dança circular uma maneira atrativa dentro dos programas de ginástica laboral, fugindo dos padrões repetitivos utilizados nas empresas atualmente. Podemos concluir que a Dança Circular inserida nas aulas de ginástica laboral, além de proporcionar o bem estar físico e mental de seus praticantes, representa uma proposta inovadora que busca a melhoria da qualidade de vida do trabalhador além de otimizar o ambiente empresarial.

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A pesquisa buscou incialmente distinguir os conceitos de lazer, lúdico e recreação para, num segundo momento, situar a recreação e suas contribuições para os valores humanos. Objetiva-se compreender as formas de organização e vivência da recreação escolar como possibilidades para a formação dos valores humanos. A análise da recreação como um componente das aulas de Educação Física, da sistematização dos seus indicadores para o desenvolvimento dos valores humanos, sustentou-se na pesquisa bibliográfica, com foco na compreensão dos aspectos indicadores de maiores possibilidades de abordagem, dos jogos recreativos com ênfase em valores humanos no contexto da Educação Física Escolar. Constata-se que a recreação pode sustentar uma educação integrada do aluno, numa perspectiva da vivência dos valores humanos por meio do conteúdo da Educação Física Escolar. Estes valores estão sempre presentes no cotidiano das aulas, inclusive durante as aulas de Educação Física, cabendo a adoção de práticas pedagógicas coerentes com a sua maximização.

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A obesidade é considerada, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública, constituindo-se em epidemia mundial responsável por aumento substancial da morbimortalidade. É uma enfermidade resultante da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais, causando forte impacto tanto na saúde quanto no bem-estar psicológico e, principalmente, na qualidade de vida, além de estar diretamente relacionada ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras. Nesse sentido, a utilização de múltiplas abordagens terapêuticas se mostra fundamental. A reeducação alimentar e a fitoterapia utilizadas de forma associada podem atuar de forma sinérgica no tratamento e controle da doença. O presente artigo de revisão bibliográfica visou identificar benefícios da relação entre o uso de fitoterápicos com a reeducação alimentar no controle da obesidade. Apontou-se que o controle de peso de forma definitiva perpasssa pela mudança de hábitos alimentares incorretos através de um processo de reeducação, onde ocorre o adestramento das vontades e a mudança da relação emocional associada ao consumo alimentar. Enfatizou-se que o uso de fitorápicos associado à reeducação alimentar permite uma abordagem mais completa de tratamento já que compostos bioativos presentes nas plantas possuem ações de controle e regulação metabólica além de efeitos no estado emocional o que promove maior eficiência no tratamento e maior adesão ao planejamento alimentar. Demonstrou-se os fitoterápicos mais utilizados nesta abordagem são os ansiolíticos, os inibidores de apetite e os termogênicos. Conclui-se que a eficiência no tratamento da obesidade pode ser obtida através de uma abordagem multifatorial em que a reeducação alimentar associada à fitoterapia e à prática de atividades físicas regulares se mostram como uma alternativa viável e segura. O profissional nutricionista deve guiar a sua conduta identificando a melhor forma de tratamento de forma individualizada.

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Este estudo situa-se na área da Psicopedagogia que tem como objeto de estudo o ato de aprender e ensinar, levando-se em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. Neste sentido esta pesquisa tem como objetivo compreender a importância do profissional de psicopedagogia no espaço escolar e tem relevância acadêmica porque além de apresentar informações sobre as funções do psicopedagogo, aponta a contribuição desse profissional nos diagnósticos e acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, de cunho descritivo e abordagem qualitativa. Entende-se que o trabalho do psicopedagogo pode promover efeitos positivos na escola, quando esta instituição deseja transformações de fato no sentido de uma educação que pretenda minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar e contribuir com a aprendizagem dos alunos.

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O infarto agudo do miocárdio (IAM) é a patologia aguda que mais cresce na população acometida por doenças cardiovasculares. O presente estudo tem como objetivo apontar as dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro na execução dos cuidados de enfermagem, bem como analisar a assistência do enfermeiro frente ao cliente acometido por IAM na unidade de emergência. Trata-se de uma revisão da literatura entre 2009 a 2016 utilizando-se artigos científicos indexados na base de dados da Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, livros, diretrizes e protocolo. A partir da análise dos dados foi possível perceber que o enfermeiro enfrenta diversos obstáculos para o desenvolvimento de suas atividades laborais, sejam eles na parte administrativa ou assistencial, sendo necessária a aplicabilidade de instrumentos decisórios, dentre eles: liderança, planejamento, Sistematização da assistência de enfermagem, Procedimentos de operacionalização padrão, administração de tempo e de dimensionamento de pessoal para superação das barreiras existentes e obtenção de uma assistência qualificada. Foi possível estabelecer também a importância do atendimento o mais breve possível ao cliente acometido por IAM e da qualificação do profissional, possibilitando o melhor prognóstico.

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Diante das diversas transformações que ocorreram na sociedade a partir do advento da globalização e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), esta pesquisa objetiva analisar a relevância da participação eletrônica no contexto democrático e apresentar a disposição de ferramentas de participação cidadã nos sites das prefeituras da microrregião de Teófilo Otoni-MG. Uma vez que as TICs podem fomentar e ampliar as formas de interação entre o Estado e a Sociedade. O Governo Eletrônico, a partir de ferramentas de participação eletrônica, pode propiciar aos cidadãos maior envolvimento nos aspectos decisórios de organizações públicas, configurando um cenário propício à efetivação da democracia. A coleta de dados se baseou na navegação virtual orientada, ao fim da pesquisa foram apresentadas e comparadas as ferramentas que são disponibilizadas pelas prefeituras. A maior parte das prefeituras da microrregião de Teófilo Otoni se de utilizam de sites como ferramentas de governo eletrônico, apenas três prefeituras não possuem a ferramenta como meio de divulgação e troca de informações com os cidadãos.

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Os dispositivos da microdrenagem urbana são elementos que têm características de captar a água pluvial e direcionar para o seu destino final ideal. Sendo estes dispositivos (bocas coletoras, sarjetas, meio fio e poço de visita), cada um possui características distintas que tem um único objetivo que é o de organizar as águas das chuvas para evitar transtornos nas cidades. Neste trabalho foram estudados 5 (cinco) pontos de alagamentos da cidade de Almenara/MG, nos quais, em visitas in loco, percebe-se que a microdrenagem urbana existe, mas é ineficiente. A metodologia usada para obtenção de informações foi pesquisa em campo, reuniões com representantes do executivo e do legislativo municipais e da concessionária de fornecimento de água e tratamento de esgoto da cidade, uma vez que o trabalho proposto se refere, diretamente, ao retrofit do sistema de microdrenagem urbana existente com o objetivo de melhorar o bem-estar social e saúde pública. A pesquisa se mostrou bastante complexa dada a pouca literatura sobre tema abordado, fazendo com que os parâmetros analisados fossem baseados em situações semelhantes registradas em outros municípios do Brasil, sendo, inclusive, observado modelos em cidades de outros países. As ações para correção do sistema estudado são dificultadas pela falta de um projeto de referência e pela utilização, em paralelo, e de forma clandestina, das galerias pluviais existentes para destinação de esgoto residencial. Ao abordarmos este tema, buscamos uma forma de alertar para um problema que se agiganta nos períodos chuvosos e que caracteriza condição de impacto à saúde pública, além de causar vários outros problemas para a população que circula pelas áreas afetadas.

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Visando oferecer maior qualidade e obter maiores lucros, as empresas têm investido muito na atuação de gerentes de projetos, sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar através dos conceitos de gestão de projetos uma das grandes tendências do mercado da construção civil para o controle de obras e serviços. O trabalho faz um breve diagnóstico sobre a construção do edifício do Tribunal Regional do Trabalho no município de Almenara – MG, com o objetivo de apontar, se possível, métodos que poderiam vir a ter melhores resultados para a empresa e desta forma concluir se as técnicas de gestão de projetos seriam bem empregadas neste contexto.

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A preocupação básica deste estudo é o controle de efluentes gerados pelo processamento industriais, se resume nos efluentes industriais, caracterizados pelos resíduos insolúveis, contidos na mistura de seus insumos; dos despejos sanitários, resultantes da higienização de seus funcionários; das emissões atmosféricas, provenientes do descarregamento de agregados e dos resíduos sólidos, provenientes de refugados da produção e material sedimentado nos decantadores, empreendimento em questão trata-se de uma central dosadora de concreto comum.

Corpo Editorial - Edição 2017 - 1

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Esp. Giovanni Camargo Silva vannipassos@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Helio Vinicius Valeriano Furtado viniciusunipac@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Esp. Paula Correa Rodrigues paulacorrearodrigues@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Alcilene Lopes de Amorim Andrade alcileneaguia@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Geraldo Guilherme Ribeiro de Carvalho guilhermeribeirocarvalho@hotmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Me. Rivani Lopes Negreiros rivaninegreiros@bol.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Prof. Me. Rodrigo Antônio Montezano Valentin Lacerda rodrigolacerda@gmail.com Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni