Revista Saúde Dos Vales - Rsv

Publicações - 2023/02

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

É essencial que ocorra a compreensão de que durante o Ciclo gravídico-puerperal a mulher pode se deparar com uma variedade de demandas a nível social, cultural e biológico que são capazes de favorecer o aparecimento de uma série de distúrbios de ordem psicológicas. Nesse cenário, destaca-se a necessidade da atuação psicológica, principalmente no que tange a prática de promoção e prevenção, com vistas a minimizar a ocorrência de psicopatologias que permeiam o período gravídico-puerperal. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi identificar e descrever às ações relacionadas a atuação psicológica na atenção a mulher durante o Ciclo Gravídico puerperal. Para alcançar este objetivo, buscou-se identificar as etapas que o compõe, realizou-se o levantamento de vulnerabilidades que podem ocorrer nesse período, além da identificação de áreas da psicologia que estão atuando com este público, bem como procurou-se identificar como ocorre a atuação psicológica na gestação, parto e puerperio na rede de atenção à saúde. A discussão evidenciou a existência da Psicologia Perinatal como área em expansão, bem como algumas práticas na área da Psicologia Hospitalar. Quanto aos níveis de atenção à saúde, ressalta-se a prevalência de ações relacionadas a atuação psicológica no nível de atenção primária e terciária. Todavia, ainda é preciso ser dado maior importância e atenção à saúde mental e emocional nesse ciclo, bem como o desenvolvimento de estudos e discussões mais profícuas e que validem a importância da prática psicológica para este público específico.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O cuidado paliativo é uma abordagem que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para pacientes que se encontra com uma doença que ameaça a vida. O presente estudo tem como objetivo identificar o papel da psicologia nos cuidados paliativos. Foi conduzido um breve histórico sobre os cuidados paliativos, o tratamento domiciliar e/ou no hospital, os encaminhamentos de pacientes a esses cuidados e a atuação do psicólogo: suas intervenções junto ao paciente, suporte oferecido à família, seu papel na equipe multiprofissional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica narrativa e como fonte de dados foram utilizados livros, periódicos científicos e/ou técnicos, teses e dissertações, publicadas ou indexadas nas bases de dados SCIELO, PEPSIC e no buscador Google Acadêmico e sites que tratam do tema. Foi observado que o profissional de psicologia vem progressivamente ocupando essa área de atuação; o trabalho na área requer formação especializada; o serviço paliativo não é ofertado de forma ampla e de comum acesso pela população e o trabalho em equipe e assistência ao paciente depende de como o protocolo de atendimento é adotado pela instituição ou serviço. Conclui-se que a atuação em cuidados paliativos é uma área em ascensão, que requer formação adicional á graduação, que as atividades propostas para os cuidados paliativos bem como a atuação do psicólogo ainda carecem de sua adoção pelos serviços de saúde no país.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Sabe-se que o AVC é uma ocorrência comum e debilitante para a saúde humana, que demanda de uma equipe multiprofissional para a recuperação do indivíduo, assim, buscou-se por meio desta pesquisa compreender quais as principais práticas e as contribuições podem ser realizadas e intervenções podem ser implementadas pelo Fisioterapeuta na reabilitação do paciente após episódio de Acidente Vascular Cerebral. É essencial que o profissional de fisioterapia compreenda o Acidente Vascular Cerebral e suas sequelas nos indivíduos acometidos; abordar as atribuições do fisioterapeuta e analisar quais os protocolos podem ser implementados em pacientes após o AVC em prol da reabilitação. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de qualitativa, de caráter descritivo, com coleta retrospectiva de dados, que para o alcance do objetivo geral utilizará o método de Revisão Integrativa da Literatura. Optou-se por este método de revisão integrativa da literatura porque se pretendia integrar as pesquisas já concluídas e descrever a discussão a partir dos resultados encontrados. Foram selecionadas publicações em português e em inglês entre os anos de 2002 e 2022, que abordaram a temática, que utilizaram algum percurso metodológico de pesquisa. Foi possível concluir que após o AVC o paciente necessita de uma equipe multiprofissional para a reabilitação do paciente visando promover a qualidade de vida e a autonomia e a reinserção social e funcionalidade quanto aos afazeres diários após a alta hospitalar, sendo a fisioterapia a principal terapêutica no processo de reabilitação dos aspectos físicos e capacidade funcional dos indivíduos.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A Psicologia humanista se apoia na visão de que os seres humanos são indivíduos únicos e, que devem ser tratados e reconhecidos dessa forma. Uma de suas abordagens é a Logoterapia, conhecida como a terceira escola de psicoterapia austríaca, teoria essa fundada por Viktor Emil Frankl, um neuropsiquiatra austríaco sobrevivente de quatro campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Na área da Logoterapia, são colocados em destaque os conceitos de: livre arbítrio, auto realização e Vazio Existencial, este último é algo que se faz presente na vida do ser humano, seja ele em menor ou maior grau. É possível sentir ou vivenciá-lo em diversas circunstâncias e áreas da vida, é facilmente encontrado em pessoas com sintomas de depressão e podemos identificá-lo como um dos sintomas da síndrome de burnout. O objetivo desse artigo científico é descrever a Logoterapia como uma ferramenta de auxílio ao tratamento da síndrome de burnout em docentes. O método de pesquisa utilizado em relação à caracterização da Logoterapia e sindrome de burnout é a partir de levantamentos bibliográficos, cujos instrumentos utilizados são estudos relevantes para área com base nas obras de Viktor Frankl e, também, de diversos autores em evidência na discussão desta pesquisa científica.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente trabalho tem como objetivo discutir possíveis métodos de tratamento na abordagem cognitiva comportamental para o transtorno de ansiedade generalizada.  Embora a doença tenha um difícil diagnostico, sendo confundida com outros transtornos de ansiedade. A partir das literaturas citadas, foi possível delinear o diagnostico e um tratamento eficaz para a doença na abordagem cognitiva comportamental, onde tópicos imprescritíveis são necessários para um bom tratamento, como a relação terapêutica, que é à base de todo o tratamento. A psicoterapia elencada para os casos da TAG tem foco nos processos cognitivos, notadamente os pensamentos (disfuncionais) e a formação de crenças (principalmente as centrais). O artigo é classificado como revisão bibliográfica de caráter descritivo e qualitativo

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A Análise Aplicada do Comportamento (Applied Behavior Analysis - ABA) é uma forma de atuação do analista do comportamento utilizada para compreender e modificar o comportamento das pessoas tanto de desenvolvimento típico, quanto de desenvolvimento atípico. Os estímulos discriminativos ambientais podem eliciar respostas operantes modeladas pelas consequências estabelecidas para que se alcance os devidos fins terapêuticos através da aprendizagem comportamental. Um dos princípios da Análise Aplicada do Comportamento é estimular as crianças com técnicas e métodos de modificação do comportamento para que seu cérebro encontre novos caminhos de produzir condutas assertivas, como o ensino de habilidades sociais. O Transtorno do Espectro Autista - TEA é uma condição que afeta o neurodesenvolvimento das crianças acarretando grandes dificuldades nas áreas cognitivas e sociais, portanto o treino de habilidades sociais ou condutas assertivas através da Análise Aplicada do Comportamento ou ABA, sigla em inglês, mais comumente conhecida, é uma das formas de atuação promissora diante deste cenário. Logo, pretendeu-se atualizar os conhecimentos sobre a Análise do Comportamento Aplicada ou ABA em relação ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA. Objetivou-se revisão bibliográfica, visto que se priorizou a compreensão e exposição do tema Análise do Comportamento Aplicada  -ABA voltado para o atendimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista - TEA em Psicologia.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A fisioterapia é uma abordagem importante no tratamento da osteoartrose em idosos. A osteoartrose é uma doença degenerativa das articulações que afeta principalmente as pessoas idosas. Ela pode causar dor, rigidez, inchaço e dificuldade de movimentação das articulações afetadas, o que pode limitar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos pacientes. A fisioterapia pode ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrose em idosos, melhorando a mobilidade articular, a força muscular, a flexibilidade e a postura. O objetivo   deste estudo culmina em evidenciar os benefícios da fisioterapia em idosos com osteoartrose de joelho, na redução da dor, em promover ganho de capacidade funcional, e uma melhor qualidade de vida. Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica. O estudo foi realizado por meio de pesquisa em capítulos de livros, artigos científicos e revistas especializadas que buscam os benefícios da fisioterapia aquática em idosos com osteoartrose de joelho. Foram levantados artigos realizados durante 2013 a 2023, por meio das bases de dados, Scielo, Google Acadêmico, BVS Biblioteca Virtual em Saúde. As técnicas de fisioterapia mais comuns no tratamento da osteoartrose em idosos incluem exercícios de fortalecimento muscular, alongamento, mobilização articular, crioterapia (aplicação de gelo) e termoterapia (aplicação de calor). Os exercícios devem ser adaptados às condições individuais de cada paciente, levando em consideração a idade, a condição física e a gravidade da osteoartrose. Além disso, a fisioterapia também pode incluir o uso de dispositivos ortopédicos, como órteses e próteses, que ajudam a melhorar a mobilidade e a estabilidade das articulações afetadas pela osteoartrose.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A Psicologia Clínica é repleta de ferramentas e técnicas que variam de acordo com cada abordagem psicológica. Embora a Biblioterapia possa ser descrita como uma ferramenta enriquecedora para o contexto terapêutico, esse termo ainda é pouco conhecido entre as diversas abordagens psicológicas. Este recurso traz alternativas para a atuação do psicólogo frente à demanda do paciente. O texto biblioterapêutico pode promover a catarse trazendo, assim, o contato do paciente com seus diversos sentimentos e emoções. Considerando o lugar central da palavra na formação e na atuação profissional em Psicologia, a presente pesquisa busca investigar como a utilização de textos literários pode auxiliar no contexto da Psicologia Clínica. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se um survey composto por 4 questões de identificação sociodemográfica, 13 questões objetivas e outras 4 discursivas sobre o conhecimento da Biblioterapia e sua utilização no contexto terapêutico. O formulário foi disponibilizado através da ferramenta Google Forms, resultando em 20 respondentes. Pode-se afirmar, a partir dos dados coletados, que a leitura é bastante utilizada no contexto terapêutico, mas isso não ocorre de maneira sistematizada. A mediação da leitura de textos literários entre psicólogo e paciente permite a ampliação de perspectivas na qual o paciente pode identificar e avaliar suas emoções, desenvolver seu autoconhecimento e diminuir a ansiedade, mas esse processo precisa ser delineado cuidadosamente caso a caso.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O suicídio é um problema de saúde pública que afeta todo o mundo. A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. O objetivo desse artigo é caracterizar os estudos nacionais sobre suicídio e tentativa de suicídio cometidos por crianças e adolescentes e suas variáveis determinantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos nacionais publicados em periódicos e disponíveis nas bases de dados Scielo, Bvs-Psi e o buscador google acadêmico. Ao todo foram analisados 29 artigos científicos, publicados no período entre 2004 a 2021. O ano com maior número de publicações 2006 (n=6), seguido de 2018 (n=3). Para os estudos quantitativos, as idades variaram de 2 a 29 anos, sendo mais frequentes a faixa que vai 15 a 17 anos (n=13), enquanto nos estudos qualitativos as idades mencionadas no estudo variaram de 10 a 24 anos, sendo mais frequente 15 anos (n=7). A ideação e transtornos de comportamento foram os comportamentos mais mencionados (n=5, cada). A frequência dos estudos conforme o tipo principal de comportamento analisado, incluíram autolesão, suicídio consumado e ideação suicida (n=3, cada tipo). A partir dos dados analisados, observa-se que poucos estudos são feitos a respeito do suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil, na área da psicologia, apesar de se tratar de um tema com alta relevância devido à alta taxa de mortalidade anualmente e de um problema de saúde pública. Os estudos publicados em periódicos de psicologia podem ter significativas contribuições sobre o suicídio através de pesquisas cientificas, levando em conta a escassez de pesquisas disponíveis e a falta de publicações de pesquisas sobre a prevenção ao suicídio. Muito se tem a explorar para a expansão do conhecimento da sociedade.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A sociedade do consumo em tempos de grande influência midiática tem corroborado para o aumento das exigências sociais relativas ao corpo, aumentando a insatisfação corporal e a busca pelo corpo ideal, sendo as mulheres um grande público afetado. O objetivo do estudo foi identificar algumas causas que levam mulheres a não aceitarem ou modificarem seus corpos, discutir conceitos relevantes para o raciocínio aqui apresentado e em contrapartida elucidar as contribuições da psicologia com intuito de analisar, demonstrar e refletir acerca de intervenções eficazes para atuar nesse impasse que atinge a população feminina no Brasil. As abordagens utilizadas como base teórica foram a Terapia Cognitivo Comportamental, Psicanálise e o Behaviorismo, que a seu próprio modo abordam a temática apresentada. O estudo trata-se de uma revisão bibliográfica com ênfase em artigos científicos e obras clássicas que buscaram compreender os pilares da imagem corporal, insatisfação corporal, saúde, subjetividade, corpo e a intervenção psicológica como ferramenta de apoio às mulheres brasileiras em conflito com o próprio corpo. As três escolas demonstram diferentes contribuições, propondo analisar as motivações que despertam o desejo e reformular os comportamentos e os pensamentos com a finalidade de intervir de acordo com as necessidades das mulheres. Esta produção científica demonstrou-se válida não somente para a psicologia e restrito ao meio acadêmico, mas a outras áreas do saber e sociedade civil, pois nele discute-se sobre um tema relevante apontando diferentes vertentes a respeito da relação entre (in)satisfação corporal e saúde.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O objetivo geral do artigo é identificar quais os efeitos e consequências gerados no comportamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista em decorrência da pandemia do Covid-19. Esta pesquisa foi constituída de uma revisão de literatura em publicações norteada pelo TEA no contexto da pandemia. Para essa produção foram utilizados artigos brasileiros publicados nos anos 2020 a 2022, entre outros instrumentos considerados relevantes para conceituar e fundamentar a pesquisa. As análises apontaram alterações no comportamento dos autistas, ocasionados pela mudança inesperada na rotina familiar, tais como aumento da ansiedade, irritabilidade, estresse, agressividade, ineficiência no sono e a desregulação da alimentação. Simultaneamente as observações também apontam que as mudanças tiveram efeitos benéficos, devido ao convívio com a família e as atividades de interação adaptada para seus filhos. Por fim, os resultados são fundamentais para novos estudos e planejamento de estratégias e políticas públicas que abordem especificamente a população autista no enfrentamento de eventos estressores.  

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O Ligamento Cruzado Anterior é uma estrutura interna do joelho, que com frequência exige reconstrução para aqueles que a lesiona durante a prática esportiva. Essa estrutura é responsável por dar estabilidade na articulação, tanto mecânica quanto funcional, especialmente em movimentos de aceleração, desaceleração e de giro. Após a reconstrução do ligamento, é comum que haja uma perda significativa de funcionalidade do indivíduo, especialmente relacionada a força de quadríceps, padrões anormais de movimentos e assimetrias de um membro para o outro, causando assim uma limitação nas funções do joelho abaixo do normal. Por conta dessa alta taxa de re-lesão, é muito importante que critérios sejam determinados para auxiliar na tomada de decisão e nortear a hora correta de liberar o paciente para o retorno da prática esportiva.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Atualmente a Osteoporose é uma doença que infelizmente afeta bastante a população Brasileira, sendo que o maior percentual dos pacientes é do sexo feminino, mas em contrapartida há casos também no sexo masculino. Os cuidados Fisioterapêuticos relacionados a prevenção de complicações em joelhos de pacientes com osteoporose são de suma importância, visto que com o acometimento da doença as incidências de quedas e consequentemente fraturas são bastante presenciadas. Desta forma, com finalidade de orientar a população sobre o risco que essa patologia poderá causar e conduzir a importância de uma ótima prevenção para melhor convívio com a doença. Nesse trabalho de conclusão de curso, foi escolhido o modelo de fundamentação teórica para estudar e atualizar os métodos de prevenção. A pesquisa foi realizada com base em avaliações de artigos científicos, Google Acadêmico, Revista brasileira de Ortopedia, Blog sobre Densitometria Óssea. Maioria dos pacientes nos quais são afetados por esta doença, são mulheres no processo de pós menopausa e com idades mais elevadas, onde possui uma pré-disposição para fraturas, uma cicatrização óssea mais lenta, além de pouco conhecimento sobre a quantidade necessária de cálcio no corpo para obter uma estabilidade óssea. Conclui-se que os cuidados Fisioterapêuticos de forma precoce, fez com que os pacientes possuíssem um melhor conhecimento de tratamento visando a estabilidade do hormônio, bem como tratamentos para melhora da alimentação, dessa forma possibilitando tanto a diminuição da doença quanto também o diagnóstico antecipado, evitando que a doença venha ser evidenciadas somente em fases mais graves e de difícil reversão.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A fibromialgia é uma síndrome reumática crônica caracterizada por dores musculares (tender points), tendinosas e articulares que atinge partes variadas do corpo de forma difusa (duração de três meses ou mais). O estudo tem o objetivo de abordar os efeitos crônicos do exercício físico em pessoas diagnosticadas com fibromialgia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Observou-se que o exercício físico sob efeitos crônicos contribui significativamente para a redução da dor difusa da fibromialgia, aumento da qualidade do sono, melhora do estado de fadiga, diminuição dos transtornos mentais e evolução da capacidade funcional associada a força muscular, resistência muscular, condição cardiovascular e respiratória e flexibilidade. Conclui-se que o tratamento da fibromialgia através da orientação de exercícios físicos por um profissional de Educação Física promove efeitos crônicos benéficos que auxiliam na funcionalidade diária.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O AVC é uma das principais causas de morte e a maior causa de sequelas no Brasil. O AVC isquêmico é responsável por 80% dos casos registrados. Dentre os sinais e sintomas dessa doença podem ser encontrados: disfunções sensoriais; disfunções do equilíbrio e da coordenação; distúrbios da comunicação; déficits no campo visual; comprometimentos cognitivos e intelectuais. A fisioterapia possui diversos métodos para a reabilitação das disfunções causadas pelo AVC, dentre eles o Método Kabat ou FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva). Os benefícios proporcionados pelo Método Kabat aos pacientes que possuem sequelas de AVE isquêmico são globais e buscam fazer com que o paciente alcance o seu mais alto nível funcional, eles estão relacionados ao ganho da amplitude de movimento dos membros afetados, analgesia, aumento da força muscular, melhora da estabilidade e coordenação e principalmente reaprendizagem motora. O objetivo desse artigo científico é analisar os benefícios da aplicação do método Kabat ou Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) em pacientes acometidos por sequelas de Acidente Vascular Encefálico isquêmico (AVEi).

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

 

Em síntese o estudo se refere sobre a reflexão que deriva da exposição à violência intrafamiliar, e as possibilidades de implicações no caso clínico de TDAH. A Violência Intrafamiliar (VIF) pode ser uma realidade experimentada por grande parte dos indivíduos. O número crescente de casos denunciados e levando em consideração os que não são levados as autoridades, esse artigo busca propor um novo olhar para a temática, visando compreender como essa experiência pode impactar no desenvolvimento de déficit, ou complemento para aqueles que já apresentam pré-disposição. Tendo como base a investigação metodológica em busca da percepção e relação dessas ocorrências, e abordando as formas e definições de violência intrafamiliar para correlacionar e compreender como os maus tratos pode ser um fator causal no desenvolvimento do TDAH.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Objetivo: Avaliar como a espiritualidade contribuiu para o enfrentamento do luto em um grupo religioso. Método: Pesquisa de campo com abordagens quantitativa. O estudo foi realizado no município de Patos, Paraíba. A amostra constituiu-se por 69 mães participantes do grupo religioso Mães de Pietá, ou seja, 57,5% do universo de pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário sociodemográfico, Escala de Luto Parental e Escala de Atitudes Relacionadas à Espiritualidade. Foram utilizados testes descritivos de medidas de tendência central (média e mediana), medidas de dispersão (desvio padrão) e medidas de frequência relativa e absoluta, bem como os testes de Kruskal-Wallis para comparação entre grupos e Correlação de Spearman para verificar associação entre as variáveis. A significância estatística foi de p < 0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Patos. Resultados: A maioria das mães possui > 42 anos de idade, são casadas/conviventes, de classe média, com ensino superior completo ou mais, trabalham atualmente e pertencem ao grupo pesquisado há mais de 5 anos. Obteve-se uma prevalência de mães em processo de luto complicado. Ainda, e mães participantes entre 0 e 2 anos do grupo, com o ensino fundamental I incompleto, baixa renda ou com menores níveis de espiritualidade associaram-se a maiores níveis de luto.  Conclusão: A espiritualidade e a rede de apoio são indicadores de que na elaboração da perda a crença pessoal fortalecida em grupo oferece propósito e age diretamente na recuperação, promoção e prevenção da saúde.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Introdução: Envelhecer é um evento fisiológico, e sua construção começa mais cedo do que se imagina, ocasionando a necessidade de ser prevenir para que este processo não seja patológico. Para isso, surge o manejo global da saúde, visando os fatores de risco predisponentes para a saúde como um todo para cada paciente, inclusive o rastreio cognitivo desde que adultos jovens. O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) surge como um teste de fácil aplicação para a investigação da saúde cognitiva, que quanto mais cedo for aplicada, mais tem potencial de diagnosticar pacientes com riscos de terem déficits cognitivos, realizando assim uma busca ativa para uma prevenção destes óbices antes da fase idosa chegar. Objetivo: Analisar o MEEM como prevenção cognitiva, propondo cientificamente ferramentas para o avanço do cuidado multidisciplinar. Método: Para construção desta bibliografia de Revisão Integrativa da Literatura, usou-se as bases de dados (PubMed), (WWS), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Science Direct. Após os critérios de inclusão e exclusão, 17 artigos foram selecionados. Resultados: Diante do analisado, a maioria dos artigos afirmam o potencial de busca ativa com fins diagnósticos para pacientes com possíveis déficits cognitivos futuramente ou no início do quadro, podendo retardar seu avanço. Os fatores de risco foram são bem estudados, pois são modificáveis ao longo da vida. Discussão: Ao investigar déficits cognitivos, a prevenção ocorre analisando fatores de risco, além do rastreio com MEEM e outros testes cognitivos pois, quando rastreados com antecedência, potencializam o cuidado preventivo para idosos. Conclusão: Desenvolver estratégias preventivas é um mecanismo de potencializar o rastreio por mecanismos de triagem disponibilizados e de fácil aplicabilidade. O grupo de risco demencial não deve ser negligenciado, mas sim buscado ativamente, para que se crie uma rede de apoio e monitoramento para esses pacientes, visando o estímulo cognitivo e o retardo dos sintomas.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A pandemia do covid-19 modificou o modo de vida do mundo, inclusive no Brasil, que teve um alto índice de mortalidade. Os ritos de passagem sempre tiveram mudanças ao longo dos séculos, principalmente na cultura ocidental, porém, na pandemia do covid-19, isso se mostrou de forma significativa e repentina, devido ao distanciamento social os mesmos foram suspensos, afim de diminuir a proliferação do vírus. Abordar a psicanálise no estudo, possibilitou o entendimento de como o trabalho de luto acontece para a elaboração efetiva frente a perda do objeto amado, e os efeitos causados pela dificuldade de enfrentamento do mesmo. Esse artigo teve como objetivo principal investigar como fica o processo de luto quando não é oferecido ao enlutado a possibilidade da despedida, além disso, foram analisados a importância dos rituais de despedida para o trabalho do luto, e consequentemente, investigou-se o impacto psíquico causado pela impossibilidade da realização dos rituais e cerimonias fúnebres. No artigo, foi utilizado como método cientifico a pesquisa bibliográfica que proporciona um melhor aprofundamento sobre o tema abordado, conseguindo fazer um levantamento de diversas questões relacionadas a covid-19 e o trabalho de luto nesse novo cenário pandêmico, de forma sensível realizada pela pesquisa qualitativa. Por meio da psicanálise, podemos evidenciar a relevância em adotar os rituais de despedidas para a elaboração completa do luto, por existir, o laço social fundamental para a dor ser compartilhada e com isso, transforma-la em sofrimento, conseguindo fazer, com que, esse processo de luto seja concluído.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

No envelhecimento ocorre a redução da capacidade fisiológica e da estabilidade corporal, acarretando na diminuição da elasticidade corpórea, redução da flexibilidade, perda óssea, perda de força e consequentemente a redução da capacidade funcional do indivíduo, além de causar alterações no equilíbrio e na marcha. Um grande aliado na melhoria da qualidade de vida e na capacidade funcional do geronte, o método Pilates tem se apresentado como uma eficiente alternativa no tratamento e na prevenção de causas associadas ao envelhecimento. Realizado através de revisão bibliográfica e de maneira documental, este estudo foi baseado em artigos científicos já publicados que foram selecionados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Revista Saúde dos Vales além da Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, o intervalo de tempo utilizado na pesquisa foi de 2010 a 2023 optando-se por artigos disponibilizados na íntegra e em língua portuguesa, com exceção de autores clássicos, que podem ter suas publicações mais antigas utilizadas. Após a leitura criteriosa do material analisado para essa pesquisa procedeu-se a organização das informações no estudo, buscando mencionar e correlacionar com as disciplinas ministradas durante o curso para conseguir mencionar todas as percepções do tema. Objetivou-se neste estudo, demonstrar como o método Pilates contribui para a diminuição ou desaparecimento de sinais e sintomas do envelhecimento e após todo exposto é possível concluir que o estudo atingiu tal objetivo.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A violência doméstica contra a mulher é um fenômeno mundial que não se restringe a determinada raça, classe econômica, idade ou religião. Tal violência apresenta causas multifatoriais, relacionadas à cultura, machismo, desigualdade social, entre outros. Este estudo objetivou investigar as práticas culturais envolvidas na violência doméstica contra a mulher, assim como as possibilidades de atuação do psicólogo no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Para a elaboração deste trabalho efetivou-se um estudo bibliográfico. Como conclusão, foi possível compreender que existem práticas que interferem diretamente no reforço e manutenção da violência doméstica, os resultados do estudo apontam que há um contexto sociocultural que considera a desigualdade de gênero, propiciando a prática dessa violência. Ficou evidente a necessidade de profissionais da psicologia atuando no contexto de violência doméstica contra a mulher, pois atuam diretamente no auxílio de sua ressignificação

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O diabetes mellitus gestacional (DMG) é um problema de saúde pública e tem como característica ser uma doença que atinge o metabolismo da gestante, resultando em uma intolerância à glicose, originada pela insuficiência de insulina gerada pela mãe, o que acarretará uma hiperglicemia. Dessa forma, o diagnóstico do DMG é associado com o aumento do risco de complicações tanto para a mãe como para o feto, durante a gestação e, até mesmo, anos após o parto. Esse risco pode ser diminuído com uma dieta apropriada associada à atividade física, possivelmente em combinação com a administração de drogas orais ou insulina. Diante disso tem se como objetivos analisar as diferentes formas de tratamento e atentar-se aos riscos materno-fetal; desengordar as complicações desenvolvidas pelo diabetes gestacional, averiguando os fatores etiológicos além de enunciar as ocorrências de desfechos neonatais adversos. Para a concepção deste trabalho será aplicada um método explicativo, uma revisão, onde foram usadas as técnicas de dados das plataformas, Google Acadêmico e Scielo. Os artigos designados serão de 2002 a 2021, com conteúdos voltados ao Diabetes Gestacional, visando os meios de tratamento e ponderando os malefícios ao recém nascido. O pré-natal é um período muito importante para a gestante e o feto, pois é nessa fase que se realiza o acompanhamento médico e se identificam possíveis problemas de saúde tanto da mãe quanto do bebê, durante o pré-natal, é importante que a gestante seja submetida a testes de glicemia, especialmente se houver fatores de risco para diabetes gestacional, como idade avançada, excesso de peso, histórico familiar de diabetes, entre outros. Caso seja diagnosticada a diabetes gestacional, é fundamental que a gestante seja tratada adequadamente, com dieta adequada e, se necessário, uso de insulina; o pré-natal é um período crucial para garantir a saúde da gestante e do feto, especialmente quando se trata de diabetes gestacional e outros fatores de risco que podem afetar a saúde neonatal.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente artigo busca compreender as interfaces existentes entre a formação em psicologia e a atuação em políticas públicas de assistência social, principalmente no que concerne à apropriação dos profissionais do conteúdo expresso nas orientações técnicas pertinente à tal política. Para tanto, elaborou-se um recorte a partir de pesquisa bibliográfica sobre Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), importante equipamento social que tem como responsabilidade assegurar a entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), concretizando, assim, o direito a rede socioassistencial irrestrito e universal proposto na Carta Constitucional de 1988. Nesse sentido, como objetivos norteadores tivemos: descrever a proposta de atuação profissional nos CRAS presentes nos documentos de referência da assistência social; e fazer um recorte histórico da psicologia no Brasil. Neste sentido, realizou-se uma investigação bibliográfica sobre os percursos da psicologia no Brasil e, de um modo geral, na América Latina, além de aspectos relevantes sobre as políticas públicas sociais e, em especial, às de assistência social.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A Doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de grande prevalência no mundo, sendo a principal causa de demência na população idosa. Dentre os vários mecanismos fisiopatológicos que levam a neurodegeneração, cita-se o desequilíbrio do eixo encéfalo- intestino. Busca-se analisar o potencial terapêutico da remodelação da microbiota intestinal na Doença de Alzheimer. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, que teve como pergunta norteadora: “A remodelação da microbiota intestinal traz benefícios terapêuticos na Doença de Alzheimer?”. Os artigos selecionados foram extraídos das seguintes bases de dados: U.S. National Library of Medicine and the National Institutes Health, Biblioteca Virtual em Saúde Brasil, Scientific Electronic Library Online e World Wide Science. Com a aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final compôs-se de 22 artigos. Quanto aos resultados alcançados, observou-se que a manutenção de uma microbiota intestinal saudável atenua a neurodegeneração na Doença de Alzheimer, reduzindo a neuroinflamação, deposição de placas Aβ e de emaranhados de proteína Tau, com benefícios à saúde física e mental dos doentes. Os achados reforçam a necessidade de mais estudos visando à incorporação crescente da remodelação da microbiota intestinal no tratamento da condição clínica, tendo em vista a atualidade do tema e seu potencial em trazer qualidade de vida aos doentes.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O Transtorno do Espectro Autista – TEA apresenta-se como um neurodesenvolvimento atípico caracterizado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos e comportamentos sociais restritos. Portanto, objetiva-se apresentar uma revisão literária de modo a analisar e descrever as consequências da incidência do diagnóstico deste transtorno na fase adulta, e no tratamento através do relato de alguém que expôs sua história apontando para as dificuldades vivenciadas em seu cotidiano e sua interação com seus familiares e com os profissionais da saúde. Para tanto, utilizar-se-á uma revisão literária sobre o tema do diagnóstico tardio do TEA. Nota-se diante da exposição do tema uma possibilidade ao debate tanto para os profissionais da saúde, quanto para familiares e pessoas também envolvidas neste processo diante da exposição dos fatos vivenciados por quem contou sua história viabilizando o debate do transtorno do espectro do autismo na adultez.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Esse estudo propõe-se a compreender a depressão como fator contribuinte para uma possível prevalência de suicídios em idosos. Compreendendo que o sofrimento profundo do sujeito está diretamente interligado às causas suicidas, tendo em vista que, a depressão aparece como uma das principais. No entanto, no que condiz aos idosos, geralmente ela está associada a outras comorbidades. É importante salientar que existem vieses que expliquem o risco ao suicídio, sendo considerados fatores desde declínio cognitivo, deficiências e/ou dificuldade físicas, até a construção de laços afetivos e sociais, como também de certos parâmetros de estabilidade econômica, visando que o suicídio pode ser evitado, foram trazidas principais formas de prevenção e tratamento.  Para uma compreensão mais palpável da seriedade desse problema em nossa sociedade, foram apresentados dados epidemiológicos com o índice de suicídio em idosos no Brasil, a estimativa entre a tentativa e os suicídios realmente cometidos é em torno de 2:1. A pesquisa é de natureza qualitativa e caráter descritiva. Para isso, os dados serão coletados por meio da pesquisa bibliográfica.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A sexualidade está longe de ser um pilar secundário da estrutura do ser humano relacionado apenas a comandos fisiológicos de reprodução e manutenção da espécie. É parte intrínseca da constituição do ser ao longo de toda a vida, abrangendo desde prazer, intimidade e reprodução à identidade, cultura e saúde física, emocional e social. No entanto, pacientes com Artrite Reumatoide podem ter uma relação conflituosa com a vivência plena de sua sexualidade tanto em razão das consequências da própria doença quanto em razão do tratamento. A revisão teve como objetivo explorar como a morbidade da Artrite Reumatoide perturba a vivência da sexualidade plena pelos pacientes e como isso afeta sua qualidade de vida. Trata-se de um Revisão Integrativa da Literatura em que foram utilizadas as bases National Library of Medicine, World Wide Science, Biblioteca Virtual em Saúde e Business Source Complete. Foram incluídos trabalhos publicados entre 2019 e 2023, sem restrições de idioma, que respondiam à pergunta: Há impacto na vivência da sexualidade em pacientes portadores de Artrite Reumatoide? Ao fim da pesquisa, 16 artigos foram selecionados para compor a revisão integrativa da literatura, os quais foram descritos quanto a: autor, título, periódico, ano de publicação, país de origem, título de pesquisa, população-alvo, amostra, instrumentos de coleta, objetivos, resultados e categoria dos estudos. Todos os artigos encontraram relação direta entre artrite reumatoide, disfunção sexual e qualidade de vida em diferentes aspectos. Além disso, ficou evidente que tanto profissionais de saúde quanto pacientes carecem de informação quanto a sexualidade em todas as fases da doença.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O processo de adoecimento no trabalho é marcado por conjugação extremante próxima com os mecanismos de organização do trabalho. Deve-se lembrar que a organização do trabalho ganha características de gestão altamente qualificada e de alcance mundial apenas no século final do XIX. A revolução industrial foi também uma revolução do trabalho e dos meios de produção. Nesse contexto, a condição de trabalho passou a ter um nexo muito estreito com ambiente da fábrica. Nesse sentido, temos uma relação explicativa próxima entre trabalho e adoecimento, e não apenas, já são bem conhecidas as condições de proximidade entre especificidades do trabalho e certos quadros patológicos e psicopatológicos. Desta forma, o artigo busca discutir a relação de como alguns autores específicos tentam entender e descrever essa realidade.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

Nesta pesquisa propôs-se explicitar e avaliar a existência de uma personalidade propensa a condutas delituosas pela perspectiva da Psicologia jurídica. O trabalho foi baseado na interdisciplinaridade existente entre os aspectos biológicos (genéticos, bioquímicos e neurofisiológicos) e os aspectos psicossociais (educação, socialização, estruturação familiar e socioeconômica e cultural.) no processo de formação da personalidade as posteriores condutas dos sujeitos. A possibilidade de uma personalidade inclinada à criminalidade, tendo sua atribuição à predominância de fatores genéticos, emocionais e afetivos, ou ainda, aos fatores sociais e vivenciais do indivíduo, é o estudo deste trabalho. O artigo trata da conceituação de crime, personalidade e a sua relação a respeito da conduta criminosa. A problemática do comportamento criminoso compreende-se como fenômeno estudado e discutido por várias áreas, mas tendo seu enfoque em áreas como a psicologia, sociologia e o direito (cada qual com suas especificidades). O objetivo dessa pesquisa é conduzir a compreensão dos processos complexos que levam o indivíduo a apresentar uma conduta delinquente, uma identidade considerada criminosa e adotar um estilo de vida criminoso.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O presente trabalho pretende investigar o perfil das mulheres vítimas de violência que frequentam a casa de acolhimento na cidade de Teófilo Otoni - Minas Gerais, através do levantamento de dados da instituição. De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, podem caracterizar violência psicológica atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a autoestima da vítima e podem desencadear diversos tipos de doenças, tais como depressão, distúrbios de cunho nervoso, transtornos psicológicos, entre outras. Com o intuito de coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, foi criado a Lei nº 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha. Diante do exposto, a violência contra mulheres é uma grave violação aos direitos humanos, que pode se manifestar de várias formas e em diferentes graus deseveridade. No âmbito da violência conjugal a psicologia tem grande contribuição na superação das sequelas deixadas pela violência.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A vulnerabilidade socioeconômica, decorrente da profunda desigualdade social do Brasil, apresenta-se como um fator segregador da educação básica. Para que essas questões sejam compreendidas é preciso considerar as múltiplas dimensões que influem e propagam a sua permanência no cenário social, especialmente no que se refere ao processo de ensino aprendizagem. Nesse caso, o objetivo principal deste artigo foi identificar qual o papel da Psicologia no processo de ensino aprendizagem frente às políticas públicas educacionais em contextos de vulnerabilidade socioeconômica. Para tanto, este trabalho utilizou como metodologia para obtenção de dados a pesquisa do tipo bibliográfica através de livros e publicações físicas e virtuais, sendo uma pesquisa do tipo exploratória quanto aos objetivos, e qualitativa quanto análise do problema. Através de leituras sistemáticas, foram elencados dados distribuídos em tópicos necessários à compreensão de tal temática. Como resultado, as pesquisas apresentaram que é preciso considerar e compreender as multiplicidades de fatores envolvidos na vulnerabilidade socioeconômica para a implementação e desenvolvimento de Políticas Públicas Educacionais. Essas políticas precisam levar em conta a subjetividade inerente ao processo de humanização dos indivíduos, colocando a Psicologia, enquanto teoria, ferramenta e prática ética, capaz de contribuir com estudos e metodologias, que intervém junto aos fenômenos sociais devido a sua capacidade de compreensão dos processos psicológicos, garantindo maior eficiência e eficácias às Políticas Públicas da Educação, desde a participação em sua elaboração, à garantia de uma implementação implicada e condizente com o território a que se destina.

 

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

O tornozelo é a articulação formada pela tíbia, fíbula e tálus, que pode realizar movimentos de flexão e extensão. A entorse de tornozelo pode acometer qualquer individuo em sua pratica de atividade esportiva, é uma lesão aguda que acomete um ou todos os ligamentos que fazem a sustentação do tornozelo. O objetivo dessa revisão bibliográfica foi realizar uma análise na literatura atual dos efeitos da mobilização articular nos indivíduos acometidos da lesão de entorse de tornozelo, bem como apresentar achados que apresentem os resultados dos estudos na melhora da dor, ganho de amplitude de movimento e melhora da capacidade funcional do paciente. Ao final do estudo, concluiu-se que o método foi efetivo mediante os resultados, sendo assim, confirmou-se que a mobilização articular pode ser eficaz no tratamento de entorse de tornozelo e suas conseqüências. Mais estudos são necessários para avaliar a eficácia da mobilização articular em comparação com outros meios de tratamento utilizados na lesão de entorse de tornozelo.

2023/02 Ano: 2023 DOI: Abrir

A obesidade é considerada um problema de saúde pública em todo mundo. Frente ao impacto negativo na mecânica pulmonar e na função pulmonar a população obesa, visando uma resposta rápida no tratamento da obesidade, tem cada vez mais optado pela cirurgia bariátrica. O objetivo do estudo foi analisar e compreender a importância do uso da pressão positiva como forma de melhoria da função pulmonar para pacientes obesos no pós-operatório de cirurgia bariátrica. A pesquisa consiste em uma metodologia qualitativa, no qual utilizou-se o método descritivo por meio de uma revisão bibliográfica. A mesma, foi realizada com a seleção de artigos publicados nos bancos de dados SciElo, PeDro, Revista Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e terapia intensiva (ASSOBRAFIR), Jornal Brasileiro de Pneumologia, Revista brasileira de Anestesiologia, Revista brasileira de terapia intensiva e Revista Saúde dos Vales. Sendo que essas publicações selecionadas foram publicadas entre 2010 a 2021 em língua portuguesa. Contudo, por meio do presente estudo, considerou-se a pressão positiva um tratamento efetivo para restauração da função pulmonar e na recuperação dos volumes capacidades pulmonares, bem como, o aumento da força muscular respiratória e resistência muscular. Sobretudo a utilização da pressão positiva no pós-operatório mostrou-se eficaz na prevenção de atelectasias, pneumonias e diminuição no tempo de internação em unidade hospitalar. 

Corpo Editorial - 2023/02

Revisores principais
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Pedro Emílio Amador Salomão pedroemilioamador@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores científicos
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Daniel de Azevedo Teixeira danielteixeira@unipacto.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni
Editores assistentes
Título Nome E-mail Instituição Filiada
Prof. Dr. Rodrigo de Carvalho Hott rrodhott@yahoo.com.br Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni